Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rjmsilvaIsso não dá retorno financeiro.
    porque ter eucaliptos a arder de 5 em 5 anos dá um retorno financeiro elevadíssimo.

    no fim de 20/30 anos tiras mais rendimento das folhosas do que do eucaliptal.
  2.  # 22

    Colocado por: Anonimo1210O eucalipto é que torna a floresta rentável
    um eucaliptal não é floresta. é uma monocultura como um campo de milho ou centeio
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  3.  # 23

    Quem aqui tem terrenos florestais, que dimensao e o que têm plantado?

    Eu tenho diversos de muitos tamanhos mas todos pequenos, o maior terá uns 10mil m2.
    Tudo com eucaliptos á pelo menos 40 anos (desde que me lembro), obviamente nao de primeira plantação.

    Sinceramente nao faço ideia o que fazer, abandonar, vender, oferecer? Investir nao posso.

    Ideias?
  4.  # 24

    Colocado por: Anonimo1210Selva.
    o que muita gente ainda não encaixou é que essa selva de que fala, ou seja, mato, giestas,etc são peças fundamentais das nossas florestas. As florestas não têm qualquer necessidade de ser limpas e outras babuseiras. Isso é uma barbaridade inventada por quem não percebe nada do que é uma floresta nem como uma floresta funciona.

    Colocado por: JoelMDe vez em quando lá aparece a praga dos eucaliptos mas está sob controle.
    um machadinho sempre a funcionar.. e quando nascem são fáceis de arrancar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 25

    Colocado por: LuisPereiraQuem aqui tem terrenos florestais, que dimensao e o que têm plantado?
    naosei ao certo a totalidade, teria de somar tuda, mas serão cerca de 30/40ha e tenho neste momento tudo a carvalho, cerdeira, e nogueira preta.. neste momento estou a pensar em abater o ultimo bocado de pinheiros e plantar faias.

    todas esta plantações levam com árvores diversas autoctones espalhadas pelo meio desde o teixo ao sobreiro

    e o mais espectacular de tudo é que chegaram ao ponto onde já nao tenho de gastar mais dinheiro em fazer 'limpezas' periodicas.. as copas fecharam e já não vem nada por baixo, até os fentos vêm-se lixados para crescer, é praticamente folhas e musgo. enquanto num pinhal ou eucalipatl a cada 3 ou 4 anos dava uma monda no mato (tendo o cuidado de deixar bocados por cortar pois os animais que lá vivem precisam de ter habitat, afinal a floresta no papel pertence-nos mas aquilo é a casa para puitas espécies de animais.
  6.  # 26

    Colocado por: JoelMeu tenho cerca de 10.000 com pinheiros bravo, sobreiros, carvalhos, castanheiros, um avezinho, e é capaz de ter mais algumas especies lá pelo meio que não sei destingir. De vez em quando lá aparece a praga dos eucaliptos mas está sob controle.


    Obrigado.
    Em que zona? os terrenos envolventes como são?
    Plantação com quantos anos? Qual o investimento inicial e os custos anuais?
  7.  # 27

    Colocado por: Anonimo1210Eu tenho eucaliptos, mas ao seu redor tenho sobreiros, pinheiros e afins e tudo funciona...

    Existe espaço para todos, porque todos são essencias.


    Obrigado.
    que area? Se tiver terrenos com 2mil, 3 mil não vejo a viabilidade disso.
    Em que zona? os terrenos envolventes como são?
    Plantação com quantos anos? Qual o investimento inicial e os custos anuais?
  8.  # 28

    Colocado por: antonylemosnaosei ao certo a totalidade, teria de somar tuda, mas serão cerca de 30/40ha e tenho neste momento tudo a carvalho, cerdeira, e nogueira preta.. neste momento estou a pensar em abater o ultimo bocado de pinheiros e plantar faias.

    todas esta plantações levam com árvores diversas autoctones espalhadas pelo meio desde o teixo ao sobreiro

    e o mais espectacular de tudo é que chegaram ao ponto onde já nao tenho de gastar mais dinheiro em fazer 'limpezas' periodicas.. as copas fecharam e já não vem nada por baixo, até os fentos vêm-se lixados para crescer, é praticamente folhas e musgo. enquanto num pinhal ou eucalipatl a cada 3 ou 4 anos dava uma monda no mato (tendo o cuidado de deixar bocados por cortar pois os animais que lá vivem precisam de ter habitat, afinal a floresta no papel pertence-nos mas aquilo é a casa para puitas espécies de animais.


    Obrigado.
    Em que zona? Os terrenos envolventes como são?
    Plantação com quantos anos? Qual o investimento inicial e os custos anuais?
  9.  # 29

    @ JoelM,
    É uma coisa parecida que conheço tb em Barcelos, Gestão do combustível com Ovelhas, e os Sobreiros num raio de 500 metros fazem a sombra e proteção da casa.
    De notar que os Sobreiros nascem naturalmente.
  10.  # 30

    Sugestoes?
    Aproximadamente 20m de largura e 1200 de comprimento.
    Rodeado de eucaliptais, muito dificil acesso.
    Declive muito acentuado, e 1/3 junto ao rio a maquina de lastro nao consegue lá ir.
      2.jpg
      1.jpg
  11.  # 31

    Colocado por: LuisPereira

    Obrigado.
    Em que zona? Os terrenos envolventes como são?
    Plantação com quantos anos? Qual o investimento inicial e os custos anuais?
    minho sao eucaliptais e pinhal à volta. plantação com 15 anos. investimento inicial o custo apenas de as plantar pois antes eram pinhal e eucaliptal e o terreno ficou limpo com o abate.

    neste momento e daqui para a frente o custo anual de manutenção é zero. nao cresce nada por baixo.

    e posso dizer que já estou a lucrar em comparação com os eucaliptos dos vizinhos, pois nos 15 anos que tenho folhosas os deles já arderam pelo menos duas vezes, ou seja investiram já duas vezes e não têm nada para mostrar. no entanto eu já tenho árvores a dar vigas de madeira.

    o pessoal tem de se mentalizar que o eucalipto hoje em dia é como jogar na lotaria. o mais certo é antes do proximo abate aquilo arder tudo e adeus lucro.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  12.  # 32

    Colocado por: LuisPereiraSugestoes?
    Aproximadamente 20m de largura e 1200 de comprimento.
    Rodeado de eucaliptais, muito dificil acesso.
    pessoalmente estaria inclinado para folhosas nesse local. por duas razões. a primeira é que criaria aí logo um corta fogo em caso de incendio. a segunda é que se sobreviverem a algum incendio que haja enquanto novos e chegarem a adulto, mesmo que haja um incendio podem secar algumas, mas as restantes sobrevivem pois o lume abranda.

    mais e mais temos que nos mentalizar que nenhum pedaço de terreno como esse está a salvo por muitos anos.. temos de ser espertos e trabalhar com isso em mente.

    outro conselho que lhe dou.. mesmo que meta outro tipo de árvore, não meta máquinas a virar a terra ou a fazer leiras como é moda fazer agora. é deitar dinheiro ao ar e mais importante que isso vais secar o subsolo e os fungos que são os verdadeiros motores de uma floresta, são o que transformam a matéria orgânica dos solos em nutrientes para as árvores.

    think smart.
  13.  # 33

    @ LuisPereira , só sinto um desperdício de recursos, na nossa floresta, ainda bem que está a fazer perguntas.
  14.  # 34

    Colocado por: mtavares@ LuisPereira , só sinto um desperdício de recursos, na nossa floresta, ainda bem que está a fazer perguntas.
    falando nisso.. mais um reacendimento.. na ultima contabilização foram já 480ha no na nossa freguesia... ainda nao acabou... sabe onde continua verde, onde nao ardeu? nos carvalhais.
  15.  # 35

    Colocado por: Anonimo1210Por isso é que concordo que deveria haver espaço para todo o tipo de arvoredo.
    .. isto é assim. mesmo com os carvalhais pelo meio a fazer cortafogo os eucaliptos ardem todos na mesma. só que nos carvalhais o lume vai rasteiro, pode demorar um ou dois dias a fazer 20m mas depois quando chegar ao outro lado lá se vão os eucaliptos na mesma. no entanto os carvalhos safam-se. tem é de se acabar com essa praga de uma vez por todos e pronto. mas não há vontade política para isso, seja local ou nacional.

    mas que se acabavam com os incêndios grandes lá isso era garantido.
  16.  # 36

    Colocado por: antonylemosnaosei ao certo a totalidade, teria de somar tuda, mas serão cerca de 30/40ha e tenho neste momento tudo a carvalho, cerdeira, e nogueira preta.. neste momento estou a pensar em abater o ultimo bocado de pinheiros e plantar faias.

    todas esta plantações levam com árvores diversas autoctones espalhadas pelo meio desde o teixo ao sobreiro

    e o mais espectacular de tudo é que chegaram ao ponto onde já nao tenho de gastar mais dinheiro em fazer 'limpezas' periodicas.. as copas fecharam e já não vem nada por baixo, até os fentos vêm-se lixados para crescer, é praticamente folhas e musgo. enquanto num pinhal ou eucalipatl a cada 3 ou 4 anos dava uma monda no mato (tendo o cuidado de deixar bocados por cortar pois os animais que lá vivem precisam de ter habitat, afinal a floresta no papel pertence-nos mas aquilo é a casa para puitas espécies de animais.
    Concordam com este comentário:Anonimo1210


    Faias para que? Que praga! Cá só servem para se estilhaçar e produzir estilha/composto.
  17.  # 37

    O pessoal aqui é todo muito lírico. Uns tretas como eu costumo dizer. Querem saber do ambiente mas trocam de smartphone de dois em dois anos, comem junk food plastificada, são consumistas com roupa e uma infinidade que se poderá dizer... Mas querem mandar no terreno que é dos outros.

    Caríssimos, quase tudo tem por base um problema econômico, a floresta não é diferente. A produção florestal é uma indústria e os eucaliptos são extremamente benéficos em várias formas para o ambiente, no entanto, devemos garantir que há zonas de produtos florestal (eucaliptal/pinheiro) e zonas de conservação (parques naturais, nacionais e outro tipo de zonas com intuito de preservação ambiental)

    Não existisse a Navigator em Portugal e todos nós teríamos a perder.

    Deixem-se de hipocrisia.

    Os eucaliptos não ardem com o sol, é sempre sempre sempre fogo posto. Pena pesada para quem o faz ou internamento no manicómio.

    Portugal até tem uma boa ordenação florestal comparada com países do nosso nível.
  18.  # 38

    Colocado por: JoelM

    60 mil... lol

    "The Navigator Company aumenta em quase 400 o número de trabalhadores
    O grupo ultrapassou os 3 mil colaboradores com os novos negócios e a integração de actividades que estavam em outsourcing. No primeiro semestre, a grande fatia do invetsimento foi na fábrica de pellets nos EUA, que este mês de Agosto entra em laboração continua."

    só se tivesse 57 mil empregos indirectos...


    Joel, não sejas hipócrita...

    Acabar com a Navigator teria um impacto social maior que o Covid em Portugal.
  19.  # 39

    Se conseguires criar condições em Portugal para a produção florestal que a Noruega tem, avisa. És um deus.

    Eu também preferia ter pinho nórdico que eucalipto. É bem mais bonito, tem mais potencial e muito mais valor de mercado, mas não é possível fazê-lo crescer cá.

    Mesmo as florestas de produção da Noruega são lindíssimas!
  20.  # 40

    Colocado por: JoelM

    antes de haver eucaliptos em portugal não havia floresta de produção?

    não é é tão rentavel para a pasta de papel... e quando só se vê lucro á frente, tudo é justificavel, até dar cabo da fauna e flora natural.

    Mas ainda não disse que beneficios ambientais tem o eucalipto...


    Fixação de carbono, captação de CO2, produção de mel...
 
0.0277 seg. NEW