Colocado por: antonylemosvamos a ver.. pode orçamentar perfeitamente com o CE.. pois o CE tem toda a informação que está num MQ. Se tiver um PE melhor. Mas o PE pode ser elaborado enquanto o projecto está na engrenhagem da CM a ser aprovado.
para efeitos de orçamentação nao necessita da informação extra de um CE..
eu se fosse a si primeiro tentava que com o projecto (incluindo especialidades) e MQ conseguisse um orçamento dentro do pretendido.. depois de entregar o processo para aprovação passava ao Ce e Pe se fizesse mesmo falta.
Colocado por: Manuel2020
Então primeiro deve ser feito projecto de licenciamento e especialidades e ou CE MQ.
Com isso ja posso pedir orçamento???
Mas e depois se for algo reprovado?
Ou primeiro tem ser aprovado essa fase?
Colocado por: Manuel2020Com isso ja posso pedir orçamento???sim, para ter um CE/Mq tb necessita de ter as especialidades, principalmente a estabilidade concluida.
Colocado por: Manuel2020Mas e depois se for algo reprovado?em principio, a nao ser que o arquitecto seja algum recem formado com pouca experiencia nao será facil ser reprovado.. pode haver alguns erros mas faceis de corrigir. mas para ser mesmo reprovado precisas de ser muito mau mesmo.
Ou primeiro tem ser aprovado essa fase?
Colocado por: antonylemossim, para ter um CE/Mq tb necessita de ter as especialidades, principalmente a estabilidade concluida.
em principio, a nao ser que o arquitecto seja algum recem formado com pouca experiencia nao será facil ser reprovado.. pode haver alguns erros mas faceis de corrigir. mas para ser mesmo reprovado precisas de ser muito mau mesmo.
para si, o maior mal seria ser aprovado uma coisa e depois de aprovado orçamentar isso 40 ou 50 mil acima do desejado.. como faz depois? pede novo projecto e começa de novo?
por isso, é melhor alinhavar bem, com calma.. por isso se fazem projectos.. os projectos dao para rever e corrigir.. depois de aprovados é aquilo. nao da para fazer muitas alterações.. algumas ligeiras aceitam-se .. mas é sempre corrigir em cima do joelho e andar atrás do prejuizo
Colocado por: Manuel2020Por isso quero pedir orçamento antes da aprovação.
Colocado por: RUIOLIOnde acho que pode gerir o orçamento?tamanho...
Colocado por: antonylemostamanho...
Colocado por: RUIOLI
Posso ter visto mal, mas acho que já tinha a arquitetura aprovada.
Mas se não tiver aprovada, essa é a melhor opção.
Colocado por: RUIOLI
Há coisas onde dificilmente consegue cortar (se já tem a arquitetura aprovada), seja por serem exigência regulamentares, seja porque as alternativas não diferem muito no preço. Cortar em itens com pouco peso no global também, ou seja migalhas, também não vai fazer grandes poupanças.
Onde acho que pode gerir o orçamento?
- Revestimentos;
- Equipamentos sanitários;
- Carpintarias;
- Serralharias;
- Iluminação;
- AVAC;
- Caixilharias e afins;
- Eletrodomésticos.
Na maior parte dos casos há tabelas de preços online, nos restantes casos pode fazer uma consulta ao mercado. Se pedir ao construtor também é isso que ele vai fazer.
Colocado por: Manuel2020Nao me quero envolver muito nisso se eu vou pedir ate este preço quem twm ver isso tudo é arquiteto.
E depois me apresentar o escolhido e eu ver o melhor penso ser assim.
Colocado por: jfsmoreiramuito bom preço... falta ver se o arquiteto é bom!
Colocado por: Manuel2020Projeto de execução a 1000€ provavelmente sao 1000€ mal gastos
Pois.
Essa é pergunta de 1 milhão de euros kllll
Colocado por: zedasilva80% do projeto de execução servirá para muito pouco.
Pode me explicar melhor que quer dizer com isso?
Pode me explicar melhor que quer dizer com isso?