Colocado por: smartA TAP tem grandes responsabilidades financeiras, originadas com a renovação e aumento da frota..
então a TAP alugava os aviões do Neeleman/azul ...?!
é mau...15...
Colocado por: enf.magalhaes
Toda e qualquer empresa que traga turistas é bem vinda .
Mas com certeza que compreende que o enfoque da Ryan air não é a comunidade portuguesa expatriada ou em fomentar a indústria portuguesa do Turismo .
A ryan air , se tiver que deixar de voar para o Porto para voar para outro destino mais rentável nem pensa duas vezes ...
A TAP óbvio que tem problemas que deviam ser resolvidos !
Mas tenho a certeza que dos 17 milhões de passageiros em 2019 , muito dinheiro entrou na economia .
Também tenho uma pergunta .
Um passageiro Ryan gasta quantos euros por dia no destino turístico ?
Um passageiro Tap gasta quanto dinheiro por dia por cá ?
Colocado por: Gambino
A TAP tem pouco impacto real no turismo.
A força (que resta) do negócio da TAP é a emigração e as deslocações de negócios.
Tem turistas? Tem, mas não é o core do negócio.
Mais de 50% das pessoas que entraram por via aerea foram transportadas pela TAP ...
No seu entender isto é tudo emigrantes e homens de negócios ?
Colocado por: enf.magalhaesSe é uma empresa estratégica ? Sem dúvida !
Colocado por: rsvaluminio
A padaria aqui da terra era estratégica para mim o estado deveria ter nacionalizado.
Se dá prejuízo fecha como qualquer tasco privado, se não fechou agora vai fechar daqui a uns anos e simplesmente vai dar mais prejuízo, ou vamos daqui a uns anos pagar para algum amigo do estado ficar com a empresa é ainda ganhar dinheiro.
Se a TAP dá prejuízo é simples ou reduz ás despesas ou aumenta á receita, os meus impostos não podem servir para os meninos da TAP ganharem ordenados a cima do que é possível e os clientes da TAP andarem de avião ás minhas custas.
Dá prejuízo fecha quando assim for os iluminados que gerem as empresas começam a abrir os olhos.
E se a TAP falisse quem assumia os prejuízos? Quem ia pagar á banca o dinheiro que lá meteu? Com que garantias foi emprestado o dinheiro? A mesma história do custume quando corre bem os acionistas levam o deles quando dá prejuízo manda para o zé tuga pagar.
O mal é que isto está tudo ao contrário mas como é cor de rosa está tudo bem.
Mas vai ser bonito quando os impostos não chegarem e fizer falta voltar a cortar nos ordenados dos meninos bonitos, porque a receita vai ser a mesma, porque se não for assim vamos continuar a aumentar estupidamente á dívida pública vamos ver o que todos vamos achar das taps efacecs é outras.
Sou defensor que qualquer empresa que não seja rentável a médio longo prazo tem que fechar, seja a pastelaria aqui da terra seja a TAP seja qualquer uma das minhas pequenas empresas.
Colocado por: enf.magalhaesSe uma empresa que contribui em média com 2,2 % do PIB não éestratégica ...
E com o potencial que tem para os interesses nacionais ....
Agora , como já disse o modelo de negócio na minha opinião pode ser rentabilizado , mas deixo essas considerações para quem percebe mais do assunto .
Mais de 50% dos passageiros foram transportados pela TAP , verdade e infelizmente que concentra esses movimentos no hub de Lisboa
Mais de 50% das pessoas que entraram por via aerea foram transportadas pela TAP ...
No seu entender isto é tudo emigrantes e homens de negócios ?
10 mil trabalhadores .
Compram 1300 milhões de euros em produtos a empresas nacionais .
A indústria aeronáutica e espacial impulsionada pela TAP exporta 2 mil milhões de euros .
A Autoeuropa é a maior exportadora de bens .
Mas se considerarmos tudo ( bens e serviços ) A TAP é a maior exportadora nacional .
O peso na economia é 2,2 % do PIB.
Paga 300 milhões de euros em impostos directos ...
Se é uma empresa estratégica ? Sem dúvida !
Mas a padaria não sustenta 1000 empresas privadas com os seus 100 mil empregos .
A padaria não tem impacto de 2,2 % no PIB.
Mas a padaria não sustenta 1000 empresas privadas com os seus 100 mil empregos .
A padaria não tem impacto de 2,2 % no PIB.
Etc.
Quanto ao modelo de negócio , arranjar forma de dar lucro , concordo perfeitamente ..
Basicamente o estado pagou 55 milhões, por algo que tem valor negativo (contabilístico), e que nenhuma empresa no mundo ofereceria esse valor pela TAP.
Podia e devia ter esticado a corda, afinal a TAP está parada, qual a % de voos realizados atualmente comparativamente a capacidade? Diria que pelo menos mais 6 meses tinha para negociar e com o tempo a favor.
Colocado por: luisvv
Os 55 milhões são irrelevantes - o que conta é a responsabilidade assumida, de grandeza 30 ou 40 vezes superior, num contexto em que garantidamente não vai ter nada que se pareça com a actividade anterior.