Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: antonylemoseste era o ponto mais alarmante para mim...

mas no valor global de uma obra, mais mil ou menos mil em projectos são tremoços

Para mim tudo conta se poupar 1000 aqui 1000 ali ja faz muita diferença.
    Eu temho alguns amigos e ja o meu pai fez assim a 30 anos.
    Licenciamento + especialidades.
    O construtor diz custa x
    E na altura doa acabamentos vamos juntos escolher dentro do preço estipulado.
    Ainda a muito gente trabalhar assim na minha zona
  2.  # 2

Colocado por: JCoimbraBoas, sem contar com a construção, quanto fica neste exemplo o custo do projeto de arquitetura + licenças na camara? Ou seja, o custo total de taxas e taxinhas + arquitetura?
    Cumprimentos

O preço do arquiteto esta acima descrito.
    Para câmera são entre 2000 2500.
    Depois tem baixada da luz esgotos agua etc.
    Entre 15 20 mil precisa sempre antes de colocar o primeiro tijolo
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaNo caso dos PE quando os técnicos propõem desenho das cozinhas, dos roupeiros e das carpintarias interiores numa obra de 150.000€ é logo coisa para estranhar

Na minha opinião depende que tipo de desenhos estamos a falar, não vejo problema nenhum em desenhar layouts da cozinha e roupeiros mesmo sendo uma casa de baixo orçamento. Divisões dos modulos é alto que se deve prever e que pode ser feito numa casa de 300K ou de 150K.
  4.  # 4

Numa casa de 150.000,se o DO decide invertir num PE espera se que seja para otimizar o projeto e reduzir custos. Assim espera se que seja pormenorizado aquilo que realmente é importante.
    O desenho da cozinha é das carpintarias interiores quando sei que vão ser elementos normalizados é para mim estar a enganar o cliente.
    O que o cliente necessita é que se pormenorize e pense aquilo que é diferente na sua csa de 150.000
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos, N Miguel Oliveira
  5.  # 5

Colocado por: pguilherme- nao concordo com o calculo dos honorarios com base no valor de obra. com o tempo necessario para desenhar, planear e projectar, sem duvida. Agora porque haveria de um projecto ser mais caro so pq quero revestir a casa em ouro?

Sobre isto diria que é um "pau de dois bicos".

Por um lado concordo. Se o valor da obra se dever sobretudo à área, até acho que um projecto para uma casa mais pequena deveria ser mais caro, pois é mais exigente na precisão, da métrica e alinhamentos minimizando os espaços perdidos, etc. Pelo menos para mim, dá-me mais trabalho desenhar uma T3 de 150m2, que uma de 250m2.

Por outro lado, se o valor se prender com os materiais, é muito mais prático escolher materiais/soluções entre 10-20€ que entre 10-100€...

Resumindo, não associo os honorários ao valor da construção, mas sim caso a caso (programa, terreno). Mas aceito perfeitamemte quem o faça, é um método tão válido como outro qualquer.

O que sim é certo é, para quem procura construir por um preço demasiado baixo, paradoxalmente deve investir mais no projecto, na ivestigação, pois isso traduzir-se-á em mais afinações, procura de alternativas, limar arestas, eliminação de "gorduras", etc...

São "peanuts" quando comparado com uma eventual poupança em obra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos, pguilherme
  6.  # 6

Colocado por: zedasilvaO que o cliente necessita é que se pormenorize e pense aquilo que é diferente na sua csa de 150.000

Exacto..
    alem da pormenorização da envolvente exterior, pode valer apena detalhar um pouco mais a caixa de escadas.. ou a lareira/ molduo de recuperador de calor/ TV... ou a zona de entrada que terá uns pineis em madeira conciliados com uns armários embutidos e alguma iluminação qq xpto.
    Ou a IS social... nem que seja um rabiscos à mão levantada com as respetivas legendas.. ou a resolução da IS da suite...
    Pode também ser somente o raio da chaminé que se pretende que tenha um destaque e um detalhe. ou, a zona do churrasco exterior e bancada de preparação anexa...
    Mas isso até são situações pontuais, que podem e devem ser pagas avulso... portanto, olhe para resolver esta situação, vai custar X.

e aidna há outro factor que os senhores se esqucem.. nas habtiações.. os donos de obra mudam muitas vezes de ideias... dizem sempre que não, mas depois a maioria fá-lo. Pelo que na maioria parte das vezes, estes bonecos, se feitos com muita antecedência, vão parar ao lixo... e tem de ser repensados/ refeitos... e naturalmente pagos mais uma vez.. ou o que também sucede, o DO, já não quer pagar.. e vai andar a remendar situações...Deppois ainda quer que o Arquitecto perca mais tempo com a situação... Temos que ver que não é facil gerir estas situações...

Fica esta minha consideração.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, pguilherme, zedasilva
  7.  # 7

Colocado por: zedasilvaO desenho da cozinha é das carpintarias interiores quando sei que vão ser elementos normalizados é para mim estar a enganar o cliente.

o zedasilva está no seu direito de ter essa opinião, no entanto, eu discordo completamente. Mesmo elementos normalizados, podem e devem ser pensados para que o resultado final seja diferenciador de quando é simplesmente o carpinteiro a decidir se são 2, 3 ou 4 portas nos roupeiros, alias, nem é esse o trabalho do carpinteiro, porque este vai perguntar ao DO e o DO vai-se perguntar porque carga de água o arquitecto não fez um esquema a exemplificar isso no PE (já que o pagou).

Colocado por: Pedro Barradaspode valer apena detalhar um pouco mais a caixa de escadas.. ou a lareira/ molduo de recuperador de calor/ TV... ou a zona de entrada que terá uns pineis em madeira conciliados com uns armários embutidos e alguma iluminação qq xpto.
    Ou a IS social... nem que seja um rabiscos à mão levantada com as respetivas legendas.. ou a resolução da IS da suite...

exacto.. vai de encontro ao que digo. Eu nem digo pormenorizar, mas desenhar esquemas onde demonstre a imagem geral do elemento, mesmo sendo standard, existem muitas opções que não deve ser o fornecedor dos mesmo a ter de pensar nelas.

as pessoas tendem a achar erradamento que um PE são apenas detalhes e são para algo que é diferente, eu defendo que deve ser datalhes mas também esquemas mais genericos de como um elemento deve ser construido / montado. Os detalhes de carpintaria / serralharia / etc são os mestres da arte que sabem como melhor fazer.

e aidna há outro factor que os senhores se esqucem.. nas habtiações.. os donos de obra mudam muitas vezes de ideias... dizem sempre que não, mas depois a maioria fá-lo. Pelo que na maioria parte das vezes, estes bonecos, se feitos com muita antecedência, vão parar ao lixo... e tem de ser repensados/ refeitos... e naturalmente pagos mais uma vez.. ou o que também sucede, o DO, já não quer pagar.. e vai andar a remendar situações...Deppois ainda quer que o Arquitecto perca mais tempo com a situação... Temos que ver que não é facil gerir estas situações...

sem duvida, mas pelo menos o empreiteiro já deu preço para aquilo, se depois é mais "assim ou assado", o preço nunca irá variar muito, se nem sequer estava desenhado, vai de certeza cobrar extra por aquilo.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro Barradase aidna há outro factor que os senhores se esqucem.. nas habtiações.. os donos de obra mudam muitas vezes de ideias... dizem sempre que não, mas depois a maioria fá-lo. Pelo que na maioria parte das vezes, estes bonecos, se feitos com muita antecedência, vão parar ao lixo... e tem de ser repensados/ refeitos... e naturalmente pagos mais uma vez

Completamente.
    Mesmo quando o DO nao sabe o que quer, depois de ver tem sempre algo a dizer e isso traduz-se em trabalho para o arquitecto. Há que ser remunerado.

Colocado por: N Miguel OliveiraPor outro lado, se o valor se prender com os materiais, é muito mais prático escolher materiais/soluções entre 10-20€ que entre 10-100€...

Para ser justo, se o DO pretende algo de um determinado nivel, dificilmente o arquitecto ira andar a procurar material dos 10€, pelo que esse alcance fica desfasado.
    Para não falar que a distribuição não será linear. Entre 10-20 poderá haver muito mais do que entre 50-100. Talvez comparável só com o acumulado entre 50-500...

Colocado por: N Miguel OliveiraO que sim é certo é, para quem procura construir por um preço demasiado baixo, paradoxalmente deve investir mais no projecto, na ivestigação, pois isso traduzir-se-á em mais afinações, procura de alternativas, limar arestas, eliminação de "gorduras", etc..

Sim, completamente de acordo!

Colocado por: N Miguel OliveiraSão "peanuts" quando comparado com uma eventual poupança em obra.

Tambem é verdade, mas como digo, pode acontecer que uma poupanca de 1k no projecto tenha mais peso que uma poupanca de 10k em obra, por virtude do credito habitacao...
  9.  # 9

Se o roupeiro é de 2 ou 3 porta resolvo com um MQ ou CE, onde ainda defino o tipo de material os puxadores, quantas gavetas e prateleiras leva.
    Demora 10 minutos e tem bastante mais informação que o desenho A3 que levou 2h a fazer e apenas serve para encher o olho.
    Eu sou o 1 defender os projetos de execução para obras de 150.000 mas verdadeiros projectos de execução, não um monte de fotocópias que não servem para coisa nenhuma
  10.  # 10

Colocado por: zedasilvaSe o roupeiro é de 2 ou 3 porta resolvo com um MQ ou CE, onde ainda defino o tipo de material os puxadores, quantas gavetas e prateleiras leva.
    Demora 10 minutos e tem bastante mais informação que o desenho A3 que levou 2h a fazer e apenas serve para encher o olho.
    Eu sou o 1 defender os projetos de execução para obras de 150.000 mas verdadeiros projectos de execução, não um monte de fotocópias que não servem para coisa nenhuma

Então se eu escolher este arquiteto deve apenas pedir CE não o PE.

Ele no CE diz desenho todos os materiais em obra o que isso quer dizer ao certo?

Outra questão qual o perigo de pedir chave na mão apenas com arquitetura e especialidades?
  11.  # 11

Colocado por: zedasilvaDemora 10 minutos e tem bastante mais informação que o desenho A3

ou não... tb não levo 2h a fazer um mapa de roupeiros... ao menos desenha-se sucintamente o interior e a frente do roupeiro a 1/50 e ainda terá de ter a descrição dos materiais utilizados, ferragens e acessórios... No MQT, rememte para o vão descrito no mapa de vãos , com a designação X.
    Assim é que deve ser. Pois os mapas de roupeiros deverão, para ser bem feito, serem colocados á consideração dos DO. as senhoras adoram olhar para aquilo ver se é assim ou assado. muitas vezes até peço que me façam um esboço do pretendido, ou uma simulação no simulador de roupeiros do IKEA. converto a informação para o projecto.
    Facil, simples e eficaz. FEITO.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, ArcDynamic
  12.  # 12

Colocado por: Manuel2020Ele no CE diz desenho todos os materiais em obra o que isso quer dizer ao certo?

Não é desenho, é descrever... Não sei o que é , mas pode e deve pedir para ver exemplos, ou ele que lhe envie um exemplo de uma obra equivalente.
  13.  # 13

Colocado por: Pedro Barradas
    Não é desenho, é descrever... Não sei o que é , mas pode e deve pedir para ver exemplos, ou ele que lhe envie um exemplo de uma obra equivalente.

1 CE apenas serve para ajudar a dar orçamento com mais detalhe ou também ajuda em obra?
    Ou os 2.
    Gostava de saber mais o fundo o que um bom CE tem de ter para poder falar com ele sobre isso e ver se o dele é assim.
    Porque nao estou para gastar dinheiro em papéis que de nada vao servir
  14.  # 14

Tem dúvidas, pergunta a quem lhe está a propor o serviço...
  15.  # 15

Colocado por: Manuel2020Ou os 2
    serve para os dois. isto se for um bem feitop

mas muitos CE que aparecem aqui no forum pode dizer-se que são palha.
  16.  # 16

Colocado por: zedasilvamas verdadeiros projectos de execução,
    exacyamente, para plha mais vale estar quietos
  17.  # 17

Colocado por: zedasilvaSe o roupeiro é de 2 ou 3 porta resolvo com um MQ ou CE, onde ainda defino o tipo de material os puxadores, quantas gavetas e prateleiras leva.

Também pode traduzir esse "encher o olho" por "design" em muito dos casos. Nem tudo fica explicado num CE ou MQ. Por vezes a aceitação do que realmente se quer vem através de uma imagem ou desenho, nesse aspecto a mera palavra poderá ser curta.

E poderá induzir em erro também, caso haja omissão de algum detalhe do CE/MQ.

PE e CE/MQ são complementares, não se trata de escolher um ou outro.
    Concordam com este comentário: ArcDynamic
  18.  # 18

Colocado por: zedasilvaDemora 10 minutos e tem bastante mais informação que o desenho A3 que levou 2h a fazer

Quantas e quantas vezes perco mais tempo a explicar por palavras o que explico melhor num rabisco de 20 segundos com umas legendas...
    Concordam com este comentário: antonylemos, Pedro Barradas
  19.  # 19

se te apetece escrever boa, senao em desenho fica muito mais bem definido que qq descrição... já fiz muitos roupeiros
    Concordam com este comentário: zedasilva
  20.  # 20

Colocado por: Manuel2020Ele no CE diz desenho todos os materiais em obra o que isso quer dizer ao certo?

A quem deve perguntar o que quer dizer, é ao Arquitecto.

0.0868 seg. NEW