Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 1 julho 2020

# 961

E nem sequer é estratégica, o País continuaria a funcionar na mesma sem a TAP.
  1.  # 962

O Aeroporto é preciso não pela TAP, mas pela quantidade de voos que há em tempo normal.

https://www.publico.pt/2020/02/08/economia/noticia/aeroporto-lisboa-ja-recorde-709-voos-so-dia-1903309
  2.  # 963

Colocado por: JoelM

se a tap nao tivesse desviado a maioria dos voos que iam directos para o porto, esses numeros eram menores! (para nao dizer bem menores)

Pois, mas a estatística não diz isso.

https://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/aeroporto-do-porto-tambem-alcancou-top5-crescimento-em-2019/
  3.  # 964

a TAP não interessa nem ao menino jesus, uma empresa que em 40 anos de exitencia tem 2 com lucro... enfim.. só cá no burgo.

o dinheiro que enterram lá dava para modernizar a ferrovia 10 vezes, fazer o tgv e uma ponte nova e ligações ao Elefante Branco aeroporto de Beja, que se tornaria assim um hub importante de turismo tanto para o centro como para o Algarve.

Neste momento não serve para nada.

Mas nós é que os metemos lá. Merecemos viver no lodo. Carrega zé povinho. TAP: Todos a Pagar.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 2 julho 2020

# 965

Colocado por: RRoxx
    o dinheiro que enterram lá dava para modernizar a ferrovia 10 vezes

Só esta injeção de capital dava para comprar uns 50 aviões Canadair, que tanta falta nos fazem...
    Concordam com este comentário: branco.valter
  4.  # 966

o dinheiro que enterram lá dava para modernizar a ferrovia 10 vezes, fazer o tgv e uma ponte nova e ligações aoElefante Brancoaeroporto de Beja, que se tornaria assim um hub importante de turismo tanto para o centro como para o Algarve.

Neste momento não serve para nada.

Lamento, mas:

1) TGV foi projectado sabendo que nunca, nem nos cenários de tráfego mais optimistas seria rentável. A ordem de grandeza dos valores de investimento também era largamente superior ao valor a injectar na TAP.
    "A TAP dá prejuízo, vamos antes fazer um TGV" é portanto uma ideia bizarra.

2) A história do aeroporto de Beja... enfim: esse aeroporto é um "custo afundado". É esquecer que existe e não ir enterrar mais dinheiro para trazer à vida algo que não faz o mínimo sentido.
    • eu
    • 2 julho 2020

# 967

Contudo, a ferrovia em Portugal é vergonhosa e precisa de ser modernizada - atenção, não estou a falar de TGV.
    •  
      RRoxx
    • 2 julho 2020 editado

# 968

Colocado por: luisvv
    1) TGV foi projectado sabendo quenunca, nem nos cenários de tráfego mais optimistasseria rentável. A ordem de grandeza dos valores de investimento também era largamente superior ao valor a injectar na TAP.
    "A TAP dá prejuízo, vamos antes fazer um TGV" é portanto uma ideia bizarra.

deixe la reformular, comboio de alta velocidade tipo alpha, que para nós chega bem (mais mercadorias ligando sines a leixoes e à europa em geral). Mas faça as contas aos fundos perdidos da TAP ao longo dos 40 anos de existencia e veja se não custeva e bem um tgv e uma pontezita.

Colocado por: luisvv2) A história do aeroporto de Beja... enfim: esse aeroporto é um "custo afundado". É esquecer que existe e não ir enterrar mais dinheiro para trazer à vida algo que não faz o mínimo sentido.

Assim como está, sem duvida, mas só cá é que se faz um aeroporto e não se desenvolvem as ligaçoes. É melhor continuar a enterrar dinheiro na tap, isso sim, é rentavel.
  5.  # 969

Assim como está, sem duvida, mas só cá é que se faz um aeroporto e não se desenvolvem as ligaçoes.

O aeroporto já existia em parte, era uma base aérea que foi reformulada à conta das manias das grandezas e do desenvolvimento. Foi construído na base do seu raciocínio: "Se o construirmos, eles virão". Foram umas dezenas de milhõe deitadas ao lixo, mas não vale a pena pensar em enterrar centenas de milhões..

É melhor continuar a enterrar dinheiro na tap, isso sim, é rentavel.

Por mim, fechava-se. Ou vendia-se dava-se as acções do Estado aos funcionários (o pessoal já tem 5%, lutaram com unhas e dentes por eles, toca a comprar os 95% em falta e problema resolvido).
  6.  # 970

hum,,
    desta vez são mais 1200 milhões...
    vejam ao longo dos 40 anos, quanto custou em pobreza ao país
    sim, porque esse dinheiro, mais os sucessivos prejuízos, se fossem injectados na economia, vejam onde nos poderiam catapultar e de que forma poderiamos ser competitivos, criando emprego e conservando a industria nacional..
    aumentaram o transporte de passageiros, mas foi á custa de aluguer de aviões da azul entre outras aquisições novas ..
    só me pergunto se for nacionalizada, que encargos existirão originados pela renovação da frota
    e pergunto-me o que será necessário para falir?
    prejuizos de 4,5,6, mais mil milhões
    tenho vergonha...
    sobretudo da miséria que anda por aí e que se afigura aproximar e andar a fazer injecções destas..
    o Neelman sairá com uma mão á frente e outra atrás? sim, sim..
    boa sorte
    o que se seguirá? o FCP ?, SLB ? SCP
    tb são estratégicos ...

https://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/azul-mantem-15-avioes-subarrendados-a-tap/
  7.  # 971

Colocado por: smarthum,,
    desta vez são mais 1200 milhões...
    vejam ao longo dos 40 anos, quanto custou em pobreza ao país
    sim, porque esse dinheiro, mais os sucessivos prejuízos, se fossem injectados na economia, vejam onde nos poderiam catapultar e de que forma poderiamos ser competitivos, criando emprego e conservando a industria nacional..
    aumentaram o transporte de passageiros, mas foi á custa de aluguer de aviões da azul entre outras aquisições novas ..
    só me pergunto se for nacionalizada, que encargos existirão originados pela renovação da frota
    e pergunto-me o que será necessário para falir?
    prejuizos de 4,5,6, mais mil milhões
    tenho vergonha...
    sobretudo da miséria que anda por aí e que se afigura aproximar e andar a fazer injecções destas..
    o Neelman sairá com uma mão á frente e outra atrás? sim, sim..
    boa sorte
    o que se seguirá? o FCP ?, SLB ? SCP
    tb são estratégicos ...

https://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/azul-mantem-15-avioes-subarrendados-a-tap/

Qual foi o impacto na economia portuguesa dos 17 milhões de pessoas transportadas pela TAP em 2019 ?
    Concordam com este comentário: smart
  8.  # 972

Colocado por: enf.magalhaesQual foi o impacto na economia portuguesa dos 17 milhões de pessoas transportadas pela TAP em 2019 ?

E quanto dinheiro ao longos dos anos de existencia la se enterrou para ter esse impacto? já agora qual o impacto da ryanair, easyjet, aerlingus, klm, emirates, transavia etc na economia portuguesa? ou só interessa o da nossa empresa que não consegue competir sem ajuda/intervenção estatal?

ou o impacto dos cruzeiros, do turismo terrestre etc, todos eles de caracter privado. se ha interesse os privados mexem-se, o estado só tem de criar esse interesse e criar condições para os privados actuarem no nosso mercado.
  9.  # 973

E quanto dinheiro ao longos dos anos de existencia la se enterrou para ter esse impacto? já agora qual o impacto da ryanair, easyjet, aerlingus, klm, emirates, transavia etc na economia portuguesa? ou só interessa o da nossa empresa que não consegue competir sem ajuda/intervenção estatal?

ou o impacto dos cruzeiros, do turismo terrestre etc, todos eles de caracter privado. se ha interesse os privados mexem-se, o estado só tem de criar esse interesse e criar condições para os privados actuarem no nosso mercado.

Eu considero uma empresa de aviação com centro de decisão em Portugal estratégica ( estatal ou privada ) desde que mantenha o enfoque na comunidade portuguesa no estrangeiro e em promover o destino Portugal trazendo mais turistas dos mercados tradicionais e fomentando novos mercados de turistas para vir a Portugal .
    Quanto ao modelo de negócio , isso já é outra história , e essa não é a minha area.

Eu até posso viver com um prejuízo de 1 milhão se isso trouxer 500 milhões à economia ( exemplo).

A ryan air tanto promove Portugal como destino como no ano seguir pode apostar na Turquia ... e não podemos estar dependentes destas flutuações porque Portugal precisa imenso do turismo.
  10.  # 974

Colocado por: enf.magalhaesEu considero uma empresa de aviação com centro de decisão em Portugal estratégica ( estatal ou privada ) desde que mantenha o enfoque na comunidade portuguesa no estrangeiro e em promover o destino Portugal trazendo mais turistas dos mercados tradicionais e fomentando novos mercados de turistas para vir a Portugal .

Pelo contrário, por exemplo no Porto, só começaram a chegar turistas em força quando as companhias low-cost começaram a apostar nesta região, nomeadamente a Ryanair com um hub aqui.
    Anos e anos com preços caríssimos para ir do Porto a Faro ou do Porto para as ilhas, mas bendita concorrência, já temos outras companhias a fazer as mesmas rotas mais barato.
    Sou mais da opinião que a TAP tem prejudicado o turismo, não beneficiado.
    Concordam com este comentário: RRoxx, eu
  11.  # 975

Colocado por: enf.magalhaesPortugal precisa imenso do turismo.

Portugal precisa de turismo e os turistas precisam de concorrência entre transportadoras, não precisam para nada da companhia X ou Y, especificamente.

O que Portugal não precisa, porque já tem muito disso, é empresas falidas, em coma, ligadas à máquina do contribuinte.
  12.  # 976

Colocado por: J.FernandesSou mais da opinião que a TAP tem prejudicado o turismo, não beneficiado.

Aliás o Algarve se dependesse da TAP era um deserto (tipo margem sul). E os Palop se não fosse a Emirates bem penavam para voar para Portugal a preços decentes. Mas apesar de tudo não sou apologista de deixar "cair" a TAP e não é só por ter alguns amigos por lá a voar.
  13.  # 977

Colocado por: J.Fernandes
    Pelo contrário, por exemplo no Porto, só começaram a chegar turistas em força quando as companhias low-cost começaram a apostar nesta região, nomeadamente a Ryanair com um hub aqui.
    Anos e anos com preços caríssimos para ir do Porto a Faro ou do Porto para as ilhas, mas bendita concorrência, já temos outras companhias a fazer as mesmas rotas mais barato.
    Sou mais da opinião que a TAP tem prejudicado o turismo, não beneficiado.

Toda e qualquer empresa que traga turistas é bem vinda .
    Mas com certeza que compreende que o enfoque da Ryan air não é a comunidade portuguesa expatriada ou em fomentar a indústria portuguesa do Turismo .
    A ryan air , se tiver que deixar de voar para o Porto para voar para outro destino mais rentável nem pensa duas vezes ...

A TAP óbvio que tem problemas que deviam ser resolvidos !

Mas tenho a certeza que dos 17 milhões de passageiros em 2019 , muito dinheiro entrou na economia .

Também tenho uma pergunta .

Um passageiro Ryan gasta quantos euros por dia no destino turístico ?

Um passageiro Tap gasta quanto dinheiro por dia por cá ?
  14.  # 978

Colocado por: enf.magalhaesA ryan air tanto promove Portugal como destino como no ano seguir pode apostar na Turquia ... e não podemos estar dependentes destas flutuações porque Portugal precisa imenso do turismo.

A Ryanair promove o destino que melhor condições lhe dá.

Portugal precisa de muita coisa, uma companhia aérea que não consegue competir com os demais operadores não é uma delas. Se e para consumo interno tem de ser redimensionada e estar vocacionada só para isso.
  15.  # 979

Colocado por: enf.magalhaesA ryan air , se tiver que deixar de voar para o Porto para voar para outro destino mais rentável nem pensa duas vezes ...

Já a TAP quando acabou com não sei quantas rotas diretas para o Porto - daquelas que nos obrigam a voar primeiro para Lx e perder mais não sei quantas horas - quantas vezes pensou?!

Colocado por: enf.magalhaesA TAP óbvio que tem problemas que deviam ser resolvidos !

Eutanásia parece ser uma excelente solução neste caso.

Colocado por: enf.magalhaesUm passageiro Ryan gasta quantos euros por dia no destino turístico ?

Um passageiro Tap gasta quanto dinheiro por dia por cá ?

Para além das low cost há muitas outras boas companhias que voam para cá e que havendo mercado podem aumentar a oferta em conformidade.
  16.  # 980

Os açorianos por exemplo, só começaram a vir mais para o continente com a Ryanair. Saia mais barato ir para Toronto que vir a Lisboa.

0.4314 seg. NEW