Colocado por: mtavarestenho saudades:😂😂😂😂😂
de ter o penico debaixo da cama,
dormir com um gorro
e de
tomar banho na páscoa
Colocado por: mtavaresNo meu caso,
casa de pedra 30cm, janelas duplas, sem isolamento .
cabeças termostáticas no 2.8, 18.5ºC. em 5 divisões da casa .
temperatura da agua nos radiadores 32ºC, sim baixa temperatura ( só funciona pk está 24horas ligado , e só ao 3 dia é que a casa chega aos 18.5)
caldeira de pellets no mínimo 24 horas por dia 7 dias por semana.
3 duches ao dia.
1.5 sacos de pellets ao dia.
Já comprei em saco de 15kg, agora compro a granel, pk tb tenho espaço, e condições de descarga.
tenho outros exemplos com caldeiras diferentes, que não passa dos 1.5 a 2 sacos por dia, uma vez que toda a gente começa a aprender a controlar a coisa .
Colocado por: mtavares1000€ para ? o consumo é só para o inverno, assim que ficar frio liga a caldeira. este ano parou em março . Só em dias de chuva é que leva um cheirinho de calor, para compensar a humidade.
que tipo de isolamento tem a casa ?
Capoto, tem o telhado isolado,
Ventilação da casa, está em função da humidade interior , ou "pendurada" num horário. ou não tem ventilação ( que é mau )
Colocado por: mtavaresHummm,
Se tem lenha, eu considerava um deposito de inercia que tenha em conta o consumo da casa e a potencia da caldeira.
Porquê da inercia, normalmente a combustão da lenha é tudo ou nada . ie, carrega a lenha, fogo brando , fogo intenso , e apagou.
No fogo intenso a casa normalmente não absorve a potencia da caldeira, e esse calor deveria de ir para algum lado.
Regular o fogo da lenha, é obra de mestre e fica expendioso.
Colocado por: SrRHa caldeiras a pellets k podem dispensar o deposito de inercia
Colocado por: jald
Viva SrR.
Como a caldeira é a lenha e pellets faz sentido ter o depósito de inércia por causa da lenha.
O que me agrada nesta solução é o facto de não colocar lenha dentro de casa, de ter um sistema programável com inicio automático e quando a lenha terminar poderei usar sempre as pellets.
Estimo não gastar mais de 600€ em pellets por ano uma vez que tenho lenha.
O depósito de inércia tem um depósito AQS com 190L e tem a resistência de 3.5Kw para aquecer o depósito no verão, tirando proveito dos painéis foto-voltaicos ou até mesmo aquecer durante o regime bi-horário com um relógio.
O que me está a deixar indeciso é mesmo o PHR vs radiadores. São mais de 6K de diferença e temo que não tire tanta vantagem do PHR.
Gostaria de ouvir opiniões, sei que a decisão é minha, mas é sempre bom ouvir outras perspectivas.
Colocado por: jaldnão reparei que era a dual, entre radiante e radiadores para mim a escolha era fácil, escolheria o radiante
Viva SrR.
Como a caldeira é a lenha e pellets faz sentido ter o depósito de inércia por causa da lenha.
O que me agrada nesta solução é o facto de não colocar lenha dentro de casa, de ter um sistema programável com inicio automático e quando a lenha terminar poderei usar sempre as pellets.
Estimo não gastar mais de 600€ em pellets por ano uma vez que tenho lenha.
O depósito de inércia tem um depósito AQS com 190L e tem a resistência de 3.5Kw para aquecer o depósito no verão, tirando proveito dos painéis foto-voltaicos ou até mesmo aquecer durante o regime bi-horário com um relógio.
O que me está a deixar indeciso é mesmo o PHR vs radiadores. São mais de 6K de diferença e temo que não tire tanta vantagem do PHR.
Gostaria de ouvir opiniões, sei que a decisão é minha, mas é sempre bom ouvir outras perspectivas.
Colocado por: SrRnão reparei que era a dual, entre radiante e radiadores para mim a escolha era fácil, escolheria o radiante
Colocado por: jaldNuma solução de caldeira a pellets + lenha, o mais acertado será utilizar os radiadores, certo?não, nao esta condicionado so a radiadores
Colocado por: jaldNo caso da opção com PHR, teria que fazer vários carregamentos por dia, mesmo estando no mínimo... e aí já não seria tão prático/rentável. Estou a pensar bemde facto os radiadores têm uma vantagem, faz uma carga acende aquilo e de uma maneira geral vai logo directo pros radiadores, mo caso do radiante ha um desfasamento de tempo entre carga acender a maquina , ir pro depósito do depósito pro radiante e depois aquecer os espaços, o número de cargas vai depender de muitas coisas, necessidade da casa, isolamento, passo do radiante, potencia da caldeira a lemha, tamanho do depósito etc, sendo uma máquina de acendimento automático esse problema nao se coloca, enche a maquina de lenha de manha, vai á sua vidinha e a maquina sozinha vai ver se é precisa aquecer o deposito ou não, nao confunda em k o radiante funcionar 24h sobre 24h não é verdade
Colocado por: mtavaresRegular o fogo da lenha, é obra de mestre e fica expendioso.mas por isso é que quase todos os fabricantes obrigam a deposito de inercia.
Colocado por: rial089Para PRH tem que ter a caldeira a trabalhar grande parte do dia, senão todo o dia para tirar partido do mesmo.esta a ver isso muito mal ou estava muito mal dimensionada pois um sistema bem dimensionado com uma caldeira de chama invertida basta fazer 2 cargas ao dia para ter autonomia de 24horas no radiante ou então a casa não ter qualquer isolamento termico.
Colocado por: jaldNuma solução de caldeira a pellets + lenha, o mais acertado será utilizar os radiadores, certo? Os radiadores se estiverem ligados 8h por dia, penso que duas a três cargas de lenha serão suficientes para aquecer a casa.esta a ver muito mal pois esta assumir que as necessidades instantaneas de potencia são iguais quando o radiante trabalha a menos de metade da temperatura minima dos radiadores precisando de menos de 1\4 da potencia para ter os niveis de conforto muito superiores.
No caso da opção com PHR, teria que fazer vários carregamentos por dia, mesmo estando no mínimo... e aí já não seria tão prático/rentável. Estou a pensar bem?
Colocado por: jorgealvesesta a ver muito mal pois esta assumir que as necessidades instantaneas de potencia são iguais quando o radiante trabalha a menos de metade da temperatura minima dos radiadores precisando de menos de 1\4 da potencia para ter os niveis de conforto muito superiores.
Colocado por: jaldque acontece à lenha que estava em combustão? Ao cortar o ar, ela apaga o fogo?continua a carburar e vai pro depósito de inércia,
Colocado por: jaldo sistema fica ligado no mínimo até consumir a lenha toda?consoante a temperatura de retorno ela vai regulando a admissão de ar, mas no fundo queima tudo ate ao fim, resumindo, a lenha começa a arder parte vai pro aquecimento e outra parte é pra ser guardado no depósito de inércia para ser utilizado quando necessário