Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      AndreS
    • 1 abril 2021 editado

     # 121

    Colocado por: julinhosMeus caros, em Portugal sou quase pobre e no Brasil sou quase rico
    A maioria dos brasileiros que vêm para Portugal estão a fugir á pobreza.
    Porque no Brasil ser pobre é muito pior que ser pobre em Portugal.

    Por exemplo, o caseiro que toma conta da minha fazenda ganha salario mínimo (1500 reais) e se não tivesse casa (mora na minha fazenda), teria que morar numa favela.

    Viver no Brasil é muito melhor que viver em Portugal. E não conheço nenhum português que se tenha arrependido de ir morar no Brasil.

    Mas depende da vida que tivermos no Brasil. E para termos uma boa vida por lá, temos de ter um bom emprego e um bom salario, ou ter rendimentos em Portugal suficientes para renderem bem lá, como é o meu caso.


    Mas então não tem ligações ao Brasil? É apenas uma mudança estratégica?
    Na tentativa de melhorar o nível de vida?

    Posso perguntar-lhe a sua idade e se tem filhos?
  1.  # 122

    Também conheço quem tenha uma vida normal no Brasil e tenha deixado tudo porque não se sentia seguro...
    Há de tudo. Entendo a sua argumentação e conheço quem tenha feito o que descreve...um dos exemplos tentou até construir casa e ficar lá....não conseguiu e veio embora.
  2.  # 123

    Colocado por: AndreSMas então não tem ligações ao Brasil? É apenas uma mudança estratégica?
    Na tentativa de melhorar o nível de vida?

    Posso perguntar-lhe a sua idade e se tem filhos?


    No Brasil sinto-me sempre em casa. Lembro-me que da primeira vez que estive no Brasil comentei: "parece que estou na Amadora ou no Benfica", só que os prédios são mais altos. E de fato é muito parecido. Mas depois, comecei a apreciar as diferenças, que são muitas. Porque os prédios podem parecer-se muito com os da Amadora e os do Benfica, mas a paisagem natural é única. As praias imensas, logo ali, os morros, como os 2 irmãos e o pão de açúcar, as ruas bastante arborizadas, como eu nunca tinha visto antes, as pessoas sempre de bermudas e t-shirts, calor o ano todo, frutas maravilhosas, plantas e arvores de um verde verde exuberante por todo o lado... Enfim, é como estar em Portugal só que num Portugal muito melhor.

    Quanto á segurança, ainda não me senti ameaçado, por isso ainda não posso avaliar. Mas eu como disse, sou cauteloso e quando estou no Rio não saio dos locais mais policiados, como Copacabana, Ipanema, Leblon, Duque Caxias, Leme, Urca, Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, Sacopâ, que fica tudo ali á volta da Lagoa rodrigues de Freitas. E depois das 10 da noite fico em casa, porque ao anoitecer parece que as pessoas dos morros começam a descer todas.

    O Brasil não é tão violento, por mais violento que seja, como é pintado na imprensa. E quando estou lá consigo esquecer-me que estou num dos países mais violentos do mundo.

    E em Cachoeiras de Macacu nas povoações toda a gente se conhece e eu quando estou ai estou sempre em fazendas. E antes de comprar a minha fazenda alugava um chalet na Boca do Mato, em uma fazenda no meio da mata, e ai tinha tudo o que precisava, lagoas, cachoeiras, e paisagens naturais deslumbrantes.

    Mas para quem mora e trabalha no Brasil deve ser uma experiencia bem diferente, sobretudo se morar fora das zonas mais nobres e menos policiadas. Ou se tiver que atravessar favelas e sítios perigosos diariamente. Eu só vi as favelas de "longe" porque elas espreitam por todo o lado, mas como nunca lá entrei só sei de ouvir falar.
  3.  # 124

    Colocado por: rjmsilvaComprar uma casa com caseiro no Brasil é a mesma coisa que comprar uma casa com inquilino velhote em Portugal, a diferença é que em vez de receber renda, ainda tem que pagar ao caseiro para ele usufruir da propriedade.


    É muito diferente, porque é opcional e podemos dispensar a qualquer momento.
    E as fazendas no Brasil já têm uma casinha para os caseiros que, no meu caso fica um pouco afastada e em lugar discreto, a uns 200 m da casa principal, por isso quase nem se dá por ele

    E eles não usufruem da propriedade, apenas trabalham lá e é claro comem frutas e servem-se dos produtos da horta, que eles mesmos plantam e cuidam

    O meu caseiro mora ai nessa casinha, perto da entrada da fazenda
    Muito simpático e prestável
    A casa parece pequena mas é maior do que parece, e na verdade há ai duas casas de caseiros.
      caseiro.PNG
    • RCF
    • 2 abril 2021

     # 125

    O que não falta em Portugal são brasileiros ricos... Não vêm para cá apenas os pobres e remediados
  4.  # 126

    Colocado por: julinhosE não conheço nenhum português que se tenha arrependido de ir morar no Brasil.


    Conheço vários, inclusive um que comprou apartamento no RJ e uma quinta no interior e volta e meia recebia visitas ( em ambas as residências) para “pagar, pela manutenção do seu bem estar e da casa ” em que quem recebia o “donativo” era nada mais que um polícia, mas talvez no seu caso, as coisas corram melhor...

    Boa sorte ...
  5.  # 127

    Colocado por: Quilleute

    Conheço vários, inclusive um que comprou apartamento no RJ e uma quinta no interior e volta e meia recebia visitas ( em ambas as residências) para “pagar, pela manutenção do seu bem estar e da casa ” em que quem recebia o “donativo” era nada mais que um polícia, mas talvez no seu caso, as coisas corram melhor...

    Boa sorte ...


    Não sei em que parte do Rio de Janeiro o seu amigo comprou o apartamento, porque o Rio de Janeiro é muito grande, e cada lugar é diferente. E esse tipo de vigilantes também os há aqui em Portugal. Por exemplo, um amigo meu que mora na Amadora, teve problemas com um vigilante (ex. policia), que mais tarde se veio a descobrir ser cúmplice de um bando que assaltava casas na zona.

    Nas zonas do Rio que eu conheço, pagamos o condomínio, que não é nada barato, que inclui uma pessoa que cuida da segurança do prédio.

    Em certas zonas do rio de Janeiro deve ser necessário ter mais do que isso, mas essas zonas eu não conheço.

    O Rio de Janeiro é imenso, assim como o Brasil todo, e cada lugar é um lugar. Por isso não se deve generalizar.

    Existem estados brasileiros com melhor qualidade de vida que em Portugal e com criminalidade mínima.
  6.  # 128

    Colocado por: julinhos

    No Brasil sinto-me sempre em casa. Lembro-me que da primeira vez que estive no Brasil comentei: "parece que estou na Amadora ou no Benfica", só que os prédios são mais altos. E de fato é muito parecido. Mas depois, comecei a apreciar as diferenças, que são muitas......
    só sei de ouvir falar.


    Ainda não percebi se não quer responder ou se lhe tem passado ao lado:

    "Mas então não tem ligações ao Brasil? É apenas uma mudança estratégica?
    Na tentativa de melhorar o nível de vida?

    Posso perguntar-lhe a sua idade e se tem filhos?"

    É só para tentar perceber a sua perspectiva, para essa opção.

    Eu também já estive no Brasil, várias vezes, e não senti que estivesse em casa :).
    E sim, fora do RJ, sente-se outra segurança.
  7.  # 129

    Com 8000 reais por mês dá para ter uma vida confortável no Brasil?
  8.  # 130

    Colocado por: RCFnão quer partilhar connosco a sua verdade?


    O Brasil é muito diferente de Portugal. Há muitos realidades diferentes dentro do mesmo país.
    É um país de dimensões continental, e afirmar que é só comprar um terreno e construir, não é verdade.
    Nem a maioria das casas parecerem favelas....
    Nem não é preciso de licenças para construção, que IPTU é para casas rebocadas e pintadas...

    Minha realidade é simples. cansei de trabalhar para pagar seguros, escola, saúde, segurança, etc.....coisas tão simples que temos em Portugal e que vocês portugueses não dão conta de como esta tranquilidade e segurança sabe bem.

    Não quero desanimar o julinhos, mas nunca iria morar num local daquele sem ter muito $$$$ para segurança, saúde, educação, manutenção do espaço.

    Quem pensa de ser rico no Brasil é ter uma renda de 10/15mil reais/mês está muito enganado.
  9.  # 131

    Colocado por: julinhosA maioria dos brasileiros que vêm para Portugal estão a fugir á pobreza.

    A maioria está a fugir da insegurança.

    Colocado por: julinhosViver no Brasil é muito melhor que viver em Portugal. E não conheço nenhum português que se tenha arrependido de ir morar no Brasil.

    Eu conheço vários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riscador
  10.  # 132

    Colocado por: RiscadorCom 8000 reais por mês dá para ter uma vida confortável no Brasil?


    Com o cambio atual dava para viver bem, mas não se esqueça que o real já esteve quase ao mesmo valor que o euro e pode começar a subir a qualquer momento, sobretudo quando a situação politica do brasil começar a melhorar. Isto se você depender sempre dessa quantia a partir de euros. Por exemplo, uma reforma de 1000 euros em Portugal

    Mas depende do lugar onde você for morar porque há quem seja feliz com menos dinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riscador
  11.  # 133

    Colocado por: julinhosÉ muito diferente, porque é opcional e podemos dispensar a qualquer momento.

    E depois leva com um processo trabalhista de todos os anos que ele trabalhou para si e outros..
  12.  # 134

    Colocado por: F.SantosE depois leva com um processo trabalhista de todos os anos que ele trabalhou para si e outros


    Quando comprei a fazenda a imobiliária que também faz outros serviços tratou também disso, e o caseiro tem um contrato de prestação de serviços valido por 1 ano. No entanto, eu posso dispensa-lo a qualquer momento se lhe pagar os meses que faltarem para o final do contrato. Se tivesse havido apenas um contrato verbal ai sim, poderia ser um grande problema porque podia realmente levar com "processo trabalhista".
  13.  # 135

    Colocado por: julinhosSe tivesse havido apenas um contrato verbal ai sim, poderia ser um grande problema porque podia realmente levar com "processo trabalhista".


    julinhos, eu sou um "otimista", mas como já tive quase 200 funcionários a meu cargo no Brasil, sei bem do que falo neste quesito, e porque falo.

    E este contrato que fez, de nada vai lhe servir. Se seus caseiros entrarem com um processo trabalhista, podes ter a certeza que você perde.

    Espero que nada aconteça e que tenha muito sorte neste seu novo projeto, mas não pense que serão só boas notícias....vão existir muitos desabores.
  14.  # 136

    Não deixa de ser irónico os brasileiros a virem para Portugal á procura de algo melhor , e alguns Portugueses a irem para lá a apelidarem “aquilo” de Paraíso.

    Meu rico interior português .
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  15.  # 137

    Colocado por: QuilleuteMeu rico interior português


    Tem razão!
    A única desvantagem do interior português, na minha opinião, são os invernos frios.
    No Brasil há bom tempo o ano todo
    E na minha fazenda, que fica perto de Petrópolis (onde no século XIX, Dom Pedro II se refugiava no seu palácio para fugir ás altas temperaturas no verão) as temperaturas são boas o ano todo. Por isso é que digo que é como viver no paraíso.

    Melhor que isso só se for na Costa Rica. Mas a Costa Rica parece-me que já está muito explorada.

    Na imagem, a catedral de Petrópolis, que é belíssima
      petropolis.jpg
      Catedral-Petropolis-Foto-Viver-e-Viajar.jpeg
  16.  # 138

    Uma comparação entre ambos os países bastante engraçada e por quem conhece ambas as realidades:

    https://www.youtube.com/watch?v=oyIcyHDBVLU
  17.  # 139

    "Atualmente, o município tem se tornado uma atração para os praticantes do trekking, do montanhismo, do rapel e de outras modalidades de esportes radicais e de ecoturismo, sendo que parte do seu território encontra-se situado nos limites do Parque Estadual dos Três Picos, respondendo Cachoeiras de Macacu por 66% da área da unidade de conservação.
    Outras importantes unidades de conservação criadas em Cachoeiras de Macacu foram a Reserva Ecológica de Guapiaçu em terras particulares e a área de proteção ambiental do Rio Macacu." https://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeiras_de_Macacu

    Isso deve explicar o preço baixo que pagou pela propriedade, por se tratar de área protegida e com limitações.
  18.  # 140

    Colocado por: nelsom"Atualmente, o município tem se tornado uma atração para os praticantes do trekking, do montanhismo, do rapel e de outras modalidades de esportes radicais e de ecoturismo, sendo que parte do seu território encontra-se situado nos limites do Parque Estadual dos Três Picos, respondendo Cachoeiras de Macacu por 66% da área da unidade de conservação.
    Outras importantes unidades de conservação criadas em Cachoeiras de Macacu foram a Reserva Ecológica de Guapiaçu em terras particulares e a área de proteção ambiental do Rio Macacu."https://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeiras_de_Macacu

    Isso deve explicar o preço baixo que pagou pela propriedade, por se tratar de área protegida e com limitações.


    Eu já sabia disso. E não é um problema para mim. Pelo contrário, é a garantia que aquele paraíso vai manter-se e ninguém o vai poder estragar. E eu sou apaixonado pela mata atlântica, por isso tenciono até reflorestar alguns hectares da minha propriedade com espécies da mata atlântica. O proprietário anterior criava gado, e por isso fez algum desmatamento, há 20 anos atrás, quando adquiriu a propriedade.
      diadamataatlantica.jpg
 
0.0453 seg. NEW