Iniciar sessão ou registar-se
    • ztbv
    • 27 outubro 2021

# 1

Colocado por: BondiEssa máquina é uma boa candidata a um storage provider e receber um pinga pinga todos os meses

Sendo leigo em informática, que investimento tenho de fazer e que valor será esse pinga pinga?! Em casa tenho internet (fibra) e um portátil fraquito!
  1.  # 2

Basicamente funciona desta forma:

Cada storage provider fornece espaço livre em disco para a rede, espaço esse que depois é preenchido pelos dados dos clientes. À medida que esse espaço é preenchido, o valor a receber aumenta. Por ex: com um disco de 4TB se estiver somente com uma ocupação de 25%(1TB) o ganho seria à volta de 34€/mês(pagos em moedas da rede) mas se tivesse 100% do espaço ocupado(4TB) o ganho já seria de 116€/mês...
    Isto com os valores da moeda neste momento, se subir é maior o ganho, se baixar, menor.
    Posto isto, um disco de 4TB interno anda à volta de 90€, muito mais baixo do que uma placa gráfica ou um ASIC...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ztbv
  2.  # 3

Bondi,
    Pode dar mais informações de como isso funciona mesmo?
  3.  # 4

Colocado por: nhenriquesBondi,
    Pode dar mais informações de como isso funciona mesmo?

Link to projecto: scpri.me
    O que eles estão a tentar fazer é criar um datacenter descentralizado em que qualquer empresa que use AWS S3 para backup de dados possa usar a rede deles. É mais barato, com segurança, menos custos, etc.
    Cada storage provider vai ter bocados de cada ficheiro encriptado, nunca têm o ficheiro completo.
    À medida que os clientes fazem upload dos dados, eles são encriptados e repartidos em vários bocados e distribuídos pelos storage providers.
    Cada storage provider é pago pelos dados que vão enchendo os discos.
    Basicamente é isto.
    Mais info no site e no discord deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques, ztbv
  4.  # 5

Obrigado bondi pela partilha!
    • ztbv
    • 28 outubro 2021

# 6

Colocado por: Bondi

Link to projecto:scpri.me
    O que eles estão a tentar fazer é criar um datacenter descentralizado em que qualquer empresa que use AWS S3 para backup de dados possa usar a rede deles. É mais barato, com segurança, menos custos, etc.
    Cada storage provider vai ter bocados de cada ficheiro encriptado, nunca têm o ficheiro completo.
    À medida que os clientes fazem upload dos dados, eles são encriptados e repartidos em vários bocados e distribuídos pelos storage providers.
    Cada storage provider é pago pelos dados que vão enchendo os discos.
    Basicamente é isto.
    Mais info no site e no discord deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nhenriques,ztbv

E se avariar ou não querer mais ser storage provider, que acontecerá aos dados que tenho guardados? já foi espreitar mas está tudo em inglês!!
  5.  # 7

O hardware é seu...
    Como os dados estão repartidos não acontece nada...
  6.  # 8

Como é pago ?
      IMG_20211028_113334.jpg
    • Bondi
    • 28 outubro 2021 editado

# 9

Colocado por: callinasComo é pago ?
      IMG_20211028_113334.jpg

Em SCP, para a carteira do storage provider.
  7.  # 10

Como usas as SCP?
  8.  # 11

Colocado por: callinasComo usas as SCP?

Devem ser creditos para assistir aos jogos do SCP ;)
  9.  # 12

Colocado por: callinasComo usas as SCP?

Como qualquer outro projeto. Amealhas ou vendes.

Colocado por: Pedro Barradas
    Devem ser creditos para assistir aos jogos do SCP ;)

:D
    • ztbv
    • 29 outubro 2021

# 13

A Filecoin também terá algo parecido?
  10.  # 14

Colocado por: ztbvA Filecoin também terá algo parecido?

É pior. Aí exigem hardware muito mais caro, por exemplo, 128GB memória, GPU potente, etc...
    • ztbv
    • 29 outubro 2021 editado

# 15

Colocado por: BondiBasicamente funciona desta forma:

Cada storage provider fornece espaço livre em disco para a rede, espaço esse que depois é preenchido pelos dados dos clientes. À medida que esse espaço é preenchido, o valor a receber aumenta. Por ex: com um disco de 4TB se estiver somente com uma ocupação de 25%(1TB) o ganho seria à volta de 34€/mês(pagos em moedas da rede) mas se tivesse 100% do espaço ocupado(4TB) o ganho já seria de 116€/mês...
    Isto com os valores da moeda neste momento, se subir é maior o ganho, se baixar, menor.
    Posto isto, um disco de 4TB interno anda à volta de 90€, muito mais baixo do que uma placa gráfica ou um ASIC...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ztbv

A máquina tem dois discos de 1TB cada. Daria para fazer alguma coisa sem investimento inicial, para ver se a coisa funcionava?!
  11.  # 16

Se for coisa para uns 3 meses de testes, pode ser que valha. Pelo que vejo o produto será lançado no fim do ano e assim é capaz de obter mais rendimento. Os contratos andam à volta das 13 semanas mas pode ser posto menos tempo no setup.
    Partindo do princípio que põe 1.5TB(necessita de deixar algum espaço livre) para 13 semanas de contrato, então vai precisar de ter à volta de 200SCP(€41, actualmente) na carteira desse host para formar os contratos. Depois é ver se vale a pena....
  12.  # 17

Colocado por: Bondi

Se o mining de BTC e ETH é acessível e rentável, também o é a minha recomendação, aliás a minha recomendação ainda é mais acessível e rentável pois para BTC tem de comprar ASICS que custam muito e gastam muita energia, para ETH tem de comprar GPU que custam muito e gastam muita energia enquanto que a minha recomendação somente vai gastar em discos(muito mais barato) e tem um gasto muito baixo de energia ao ter o pc ligado 24h...
    Basta um pouco de tempo a informar-se e vai ver que o tempo não foi perdido.
    Essa máquina é uma boa candidata a um storage provider e receber um pinga pinga todos os meses...

Admitindo a minha ignorancia acerca desse projecto, achas que para um utilizador normal, sem qualquer envolvimento com o mundo dos computadores é mais acessivel do que ETH ou BTC que estão mais do que documentadas para users "normais"?
  13.  # 18

Colocado por: Bondiuma ocupação de 25%(1TB) o ganho seria à volta de 34€/mês(pagos em moedas da rede)

Desculpe, mas não haverá uma incorrecção nesses valores?
    A meu ver, 1TB ocupado dá cerca de $5 (+- 4€) por mes, ao contrario de 34€/mes...

"Pricing between 10 and 20SCP/TB/Mo"
    ScPrime (SCP) = US$ 0,245076
    https://www.coingecko.com/pt/moedas/scprime?__cf_chl_jschl_tk__=pmd_X70wXh7dfROCqBlbJhtWmBPhIiyWUgp04rfzMUwZtmU-1635782495-0-gqNtZGzNAiWjcnBszQil
  14.  # 19

Para users que não se sentem à vontade para mexer no PC, eles têm uns storage miners chamados XaMiner, ver em https://xaminer.net/
    O setup é fácil de seguir e fica logo online, ver unboxing e review https://www.youtube.com/watch?v=vXMiyU0QbWY
    O problema é que estão esgotados e com isto do covid as linhas de fornecimento demoram mais algum tempo...
    Mas não é assim tão difícil de configurar um PC. O maior problema é abrir umas portas no router, o resto é seguir os docs https://docs.scpri.me/storageproviderindex
  15.  # 20

Colocado por: rui.fern

Desculpe, mas não haverá uma incorrecção nesses valores?
    A meu ver, 1TB ocupado dá cerca de $5 (+- 4€) por mes, ao contrario de 34€/mes...

"Pricing between 10 and 20SCP/TB/Mo"
    ScPrime (SCP) = US$ 0,245076
    https://www.coingecko.com/pt/moedas/scprime?__cf_chl_jschl_tk__=pmd_X70wXh7dfROCqBlbJhtWmBPhIiyWUgp04rfzMUwZtmU-1635782495-0-gqNtZGzNAiWjcnBszQil

Faltam os incentivos aí ;).
    Ver melhor em https://xaminerstats.com e mexer com os valores

0.0635 seg. NEW