Iniciar sessão ou registar-se
    • J D
    • 18 setembro 2020

# 61

Colocado por: hangas

Sim, sao use cases. Eu nao tenho video vigilancia, mas quero ter varias LANs e varios SSID para diferentes tipos de equipamento (IOT, portateis, etc). Nao quero que o aspirador robot wifi made in china, consiga chegar ao meu NAS, e a alexa nao precisa de ter acesso a minha rede interna por exemplo) e para isto o controlador da muito jeito. Ainda o corri o controlador numa VM, mas acabei por comprar a cloud key e um USG8 PoE para nao me chatear muito)

Na altura (ja la vao 4 anos) a unifi tinha metade dos produtos que tem agora.

Quando eventualmente voltar para PT definitivamente e mudar para uma moradia, vou possivlemente subir a parada dentro da Unifi. Estou fan da marca. E ja tive Meraki tambem, mas gosto do controlo total que a UniFi me da.

Para algo assim, dream machine pro sem duvidas, controlador integrado sem necessidades de extras. Claro que depois convencer a Maria a ter um half rack debaixo do aparador do hall ja vao ser outros 500 ( isso ou ter maneira de ter um bastidor de parede lol)
    Concordam com este comentário: hangas
    • J D
    • 18 setembro 2020

# 62

Colocado por: Anonimo1210

Chiça existe malta com redes mais complexas em casa, do que certas empresas...

Para quê tanta coisa?

Nem quando estive no projeto SIBS vi tanta segurança.

Se tivesses passado do hall de entrada ou das reunioes de PMO ja tinhas visto ainda mais "segurança". Ja agora , 6.5 watts de consumo , upa upa upa!
    • J D
    • 18 setembro 2020

# 63

Já estive lá...

Datacenter da PT já esteve?

Acho isso uma autêntica palermice, tanta segurança numa rede privada. Só se forem filhos do Bill Gates é que algum hacker se vai lembrar de entrar na vossa rede. Manias da tecnologia.

O princípio da segurança é simplificar.

Quanto ao consumo, consome aqui , ali, tudo soma, mas se pensa assim, ainda bem, a EDP agradece.

Ou Telvent , ou PT nas Picoas , ou Senhora da Hora. Dava para tudo , agora dizer que a Sibs tem menos do que o que ali foi descrito em cima ( que nem é nada de fora de normal ) é de uma patetice extrema.

Quanto ao consumo , um AP ligado o ano inteiro 24/7 gasta o mesmo que um par de lampadas led.
  1.  # 64

Colocado por: Anonimo1210Acho isso uma autêntica palermice, tanta segurança numa rede privada. Só se forem filhos do Bill Gates é que algum hacker se vai lembrar de entrar na vossa rede. Manias da tecnologia.

Depende. Trabalho em casa para clientes que quase me obrigam a esses requisitos.
    Neste momento estou a trabalhar num projecto para o Ministerio da Justica britanico com dados bastante sensiveis.
    Tenho uma clausula contratual que me obriga a tomar todas as diligencias possiveis na protecao dos dados a que tenho acesso.

Nao vou facilitar, ne?
    • J D
    • 18 setembro 2020

# 65

Depende. Trabalho em casa para clientes que quase me obrigam a esses requisitos.
    Neste momento estou a trabalhar num projecto para o Ministerio da Justica britanico com dados bastante sensiveis.
    Tenho uma clausula contratual que me obriga a tomar todas as diligencias possiveis na protecao dos dados a que tenho acesso.

Nao vou facilitar, ne?

Para os mais distraidos, o custo de um seguro no Reino Unido por exemplo, para quem trabalhe como contractor, alem de obrigatorio, começa em valores exigidos de 5 milhoes de GBP ( todos os ISP's por onde passei comecavam no minimo por ai , a BT chegou a pedir 12.5 para alguns contractos). Um seguro , anual, para este tipo de valores, feito em Portugal, ronda os 4k euros, que podem ser agravados drasticamente por negligencia do proprio.
    • J D
    • 18 setembro 2020 editado

# 66

Claro que estava a ser irónico...

Mas continuo sem perceber para quê tanta segurança em casa... excepto claro pessoal que trabalha em sistemas de elevada segurança.

Porque voces nao se estao a lembrar que qualquer trabalho feito em funçao de "home office" pode ser imputado como responsabilidade ao colaborador em casos de hacking, roubo de informaçao etc.

Alias, coisa que devia ser por demais obvia assim que arrancam qualquer portatil com uma imagem corporativa pelo Welcome Message que la vao encontrar.
  2.  # 67

Depende do tele-trabalho. se o tele trabalho for somente envio e recepção de mails, fazer umas videoconferencias e mais nada, para que essas cenas...
    Concordam com este comentário: Nelhas
  3.  # 68

Concordo que no seu caso e com os dados com que lida deve tomar as medidas necessárias.

Agora seja no seu caso particular , ou no caso de residência particulares existem 2 distinções.

99% das residências particulares não possuem nenhum tipo de informação que seja rentável ou passível do trabalho de invadir os dados.
    A menos que seja casado com a Catarina Furtado ou a Cristina Ferreira e alguém anda a caça de nudes.

No seu caso particular, compreendo a necessidades das medidas descritas e só prova o seu cuidado no trabalho prestado.

Em ambos os casos, se alguém quiser mesmo os dados , vai consegui-los.
    Pode retardar, não vai impedir.
    • J D
    • 18 setembro 2020

# 69

A empresa que tenha VPN's seguras...que dê ao trabalhador uma rede de dados única para esse fim...

Quando eu trabalhava nessa área estava proibido de ligar a partir da rede de casa, por isso cheguei a ter um acesso em casa dedicado só para isso, e depois passei a ter BLM quando surgiram
    ...

Bons tempos, mas demasiado stress para uma vida só e trabalhar em casa é do piorio.

Uma VPN segura nao implica que a infrastructura que esta por tras o seja, apenas implica que o canal entre o utilizador ( home office ) com a sede , POTENTICIALMENTE nao sera comprometido. Tudo o resto continua a ser responsabilidade do colaborador , tal como o hangas la para tras o mencionou.
  4.  # 70

Colocado por: J DPara os mais distraidos, o custo de um seguro no Reino Unido por exemplo, para quem trabalhe como contractor, alem de obrigatorio, começa em valores exigidos de 5 milhoes de GBP

Isto ^^
  5.  # 71

Colocado por: Pedro Barradaspara que essas cenas...

Porque há muita gente que acha que quem rouba informações tá muito interessado na sessão de webcam picante que o Chico Zé e a Laurinda fazem naquela sessão de Sexta onde os putos foram para os avós.
    • J D
    • 18 setembro 2020

# 72

Então o empregador que acautele isso quando coloca o trabalhador em teletrabalho...

O empregador tambem acautela o caso em que o colaborador vai com o portatil para casa, o deixa no banco da frente de o carro e acaba com um vidro partido? Conheço umas quantas empresas em PT em que brincadeiras dessas acabaram em despedimento com justa causa.
    • hangas

# 73

Colocado por: Anonimo1210Então o empregador que acautele isso quando coloca o trabalhador em teletrabalho...

E acautela, tecnologicamente quando e possivel, e legalmente nos restantes casos.

E no caso de um contractor, nao ha empregador, ha um cliente a quem se presta um servico ao abrigo de um contrato.
    • J D
    • 18 setembro 2020

# 74

E acautela, tecnologicamente quando e possivel, e legalmente nos restantes casos.

E no caso de um contractor, nao ha empregador, ha um cliente que presta um servico ao abrigo de um contrato.

Para um forum cheio de empreiteiros, pessoal com pequenas empresas etc, pareceme engraçado nao se conceber a ideia que existem N situaçoes em que "colaboradores" de uma empresa , especialmente IT / Telco , sao na verdade contractors com empresas proprias.

Um aparte hangas , o IR35 nao te tocou na porta?
    • hangas

# 75

Colocado por: J DUm aparte hangas , o IR35 nao te tocou na porta?

Ehehe.
    Um bocado!
    notei uma menor oferta de projectos (claramente) outside no sector privado (principalmente nas FinTech por onde andava)
    Por isso acabei por me virar mais para os clients Gov, onde isso ja estava em pratica e sao eles a garantir que esta fora.

De qualquer forma tenho um seguro para isso, just in case :D
  6.  # 76

Ehehe.
    Um bocado!
    notei uma menor oferta de projectos (claramente)outside no sector privado (principalmente nas FinTech por onde andava)
    Por isso acabei por me virar mais para os clients Gov, onde isso ja estava em pratica e sao eles a garantir que esta fora.

De qualquer forma tenho um seguro para isso, just in case :D

0.0229 seg. NEW