Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 31 outubro 2009 editado

# 1

Ando com esta ideia maluca para a minha lareira:

A ideia é embutir a TV na lareira, num espaço criado para o efeito, com 15 cm de profundidade. Os espaços ao lado da lareira seriam preenchidos com estantes feitas à medida.

Gostava de fazer isto, mas tenho algumas dúvidas relacionadas com o calor a que a TV vai ficar sujeita. Por um lado, vai apanhar correntes de ar quente pela frente. Por outro lado, o espaço onde ela vai ficar vai também aquecer...

Conhecem alguma aplicação deste tipo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  1.  # 2

Acho que já respondeu à sua duvida ao falar no calor, a não ser que consiga isolar muito bem o alojamento onde ficará a TV, acho que irá ter problemas com o caor, sujidades, etc.
  2.  # 3

e não é só isso... tem que pensar que se estiver a ver TV, com a Lareira Ligada criam-se aquelas condas de calor ascendente que deturpam a imagem...

além disso não é nada cómodo ver Tv com uma fonte de Luz na mesma direcção da TV, ainda por cima luz não constante... deve ser maçador e cansativo ao olhar. a rever esse seu projecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, naar
    • kote
    • 1 novembro 2009

# 4

Eu estou a finalizar a minha lareira e o esquema é muito semelhante ao que apresenta. Contudo, deixei uma "aro" de cerca de 15cm em volta do plasma para respirar. Alem do bom isolamento que teve de ser feito, a lateira tem uma pedra em toda a volta do recuperador o que faz com que o plasma fique num plano mais recuado em relação ao recuperador.
  3.  # 5

não é uma ideia maluca"" mas não funciona pelo que já foi dito pelo membro NunoDaSilva e pode trazer problemas para o lcd
    cumprimentos
    •  
      FD
    • 1 novembro 2009

# 6

Colocado por: koteContudo, deixei uma "aro" de cerca de 15cm em volta do plasma para respirar.

Cuidado que um plasma aquece muito mais que um LCD. Não sei se esses 15cm chegam...
    • kote
    • 1 novembro 2009

# 7

O meu decorador de interiores tem há 3 anos um plasma nestas mesmissimas condições e até agora ainda dura .
  4.  # 8

Opção errada por 3 razões:

1. a televisão (e monitor de pc) deve estar sempre abaixo no nível dos olhos. NUNCA deve ser necessário levantar a cabeça, ou os olhos, para ver TV ou monitor de PC: isto é ergonomia simples
    2. Ver televisão com uma fonte de calor em frente dos olhos (infra vermelhos) : faz mal à vista, vista cansada e vermelhos.

3. O calor da lareira (que sobe) vai certamente dininuir o tempo de vida do plasma ou LCD

Ou seja: só é bom para o seu oftlamologista
    Concordam com este comentário: Quintinhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis78
  5.  # 9

.. mas sem problema nenhum, se praticamente não utilizar a lareira...
    Mas a TV fica demasiado alta.
    ;)
  6.  # 10

lembrem-se de uma coisa... técnicamente tudo é possivel fazer mesmo mantendo a segurança e temperatura de funcionamento do equipamento.

Tem que imaginar é se vai achar cómodo ver TV com uma lareira acessa logo abaixo.

imagine o seguinte: em sua casa faça uma gravação de uma lareira e ponha a correr num outro ecran junto à sua actual TV e... assita a um filme ou um jogo de futebol... depois analise se acha piada ou se não é dificil ver a TV, com esse elemento possivelmente perturbador.

Eu penso que não ía gostar de ver assim a TV.

Se for uma sala apenas para receber visitas e que não utilize diáriamente então nem se preocupe com isso e faça de acordo com o seu sentido estético!
    • eu
    • 1 novembro 2009 editado

# 11

Quero desde já agradecer as vossas opiniões que são sem dúvida pertinentes e me alertaram para certos problemas que não tinha previsto .

Por exemplo, não tinha pensado na questão da perturbação visual que as chamas produzem, que é sem dúvida nefasta. No entanto, como a utilização do recuperador vai ser ocasional (talvez umas 20 vezes por ano) este factor não é crucial.

Quanto à altura da TV, a imagem que coloquei engana, pois na realidade a parte de baixo da TV está apenas a 1,08 metros de altura e ainda pode descer uns 10 cm.

Entretanto andei pela Internet a ler vários testemunhos de várias pessoas que têm soluções idênticas e todos referem que não tiveram problemas, embora a lareira tenha sido bem isolada na zona da TV.

Em princípio vou avançar com a ideia, isolando muito bem a zona da TV. Antes de colocar a TV vou medir as temperaturas com o recuperador a funcionar. Caso as temperaturas sejam demasiado elevadas, tapo o buraco da TV e instalo-a no móvel lateral.

Depois (daqui a uns 6 meses) mostro-vos o resultado. ;

Edit: a imagem com as distâncias verticais, com a TV rebaixada 10 cm relativamente ao esquema original.

Acham que a TV ainda está demasiado alta ?
  7.  # 12

está sim, 1 metro é muito
    • kote
    • 1 novembro 2009

# 13

Também a pode "encastrar" na lateral esquerda ou direita da lareira.... assim, já não fica por cima.
    • eu
    • 1 novembro 2009

# 14

Colocado por: Fernando Gabrielestá sim, 1 metro é muito

Na sua opinião, qual é a altura ideal do centro da TV? A altura dos olhos quando estamos sentados?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  8.  # 15

Colocado por: eu

Na sua opinião, qual é a altura ideal do centro da TV? A altura dos olhos quando estamos sentados?

sim mais ou menos, 80/90cms isto contando com um sofa normal.
  9.  # 16

Colocado por: eu

Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte

A regra ergonómica é a seguinte: para ver televisão (ou monitor de PC) não deve precisar de levantar a cabeça ou os olhos. Caso contrário tem a vista em esforço.

Isso vai, obviamente, depender da altura do sofá (?) onde está sentada. Sente-se no sofá, e se precisar de levantar olhos ou cabeça, para ver TV, não é ergonómico.

E pense nos seus filhos, se os tiver...

A figura junto é para monitores de PC ,mas a regra é válida para TV´s também. Reparem como o monitor não obriga a levantar a cabeça ou os olhos, o que está correcto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, electrao
      M364_1_I002i.jpg
  10.  # 17

11.  # 18

Viva,

Para quem gosta de tirar ideias relacionadas com Home Cinema e para sala/quartos deixo abaixo alguns links do forum que descobri a pouco tempo que na minha opinião é espetacular.

Ideal para quem se encontra a construir ou para quem remodelar a sua casa. Nos links abaixo indicados
    podem tirar ideias para resolver os problemas com os fios e com a lareira, colocados em alguns posts.

Existem milhares de mensagens com fotos e ideias para todo o tipo de casas e quartos, basta perder umas horas ... no entanto para simplificar deixo um link para as principais, em primeiro um projecto em que mais de 300 mil pessoas já se inspiraram ...

Projecto Groove:

http://www.avforums.com/forums/home-cinema-diy/592961-grooves-new-lounge-floating-wall-build.html

Projecto IKEA (Sem palavras ... mas não aconselhavel a quem não gosta do IKEA)

http://www.avforums.com/forums/members-home-cinema-gallery/520886-my-little-effort.html

Apartamento com uma vista de cortar a respiração

http://www.avforums.com/forums/members-home-cinema-gallery/377270-brogans.html

Construção de um casa de raiz a pensar no Home Cinema

http://www.avforums.com/forums/home-cinema-diy/538125-not-another-new-cinema-room.html

Reconstrução de uma sala

http://www.avforums.com/forums/home-cinema-diy/428476-i-love-when-plan-comes-together.html

Salas com projectores

http://www.avforums.com/forums/home-cinema-diy/494271-windows-7-media-center-false-chimney-breast-other-continuing-work.html

AVISO: OS HOMENS DAS OBRAS DEVEM VER ESTES PROJECTOS PARA TIRAREM IDEIAS .... MESMO QUE NÃO GOSTEM DE HOME CINEMA

Espero que gostem, este post vai ser colocar em mais do que uma mensagem para que todos possam tirar ideias ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, JCC, naar
  12.  # 19

Estes projetos aplicam-se para quem em salas/quartos com uma área generosa, oque não acontece na maioria das nossas casas. E coitadinhos dos vizinhos...
    • ng3
    • 2 novembro 2009

# 20

e onde arranjar essas telas????

0.0223 seg. NEW