Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Eu até perguntei se fazia chave na mão e ele disse sim nós temos parceria com construtor.
    Mas disse logo recomendo pedir outros orçamentos para comparar se fosse outro dizia sim sim venha aqui e traga Ja a massa vamos já passar lhe a perna..

Claro para senhor zesilva qualquer coisa que eu traga aqui vai ter sempre algo errado mal feito porque é profissional que percebe bem o que diz eu que não percebo muito para mim ( qualquer coisa é boa)
    Por isso eu preciso destas críticas para saber 1 pouco mais
  2.  # 402

Colocado por: zedasilvaNo caso dos PE quando os técnicos propõem desenho das cozinhas, dos roupeiros e das carpintarias interiores numa obra de 150.000€ é logo coisa para estranhar

Mapas de vãos incluindo roupeiros, faz sentido. O layout geral da cozinha, ficou definido em licenciamento. Pormenores de carpintarias,,, isso é o quê? Se forem instalados produtos "de compra"... Desde que definidos em CE ou mapa de quantidades... Não servem para nada.

Importante será desenhar e definir bem os detalhes construtivos a 1:20, pelo menos, do edificado.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, Anonimo1710
  3.  # 403

Colocado por: Pedro Barradas

Mapas de vãos incluindo roupeiros, faz sentido. O layout geral da cozinha, ficou definido em licenciamento. Pormenores de carpintarias,,, isso é o quê? Se forem instalados produtos "de compra"... Desde que definidos em CE ou mapa de quantidades... Não servem para nada.

Importante será desenhar e definir bem os detalhes construtivos a 1:20, pelo menos, do edificado.
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues

A definição de CE e muito para eu perceber que quer dizer a certo

Se eu fosse direto ao arquiteto antes de vir aqui ao forum podia ser comida facilmente agora já nao vai ser assim tão facil kkkk
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 404

Acho que mais importante que o preço, importa a capacidade que o arquiteto tem de entender o cliente e sobretudo a vontade e interesse em o ouvir!
    O volume de trabalho pouco importa porque pode significar que por ter tanto trabalho prestam menor atenção a cada projeto!
    Principalmente se quer algo diferente tem de escolher bem o arquiteto, muitos queixam-se que as casas eram todas iguais ha uns anos atras, e eram,
    Mas nao acho que agora seja diferente!
    Antigamente as plantas eram exatamente iguais se calhar, agora sao praticamente iguais, a organização das casas é sempre mais do mesmo, e isso ve-se pelos projetos que aqui aparecem!
  5.  # 405

Colocado por: Manuel2020Quando eu abri esta conversa toda gente se riu por eu dizer 150mil euros para 200m2 de casa.

Posso mandar por email a alguns de vocês projectos de amigos meus apenas as plantas de casas ppr 170 180 casa muroa de vedação e alguns até uma pequena piscina ppr esse preço.
    Talvez barcelos seja mesmo a cidade dos milagres kkkkk

Para mim não precisa de enviar nada até porque lhe desejo toda a sorte do mundo na sua construção.

Estamos aqui a partilhar experiências mas em relação à construção da casa as contas fazem se no fimx é fácil alguém dizer que lhe faz a casa por 500€M2+iva o difícil é chegar ao fim da obra e deixar o DO satisfeito com todo o processo.

Eu estou neste momento a construir 2 casas uma em Odivelas e uma em vila pouca de Aguiar (vila real) e apesar de os preços da construção serem bastante diferentes não são a pechincha que vejo aqui muitos referirem quando se referem à construção no interior.
  6.  # 406

Colocado por: Ajnt1985

Para mim não precisa de enviar nada até porque lhe desejo toda a sorte do mundo na sua construção.

Estamos aqui a partilhar experiências mas em relação à construção da casa as contas fazem se no fimx é fácil alguém dizer que lhe faz a casa por 500€M2+iva o difícil é chegar ao fim da obra e deixar o DO satisfeito com todo o processo.

Eu estou neste momento a construir 2 casas uma em Odivelas e uma em vila pouca de Aguiar (vila real) e apesar de os preços da construção serem bastante diferentes não são a pechincha que vejo aqui muitos referirem quando se referem à construção no interior.

200m2 por 150 155 mil nao é 500 euros m2.
    Isso do iva é muito relativo você pague o que acertar com construtor.
    Pode dizer ai isso é ilegal bla bla.
    Pois vamos andar nós a pagar tudo e os do governo a roubar cada vez mais.
    Neste momento em portugal é assim salve sse quem poder
    Concordam com este comentário: ricat, Olim
  7.  # 407

Sem querer espor muito o arquiteto em questão minha primeira abordagem chamou atenção esta casa.

220m2 brutos com alprendes 190m2 habitáveis 150mil fora licença projecto etc.

Uma casa deste género com isolamento térmico razoável um aquecimento central que funcione chega perfeitamente.

Claro nao sei que leva no interior materiais etc mas a primeira vista gostei
      20201010_091957.jpg
  8.  # 408

Está aí um aimagem de uma casa simples, modesta, sem pretensões, equilibrada (isto sem conhecer o local de implantação/ contexto urbanisitico). parece-me bem. só faltará, prever a protecção solar exterior ao vão.

Possivblemtne é daqueles projectos que serve aqui e em mais uma duzia de locais... não sei, estou a fazer futurologia.
  9.  # 409

Colocado por: Pedro BarradasEstá aí um aimagem de uma casa simples, modesta, sem pretensões, equilibrada (isto sem conhecer o local de implantação/ contexto urbanisitico). parece-me bem. só faltará, prever a protecção solar exterior ao vão.

Possivblemtne é daqueles projectos que serve aqui e em mais uma duzia de locais... não sei, estou a fazer futurologia.

Sim ele disse tem ir ao terreno para ver todas essas coisas.
    Isto é apenas para vocês terem uma ideia do que quero.
    Para meu orçamento isto é suficiente
  10.  # 410

Colocado por: Anonimo12122020não sei se será tanto assim,
    É a minha opinião apenas, que vale o que vale
    • DR1982
    • 10 outubro 2020 editado

# 411

Eu nao estava a falar da minha casa em especial, estava a falar do geral...
    mas mesmo a minha casa é exatamente igual a tantas outras que por aqui andam, falo da planta interior nao do exterior, no interior esta sempre tudo nos mesmos lugares, distribuido da mesma forma, as suites e closets praticamente sempre iguais e por ai fora,
    Acho que fazem falta coisas diferentes, como isto por exemplo * https://forumdacasa.com/discussion/49396/1/projeto-de-arquitetura-agradeco-as-vossas-opinioes/
    É nesse sentido que me refiro, gosto deste tipo de projetos que saem do normal, o meu é mais do mesmo assim como tantos outros quenpor ca andam!
  11.  # 412

Há quem não se importe de sacrificar conforto, funcionalidade ou praticabilidade em detrimento da estética.

Também há quem opte por sacrificar a estética em detrimento de soluções menos complexas e menos onerosas.

Na minha opinião, deverá haver um equilíbrio, e não tender exclusivamente para um dos extremos. Este equilíbrio traz consigo imensas vantagens, no presente e no futuro.

Posto isto, não acredito que seja necessário sacrificar a estética em detrimento de outros aspectos.
    Talvez seja necessário adequar às expectativas e possibilidades, exigindo apenas um esforço nesse sentido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin
  12.  # 413

Colocado por: DR1982no interior esta sempre tudo nos mesmos lugares, distribuido da mesma forma, as suites e closets praticamente sempre iguais e por ai fora,

Será porque a função/propósito das divisões são, de facto, comuns a muita gente e, por isso, os requisitos são equivalentes e as soluções orbitam conceitos muito idênticos?

Inventar por inventar não é ideal.

Há mais oportunidade para inventar em casas de grande (enorme) dimensão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 414

Colocado por: pguilherme
    Será porque a função/propósito das divisões são, de facto, comuns a muita gente e, por isso, os requisitos são equivalentes e as soluções orbitam conceitos muito idênticos?

Inventar por inventar não é ideal.

Há mais oportunidade para inventar em casas de grande (enorme) dimensão.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Sim concordo, apenas acho que pode ser possivel dar um toque de diferenca em projetos normais sem com isso acrescentar area ou custos, tantos exemplos por aqui aparecem em que basta reposicionar 2 ou 3 paredes para alterar logo tudo,
    Ate mesmo numa suite, ja por aqui algumas passaram em que redesenhadas ganharam logo outra vida
    Concordam com este comentário: pguilherme
  14.  # 415

Boas, sem contar com a construção, quanto fica neste exemplo o custo do projeto de arquitetura + licenças na camara? Ou seja, o custo total de taxas e taxinhas + arquitetura?
    Cumprimentos
  15.  # 416

Colocado por: zedasilvaNo caso dos PE quando os técnicos propõem desenho das cozinhas, dos roupeiros e das carpintarias interiores numa obra de 150.000€ é logo coisa para estranhar
    este era o ponto mais alarmante para mim...

Colocado por: Manuel2020E 3950 + 23% para mim já nao é dado Kkkk
    mas no valor global de uma obra, mais mil ou menos mil em projectos são tremoços
  16.  # 417

Colocado por: Ajnt1985

ja agora pode dizer +=-a diferença de construir num lado e noutro.
  17.  # 418

Colocado por: antonylemosmas no valor global de uma obra, mais mil ou menos mil em projectos são tremoços
    e
    Certo, mas duas questoes pertinentes:

- os projectos sao pagos pelo proprio, já a obra muitas vezes é com recurso a credito. Ha que ter essa liquidez logo no inicio (para alem de todas as outras) e pode ser mais pesado o valor do projecto ao inicio do que o mesmo montante atraves do crédito

- nao concordo com o calculo dos honorarios com base no valor de obra. com o tempo necessario para desenhar, planear e projectar, sem duvida. Agora porque haveria de um projecto ser mais caro so pq quero revestir a casa em ouro?
  18.  # 419

Colocado por: pguilherme- os projectos sao pagos pelo proprio, já a obra muitas vezes é com recurso a credito. Ha que ter essa liquidez logo no inicio (para alem de todas as outras) e pode ser mais pesado o valor do projecto ao inicio do que o mesmo montante atraves do crédito
    é verdade, mas estou a olhar para os gastos globais.. claro que para um iniciante ser confrontado desde logo com mais mil ou dois mil em projectos pode começar a assustar.. ahahahah, se fosse no fim mais mil ou dois mil são trocos face ao resto! hahaha

Colocado por: pguilherme- nao concordo com o calculo dos honorarios com base no valor de obra.
    também nao, mas é tão válida como qq outra forma de o calcular. o mercado é livre e cada um faz como pensa que valoriza melhor o seu proprio trabalho. mas nao era disso que estou a referir que o mais mil ou menos mil ser tremoços no global
    Concordam com este comentário: pguilherme
  19.  # 420

Sem duvida, em comparacao com a obra, o valor dos projectos tem muito pouca ou nenhuma expressao.
    So mesmo o timing e nao poder ser integrado no credito é que é mais chato... Tal e qual como o terreno, o que ainda é mais grave pois sao montantes muitissimo superiores.

Os honorarios, tb concordo em absoluto :)

0.0855 seg. NEW