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  1.  # 1

    O carro tem mesmo de ir a uma oficina porque requer coloca-lo num elevador, tirar alguns carters de proteção e depois dar-lhe uma seringada desse lubrificante. Um bocado como uma muda de óleo.

    Coisa para demorar uns 30-45 min tranquilos.

    https://www.youtube.com/watch?v=fENI7UX2hJo

    Como o Vitor sugeriu, Feuvert é uma opção
    Ha depois o Speedy, Norauto, Elecler Auto, Roady, etc. O que não falta nessa zona é oficinas desses grupos.

    Os preços devem rondar entre os 200-300€ para essa intervenção.
  2.  # 2

    o meu fez esse pedido também nas férias... coisas dum raio, na altura devia ter uns 120.000, n me recordo ao certo, e como ao mesmo tempo (passado 1 ou 2 dias) deixou de pegar em pleno verão, sem qq sinal q a bateria estivesse fraca achei q era alguma questão de segurança e bota a uma oficina perto de tratar de meter o tal liquido, e tb uma bateria pq me disseram que ele n pegava por não ter bateria.... todas as luzes apagadas, nunca mais teve problema até perto dos 200.000km, substituíram o deposito do liquido, arranjaram forma de apagar o aviso, mas acho que era necessário algo a informar o carro que já tinha novo liquido para ele o começar a puxar, resultado filtro particulas à vida, e o deposito do liquido cheio... só estranho, não ter dado problemas antes.
  3.  # 3

    Não queria atrapalhar as ajudas ao Hal, mas ando com uma pergunta há uns tempos: comprei uma bateria na Norauto que trago na mala do carro (mais uma chave de 10) para quando for preciso trocar. Só que já lá vão uns 5 ou 6 meses a não há maneira da que está no carro acabar.

    A pergunta é: será que se está a degradar por não estar a ser usada? Devo tirá-la da mala por causa do calor?

    Devolvê-la não é solução porque era certo que no dia a seguir a do carro acabava de vez! O que fariam? Comprei-a porque notei alguma hesitação no carro para pegar, coisa que desapareceu depois de ter a nova na mala! Eu sei que é pateta, mas a minha vida é mesmo assim, não liguem!
  4.  # 4

    Colocado por: Casa da HortaNão queria atrapalhar as ajudas ao Hal, mas ando com uma pergunta há uns tempos: comprei uma bateria na Norauto que trago na mala do carro (mais uma chave de 10) para quando for preciso trocar. Só que já lá vão uns 5 ou 6 meses a não há maneira da que está no carro acabar.

    A pergunta é: será que se está a degradar por não estar a ser usada? Devo tirá-la da mala por causa do calor?

    Devolvê-la não é solução porque era certo que no dia a seguir a do carro acabava de vez! O que fariam? Comprei-a porque notei alguma hesitação no carro para pegar, coisa que desapareceu depois de ter a nova na mala! Eu sei que é pateta, mas a minha vida é mesmo assim, não liguem!
    se nunca a ligou não tem problema ... Pelo menos não deveria de ter porque são seladas e só entram em modo funcionamento quando se liga a primeira vez . Quanto ao calor não sei lhe dizer nada mas ao mínimo vestígio de vazamento tire isso do carro porque são ácidos e estão no habitáculo .
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  5.  # 5

    O lidl costuma ter daqueles carregadores de bateria por 20€, e geralmente são em fixes. Uso-o para carregar as baterias todas, desde do gerador, tractor, à mota.

    Carregar 1x por mês, uma noite, chega para ficarem sempre no ponto.

    Ah, e mais vale andar com um par de cabos que uma bateria na mala... quando quiser dar uso definitivo à nova bateria, já passou a garantia ou não vai estar a 100% ...

    Custar a pegar geralmente é uma micose qualquer nas velas ou sensores, raramente é a bateria - diagnóstico rápido que se faz com 2 pessoas e um voltímetro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  6.  # 6

    Colocado por: NostradamusO lidl costuma ter daqueles carregadores de bateria por 20€, e geralmente são em fixes. Uso-o para carregar as baterias todas, desde do gerador, tractor, à mota.

    Carregar 1x por mês, uma noite, chega para ficarem sempre no ponto.

    Ah, e mais vale andar com um par de cabos que uma bateria na mala... quando quiser dar uso definitivo à nova bateria, já passou a garantia ou não vai estar a 100% ...

    Custar a pegar geralmente é uma micose qualquer nas velas ou sensores, raramente é a bateria - diagnóstico rápido que se faz com 2 pessoas e um voltímetro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

    Eu por acaso prefiro trocar uma bateria (100 euros e dão 10 pela velha) a cada 4 ou 5 anos que andar com esse cuidado de carregar 1 vez por mês, ia esquecer-me a maior parte das vezes.

    Como faço esse teste à bateria? Pode ensinar-me por favor? tenho este multímetro e arranjo outra pessoa.
      Sem Título3.png
  7.  # 7

    Colocado por: Nostradamusse nunca a ligou não tem problema ... Pelo menos não deveria de ter porque são seladas e só entram em modo funcionamento quando se liga a primeira vez .


    As baterias de ácido-chumbo descarregam naturalmente mesmo se não forem usadas de todo. A taxa de descarga varia com as condições ambientais, mas 5%/mês parece ser um número a considerar. Eu pensaria em carregá-la a cada 5-6 meses para evitar que descarregue demasiado; não gostam de descarregar completamente...
    Concordam com este comentário: NTORION, bluthunder82
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  8.  # 8

    Colocado por: Casa da HortaComo faço esse teste à bateria?


    Se for a medir sozinho, com o carro ligado vai ter sempre 13-14V nos terminais, e mesmo logo após o desligar, vai acusar perto dos 12V. Parece boa nestes casos. Tem de testar no momento que a bateria é mais solicitada, quando liga o motor.

    para isso é que precisa de 2 pessoas, um encosta os terminais ao voltímetro, e o outro liga o carro.

    No momento que liga, os valores devem oscilar entre os 12-11 V, mas se baixar muito para os 10V, mesmo que pegue e depois suba 12-14V, significa que a bateria esta a perder viagra para ligar o carro. Numa situação de inverno rigoroso pode já não ligar por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
    •  
      Dom
    • 17 julho 2023

     # 9

    Já comprou a bateria mas da próxima pode comprar uma powerbank para quando ficar sem bateria. Tenho a do Lidl e já safou N carros.
  9.  # 10

    Colocado por: DomJá comprou a bateria mas da próxima pode comprar uma powerbank para quando ficar sem bateria. Tenho a do Lidl e já safou N carros.

    Tenho um do lidl e funcionava bem, dava muito jeito para a mota que estava muito tempo parada, assim ficava sempre ligado e quando era preciso ele carregava.
  10.  # 11

    Colocado por: pcspinheiro

    As baterias de ácido-chumbo descarregam naturalmente mesmo se não forem usadas de todo. A taxa de descarga varia com as condições ambientais, mas 5%/mês parece ser um número a considerar. Eu pensaria em carregá-la a cada 5-6 meses para evitar que descarregue demasiado; não gostam de descarregar completamente...
    Concordam com este comentário:NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
    uma bateria nova de prateleira pode descarregar ? Se nunca ligar os bornos ? Tinha a ideia que só quando se liga os bornos é que ela se activa , não é ?
  11.  # 12

    Descarrega sempre devagarinho. Tal como uma pilha qualquer. Uma bateria sai da fabrica (contentor da China) com uma tensão de 12.8V, mas assim que chega às mãos do cliente final trazem, por exemplo, 12.2V, ou menos até menos.

    Uma bateria desconectada, mesmo carregada a 100% não dura um inverno completo sem perder alguma carga. Se for usada então é certo que não vai aguentar 3 meses sem uma carga de reforço.
  12.  # 13

    @rafaelisidoro - Não tenho essa ideia. Uma bateria de carro não tem circuito electrónico nenhum que "liga" quando se ligam os cabos. Mas as reacções electroquímicas que acontecem entre eletrodos e eletrólito acontecem sempre a uma taxa muito baixa, mesmo sem estar a passar corrente eléctrica. Tanto quanto sei, TODAs as baterias ou pilhas descarregam espontâneamente, umas mais rápido que outras; ao fechar o circuito eléctrico essas reações são grandemente aceleradas.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  13.  # 14

    Colocado por: NostradamusOs preços devem rondar entre os 200-300€ para essa intervenção.
    200-300 euros para por um líquido que custa 30 euros? Espero que nao. A Norauto em Portugal leva 70,mas aqui nem Norauto nem Fleuvert estão a fazer esses serviços por ser período de férias. Depois de visitar muitas oficinas, lá consegui encontrar uma que me consegue desenrascar amanhã, mas efectivamente não conseguiram ainda dar orçamento.
    • eu
    • 17 julho 2023

     # 15

    O famoso eolys, uma das piores invenções di grupo psa
  14.  # 16

    Colocado por: euO famoso eolys, uma das piores invenções di grupo psa
    exatamente essa bosta
    Concordam com este comentário: eu
    •  
      Dom
    • 17 julho 2023

     # 17

    Colocado por: NTORION
    Tenho um do lidl e funcionava bem, dava muito jeito para a mota que estava muito tempo parada, assim ficava sempre ligado e quando era preciso ele carregava.

    Mas esse é de ligar à corrente correto? Eu falo de uma powerbank no sentido literal em que a bateria tem capacidade para fazer pegar um carro até 2L de cilindrada. Assim, não precisa de tomadas quando estiver "empanado" no meio do nada.
    Concordam com este comentário: NTORION
  15.  # 18

    Num fórum da Peugeot acabaram de me dar esta resposta. Isto faz-me sentido, mas como é o que eu queria ouvir, faz-vos sentido a vocês?

    "Pode fazer a viagem sem qualquer problema.
    O sinal indica que o nível que acabou de colocar gasóleo e o aditivo que foi necessário à aditivação do gasóleo, fez o reservatório de aditivo atingir o mínimo... O mínimo é aos 450 a 400ml e o depósito leva 1220ml...
    O seu carro gasta cerca de 5 a 7 ml por cada 1000km...
    O gasóleo que tem no depósito já está aditivado e o restante no depósito dará seguramente para mais de 20 mil km...
    Portanto pode fazer a viagem sem problema..."

    Obrigado
  16.  # 19

    Colocado por: pcspinheiro@rafaelisidoro - Não tenho essa ideia. Uma bateria de carro não tem circuito electrónico nenhum que "liga" quando se ligam os cabos. Mas as reacções electroquímicas que acontecem entre eletrodos e eletrólito acontecem sempre a uma taxa muito baixa, mesmo sem estar a passar corrente eléctrica. Tanto quanto sei, TODAs as baterias ou pilhas descarregam espontâneamente, umas mais rápido que outras; ao fechar o circuito eléctrico essas reações são grandemente aceleradas.
    Concordam com este comentário:Nostradamus,eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro
    só tinha a dúvida porque sempre que vamos comprar uma nova ela vem carregada , uma vez surgiu a dúvida e um vendedor disse que só vazam quando ligadas pela primeira vez até lá podem estar na prateleira anos ...
    • eu
    • 17 julho 2023

     # 20

    Colocado por: rafaelisidoroe um vendedor disse que só vazam quando ligadas pela primeira vez até lá podem estar na prateleira anos ...


    Conversa de vendedor vale pouco mais que zero.
 
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