Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: zedasilva
    Por vezes até nem é uma questão de valores, é uma questão de querer fazer melhor.
    Aqui uma situação idêntica e que à custa de mais 5 tostões se consegui uma solução 1000 vezes superior
    Concordam com este comentário:snobn00b
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trupedeiro
      13.JPG

Esta fotografia é a solução para se utilizar cofragem perdida enterrada. A cofragem com madeira está pela hora da morte, não há mão-de-obra e os preços estão absurdos, por isso, ponham os olhos nesta imagem.
  2.  # 282

Beto
    não compare saude com isto.
    cada um lá terá aquilo ao que for.
    garantias á parte, não pode exigir muito a uma lâmpada de 1€ comparada com uma de 5€, ou seja a de 1€ se calhar estraga-se e nem me dou ao trabalho de ir á loja mas uma de 5€ se calhar já lá vou reclamar e exigir.
    • DR1982
    • 21 abril 2022 editado

# 283

Colocado por: marco1Beto
    não compare saude com isto.
    cada um lá terá aquilo ao que for.
    garantias á parte, não pode exigir muito a uma lâmpada de 1€ comparada com uma de 5€, ou seja a de 1€ se calhar estraga-se e nem me dou ao trabalho de ir á loja mas uma de 5€ se calhar já lá vou reclamar e exigir.
    Ai nao concordo, a lampada tera de ter garantia como qualquer outra coisa, independentemente do valor que paga.
    Quanto menos horas de trabalho pagar por um projeto menos qualidade, menos aperfeiçoamento terá isso sem duvida.
    Contudo que eu saiba é sempre o projetista que estabelece o preço, por isso nao pode nunca alegar que o valor é pouco.
    Mas tambem nao me parece que nenhum projetista apresente um trabalho e admita que ele esta mau ou pouco desenvolvido.

E isto é a meu ver o problema dos projetos,desde que passe nao ha como dizer que está mal, pode se é dizer que é um satisfaz em vez de um muito bom ou excelente
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Beto1980
  3.  # 284

Colocado por: DR1982E isto é a meu ver o problema dos projetos,desde que passe nao ha como dizer que está mal,

Para fazer aprovar um "projeto" na câmara não necessito de nenhum arquiteto. Qualquer técnico de desenho está mais que habilitado a fazê-lo, sempre assim foi até 2009.
    A partir dessa data e com o argumento de que os projetos não possuíam qualidade, é obrigatório que esse procedimento seja feito por um arquiteto. Ora isso implica que a partir dessa data todos os projetos começassem a ter qualidade.
    Isso implica também que o conceito de qualidade nada tenha a ver com o facto de os projetos serem aprovados ou não pois já antes eram.
    Assim o conceito de qualidade será algo bem diferente de "o arq. mexe-se bem na câmara"
    Concordam com este comentário: marco1
  4.  # 285

DR

está a atirar ao lado, eu disse garantias á parte bolas, tanto mais que nos parágrafos que escreveu a seguir vai bater precisamente no que eu disse.
    Concordam com este comentário: DR1982
  5.  # 286

Para fazer aprovar um "projeto" na câmara não necessito de nenhum arquiteto. Qualquer técnico de desenho está mais que habilitado a fazê-lo, sempre assim foi até 2009.
    A partir dessa data e com o argumento de que os projetos não possuíam qualidade, é obrigatório que esse procedimento seja feito por um arquiteto. Ora isso implica que a partir dessa data todos os projetos começassem a ter qualidade.
    Isso implica também que o conceito de qualidade nada tenha a ver com o facto de os projetos serem aprovados ou não pois já antes eram.
    Assim o conceito de qualidade será algo bem diferente de "o arq. mexe-se bem na câmara"
    Entao mas nao é a câmara quem avalia o projeto? Se cumpre “esta bem”.
    Como é que um DO chega a beira de um projetista e diz “isto ta tudo mal, estes pormenores estao todos mal feitos”?
    Com base em que?
    Concordam com este comentário: ricat, JotaP
  6.  # 287

Colocado por: marco1DR

está a atirar ao lado, eu disse garantias á parte bolas, tanto mais que nos parágrafos que escreveu a seguir vai bater precisamente no que eu disse.
    Tem toda a razão, nao reparei na parte da garantia
  7.  # 288

Colocado por: DR1982Entao mas nao é a câmara quem avalia o projeto? Se cumpre “esta bem”.

Sim.
    Se cumpre os regulamentos e leis do urbanismo nada mais. Aliás a grande maioria dos técnicos que temos nas câmara a analisar projetos mais não são que técnicos de leis.
    Muito poucos percebem alguma coisa de obras ou de qualidade construtiva.

Colocado por: DR1982Como é que um DO chega a beira de um projetista e diz “isto ta tudo mal, estes pormenores estao todos mal feitos”?

Tão simples como:
    Neste seu pormenor como é garantido que não tenho humidades ascendentes ou pontes térmicas?
    Concordam com este comentário: marco1, Palmix
    • DR1982
    • 21 abril 2022 editado

# 289

Colocado por: zedasilvaNeste seu pormenor como é garantido que não tenho humidades ascendentes ou pontes térmicas?
    “Isso é pouco relevante, na net ou no forum sao todos uns exagerados.
    Tem bastante isolamento nas paredes so não tem na pala, é insignificante.
    O nível freatico é baixo nao precisa de impermeabilização das sapatas”
    Concordam com este comentário: IronManSousa, JotaP
  8.  # 290

Colocado por: DR1982Tem bastante isolamento nas paredes so não tem na pala, é insignificante.

Cabe ao DO definir os requisitos que quer ver implementados na sua obra, não ao técnico.

Colocado por: DR1982O nível freatico é baixo nao precisa de impermeabilização das sapatas

Com base em quê faz essa afirmação? Fez algum estudo ao terreno?
    Se não fez cabe-me a mim enquanto DO definir que tipo de requisitos devem ser acautelados na minha obra.
    Assina um documento em como se responsabiliza por alguma humidade ascendente que possa acontecer durante a vida útil da obra?
  9.  # 291

Cabe ao DO definir os requisitos que quer ver implementados na sua obra, não ao técnico.

Com base em quê faz essa afirmação? Fez algum estudo ao terreno?
    Se não fez cabe-me a mim enquanto DO definir que tipo de requisitos devem ser acautelados na minha obra.
    Assina um documento em como se responsabiliza por alguma humidade ascendente que possa acontecer durante a vida útil da obra?
    Certo, mas primeiro é preciso ser um DO minimamente informado senao nao coloca tais questões.
    Um técnico facilmente desmonta isso perante um curioso na matéria.
    Ja pra nao falar que um DO desses é um chato do caraças 😂
    Concordam com este comentário: JotaP
  10.  # 292

Colocado por: zedasilvaCabe ao DO definir os requisitos que quer ver implementados na sua obra, não ao técnico.

😵🥴
  11.  # 293

Colocado por: zedasilvaCabe ao DO definir os requisitos que quer ver implementados na sua obra, não ao técnico.

Com certeza o autor do tópico não definiu junto dos técnico que queria uma casa mal construída, pois desejava ter problemas futuros
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  12.  # 294

Atão um gajo leva o carro espatifado ao mecânico e tem de dizer ao TÉCNICO HABILITADO como quer que ele arranje o carro, as técnicas e ferramentas a empregar???
    Não percebo nada disto
    Concordam com este comentário: IronManSousa, Palmix, ricat, frpin, desofiapedro, Caravelle, nbastos, JotaP
  13.  # 295

Zedasilva e marco1,
    Respeito-vos MUITO.
    mas não consigo acompanhar a vossa posição de culpabilizar o DO, que é alguém que paga por um serviço e não tem de saber os pormenores de execução do serviço
    Concordam com este comentário: ricat, carlota74, azwsedcrfv, Palmix, desofiapedro, Caravelle, nbastos, ANC, JotaP
  14.  # 296

Beto
    claro que não precisa desse exagero.
    mas não se informa antes da qualidade da tal oficina? repare que todas elas até podem ser legais mas dai a terem selo de qualidade vai um passo grande.
    acho que está a fazer-se inocente apenas por sim.
  15.  # 297

Colocado por: Beto1980Com certeza o autor do tópico não definiu junto dos técnico que queria uma casa mal construída, pois desejava ter problemas futuros

Sabe o que é um projeto de licenciamento?
    Eu dou uma ajuda, o projeto de licenciamento não tem nada a ver com qualidade construtiva, aquilo só serve

Colocado por: Beto1980mas não consigo acompanhar a vossa posição de culpabilizar o DO, que é alguém que paga por um serviço e não tem de saber os pormenores de execução do serviço

Se calhar não paga, depois queixa-se
    Concordam com este comentário: marco1
  16.  # 298

Beto

não é uma questão de culpabilizar os DO, apenas que não há inocentes no processo, uns porque são maus profissionais, outros porque são culpados de serem inocentes e outros por serem apenas displicentes.
  17.  # 299

Não vou insistir no meu ponto.
    Felizmente tenho a sorte de ter ao meu lado técnicos top - riscos e companhia.
    Mas nem todos têm essa sorte, e depender da sorte num projeto de vida tão caro e relevante, é "desconcertante".

Toda a sorte do mundo ao autor do tópico
    Concordam com este comentário: Peper87, desofiapedro
  18.  # 300

Quer se queira quer nao aquela certificação que se fala por aqui acaba por ser uma boa garantia de qualidade pelo menos na parte termica da coisa.

0.0742 seg. NEW