Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    A alguns dias descobri que num dos andares funciona uma empresa. Apenas o rés-do-chão tem licença para loja. Todos os restantantes andares tem licença de habitação.
    Existe alguma legalidade nesta situação???
    Como posso reclamar desta situação?
    Cumprimentos
    A.Neves
  2.  # 2

    Boas

    Não qerendo ser incomodo, porqu eé que havia de reclamar?

    Fazem barulho?
  3.  # 3

    Não é legal, façam barulho ou não.

    Por vezes não é só o barulho, é o movimento etç.

    Diriga-se ao Dept . de Fiscalização Hurbanista da sua Câmara e reclame por escrito.

    Eles vão verificar ao vivo, e trabalham a partir daí.

    Conheço o caso de uma igreja brasileira que comprou um apartamento para fazer os cultos.

    Os condóminos reclamaram, o advogado da Fiscalização da câmara entrou em acção e venceu o caso, eles abandonaram o apartamento.
  4.  # 4

    Boa tarde

    A alguns meses atras começaram a aparecer uns "desenhos menos próprios" e "uns escritos" nas portas dos elevadores. Desenhos esses que achamos estranho.
    Conheço as pessoas que vivem no prédio. E não me parece que os moradores tenham necessidade e vontade de o fazer.

    Outra coisa que tem sucedido também é roubos nas garagens. Já desapareceram várias bicicletas entre outras coisas.
    Mas ultimamente tem sido um corropio.
    Como tenho visto muita gente a entrar e a sair do predio sem os conhecer ou reconhecer, achei bastante estranho.
    Além do barulho e lixo deixado no hall de entrada e elevadores constantemente sujos.

    De qualquer forma uma casa que esteja licenciada para habitação, nunca poderá ter uma empresa a funcionar.
    O administrador do condomínio deveria ter sido informado (acho eu ?!). Ou não???
    Não será necessário uma autorização do proprio condominio, aprovada em assembleia???
    Não será necessário uma autorização Camarária???

    Cada coisa tem a seu lugar. Não podemos pensar que somos mais expertos do que os restantes elementos do prédio. Viver em sociedade é isso mesmo. Socializar. E não enganar os restantes vizinhos.

    Dai a minha razão de reclamar.

    Fico a aguardar uma resposta que me possa ajudar em futuras diligências a tomar por mim, ou pelo proprio administrador do condomínio.

    Desde já agradeço a ajuda.
    A.Neves
  5.  # 5

    Isso (bonecos no elevador, roubos nas garagens, ..) parece ser coisa de miúdos.
    Não importa que conheça bem os pais.
    Conheci um casal que quase batiam nos vizinhos que lhes foram comunicar TER VISTO os filhos deles a riscar automóveis no estacionamento. Os diabinhos saíam de casa quando os pais estavam a dormir para ir "brincar" para o estacionamento...

    Ou é coisa de miúdos, ou de quem quer atribuir a culpa à existência de uma empresa no edifício.

    Quanto à legalidade da situação, depende do tipo de actividade da empresa, porque há actividades domésticas que são "autorizáveis".

    Veja a discussão que aqui houve em:
    https://forumdacasa.com/discussion/7259/esclarecimento-controlar-acessos-do-predio/#Comment_70852

    Portanto, o primeiro passo é saber a que se dedica a empresa.
  6.  # 6

    A empresa em causa é de construção de sites.

    E os trabalhadores dessa empresa são bastantes jovens.

    Quanto aos moradores são pessoas idosas e os restantes tem filhos com 3 a 6 anos.
    Custa-me a acreditar que consigam desenhar a mais de 1,70 de altura, nas portas do elevador.
  7.  # 7

    Não acha melhor falar com as pessoas em questão...

    Dialogar é a melhor forma de resolver problemas.

    [pub]Um abraço a malta do Fórum e visitem a FaustoDecor...[/pub]
  8.  # 8

    já falei com as pessoas em questão

    Eu vi uma pessoa a ir para lá a uma entrevista. Foi o próprio entrevistado que me disse que lá ia.
    E os "donos" simplesmente negam a existência da empresa ou o que seja.

    É a palavra deles contra a minha.

    E agora??
  9.  # 9

    ó ajoseneves, já escrevi acima como proceder neste caso, ou não leu?
  10.  # 10

    Obrigado Paramonte

    Já reclamei no site da Camara.

    Vou ficar a aguardar uma resposta deles.

    A.Neves
  11.  # 11

    Reclamar no site da Câmara? Essa fez-me rir.

    Se quer a coisa bem feita tem que ir Dept . de Fiscalização Urbanista da sua Câmara e preencher POR ESCRITO a reclamação e assinar.

    Só assim é que o processo anda para a frente. E eles são os únicos que têm o poder de lhe resolver o problema.
  12.  # 12

    Não seja por isso.

    Irei então mesmo ao Dept . de Fiscalização Urbanista da Camara efectuar a queixa por escrito.

    Obrigado pela ajuda.
    A.Neves
 
0.0151 seg. NEW