Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Colocado por: euEnquanto vocês trocam galhardetes infantis, prepara-se mais um negócio ruinoso para o contribuinte:https://www.presstur.com/mercados/apoio-financeiro-a-tap-tem-a-forma-de-emprestimo-ministro-das-financas-4/

Em teoria será um empréstimo, que a TAP deverá devolver.

Na prática, o que vai acontecer é que a TAP não vai gerar liquidez para pagar o empréstimo e o zé contribuinte é que irá pagar a fatura, mais uma vez...

Somos comidos de cebolada pelos políticos com uma facilidade.

Por outro lado, grande parte das pessoas que afirmam o que você acabou de afirmar - e que concordo em geral - seria completamente contra um plano que fizesse o que me parece racional: empréstimo mas com a contrapartida de uma reestruturação que adapte a TAP para os novos tempos, isto é, redução massiva de pessoal, aviões e outros custos.
  2.  # 822

Sobre a mudança de ministro das finanças é caso para dizer:

"Entradas de leão, saídas de sendeiro."
    • eu
    • 16 junho 2020

# 823

Colocado por: J.FernandesPor outro lado, grande parte das pessoas que afirmam o que você acabou de afirmar - e que concordo em geral - seria completamente contra um plano que fizesse o que me parece racional: empréstimo mas com a contrapartida de uma reestruturação que adapte a TAP para os novos tempos, isto é, redução massiva de pessoal, aviões e outros custos.

Eu sou, não só favorável a uma reestruturação radical, como até a deixar falir.

Como contribuinte, estou farto de sustentar empresas que "não podem falir".
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
    • eu
    • 16 junho 2020

# 824

Colocado por: J.FernandesMário Centeno era ministro das finanças do governo que negociou a venda do NB, por isso julgo não estar errado em afirmar que os responsáveis são em 1º lugar, Costa e em 2º, Centeno.

Uma das principais razões da saída do Centeno provavelmente até foi o novo banco.
    • eu
    • 16 junho 2020

# 825

Colocado por: JoelMeu acho que foi mesmo o salário chorudo de governador de banco de portugal.

Não só o salário, mas também as fabulosas condições de aposentação.

São os prémios por bons serviços à banca...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Carvai
  3.  # 826

Colocado por: euA pergunta que se deve fazer é: "Mas quem é que faz um acordo de venda tão lesivo para os contribuintes ?"

Foi o Màrio Centeno? Quem negociou esta pouca vergonha?

O acordo é "lesivo"? Comparado com o quê?
    • eu
    • 17 junho 2020

# 827

Colocado por: luisvvO acordo é "lesivo"? Comparado com o quê?

Olhe, por exemplo, comparado com uma venda total sem qualquer obrigação de financiamento adicional.
  4.  # 828

O que eu não entendo é, que sendo o acordo mais ou menos lesivo, como é que as pessoas que provocaram esta situação (Salgado e afins) continuam a ter bens em sua posse, continuam a receber reformas, e continuam adiar julgamentos.

Está mais que visto que esse pessoal fez marosca da grossa, o ministério público e a própria justiça deveriam ser bem mais céleres no julgamento destes casos e espoliar completamente os culpados para ajudar a pagar estes acordos lesivos.

Isto como está apenas nos transmite uma sensação de impunidade.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, eu
    • eu
    • 17 junho 2020

# 829

Colocado por: HAL_9000Está mais que visto que esse pessoal fez marosca da grossa, o ministério público e a própria justiça deveriam ser bem mais céleres no julgamento destes casos e espoliar completamente os culpados para ajudar a pagar estes acordos lesivos.

Como comparação, vejam o caso Madoff nos EUA.

Foi rapidamente preso e espoliado.
  5.  # 830

Colocado por: HAL_9000O que eu não entendo é, que sendo o acordo mais ou menos lesivo, como é que as pessoas que provocaram esta situação (Salgado e afins) continuam a ter bens em sua posse, continuam a receber reformas, e continuam adiar julgamentos.

Está mais que visto que esse pessoal fez marosca da grossa, o ministério público e a própria justiça deveriam ser bem mais céleres no julgamento destes casos e espoliar completamente os culpados para ajudar a pagar estes acordos lesivos.

Isto como está apenas nos transmite uma sensação de impunidade.

O problema é o sistema, não é um que é corrupto são a maioria e com o vão meter o salgado na cadeia? Basta ao Salgado ameaçar abrir a boca e metade dos políticos e empresários que mandam neste país vão junto.

Apesar de não gostar de muita coisa do Chega realmente precisamos de outra república esta está podre.

Onde está o dinheiro do BES? Se o BES perdeu dinheiro alguém o ganhou certo?
    No universo nada se perde tudo se transforma, menos o dinheiro dos bancos.

A TAP dá prejuízo, simples fecha tal como qualquer tasco, os pilotos da TAP quanto ganham? Quanto ganham os funcionários da TAP? Se a companhia dá prejuízo tem que subir ao preço dos bilhetes se não consegue tem que descer á folha salarial e aos encargos se não for possível dar lucro então fecha ou vendesse aos privados ao desbarato desde que não tenhamos que assumir financiamentos futuros.
  6.  # 831

Colocado por: eu

Não só o salário, mas também as fabulosas condições de aposentação.

São os prémios por bons serviços à banca...
    Concordam com este comentário:JoelM,Carvai

O que mais falta em Portugal á classe política é vergonha.

Então o CR7 das finanças o iluminado o melhor de todos os tempos, quando Portugal mais precisava de um fora de série nas finanças o homem foge?

É coisa de rapaz pequeno, e o mal deste país é que somos mandados por homens pequeninos, um homen a sério nunca poderia abandonar o barco quando vê a tempestade a chegar, agora que sim poderia demonstrar toda a sua habilidade que muitos diziam que o homen tinha ele vai embora.

E como prêmio de ser cobarde vai para o banco de Portugal, que exemplo estamos a dar aos políticos de amanhã?
    Concordam com este comentário: desofiapedro, eu, Vítor Magalhães
    • eu
    • 17 junho 2020 editado

# 832

Colocado por: rsvaluminioOnde está o dinheiro do BES? Se o BES perdeu dinheiro alguém o ganhou certo?
    No universo nada se perde tudo se transforma, menos o dinheiro dos bancos.

Nem mais.

Mas por incompetência ou por outras razões, as autoridades raramente conseguem seguir o rasto do dinheiro e muito menos recuperá-lo.

E depois para piorar tudo, temos as offshores que ajudam a limpar esta gigantesca massa de capital espoliado aos zés contribuintes por esse mundo fora.

O sistema financeiro mundial está mesmo feito à medida dos grandes vigaristas. Com a conivência de grandes bancos e grandes países.
  7.  # 833

Olhe, por exemplo, comparado com uma venda total sem qualquer obrigação de financiamento adicional.

E isso era uma alternativa, ou é só um cenário imaginado para comparação?

Porque, sejamos sérios, a questão era a seguinte: o Estado tem nas mãos (via terceiros) um banco, com determinado activo e passivo. A alternativa não era vender por 100 ou por 50, era vender ou não vender. E não vendendo (admitindo que era possível) os custos estavam lá na mesma. Já nem falo na fantasia de o fechar, por implicar custos ainda superiores.

PS:não esquecer que as "injecções" são empréstimos ao Fundo de Resolução e não entregas a fundo perdido ao NB.
  8.  # 834

Imaginemos que o eu quer vender uma empresa de que é proprietário, que tem um património de 5000€ (para facilitar, um depósito bancário), um passivo de 50.000€ (empréstimos não vencidos, p.ex) e que tem tido prejuízos nos últimos anos.

Quanto vale a empresa?
    • smart
    • 17 junho 2020 editado

# 835

Hum..
    partindo do principio que as injecções são empréstimos, questiono o pq da venda do banco à LoneStar?.
    Porque razão o estado não nacionalizou, criou valor e oportunamente, lançou oferta em OPV do banco?
    qual foi a vantagem da venda até agora?
    O Fundo resolução criado em 2012, é uma contribuição de todos os bancos para um bolo, que é solicitado caso necessário para satisfazer as necessidades de algum Banco.
    De facto o dinheiro aparentemente não é do estado, entenda-se dos contribuintes, mas sim do fundo de resolução.
    Aqui pergunto, caso não existisse o Fundo resolução, os banco continuariam com a miserável carga de impostos que impede sob os lucros da sua actividade?, pois, acho que não...e por isso interpreto que é uma forma de enganar uns tolos como eu...
    Veja, caso as empresas do sector da metalurgia portuguesa em vez de descontar nas taxas devidas sobre os lucros que obtenham como qualquer outros, descontassem parcialmente para um fundo de resolução a acudir em caso d enecessidade de qualquer empresa metalúrgica, diríamos que o dinheiro injectado ou emprestado não é do estado mas sim do fundo, mas na realidade está a ser retirado a todos nós..
    esquemas...é o que acho
    Se é tudo transparente, pq razão o contrato não é publico.
    https://www.publico.pt/2020/05/22/economia/noticia/be-requer-acesso-contrato-venda-novo-banco-1917733
    nem depois de aprovado acesso o satisfizeram...está encriptado...que vergonha..pq será?
    https://observador.pt/2020/06/17/parlamento-vai-pedir-mais-contratos-sobre-a-venda-do-novo-banco/
    O que vai acontecer ao NB, vai acabar vendido a retalhos, mal a Lonestar deixe passar o prazo contratual de protecção da clausula...
    O que acontece se o NB não tiver $ para devolvêr ao FResolução no prazo acordado?
    Nem tiver capitais para resgatar esse valor?
    Será accionada clausula e abre falência, depois da injecção de $ para o salvar?..claro que não, fica o FResolução sem esse dinheiro, que tecnicamente não é do estado mas sim do FR, descontados pelos outros bancos, que na verdade deveria ser descontado pelos bancos com as taxas iguais a qualquer outra empresa no país, e por isso afirmo que aquele dinheiro é de todos os nós...
    as vossa empresas tb pagam 7.1% de IRC como a banca em 2018?

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/banca-pagou-71-do-irc-total-cobrado-em-2018

vejam aqui as taxas previstas em outros sectores da economia, de 17% para cima e com adicionais qd ultrapassam determinados valores do lucro tributavel...
    Mais, o BP Portugal, permitiu as despesas de manutenção de conta,que começaram devagarinho pq?
    é receita certa e fixa...
    esquemas e areia para os olhos do povo...
    é o 2º negócio da banca nacional, em que se compra um banco sem ter dinheiro...
    Quem escolhe o governador do BP é o governo ou a banca?
    • eu
    • 17 junho 2020 editado

# 836

Colocado por: luisvv
    PS:não esquecer que as "injecções" são empréstimos ao Fundo de Resolução e não entregas a fundo perdido ao NB.

Sim, sim, vamos acreditar mesmo nisso... é como o "empréstimo" à TAP que supostamente é para a TAP devolver.

Quanto ao resto, o luisvv parece estar a esquecer-se que o novo banco não é o BES. Supostamente, o novo banco deveria ser o "banco bom", expurgado dos ativos tóxicos.

Então... o que se passou?
    • smart
    • 17 junho 2020 editado

# 837

hum...
    olhem mais areia para os olhos...
    Afirmam que não está prevista qualquer nova injecção até ao fim do ano...pois o mundo é cheio de previsões...
    então e se for em JAN2021, já o contrato pode prevêr?
    não ouvi ninguem assumir que as injecções de liquidez do FR ao NB terminaram...!,
    isto é o que queremos saber?
    agora se é até ao fim do ano ou no proximo....
    depois remata que se houver necessidade de intervir, o estado o fará como accionista??
    como é que o presidente do NB poderia fazer a afirmação que fez, se não tivesse consciente do que disse?
    alguém o ouviu com necessidade de se retratar ou intenção de se demitir?
    até parece que o NB tem a dimensão e a assessoria juridica ali da padaria, não?
    o que interessa é o SLB e FCP...
    • eu
    • 17 junho 2020

# 838

Colocado por: smartolhem mais areia para os olhos...

Tem sido assim desde que começou a crise bancária...
  9.  # 839

Colocado por: smartas vossa empresas tb pagam7.1%de IRC como a banca em 2018?

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/banca-pagou-71-do-irc-total-cobrado-em-2018

vejam aqui as taxas previstas em outros sectores da economia, de 17% para cima e com adicionais qd ultrapassam determinados valores do lucro tributavel...

Leu mal, os bancos contribuíram com 7,1% do IRC total recebido em Portugal nesse ano. A noticia não diz qual a taxa aplicada sobre os lucros mas acrescenta
    "Os bancos pagaram 449 milhões de euros de IRC, em 2018, revelou esta quarta-feira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. O valor corresponde a 7,1% da receita gerada por este imposto no ano passado. No total de todos os impostos, o sistema financeiro contribuiu com 1.370 milhões de euros para a receita fiscal.
    Claro que são os clientes dos bancos que pagam esses impostos indiretamente mas isso sucede em todos os negócios. Quando pagamos uma fatura qualquer pagamos o produto ou serviço mais os impostos os custos da empresa e os lucros. Principio básico da economia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
    • smart
    • 17 junho 2020 editado

# 840

hum..
    obrigado pela correcção
    não quero induzir em erro
    li na diagonal
    estranhamente nos OCS não se encontro referências efectivas á tx de IRC tributado sob a banca..
    exepto um excerto de Francisco Louçã, que em tempos terá afirmado ser de 5% ...
    É dificil apurar valores, pq depois existem imparidades, cujos valores...enfim, creditos fiscais...etc

0.2347 seg. NEW