Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Este é o meu primeiro post apesar de seguir o forum com regularidade. Antes de mais gostaria da dar os parabéns pelo excelente trabalho.
    Pretendo construir uma moradia em estilo moderno de 2 pisos (R/C e 1º andar) com garagem no exterior, num terreno de cerca de 700 m2 na área metropolitana do Porto. Terá 2 salas e 4 quartos (2 deles suite) numa área bruta de construção de cerca de 300 m2 (os 2 pisos). Pretendo incluir domótica, aquecimento central a gás, atender à segurança de portas e janelas e acabamentos de boa qualidade mas sem luxos que aumentem o preço desnecessariamente (marca tal ou tal). Pretendo também bom isolamento térmico e acústico.
    Agradecia que alguém pudesse dar uma estimativa do custo de construção.
  2.  # 2

boa tarde marialice
    pelo que relata, e bem descrito, pretende construção média ou acima da média, isto sem ir a luxos mas cumprindo objectivos delimitados como domótica, aquecimento central, segurança e a melhor qualidade possivel de vãos.
    podemos dar-lhe uma estimativa mas como é dito é mesmo uma estimativa.
    a minha irá por volta dos 700€ m2
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marialice
  3.  # 3

Mais alguém poderá dar uma estimativa?
    • naar
    • 3 novembro 2009

# 4

Como já alguem disse aqui no Forum, conte com 700,00€/m2 daí para cima é o céu...
  4.  # 5

Pelas caracteristicas que referiu (domótica, grandes vãos com boa caixilharia, muita boa carpintaria, etc) e outras supostamente irá optar, adicionando os custos com projectos licenças, cerificações e taxas, penso que os 700€ é pouco apontava mais para os 900€ a 1000€.
  5.  # 6

Estou como o Pauloss, só o aquecimento central vale 100€/m2
  6.  # 7

Ui! Fazendo as contas...está a ficar carote!
  7.  # 8

Vou-lhe contar um segredo, mas não diga nada a ninguém porque senão ainda me batem por aqui. Para conseguir por esse preço (1000€/m2) terá de ter uma controle draconiano sobre os custos
  8.  # 9

esses extras"" não ficam baratos não, mas se quer mesmo manter pavimento radiante, etc, na minha opinião, pode cortar"" noutro sitio isto mantendo qualidade.
    cumprimentos
  9.  # 10

Colocado por: PauloCorreiaVou-lhe contar um segredo, mas não diga nada a ninguém porque senão ainda me batem por aqui. Para conseguir por esse preço (1000€/m2) terá de ter uma controle draconiano sobre os custos

E se não conseguir esse controlo todo? A verdade é que não percebo muito (ou melhor, nada) de assuntos de construção e, sem esse conhecimento, é fácil perder um bocado o norte. Por exemplo, entre dois materiais, um mais caros com as vantagens x e y e outro mais barato mas que "pronto e tal, não é tão bom..." E depois é uma chatice mas habitualmente o olho embarra logo no que se vai a ver e é o mais caro ...
    Começo a ficar preocupada com os custos...
    Como controlar a coisa?

Colocado por: Fernando Gabrielesses extras"" não ficam baratos não, mas se quer mesmo manter pavimento radiante, etc, na minha opinião, pode cortar"" noutro sitio isto mantendo qualidade.
    cumprimentos

Não pretendo pavimento radiante. Estava a pensar em aquecimento central a gás, com caldeira e radiadores nas paredes. Sem outro tipo de climatização (sem ar condicionado).
  10.  # 11

Colocado por: marialiceComo controlar a coisa?

Imagine um monstro, tipo o nosso Estado. Se permitir que ele se solte, vai ser impossível voltar a controlá-lo.

Como é que ele se descontrola? Fácil, dar um passo, por pequeno que seja, sem que tenha tudo definido, mas tudo. Se avançar um milimetro que seja, sem saber exactamente o que vai fazer, solta o monstro. Depois segure-o, se puder, claro.

Aqui há uns 6 meses, dei apoio a uma senhora que me contactou em pânico porque tinha a cobertura a meter água. Resolvida temporariamente a emergência, quis saber como acabava de vez com os problemas. Fiz-lhe o caderno de encargos e o mapa de trabalhos e disse-lhe o mesmo que a si.

Ela contactou vários empreiteiros, fez reuniões ad naseum durante meses e antes de avançar pediu-me ajuda para lá ir fiscalizar. Ontem recebi um mail em que ela disse que aquilo correu tão bem e tão rápido, que nem precisou de mim.
  11.  # 12

Já percebi que um caderno de encargos bem feito e mapa da trabalhos é fundamental.
    Presumo que o mapa de trabalhos seja feito pelo empreiteiro. E o caderno de encargos? É o arquitecto?
    Mas, e em relação à escolha de materiais? Como manter o equilíbrio?
  12.  # 13

O mapa de trabalhos e o caderno de encargos são elaborados pelo seu tecnico projectista em estreita ou total conformidade com o projecto de execução.
    • naar
    • 5 novembro 2009

# 14

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: marialiceComo controlar a coisa?

Ela contactou vários empreiteiros, fez reuniões ad naseum durante meses e antes de avançar pediu-me ajuda para lá ir fiscalizar. Ontem recebi um mail em que ela disse que aquilo correu tão bem e tão rápido, que nem precisou de mim.

Ai! se não fosse este útimo parágrafo acho que havia muita gente aqui que o crucificava, lol

Mesmo assim ainda podem aparecer alguns que acham que o Paulo quer fazer cadernos de encargos, lol

Cump.
  13.  # 15

Colocado por: Carlos M SilvaO mapa de trabalhos e o caderno de encargos são elaborados pelo seu tecnico projectista em estreita ou total conformidade com o projecto de execução.

pode explicar melhor?
  14.  # 16

O mapa de trabalhos e o caderno de encargos são parte do projecto de execução elaborados pelo seu projectista.Não deve ser o empreiteiro a elabora-los.
    • naar
    • 5 novembro 2009

# 17

Colocado por: Carlos M SilvaO mapa de trabalhos e o caderno de encargos são parte do projecto de execução elaborados pelo seu projectista.Não deve ser o empreiteiro a elabora-los.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marialice

Não obrigatóriamente!

Podem ser executados por um medidor/orçamentista da confiança do dono da obra.

Ou não?
  15.  # 18

Colocado por: Carlos M SilvaO mapa de trabalhos e o caderno de encargos são elaborados pelo seu tecnico projectista em estreita ou total conformidade com o projecto de execução.

mapa de trabalhos completo, será mesmo o empreiteiro a fazer, calendarização de obra arquitecto, o que chamam de mapa de trabalhos será calendarização de obra/trabalhos.
    o arquitecto tem como responsabilidade além da calendarização, mapa de acabamentos, mapa de vãos e caderno de encargos
  16.  # 19

Colocado por: naarMesmo assim ainda podem aparecer alguns que acham que o Paulo quer fazer cadernos de encargos, lol

Já fiz 3 aqui e já não faço mais

Colocado por: Fernando Gabriel
    mapa de trabalhos completo, será mesmo o empreiteiro a fazer,

Nunca, jamais em tempo algum, a menos que queiram ser enganados (Pá, eu sou empreiteiro). Faz parte do projecto de execução

Colocado por: naarPodem ser executados por um medidor/orçamentista da confiança do dono da obra.

Para mim, é a melhor solução porque serve para conferir o trabalho do projectista

Colocado por: Carlos M SilvaO mapa de trabalhos e o caderno de encargos são parte do projecto de execução elaborados pelo seu projectista.Não deve ser o empreiteiro a elabora-los.

Correcto
  17.  # 20

Colocado por: PauloCorreia
    mapa de trabalhos completo, será mesmo o empreiteiro a fazer,

Nunca, jamais em tempo algum, a menos que queiram ser enganados (Pá, eu sou empreiteiro). Faz parte do projecto de execução

e não há empreiteiros que façam orçamentação com mapa de trabalhos apoiando-se no caderno de encargos?

0.0164 seg. NEW