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  1.  # 341

    Colocado por: euO que é que os tempos em pista têm a ver com segurança?
    Um carro se não curvar bem nao faz grandes tempo em pista por muita potência que tenha...
    Mas sim, é capaz de nao ser a melhor forma de avaliar se um carro é seguro ou nao... naonseinse ha algum teste de a que velocidade curva cada carro do género do teste 0-100
    • eu
    • 2 outubro 2020 editado

     # 342

    Um condutor responsável usa o carro muito longe dos limites de aderência.
  2.  # 343

    Colocado por: euUm condutor responsável usa o carro muito longe dos limites de aderência.
    Eu a primeira coisa que faço quando pego num carro é apertar com o carro onde o posso fazer para conhecer os limites dele!
    • eu
    • 2 outubro 2020

     # 344

    Uma coisa é experimentar num local controlado, outra bem diferente é conduzir nos limites no dia a dia.
  3.  # 345

    Colocado por: DR1982Eu digo Mais seguros em estrada, isso vê-se por tempos em pista por exemplo

    Que exemplo terrível.
    Já alguma vez conduziu algum carro preparado para competição?
    Por norma são extremamente difíceis de conduzir, de controlar, de fazerem o que queremos... há imensos aspectos (muitíssimos deles relativos à segurança) que são descartados ou apenas ligeiramente mitigados em prol da performance. São por norma muito pouco permissivos... qualquer erro pode resultar em bronca.

    Ainda assim, percebo que esteja a referir-se que um carro com uma boa dinamica/ciclistica terá um melhor comportamento e, por conseguinte, mais seguro. Mas esta é a segurança activa. Aquela que evita o acidente, se quiser por nestes termos. Inclui-se aqui o ABS, TCS, ESP e todos os amiguinhos electrónicos de quem precisa de ajuda para conduzir.

    A segurança passiva, é aquela que o protege no momento do embate (quando a segurança activa já foi ultrapassada e não conseguiu evitar a colisão). Cintos de segurança, airbags, encostos de cabeça e.... estrutura deformável, materiais estudados para minimizar impactos, reforços onde necessário, etc.

    É esta que estamos a falar, e é esta que também será aplicada mesmo quando outro carro colide contra o nosso que se encontra em repouso.
    Sim, em repouso, quando não há chassis, suspensão, pneus nem tão pouco motor (potente ou de trotinete) na equação!

    Por fim, os outros envolvidos, sejam pedestres ou outra qualidade qualquer, tb não têm vantagem que o seu carro tenha um motor potente ou seja rápido em pista.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 346

    Colocado por: DR1982Eu a primeira coisa que faço quando pego num carro é apertar com o carro onde o posso fazer para conhecer os limites dele!


    Eheh. Então não conhece os limites do carro, garantidamente.

    Pode fazer isso brincando com o carro, explorando a sua dinâmica, comportamento, reacções no e após o limite. Não é a 200 km/h a direito numa AE que fica a conhecer coisa alguma.
    E o facto que julga conhecer, ainda é mais assustador!
  5.  # 347

    Eu quando falei em tempos de pista falava de tempos obtidos com carros stock como
    É obvio, carros de competição naonfazia sentido falar neles neste topico!
    Mas sim nao é o melhor exemplo, o que eu queria dizer é precisamente que um carro com melhor ciclistica como diz faz diferença!
    Quanto as ajudas eletronicas, dao jeito, mas mesmo com elas um tração traseira com chuva vira-se ao dono! Claro que sem elas entao nem se fala
  6.  # 348

  7.  # 349

    Quando digo mais seguros, quero dizer “seguros a curvar” e nao em caso de acidente!
    Em caso de acidente acredito que os desportivos nao sejam os mais seguros
  8.  # 350

    Colocado por: DR1982Eu nunca disse isso, mas a mesma velocidade uma trotinete espeta-se mais depressa que um carro bom!

    Mas acontece que quem tem um carro bom anda em geral a mais velocidade que quem tem uma trotinete e acaba por correr mais riscos porque se julga protegido pelo facto se ter um carrão.
    Sou da opinião que o factor principal da segurança na estrada é o condutor e tanto é assim que uma parte considerável dos condutores - as mulheres - parece que ligam menos aos "carrões" e até são acusadas muitas vezes de azelhas e no entanto, como são menos temerárias ao volante e como abusam menos da velocidade, têm menos acidentes, como as próprias companhias de seguros reconhecem na hora de cobrar os prémios.
    Concordam com este comentário: zed, eu
    • eu
    • 4 outubro 2020

     # 351

    Colocado por: J.FernandesSou da opinião que o factor principal da segurança na estrada é o condutor

    Claro que é.

    Se não fosse assim, as grandes bombas não tinham acidentes, mas o que não falta no dia a dia são acidentes com bons carros.
    • RCF
    • 7 outubro 2020

     # 352

    Colocado por: DR1982Eu a primeira coisa que faço quando pego num carro é apertar com o carro onde o posso fazer para conhecer os limites dele!

    Numa pista / autódromo, portanto?!
    • smart
    • 12 outubro 2020 editado

     # 353

    Hum.
    Mais uma tragédia...
    É só pilotos...
    Se fosse á velocidade recomenda o mais certo era não ter tirado a vida a uma criança e carregar esse fardo para toda a vida...
    Enfim, não aprendem...

    https://www.google.com/amp/s/www.cm-tv.pt/atualidade/amp/condutor-tenta-fugir-de-acidente-que-foi-fatal-para-menina-na-a1

    https://magg.sapo.pt/atualidade/artigos/menina-morre-acident-condutor-embriagado
 
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