Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Anonimo1210Mais umas toneladas de pasta que vão embarcar...


    Imagine só aqui quantas pessoas indiretamente estão a trabalhar graças às duas celuloses.
      IMG_20200910_225124.jpg


    Setubal ?
  2.  # 62

    Colocado por: antonylemostambém eu sou, mas o eucalipto nao tem qq necessidade de fazer parte dela, e digo mais.. essas monoculturas de eucalipto que se vÊm por esse país fora não são floresta.


    Pois não, são exploraçõess florestais. Floresta são as que colocaste nas páginas anteriores, como eu tenho cá em casa. Carvalhos, sobreiros, loureiros.. Precisa sempre de alguma manutenção. Eu faço-a com galinhas porque é só 12000m2, mas numa escala macro é complicado.

    Eu não me importaria de colocar floresta autocne, até prefiro, é mais bonita, mais natural e promove muito mais biodiversidade, mas não retiro qualquer complemento financeiro dali, e não me interessa ter uma floresta bonita num terreno ao pé de uma auto estrada ou onde Deus não passou. Paguem-me o valor dos eucaliptos e eu mudo tudo!
  3.  # 63

    Por acaso hoje fui ver um terreno nos arredores de Braga e fiquei surpreendido com a praga de bambus que encontrei. Um terreno bonito sem qualquer eucalipto, só Oliveira, sobreiro e castanheiro mas dezenas de bambus com mais de 10m de altura que parecem não parar de se alastrar. E não tinha a ideia de serem uma espécie invasora
  4.  # 64

    Colocado por: TicMicmas não retiro qualquer complemento financeiro dali,
    porque nao quer.. há bom dinheiro a fazer na venda de lenha. e se tiveres lareiras ou aquecimento a lenha já poupa em nao comprar... ao fim de 10 anos quanto não poupou?
  5.  # 65

    Colocado por: Anonimo1210

    Também não eram 30 mil...agora já são.


    "O volume de negócios dos associados da CELPA em 2016 foi de 2.538 milhões de euros. Este cluster cria 90 mil empregos de forma directa, indirecta e induzida. Números que atestam a importância estratégica do sector para a economia e para o território português."

    https://conteudos.xl.pt/altri-news/representar-os-valores-e-a-importancia-da-industria-papeleira-nacional/
  6.  # 66

    Colocado por: RicardoPortoPor acaso hoje fui ver um terreno nos arredores de Braga e fiquei surpreendido com a praga de bambus que encontrei. Um terreno bonito sem qualquer eucalipto, só Oliveira, sobreiro e castanheiro mas dezenas de bambus com mais de 10m de altura que parecem não parar de se alastrar. E não tinha a ideia de serem uma espécie invasora


    Ao pé de mim plantaram um terreno, secalhar uns 10 hectares de bambu, espaçado como o eucalipal... Secalhar é uma boa alternativa, o bambu em vaso está bem caro.
  7.  # 67

    Colocado por: Anonimo1210

    Aqui para os nossos lados é acácias e silvas com força, é impossível manter os terrenos sem uma limpeza anual e uma limpeza cuidada e exigente.


    as acácias são as bichas mais agressivas que por aí há. e vai o pessoal corta-las mas não sabe que elas são como a hidra, corta-se uma cabeça nascem uma dúzia delas. (já agora o truque é cortar a casca perto da raíz ;) )
    sempre que vou dar uns passeios pelo norte/centro parecem bem mais presentes que o eucalipto...
  8.  # 68

    Colocado por: RicardoPortoPor acaso hoje fui ver um terreno nos arredores de Braga e fiquei surpreendido com a praga de bambus que encontrei. Um terreno bonito sem qualquer eucalipto, só Oliveira, sobreiro e castanheiro mas dezenas de bambus com mais de 10m de altura que parecem não parar de se alastrar. E não tinha a ideia de serem uma espécie invasora


    Podes conter facilmente! Onde estavam? Sequeira?
  9.  # 69

    Colocado por: antonylemosporque nao quer.. há bom dinheiro a fazer na venda de lenha. e se tiveres lareiras ou aquecimento a lenha já poupa em nao comprar... ao fim de 10 anos quanto não poupou?


    Isso é o que se faz, mas não é comparável a nível de rendimento. A lenha é barata e se não for dali que se tira é de outro lado. Nunca falta lenha.
  10.  # 70

    Colocado por: Anonimo12122020O Tiago, diz lá em que fabrica de celulose estão a pagar a 50 a tonelada de eucalipto?
    Se calhar nem o descascado está a esse preço.
    E depois diz lá qual a fábrica que está a receber eucalipto queimado para celulose?
    E a que preço?

    Aqui perto ouvi falar em cerca de 25
  11.  # 71

    Não
  12.  # 72

    Na cabeça de alguns os terrenos florestais são para usar como há uns anos atrás. Apanhar uma lenha, umas pinhas, roçar o mato para fazer a cama aos animais e plantar uns pinheiros para os filhos daqui a 40 anos vender a madeira. Nos tempos livres pastam-se umas ovelhas a partir do Skype, porque isto não é vida para ninguém e é melhor emigrar.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Picareta
  13.  # 73

    Roçar Mato para os animais? Onde eles estão?
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  14.  # 74

    Colocado por: luisrdsRoçar Mato para os animais? Onde eles estão?
    Concordam com este comentário:rjmsilva


    Os animais são para puxar a carroça e o arado, como bónus produzem estrume. É que isto de andar a libertar CO2 com tratores e envenenar os solos e águas com adubos é um crime contra a humanidade.
    • TicMic
    • 11 setembro 2020 editado

     # 75

    Colocado por: Anonimo12122020O Tiago, diz lá em que fabrica de celulose estão a pagar a 50 a tonelada de eucalipto?
    Se calhar nem o descascado está a esse preço.
    E depois diz lá qual a fábrica que está a receber eucalipto queimado para celulose?
    E a que preço?


    Ainda há pouco tempo pagaram a 54€/T em Viana, num camião que um familiar lá colocou.
  15.  # 76

    Colocado por: Anonimo12122020quem o mato ou animais?

    Mato há com força, animais para carroças nem vê-los!!!
  16.  # 77

    Colocado por: Anonimo12122020que tipo de madeira? Com ou sem casca?

    Eucalipto não deve ser.
  17.  # 78

    Colocado por: TicMic

    Podes conter facilmente! Onde estavam? Sequeira?


    Lage vila verde
  18.  # 79

    Os nordicos sao mesmo idiotas em nao fazer pasta de papel com eucalipto.

    Para quem nao conhece, a SCA é o equivalente da Navigator na Suécia e faz pasta de papel com pinho e/ou outras variedades de coniferas. Até pellets produz.

    é so o um dos maiores propriatarios privados de floresta na europa.

    Eu nao ponho tanto em causa o facto da mono cultura, apesar de ser bastante negativo para o ecosistema. Para mim o que é pornografico é uma especie nao autoctone como o eucalipto ocupar a maior mancha florestal do pais. Isto é absurdo.

    Para quando os Koalas? Acho que ficaria bonito na "floresta tipica portuguesa"

    Eu quanto mais visito os parques e florestas nacionais por essa europa fora mais desiludido fico com o estado da floresta nacional.

    Ja vieram o estado que chegou a serra de Monchique? Eucaliptos a nascer em todo o lado. Deve ser para fazer agua ardente de bolota de eucalipto.

    E a Laurisilva na ilha da Madeira? Porque razao haviamos de plantar eucaliptos neste ecossistema tao unico? Deve ser para fazer cha, a malta la na ilha deve constipar-se varias vezes por ano.

    Querem introduzir o lince iberico no territorio continental e ao mesmo tempo que pregam a toda a gente para limpar o mato, giestas, tojos, tudo que seja combustivel rasteiro. E o coelho bravo vive onde? Deve ser nos escaliptos.

    Existem N anormalidades no ordenamento do territorio e todos eles associados ao eucalipto e industria de papel.

    Como eu costumo dizer "Planta o que quiseres, mas quando precisares de pinhas para fazeres uma lareira no inverno ou um churrasco, nao venhas roubar ao meu pinhal".

    ps; sim tenho eucalipais mas nao sao a maior mancha florestal. E quando depender 100% de mim, muito provalvemente os restantes eucaliptos serao convertidos em pinheiro manso.

    ps2: tenho um olival centenario onde os javalis gostam muito de ir fuçar devido à humidade do solo e às minhocas presentes. Os caçadores montam cavanas no terreno e como forma "agredecimento" tenho direito a varios "presuntos" selvagens por ano. Isto é um exemplo em como numa comunidade pequena toda a gente pode sair a ganhar --- menos o porco.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  19.  # 80

    Vamos erradicar todas as espécies não autóctones de Portugal, ou só os eucaliptos?
 
0.0272 seg. NEW