Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha esposa vai entrar em teletrabalho e quer que a nossa casa se mantenha exatamente igual, está a montar uma sala para teletrabalho, mas a internet de casa não chega lá, preciso passar um cabo, como não gostamos de cabos colados a solução passa por ir buscar a internet a meio do percurso do cabo que vai para a tv da cosinha. Estava para fazer isso hoje cortar o cabo no meio do percurso e meter uma peça em T, mas um amigo disse-me que não fizesse isso que essas peças não dão para duas ligações ao mesmo tempo.
    Por isso pergunto:
    È possível fazer o que pretendo?
    Em caso afirmativo qual o nome da peça que preciso?
    Essa peça tem de estar preparada para a velocidade máxima da casa ou pode ser só para 100 megas? ( A esposa não precisa de mais, mas se afetar toda a internet de casa que não esteja ligada a essa peça já não pode ser)
    3 Para não voltar a pedir a um colega de trabalho o material para cravar as pontas posso usar meio metro de um cabo já com pontas corta-lo a meio e ficar com duas pontas?
    Em caso afirmativo uno os fios por cores e uso algum tipo de ligador, se sim qual ou uno diretamente e passo fita isoladora?
    Nota: A minha moradia é servida por fibra rural, caso faça diferença.
  2.  # 2

    Necessita mesmo de cabo?
    Eu estou em teletrabalho e não utilizo cabo para a net, estou por wireles...

    Router wireless ?
    Powerline ?
  3.  # 3

    Colocado por: Jorge PereiraA minha esposa vai entrar em teletrabalho e quer que a nossa casa se mantenha exatamente igual, está a montar uma sala para teletrabalho, mas a internet de casa não chega lá, preciso passar um cabo, como não gostamos de cabos colados a solução passa por ir buscar a internet a meio do percurso do cabo que vai para a tv da cosinha. Estava para fazer isso hoje cortar o cabo no meio do percurso e meter uma peça em T, mas um amigo disse-me que não fizesse isso que essas peças não dão para duas ligações ao mesmo tempo.
    Por isso pergunto:
    È possível fazer o que pretendo?
    Em caso afirmativo qual o nome da peça que preciso?
    Essa peça tem de estar preparada para a velocidade máxima da casa ou pode ser só para 100 megas? ( A esposa não precisa de mais, mas se afetar toda a internet de casa que não esteja ligada a essa peça já não pode ser)
    3 Para não voltar a pedir a um colega de trabalho o material para cravar as pontas posso usar meio metro de um cabo já com pontas corta-lo a meio e ficar com duas pontas?
    Em caso afirmativo uno os fios por cores e uso algum tipo de ligador, se sim qual ou uno diretamente e passo fita isoladora?
    Nota: A minha moradia é servida por fibra rural, caso faça diferença.

    Compre um equipamento powerline, não se meta nessa aventura.
    É possível derivar um cabo de rede de 1000Mb em 2 de 100Mb mas é um remendo e não uma solução.
  4.  # 4

    Colocado por: Jorge PereiraÈ possível fazer o que pretendo?
    não
  5.  # 5

    Colocado por: rjmpiresÉ possível derivar um cabo de rede de 1000Mb em 2 de 100Mb mas é um remendo e não uma solução.
    sim, mas por separação de pares passando de full duplex para half duplex
  6.  # 6

    Poderá resultar uma outra solução.
    Teria de colocar um novo access point, nem que fosse ao lado do router, tendo a garantia que este daria mais débito wireless e mais cobertura (normas B ou recomendável AC).

    Eu tenho Meo 100 Mbps. Por cabo consigo 120 Mbps (é verdade!?) mas por wireless tenho apenas 40-55 Mbps emitidos pelo Fiber Gateway do Meo (não é pela "famosa" rede 5G, pois não tenho dispositivos com norma AC).
    Tenho para ali um access point da TP Link de 300 Mbps (norma B), que nem uso. Experimentei-o duas ou três vezes, e este TP Link debitou 90-95 Mbps (medições feitas pelo site netmede.pt).

    Fica a sugestão.

    Nota: Eu sou daqueles que teve de ouvir da mulher mas porque é que tenho de ter um raio dum cabo a furar uma parede da sala para o quarto e encostado ao chão de quase toda a parede à volta do quarto...
  7.  # 7

    powerline foi a primeira solução que pensei, mas o vendedor disse-me que não funcionava entre circuitos diferentes, o que eu entendi da explicação dele foi que: tinha de por uma peça da powerline ligada por cabo ao router e outra na divisão pretendida, mas se o disjuntor não for comum as duas tomadas não funciona segundo ele. Perante esta explicação acabei por desistir da compra e pensei que a unica solução seria por cabo, entretanto por SMS mandaram-me este link:

    https://pt.aliexpress.com/item/32860516859.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.f3042cc7ihHlSj&algo_pvid=10794c0d-7c30-4e14-ab80-7bb23e452089&algo_expid=10794c0d-7c30-4e14-ab80-7bb23e452089-25&btsid=0ab6f83116003748625652480ef3a2&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

    Será que com isto funciona? ( caso funcione nesta loja não vou comprar, mas compro em Portugal)
  8.  # 8

    Colocado por: Jorge Pereirapowerline foi a primeira solução que pensei, mas o vendedor disse-me que não funcionava entre circuitos diferentes
    monta um acoplador de fases
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1667_1544&products_id=096-5403
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealvesmonta um acoplador de fases
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1667_1544&products_id=096-5403

    Isso é para trifásico.
    O que o Jorge Pereira falou é outra coisa.

    Esse vendedor percebia pouco do assunto.

    Jorge Pereira tens trifásico em casa?
  10.  # 10

    Eu tenho powerline e já experimentei em vários pontos da casa e tem funcionado bem. Até dava para ter a box da meo ligada a uma e via bem TV. (Quando a porcaria do ADSL funcionava minimamente.)
  11.  # 11

    Já experimentou em monofásico mas em tomadas que não estejam no mesmo circuito ou desligadas pelo mesmo disjuntores?
    A powerline dá para ligar o telefone fixo a ela?
  12.  # 12

    Colocado por: Jorge PereiraJá experimentou em monofásico mas em tomadas que não estejam no mesmo circuito ou desligadas pelo mesmo disjuntores?
    A powerline dá para ligar o telefone fixo a ela?


    Em monofasico diferentes disjuntores funciona maravilhosamente, o telefone, directamente não dá .
    • J D
    • 18 setembro 2020

     # 13

    Colocado por: rjmpires
    Isso é para trifásico.
    O que o Jorge Pereira falou é outra coisa.

    Esse vendedor percebia pouco do assunto.

    Jorge Pereira tens trifásico em casa?


    Existem modulos de powerline que sao usados directamente no quadro na entrada da habitacao, resolvem muitos dos problemas aqui falados, os custos sao um pouco... Meh. Quanto a "cortar" cabos nao sera possivel assim, pode sim a meio ser colocado um switch de 100/1000 se a origem do cabo inicial for um modem ou router que ofereca dhcp. A melhor solucao, entre custo vs aplicacao seria provavelmente uma wireless ponto a ponto se o escritorio for algo isolado da casa.
  13.  # 14

    Pode cortar o cabo e meter um switch nesse local.
    Mas o mais fácil é mesmo utilizar um powerline.
  14.  # 15

    um extensor WI-Fi ao router existente!? ou simplemente uma antena WI-fi com maior dB ( mais alcance), não resolve!?
    • J D
    • 18 setembro 2020

     # 16

    Colocado por: Pedro Barradasum extensor WI-Fi ao router existente!? ou simplemente uma antena WI-fi com maior dB ( mais alcance), não resolve!?


    Epa, Pedro, nao leves isto a mal ou como sendo dirigido a ti, pelo contrario. Nao sei se a tua area involve isto ou nao, assumo que nao, tambem nao sei se existe ai uma mistura de extenders com APs.
    Sem ser pedantico, sem qualquer ironia ou palhaçadas de superioridade, nao se metam em extenders hoje em dia, por vezes vejo isso a ser dito como um termo interdependente com APs, mas nao sao a mesma coisa, volta e meia da porcaria por isso. Ha uns 10 anos , extenders eram um mal necessario, quer entre custos ou mesmo existencia de APs eficientes no mercado, hoje em dia sao algo que ja devia ter sido extinto excepto para situaçoes muito especificas e pontuais.
    Um AP nao te vai cortar a transmissao no upstream ( um extender vai reservar metade da largura de banda para "falar" de volta para a base band ( router ou modem), a maioria do pessoal que acaba a comprar extenders numa fnac e afins paga um absurdo por aquela porcaria para o ligar a 2 metros de um Cable modem e acabar com uma mixordia de canais wireless overlapped, sai pior a emenda que o soneto.
    Para soluçoes mais simples tens desde kits mesh ( que eu nao sou grande adepto mas que para apartamentos 90% das vezes servem) relativamente baratas. Tens APs de entrada ou media gama que te vao criar sub redes de forma bastante facil, alguns podem precisar de ligaçao PoE outros apenas fazem de guests entre eles ( possivelmente seria o suficiente para o que o jorge Pereira quer), tens ate soluçoes de Ponto a Ponto com antenas bastante baratas, agora por favor , nao se metam com extenders, vao ser roubados.

    Peço desculpa pelo gigantesco rant, posso nao ser o gajo mais simpatico do planeta, ate ser arrogante na forma como as coisas saem no "papel", mas nesta area este é um daqueles "problemas" que me deixam lixado porque vejo pessoas a levarem ripadas em lojas ( e ate por recomendaçoes de operadores) que nao servem para nada.

    PPS : ja agora, desliguem a porcaria da wireless dos modems que as operadores vos metem em casa e passem isso tudo para um AP externo, a vossa qualidade de serviço em casa vai triplicar...
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  15.  # 17

    Não levo, obvio que não é a minha área...( metede do que escreveste não me diz nada ;)
    Eu, desde que tenha net... não preciso de grandes streamings...
    Poderias abrir uma discussão sobre o tema. ou complementar esta aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/23296/18/redes-domesticas-internet-wireless-powerline-storage-e-routers/#Item_19
  16.  # 18

    o que recomendas para AP externo, para substituir o WI-FI proprietário dos Router das operadoras?
  17.  # 19

    Colocado por: J Ddesliguem a porcaria da wireless dos modems que as operadores

    Eu bem queria, mas não consigo 😂 parece que este router que me meteram não tem essa opção no sistema, têm de ser a operadora a fazer... O melhor que consigo é esconder a rede.
    Se souberes algum truque agradeço, é um Technicolor TG784n V3 👍🏻
  18.  # 20

    Concordo, os extenders são uma grande banhada.

    Usar AP ou um switch no sítio em que quer dividir o cabo de rede.

    Powerline a minha experiência é negativa, mas confesso que os que tive eram uns tp link dos mais baratos. Estavam constantemente a perder sinal, tinha que desligar e gostar a ligar da ficha. Admito que hoje em dia poderão estar bastante melhores no funcionamento e velocidade
 
0.0191 seg. NEW