Iniciar sessão ou registar-se
    • lmcaet
    • 16 dezembro 2020 editado

     # 61

    Colocado por: NortenhoHumm, não lhe consigo responder com exatidão, mas elas crescem mais entre Março e Setembro, durante o outono / inverno praticamente estagnam.

    Eu diria que as corto no máximo 2 ou 3 vezes com o apara sebes. Se estiver com vontade de não pensar muito sobre a vida, pego na tesoura de podar e aproveito para dar uns cortes meticulosos nos galhos para estimular os arbustos a ganharem volume :) .

    Por acaso no outro dia estive a apreciar umas fotos de há um ano (cortesia das memórias do Google Photos) e tenho photínias que cresceram 1.5m desde então. Por isso são mesmo plantas espetaculares para fazer sebes em pouco tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

    Ok, fiquei convencido, na próxima primavera irei criar uma pequena sebe com fotínias.
    Li todos os tópicos sobre sebes (https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=sebe&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar) e dentro das várias sugestões penso que para o que eu pretendo elas são o ideal.
    Arranjo-as a 2,5€ cada pé de 50cm de altura no viveiro da minha zona (litoral centro).
    Obrigado pelas dicas.
    • eu
    • 16 dezembro 2020

     # 62

    Colocado por: lmcaetArranjo-as a 2,5€ cada pé de 50cm de altura no viveiro da minha zona (litoral centro).

    Isso é oferecido.
  1.  # 63

    Viva a todos,

    Estou numa situação também de análise da utilização das sebes. Na minha casa vou ter um muro de suporte de terras de 2 metros de altura e com 15 de comprimento, para tentar evitar o impacto visual pensei em plantar sebes e assim ocultar o muro todo.
    Quais sebes recomendam plantar? Ou outra vegetação que seja robusta e cresça em altura.
    Também vi umas trepadeiras, mas isso não é mais invasor?

    Obrigados e festas felizes.

    myhouse235
    • lmcaet
    • 16 dezembro 2020 editado

     # 64

    Colocado por: eu
    Isso é oferecido.

    Melhor! 😁
    Foi o preço que o próprio dono me disse. E 3€ se fossem um pouco maiores.
    É lá que tenho comprado árvores de fruto para o meu terreno, e noto que os preços são muito bons comparando com outros viveiros que também visito.
    Na próxima primavera confirmarei o dito por não dito, ou se houve aumento devido à inflação 😁
    • eu
    • 16 dezembro 2020 editado

     # 65

    Colocado por: lmcaetE 3€ se fossem um pouco maiores.

    Há pessoas que andam mesmo a trabalhar para aquecer.

    Essas plantas pequenas (30cm) costumam custar 5 € e maiores (60 cm) costumam custar entre 7 € a 12 €
  2.  # 66

    Tem várias no olx a preço semelhante e algumas maiores a 3.5€

    Também me parece que ultimamente houve um "boom" De novos viveiros, fruto de alguns incentivos do estado pelo menos para os lados de Sintra.
  3.  # 67

    As fotinias deve largar imenso pólen... Não fosse isso (alergias) e era uma possibilidade.
    No meu caso não queria nada com flor e precisava de ser algo que em altura fosse aí uns belos 4 metros.
  4.  # 68

    Eu ainda nem construi mas tambem é algo que quero colocar em algumas zonas antes da construção para ir crescendo..

    Mas ainda não encontrei algo que não tenha flor e que não atraia vespas , principalmente no verão com agua por perto , já tive algumas más experiencias =|
    • eu
    • 16 dezembro 2020

     # 69

    Colocado por: ASSimoesAs fotinias deve largar imenso pólen...

    Nem por isso.

    Além disso, se forem podadas, criam apenas folhas novas vermelhas e quase não produzem flores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes, lmcaet
    • Axe
    • 27 janeiro 2021

     # 70

    Colocado por: myhouse235Viva a todos,

    Estou numa situação também de análise da utilização das sebes. Na minha casa vou ter um muro de suporte de terras de 2 metros de altura e com 15 de comprimento, para tentar evitar o impacto visual pensei em plantar sebes e assim ocultar o muro todo.
    Quais sebes recomendam plantar? Ou outra vegetação que seja robusta e cresça em altura.
    Também vi umas trepadeiras, mas isso não é mais invasor?

    Obrigados e festas felizes.

    myhouse235
    Sei que é um bocado off-topic, mas já agora, pode-me dizer se esse muro de suporte de terras com 2 metros de altura teve que ser feito em betão?
  5.  # 71

    Boa tarde,
    Aproveitando o tópico, gostaria de obter alguma ajuda acerca da criação de sebes.
    Eu vivo em Aveiro, e quero criar um sebe junto de um muro frontal e lateral da minha moradia.
    O muro tem 1,2metros de altura e desejava que a altura do sebe fosse até 1,8metros.
    Gostaria que fosse algo de crescimento rápido e de pouca manutenção, com raizes não muito fortes para não estragar o muro.
    Devido ao muro, não apanha sol todo o dia, no entanto tem o beneficio que é mais facil manter a terra humida nessa zona.

    Já pensei em bambus, mas gostaria de obter a vossa opiniao.
    Desde já obrigado
  6.  # 72

    qualquer sebe viva requer manutenção, por isso sebes de pouca manutenção pode esquecer.
  7.  # 73

    A manutenção que refiro, é por exemplo as podas. algo que seja quinzenalmente tudo bem. Relativamente á rega, é diario, visto que é para inserir num relvado.
  8.  # 74

    Colocado por: Rafael SantosA manutenção que refiro, é por exemplo as podas.
    podas de uma sebe, no geral para ficar bonitinha é duas vezes ao ano

    mesmo bambu terás de conseguir limitar os rizomas de alguma forma, e cortar para trás quando crescer muito.. deve dar mais trabalho que uma sebe arbustiva
  9.  # 75

    @Rafael, penso que ficarás bem servido com a fotínia red robin.
    Pesquisa aqui no fórum e no Google para perceberes o que é.
  10.  # 76

    Rotina, lauro, ando a ver esta também
      IMG_20210303_225447.jpg
  11.  # 77

    Aproveitando o tópico, ando à procura de alguma planta que dê para fazer de sebe e de preferência com picos:) já pesquisei e só vejo o azevinho. O meu terreno termina junto a uma escarpa de pedra (o meu terreno fica abaixo) e essa zona estava domada pelas silvas. Agora a junta de freguesia andou a cortar tudo e ficou a descoberto um declive que dá livre acesso ao meu terreno, que nem sabiamos que existia. Como é uma zona com pouca iluminação tenho receio que alguém se aventure a entrar no que não lhe pertence. Colocar gradeamento também não me parece opção, nem vejo forma de fixar, pensei em colocar uma sebe, embora vá demorar a fechar. Entretanto já direccionamos uma das câmaras de vigilância para controlar mais aquela zona. Mas precisava de umas sebes que fechassem rápido para esconder aquele acesso. Se alguém puder dar uma ideia agradecia.
  12.  # 78

    Acho que os bambus cumprem bem o que precisas, se bem instalados e com barreira de rizoma, a manutenção é nula
    Concordam com este comentário: jn.neiva
  13.  # 79

    Aos(Às) entendidos(as), isto são fotínias?
      IMG_20210320_094305.jpg
    • eu
    • 20 março 2021

     # 80

    São.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
 
0.0325 seg. NEW