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  1.  # 981

    Se uma empresa que contribui em média com 2,2 % do PIB não éestratégica ...
    E com o potencial que tem para os interesses nacionais ....

    Agora , como já disse o modelo de negócio na minha opinião pode ser rentabilizado , mas deixo essas considerações para quem percebe mais do assunto .

    Mais de 50% dos passageiros foram transportados pela TAP , verdade e infelizmente que concentra esses movimentos no hub de Lisboa
    • smart
    • 2 julho 2020 editado

     # 982

    hum..
    reconheço que possa existir interesse estrategico..
    o problema não é esse...
    é o ter que injectar mil milhões no imediato para liquidar dividas a fornecedores e pagar salários!
    Ficam 200 milhões...
    https://www.publico.pt/2020/06/10/economia/noticia/governo-espera-nao-injectar-mil-milhoes-ate-final-ano-1920166
    A TAP tem grandes responsabilidades financeiras, originadas com a renovação e aumento da frota..
    então a TAP alugava os aviões do Neeleman/azul ...?!
    é mau...15...
    https://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/azul-mantem-15-avioes-subarrendados-a-tap/
    contratos de compra de alguns aviões que foram recebidos entre outros pendentes.....
    A empresa aumentou o nº de passageiros transportados pq apostou num crescimento da frota..
    Em relação á rentabilidades...a história é negra..
    Lá para o Natal, devem estar a pedir mais e depois não se encerra, pq, pq se injectou muito antes...
    O transporte aeronautico e turismo vai demorar a recuperar..
    a competitividade vai ser muito maior
    quase todas as companhias olham para reduções e eliminar desperdicios...
    E o estado vai fazer o quê?
    se calhar 40 anos depois descobrem forma de a por a dar lucro..
    mas lucro, que se pretende sem engenharia financeira...
    senão venda-se tudo o que tem de activos e alugue-se,
    claro está que no 1 ano tem lucro, mas a seguir...
    enfim
    mais um encargo do tamanho do BES...
    Olhem a divida:
    3300 milhões...

    https://eco.sapo.pt/2020/07/01/107-avioes-9-143-trabalhadores-e-uma-divida-brutal-quao-grande-e-o-fardo-da-tap/

    paga zé
  2.  # 983

    Colocado por: smartA TAP tem grandes responsabilidades financeiras, originadas com a renovação e aumento da frota..
    então a TAP alugava os aviões do Neeleman/azul ...?!
    é mau...15...

    Parece mau mas pode não ser. Existem centenas de casos destes entre companhias aéreas. Hoje em dia nenhuma companhia aérea compra aviões a pronto pagamento. Os aviões são pagos aos construtores por empresas financeiras que depois fazem contratos de leasing. Quando a TAP começou a crescer no longo curso precisava de novos A330 para novas rotas e substituir os A340 descontinuados. Ora a Airbus não tem um stand de aviões onde se pode ir buscar o que se precisa. Uma encomenda demora em média 2 a 3 anos para entrega, Daí que se assuma o leasing (sub-arrendamento) a outras empresas, neste caso a Azul que estava a descer no trafego de longo curso. Toda a frota e boa parte da ponte aérea Lisboa-Porto não são da TAP mas sub-arrendados á White.
    Outro cancro da TAP foi a manutenção no Brasil comprado á falida Varig. Mas foi esse negócio que serviu á TAP para ficar com o monopólio dos voos entre o Brasil e Portugal quase a única justificação para chamar a Lisboa um Hub.
    O negócio de transporte aéreo é muito complexo e como muitos outros (rent-a-car, p.ex.) desviou-se do seu core business para negócios financeiros igualmente complexos.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  3.  # 984

    Colocado por: enf.magalhaes
    Toda e qualquer empresa que traga turistas é bem vinda .
    Mas com certeza que compreende que o enfoque da Ryan air não é a comunidade portuguesa expatriada ou em fomentar a indústria portuguesa do Turismo .
    A ryan air , se tiver que deixar de voar para o Porto para voar para outro destino mais rentável nem pensa duas vezes ...

    A TAP óbvio que tem problemas que deviam ser resolvidos !

    Mas tenho a certeza que dos 17 milhões de passageiros em 2019 , muito dinheiro entrou na economia .

    Também tenho uma pergunta .

    Um passageiro Ryan gasta quantos euros por dia no destino turístico ?

    Um passageiro Tap gasta quanto dinheiro por dia por cá ?


    A TAP tem pouco impacto real no turismo.

    A força (que resta) do negócio da TAP é a emigração e as deslocações de negócios.

    Tem turistas? Tem, mas não é o core do negócio.
  4.  # 985

    Colocado por: Gambino

    A TAP tem pouco impacto real no turismo.

    A força (que resta) do negócio da TAP é a emigração e as deslocações de negócios.

    Tem turistas? Tem, mas não é o core do negócio.

    Mais de 50% das pessoas que entraram por via aerea foram transportadas pela TAP ...
    No seu entender isto é tudo emigrantes e homens de negócios ?
  5.  # 986

    Dos 17 milhoes de pessoas transportadas em 2019 , a esmagadora maioria são portugueses e homens de negócios ?
  6.  # 987

    10 mil trabalhadores .
    Compram 1300 milhões de euros em produtos a empresas nacionais .
  7.  # 988

    A indústria aeronáutica e espacial impulsionada pela TAP exporta 2 mil milhões de euros .

    A Autoeuropa é a maior exportadora de bens .
    Mas se considerarmos tudo ( bens e serviços ) A TAP é a maior exportadora nacional .

    O peso na economia é 2,2 % do PIB.

    Paga 300 milhões de euros em impostos directos ...

    Se é uma empresa estratégica ? Sem dúvida !

    Quanto ao modelo de negócio ou moldes que o dinheiro vai ser injectado, isso já é diferente ..
  8.  # 989

    Colocado por: enf.magalhaes
    Mais de 50% das pessoas que entraram por via aerea foram transportadas pela TAP ...
    No seu entender isto é tudo emigrantes e homens de negócios ?



    Não leu o que escrevi.
  9.  # 990

    Colocado por: enf.magalhaesSe é uma empresa estratégica ? Sem dúvida !


    A padaria aqui da terra era estratégica para mim o estado deveria ter nacionalizado.

    Se dá prejuízo fecha como qualquer tasco privado, se não fechou agora vai fechar daqui a uns anos e simplesmente vai dar mais prejuízo, ou vamos daqui a uns anos pagar para algum amigo do estado ficar com a empresa é ainda ganhar dinheiro.

    Se a TAP dá prejuízo é simples ou reduz ás despesas ou aumenta á receita, os meus impostos não podem servir para os meninos da TAP ganharem ordenados a cima do que é possível e os clientes da TAP andarem de avião ás minhas custas.

    Dá prejuízo fecha quando assim for os iluminados que gerem as empresas começam a abrir os olhos.

    E se a TAP falisse quem assumia os prejuízos? Quem ia pagar á banca o dinheiro que lá meteu? Com que garantias foi emprestado o dinheiro? A mesma história do custume quando corre bem os acionistas levam o deles quando dá prejuízo manda para o zé tuga pagar.

    O mal é que isto está tudo ao contrário mas como é cor de rosa está tudo bem.

    Mas vai ser bonito quando os impostos não chegarem e fizer falta voltar a cortar nos ordenados dos meninos bonitos, porque a receita vai ser a mesma, porque se não for assim vamos continuar a aumentar estupidamente á dívida pública vamos ver o que todos vamos achar das taps efacecs é outras.

    Sou defensor que qualquer empresa que não seja rentável a médio longo prazo tem que fechar, seja a pastelaria aqui da terra seja a TAP seja qualquer uma das minhas pequenas empresas.
    Concordam com este comentário: Gambino
  10.  # 991

    Colocado por: rsvaluminio

    A padaria aqui da terra era estratégica para mim o estado deveria ter nacionalizado.

    Se dá prejuízo fecha como qualquer tasco privado, se não fechou agora vai fechar daqui a uns anos e simplesmente vai dar mais prejuízo, ou vamos daqui a uns anos pagar para algum amigo do estado ficar com a empresa é ainda ganhar dinheiro.

    Se a TAP dá prejuízo é simples ou reduz ás despesas ou aumenta á receita, os meus impostos não podem servir para os meninos da TAP ganharem ordenados a cima do que é possível e os clientes da TAP andarem de avião ás minhas custas.

    Dá prejuízo fecha quando assim for os iluminados que gerem as empresas começam a abrir os olhos.

    E se a TAP falisse quem assumia os prejuízos? Quem ia pagar á banca o dinheiro que lá meteu? Com que garantias foi emprestado o dinheiro? A mesma história do custume quando corre bem os acionistas levam o deles quando dá prejuízo manda para o zé tuga pagar.

    O mal é que isto está tudo ao contrário mas como é cor de rosa está tudo bem.

    Mas vai ser bonito quando os impostos não chegarem e fizer falta voltar a cortar nos ordenados dos meninos bonitos, porque a receita vai ser a mesma, porque se não for assim vamos continuar a aumentar estupidamente á dívida pública vamos ver o que todos vamos achar das taps efacecs é outras.

    Sou defensor que qualquer empresa que não seja rentável a médio longo prazo tem que fechar, seja a pastelaria aqui da terra seja a TAP seja qualquer uma das minhas pequenas empresas.
    Concordam com este comentário:Gambino

    Mas a padaria não sustenta 1000 empresas privadas com os seus 100 mil empregos .
    A padaria não tem impacto de 2,2 % no PIB.
    Etc.

    Quanto ao modelo de negócio , arranjar forma de dar lucro , concordo perfeitamente ..
  11.  # 992

    Basicamente o estado pagou 55 milhões, por algo que tem valor negativo (contabilístico), e que nenhuma empresa no mundo ofereceria esse valor pela TAP.

    Podia e devia ter esticado a corda, afinal a TAP está parada, qual a % de voos realizados atualmente comparativamente a capacidade? Diria que pelo menos mais 6 meses tinha para negociar e com o tempo a favor.
    Concordam com este comentário: Gambino
  12.  # 993

    Colocado por: enf.magalhaesSe uma empresa que contribui em média com 2,2 % do PIB não éestratégica ...
    E com o potencial que tem para os interesses nacionais ....


    O que a TAP faz qualquer empresa fará. Há procura para determinada rota? Alguém a fará. Tal como a TAP fez, as companhias lançam rotas, testam, corre mal fecha, corre bem mantém.
    A TAP não tem que promover nem focar nada: tem que voar e utilizar adequadamente o capital dos seus accionistas.


    Agora , como já disse o modelo de negócio na minha opinião pode ser rentabilizado , mas deixo essas considerações para quem percebe mais do assunto .

    Mais de 50% dos passageiros foram transportados pela TAP
    , verdade e infelizmente que concentra esses movimentos no hub de Lisboa


    Isto é falso. Em 2019 a TAP transportou cerca de 1/3 dos passageiros em Portugal.
    (O Poligrafo é simpático e chama-lhe "impreciso", porque consegue utilizar como referência o último trimestre de 2019, onde o valor ronda os 40%).
    Concordam com este comentário: Gambino
  13.  # 994

    Colocado por: enf.magalhaes
    Mais de 50% das pessoas que entraram por via aerea foram transportadas pela TAP ...
    No seu entender isto é tudo emigrantes e homens de negócios ?


    Falso:
  14.  # 995

    O livro de argumentos, inteirinho:

    10 mil trabalhadores .


    Que em parte serão despedidos, porque a aviação vai passar anos muito dificéis. Ocorrerá exactamente o que ocorreria: parte do pessoal manterá(ia) o emprego, porque continuará(ia) a haver quem ocupasse as rotas deixadas pela TAP.

    Compram 1300 milhões de euros em produtos a empresas nacionais .

    Sim, tal como aconteceria com outras empresas que ocupassem o seu lugar. So what?


    A indústria aeronáutica e espacial impulsionada pela TAP exporta 2 mil milhões de euros .
    A Autoeuropa é a maior exportadora de bens .
    Mas se considerarmos tudo ( bens e serviços ) A TAP é a maior exportadora nacional .

    Já estamos a torcer os factos, mas pronto... é também a 2ª maior importadora nacional.


    O peso na economia é 2,2 % do PIB.


    Tendo em conta que dá prejuízo regular, a TAP destrói valor.

    Paga 300 milhões de euros em impostos directos ...


    Falso. Pagou 300 milhões em "impostos e contribuições". (tradução: "vamos misturar tudo para fazer um número que faça um impacto jeitoso")



    Se é uma empresa estratégica ? Sem dúvida !

    Estratégico é o adjectivo que os políticos usam quando não há argumentos racionais para defender uma empresa.
    Concordam com este comentário: Gambino, RRoxx
  15.  # 996

    Comprar empresas falidas com dinheiro dos contribuintes é fácil!

    Com dinheiro próprio...já custa mais.
  16.  # 997

    Colocado por: enf.magalhaes
    Mas a padaria não sustenta 1000 empresas privadas com os seus 100 mil empregos .
    A padaria não tem impacto de 2,2 % no PIB.

    O que eu gosto desses números mandados para o ar pelas Relações Públicas..

    Nem a TAP. O que sustenta 1000 empresas privadas e 100 mil empregos é a aviação, os vôos, sejam feitos pela TAP ou pela Padaria Portuguesa. E entendamo-nos: uma empresa que tem prejuízo consecutivo não dá, tira.

    Já agora, contas feitas nas costas de um envelope: A TAP reporta 2500 milhões de euros de Fornecimentos e Serviços de Terceiros em 2019. 1300 milhões é mais de metade. Tendo em conta que cerca de 800 milhões são combustível (e que boa parte dele é comprado cá), digamos que dos 1300 sobram 700 ou 800 milhões, o que torna visível quão ridícula é a alegação do seu impacto..
    Concordam com este comentário: Gambino
  17.  # 998

    Colocado por: enf.magalhaes
    Mas a padaria não sustenta 1000 empresas privadas com os seus 100 mil empregos .
    A padaria não tem impacto de 2,2 % no PIB.
    Etc.

    Quanto ao modelo de negócio , arranjar forma de dar lucro , concordo perfeitamente ..


    Uma qualquer empresa que ocupe o posicionamento da TAP também providencia esses números, contudo, desde já digo que duvido da verdade e precisão dos mesmos...
  18.  # 999


    Basicamente o estado pagou 55 milhões, por algo que tem valor negativo (contabilístico), e que nenhuma empresa no mundo ofereceria esse valor pela TAP.

    Podia e devia ter esticado a corda, afinal a TAP está parada, qual a % de voos realizados atualmente comparativamente a capacidade? Diria que pelo menos mais 6 meses tinha para negociar e com o tempo a favor.



    Os 55 milhões são irrelevantes - o que conta é a responsabilidade assumida, de grandeza 30 ou 40 vezes superior, num contexto em que garantidamente não vai ter nada que se pareça com a actividade anterior.
    Concordam com este comentário: Gambino, NTORION
  19. Colocado por: luisvv

    Os 55 milhões são irrelevantes - o que conta é a responsabilidade assumida, de grandeza 30 ou 40 vezes superior, num contexto em que garantidamente não vai ter nada que se pareça com a actividade anterior.


    Efectivamente os 55milhões são uma bagatela comparativamente ao custo das operações e passivo da companhia.
 
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