Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    o que eu acho é que dentro das eventuais limitações ficou bem, no entanto eu tinha deslocado a placa ( não é complicado mexer na exaustão) mais para a zona de entrada e por conseguinte ter um modulo entre a placa e o lavatório pois facilitaria muito a preparação e algum constrangimento funcional ali.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, pguilherme
  2.  # 142

    Eu no meu apartamento tenho a placa encostada à parede, nao sendo a solução ideal acho preferível a ter assim mabas as coisas juntas.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  3.  # 143

    Pois, pessoalmente tb preferiria um espaço de preparação entre lavatório e placa.
    Uma parede ao lado da placa, não sendo ideal, uma pessoa habitua - se, acho.
  4.  # 144

    Colocado por: pguilhermePois, pessoalmente tb preferiria um espaço de preparação entre lavatório e placa.
    Uma parede ao lado da placa, não sendo ideal, uma pessoa habitua - se, acho.
    No meu caso os focos mais usados da placa sao os que estao desencostados da parede, pelo que funciona bem
  5.  # 145

    Nos usamos mais os da frente, mas ao lado tb temos um ligeiro espaço até à "parede", onde dá para pousar os utensílios, ter o sal, pimenta, azeite e óleo.
    Mas que gostaria de ter mais espaço para manobrar, é indubitável :)
    •  
      CMartin
    • 28 outubro 2020 editado

     # 146

    Colocado por: marco1o lavatório mesmo ao lado da placa é assumido ou teve de ser?

    É assumido, quis assim. No entanto, é assumido, por razões de "encaixe" (até de funções), e talvez de algumas limitações (prefiro a palavra "características" do que "limitações") cozinha pouco espaçosa, em que, por ser estreita, teve que se manter os módulos e máquinas todos à esquerda, saídas de fumos do prédio, mantivemos o escoamento do exaustor sem adicionar mais tubagem ou passá-la pelo tecto falso, sai directo a direito, por aí (...) a conjugação. E por funcionalidades, em que as máquinas passaram para o mesmo lado da cozinha, como vêem, alí ao fundo junto à parede exterior, a da janela, e lado a lado, a de lavar loiça à direita da cuba (mais fácil de aceder com os pratos/loiça saídos da cuba directos para a máquina), a de lavar roupa, no extremo, fora da zona de confecção ou mais distante da zona de confecção, se preferirem.
    Nas torres (módulos altos) à entrada da cozinha ficaram o frigorífico (em primeiro lugar) e o esquentador no segundo módulo alto, este com forno e microondas em baixo (também assumido aqui).
    A placa, entretanto, distanciou-se do esquentador, como convém (e nos obriga, embora em remodelação...bom..enfim), e andou uma posição para a direita, em vez de ficar logo ao lado um do outro, placa e esquentador.
    etc. 😊
    E ganhei balcão de trabalho de cozinha, e na outra extremidade, balcãozinho para dobrar roupas saídas da máquina de lavar, se assim se quiser, sem perigo de sujar-se, etc.
    O que vos parece, assim, neste pensamento/intenção ?
    Concordam com este comentário: joaosantos
  6.  # 147

    CMartin

    pela configuração antiga
    acho que se poderia ter metido a maquina de lavar louça entre a placa e o lavatório portanto dando um espaço de bancada entre a placa e o lavatório, alias faz muito sentido ter a maquina de l louça ao lado da placa.
    mas agora já está feito
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 28 outubro 2020 editado

     # 148

    Sim, verdade, marco1, já está feito, porque assim optei, em projecto, e aceite pelo dono de obra o proposto/sugestão. É intencional. Tem espaços de confecção ao lado da placa (à esquerda), e espaço para a loiça ao lado da cuba (à direita), a máquina de lavar loiça, prefiro colocar à direita das cubas, geralmente. Não vejo prejuízo na opção. Dependendo talvez também dos utilizadores, preferências, tudo isso. E aqui tenho isso também abrangido, do lado do cliente (que já conhecia a antiga disposição e que não lhe satisfazia, afinal). Sim, estou satisfeita com esta cozinha ! 😊
    •  
      CMartin
    • 28 outubro 2020 editado

     # 149

    Colocado por: pguilhermeUma parede ao lado da placa, não sendo ideal, uma pessoa habitua - se, acho.

    Sim, acabamos por nos habituar, não sendo o ideal talvez para alguns, pguilherme, em princípio, vai-se fazer isto num prédio.
    Foi a primeira opção para este projecto das minhas fotos, também.
  7.  # 150

    Colocado por: CMartinvai-se fazer isto num prédio.

    Leia-se, vou 😉
    • DR1982
    • 29 outubro 2020 editado

     # 151

    Só com a utilização é que os utilizadores se vao aperceber se é ou nao funcional, embora assumido e pensado como disse, penso que tenha sido uma opção demasiado arriscada!
    Acho que encostar a placa à cuba é daquelas coisas realmente a evitar, ainda mais que encostar a placa à parede, assim esta a cozinhar e praticamente nao pode usar a cuba senao ainda fica com comida de sabor a fairy, para mim que gosto de ir lavando ao mesmo tempo que sujo essa solução nao dava.
    Ainda assim o mais importante é que os DO estejam contentes e que se mantenham contentes daqui a algum tempo!
    Concordam com este comentário: CMartin, ramt20
  8.  # 152

    Colocado por: DR1982esta a cozinhar e praticamente nao pode usar a cuba senao ainda fica com comida de sabor a fairy

    Eheh. Eu também costumo ir lavando em simultâneo.

    Colocado por: marco1acho que se poderia ter metido a maquina de lavar louça entre a placa e o lavatório portanto dando um espaço de bancada entre a placa e o lavatório, alias faz muito sentido ter a maquina de l louça ao lado da placa.

    Também gostaria mais desta configuração. Aliás, esta configuração mas com o lavatório e placa trocados :)

    Colocado por: CMartina máquina de lavar loiça, prefiro colocar à direita das cubas, geralmente

    Porque prefere do lado direito?
    Neste momento tenho à esquerda e que, por ser dextro, dá-me muito jeito.

    No final, como CMartin referiu, estas configurações acabam por ser muito das preferência e hábitos de cada um e assim foi assumida com o cliente.
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 153

    Também prefiro a máquina lavar loiça à direita, porque apesar de ter 2 cubas uso sempre a da direita para lavar e a da esquerda para escorrer.

    Quanto à placa junto ao lava loiça, acho que nunca tinha visto. Para mim não queria.
    De qualquer forma acho que a cozinha ficou bonita. A discussão do bonito/prático deixo fica para outro dia. 😉
    Concordam com este comentário: joaosantos, CMartin
    •  
      CMartin
    • 29 outubro 2020 editado

     # 154

    Olá todos, penso que todos teremos as nossas preferências, e os donos de obra também, de utilização. Neste caso, e a adicionar ao resto, que já mencionei em cima (e que nos oferece o contexto concreto) os donos de obra pediram muito espaço de bancada de trabalho, sem interrupções (sem placas ou cubas pelo meio) porque era uma coisa que sentiam lhes faz falta, na sua rotina do dia a dia, uma bancada de trabalho corrida. Enfim, como já alguém disse há uns tempos, isto não é matemática, e, sinceramente, não vejo interesse em fazer apenas porque assim vemos nos outros ou a isso estamos mais habituados a ver, ou sequer, por a nós nos serve (sem equacionar outras andanças ou alternativas). Se fôssemos todos iguais, com os mesmos hábitos e preferências as casas também o seriam. E, espero, não ser o caso, se não, deixava muito pouco que explorar como alternativas. Era tirar e por igual.
    O meu foco é a personalização dos ambientes, decorações e funcionalidades talhadas a cada individual, no intuito de valorização da habitação como nosso lar, mas sem descurar valor comercial. No entanto, a massificação de soluções, deixo para projectos em que é esse o objectivo (venda).
    Concordam com este comentário: joaosantos, Ana_Dado
  10.  # 155

    Colocado por: pguilhermeNeste momento tenho à esquerda e que, por ser dextro, dá-me muito jeito.

    Passa a loiça por água na cuba, (sendo o caso, para tirar restos) e vai para a máquina de lavar loiça, logo alí em baixo, sim, á direita, para dextro.
    •  
      CMartin
    • 29 outubro 2020 editado

     # 156

    Colocado por: DR1982senao ainda fica com comida de sabor a fairy, para mim que gosto de ir lavando ao mesmo tempo que sujo essa solução nao dava.
    Que exagero 😅
    Exacto, para si, DR. São perspectivas pessoais. Há muitas, temos que habituarmo-nos a elas. Sugerir sim, julgar o que é melhor para outros baseados em nós é que já não podemos. Ficava muito pouco para o design personalizado, que é mais do que se vê do que possa ser bonito, ou agradável à vista, mas isso, convém que seja, também.
  11.  # 157

    Colocado por: CMartinQue exagero 😅
    Exacto, para si, DR. São perspectivas pessoais. Há muitas, temos que habituarmo-nos a elas. Sugerir sim, julgar o que é melhor para outros baseados em nós é que já não podemos. Ficava muito pouco para o design personalizado, que é mais do que se vê do que possa ser bonito, ou agradável à vista, mas isso, que convém que seja, também.
    Por isso mesmo é que disse, “para mim”, para mim seria complicado ate porque ja vivi em casas onde a placa estava encostada à cuba, contudo isso nao quer dizer que nao seja a melhor solução para alguém!
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 29 outubro 2020 editado

     # 158

    Colocado por: DR1982contudo isso nao quer dizer que nao seja a melhor solução para alguém!
    Para si, não será, para alguém, já o DR não sabe se será 😉 Isso mesmo. Contexto. Personalização.
    Esperemos, ver mais disso por aqui, neste tópico. O dono de obra é rei nas suas preferências!
    Concordam com este comentário: joaosantos
  12.  # 159

    Colocado por: Ana_DadoDe qualquer forma acho que a cozinha ficou bonita. A discussão do bonito/prático deixo fica para outro dia.

    Completamente. Que a cozinha ficou muito gira e vários furos acima do que estava, é assunto fechado :)

    Aproveitei para explorar, de forma genérica, a questão da sequência/posição dos módulos.

    A máquina à esquerda, sendo dextro, é precisamente porque o braço direito flecte para a esquerda.
    Com a máquina à direita, temos de "dar uma cotovelada" para trás (não temos tanto alcance de movimento) e afastar o peso do corpo.
    Por outro lado, se usar uma escova primeiro (e a segurar com a mão direita) a máquina poderia ficar melhor à direita.

    Será uma questão de hábito, sem margem para dúvida.
    De qualquer forma, secalhar estamos a fazer mal, e deveríamos era por o miúdos a meter a loiça suja na máquina :)
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  13.  # 160

    Concordo, e dependendo da idade dos miúdos pode ficar "lavada" ainda antes de chegar à máquina.
 
0.0463 seg. NEW