Colocado por: antonylemoseste era o ponto mais alarmante para mim...
mas no valor global de uma obra, mais mil ou menos mil em projectos são tremoços
Colocado por: JCoimbraBoas, sem contar com a construção, quanto fica neste exemplo o custo do projeto de arquitetura + licenças na camara? Ou seja, o custo total de taxas e taxinhas + arquitetura?
Cumprimentos
Colocado por: zedasilvaNo caso dos PE quando os técnicos propõem desenho das cozinhas, dos roupeiros e das carpintarias interiores numa obra de 150.000€ é logo coisa para estranhar
Colocado por: pguilherme- nao concordo com o calculo dos honorarios com base no valor de obra. com o tempo necessario para desenhar, planear e projectar, sem duvida. Agora porque haveria de um projecto ser mais caro so pq quero revestir a casa em ouro?
Colocado por: zedasilvaO que o cliente necessita é que se pormenorize e pense aquilo que é diferente na sua csa de 150.000
Colocado por: zedasilvaO desenho da cozinha é das carpintarias interiores quando sei que vão ser elementos normalizados é para mim estar a enganar o cliente.
Colocado por: Pedro Barradaspode valer apena detalhar um pouco mais a caixa de escadas.. ou a lareira/ molduo de recuperador de calor/ TV... ou a zona de entrada que terá uns pineis em madeira conciliados com uns armários embutidos e alguma iluminação qq xpto.
Ou a IS social... nem que seja um rabiscos à mão levantada com as respetivas legendas.. ou a resolução da IS da suite...
Colocado por: Pedro Barradase aidna há outro factor que os senhores se esqucem.. nas habtiações.. os donos de obra mudam muitas vezes de ideias... dizem sempre que não, mas depois a maioria fá-lo. Pelo que na maioria parte das vezes, estes bonecos, se feitos com muita antecedência, vão parar ao lixo... e tem de ser repensados/ refeitos... e naturalmente pagos mais uma vez
Colocado por: N Miguel OliveiraPor outro lado, se o valor se prender com os materiais, é muito mais prático escolher materiais/soluções entre 10-20€ que entre 10-100€...
Colocado por: N Miguel OliveiraO que sim é certo é, para quem procura construir por um preço demasiado baixo, paradoxalmente deve investir mais no projecto, na ivestigação, pois isso traduzir-se-á em mais afinações, procura de alternativas, limar arestas, eliminação de "gorduras", etc..
Colocado por: N Miguel OliveiraSão "peanuts" quando comparado com uma eventual poupança em obra.
Colocado por: zedasilvaSe o roupeiro é de 2 ou 3 porta resolvo com um MQ ou CE, onde ainda defino o tipo de material os puxadores, quantas gavetas e prateleiras leva.
Demora 10 minutos e tem bastante mais informação que o desenho A3 que levou 2h a fazer e apenas serve para encher o olho.
Eu sou o 1 defender os projetos de execução para obras de 150.000 mas verdadeiros projectos de execução, não um monte de fotocópias que não servem para coisa nenhuma
Colocado por: zedasilvaDemora 10 minutos e tem bastante mais informação que o desenho A3
Colocado por: Manuel2020Ele no CE diz desenho todos os materiais em obra o que isso quer dizer ao certo?
Colocado por: Pedro Barradas
Não é desenho, é descrever... Não sei o que é , mas pode e deve pedir para ver exemplos, ou ele que lhe envie um exemplo de uma obra equivalente.
Colocado por: Manuel2020Ou os 2serve para os dois. isto se for um bem feitop
Colocado por: zedasilvamas verdadeiros projectos de execução,exacyamente, para plha mais vale estar quietos
Colocado por: zedasilvaSe o roupeiro é de 2 ou 3 porta resolvo com um MQ ou CE, onde ainda defino o tipo de material os puxadores, quantas gavetas e prateleiras leva.
Demora 10 minutos e tem bastante mais informação que o desenho A3 que levou 2h a fazer e apenas serve para encher o olho.
Colocado por: zedasilvaDemora 10 minutos e tem bastante mais informação que o desenho A3 que levou 2h a fazer
Colocado por: zedasilvaSe o roupeiro é de 2 ou 3 porta resolvo com um MQ ou CE, onde ainda defino o tipo de material os puxadores, quantas gavetas e prateleiras leva.se te apetece escrever boa, senao em desenho fica muito mais bem definido que qq descrição... já fiz muitos roupeiros
Colocado por: Manuel2020Ele no CE diz desenho todos os materiais em obra o que isso quer dizer ao certo?