Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olà a todos!

    antes de tudo queria agradecer a todos os que possam ajudar, segui muitas discussões sobre este assunto mas precisava de informações mais detalhadas para o meu caso.

    Brevemente quero comprar um terreno em Vila Nova de Gaia (Canidelo, Santa Marinha) com minimo 400mq para a construção de uma moradia T3 com cave + RC + 1º andar com uma area de implantação de cerca 100mq portanto cerca de 300mq em total.

    Qual seria o budget medio necessario para tudo? (comprar terreno, projecto, licenças, puxada de infra-estruturas e construção)

    Os preços dos terrenos rondam os 100/150.000€ dependendo dos mq e da zona.

    Gostaria de saber se alguém sabe os custos médios para projeto, licença, puxada de infra-estruturas (se for necessario)? e naturalmente para a construção de uma moradia com estas dimensões (ainda não pensei em como fazer as divisões).

    Uma vez que compro o terreno se não tiver passeios ecc...quem tem de pagar os custos?

    Depois de encontrar um terreno precisava de encontrar um arquiteto aqui da zona e também um construtor, se alguém daqui do forum tiver sugestões aceito :)
  2.  # 2

    em Gaia ?
    Segundo um membro do presente fórum, obrigaram um proprietário a fazer um mini colector para o saneamento, pois as fossas estão proibidas. Uma "brincadeira" de uns milhares e total surpresa para quem comprou o terreno para fazer casa. Tem luz à porta ? Do outro lado da rua ? Vai ter de pedir um ramal por via área ? Subterrânea ? Não existem arruamentos ? Vai ter de fazer isso ?

    Segundo o idealista ( é uma "fonte" que agrega muita informação ) , o preço médio em canidelo é de 290/m2.
    Pelo fórum um preço médio de construção vai de 800/m2 a 1400/m2 ( é os acabamentos ).
    Um projecto de arquitectura e as dezenas de especialidades para essa área tem outros post sobre o assunto.
    A fiscalização da obra, direcção técnica levantamentos de licenças na Gaiurb tb se fala.

    Vai confiar no vendedor/particular ou no vendedor/agência relativamente ao potencial de edificação do terreno ? Sem ter um PIP ou um estudo prévio ?
    Já começa mal. Se tem o folego financeiro para se meter nessa aventura, um arquitecto/engenheiro civil ( formado antes de 1980 e picos ) é a acessoria técnica que precisa.
    Se Avintes/olival o mercado já está louco, em Canidelo então tá doidão !
    Concordam com este comentário: NPRP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fil92can
  3.  # 3

    Leia a minha resposta neste tópico: https://forumdacasa.com/discussion/73289/construcao-moradia/#Item_3

    Relativamente a custos, será dificil dizer, mas como já disseram aqui conte com 1000eur/m2 +iva de construção, 6000-15000eur para projetos (dependendo da quantidade de serviços que contratar), e depois tem as taxas que são muitas e variadas, sendo algumas difíceis de estimar e prever.

    Se o terreno custa mais de 100mil e quer uma casa de 300m2 (precisa mesmo de tanta área?) se não tiver disponível para gastar pelo menos 450mil euros a coisa pode ficar curta.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fil92can
  4.  # 4

    Não precisa gastar tanto num terreno, se estiver inserido em Loteamento já existem lotes para 60/75.000€, com a área de implantação de 100m2 (que se desenvolve em dois pisos + cave).

    Depende se pretender um terreno sem estar inserido em loteamento ou um terreno inserido em Loteamento...
    Na primeira hipótese, vai pagar mais de taxas, licenças e infra-estruturas;
    Na segunda hipótese, vai pagar menos de taxas, licenças e infra-estruturas (até porque num Loteamento as infra-estruturas já estão feitas).

    O ideal seria socorrer-se de um arquitecto já nesta altura, para ele ajudá-lo na triagem dos terrenos (porque há os que servem para construir, e o que servem apenas para plantar repolhos).

    Se pretender, eu passo-lhe o contacto dum arquitecto, envie-me um mail para: [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fil92can
  5.  # 5

    o problema é que nesta zona não encontro nada a baixo destes valores...e se for já com loteamento os valores são todos a cima dos 150.000€

    a area do terreno até pode ser mais pequena...tipo 300/400mq e assim posso ver se consigo poupar alguma coisa já nesta fase inicial.

    sim também concordo que o melhor seja nesta fase inicial falar com um arquiteto para perceber os custos.
  6.  # 6

    https://residencial.predibisa.com/empreendimento/lotes-de-terreno-canidelo-vila-nova-de-gaia/?emp=5877726

    Por exemplo, foi o primeiro que me apareceu...lotes com 300m2 de terreno por 70.000€
  7.  # 7

    enviei email para arquiteto, obrigado pela sugestão parece bom como zona e como lote...vou entrar em contacto com eles.
  8.  # 8

    obrigado pelas dicas, já agora porque esperar alguns meses?
  9.  # 9

    pois isso também ando a pensar...mas por agora ainda está tudo igual e em terrenos e moradia não reparei em queda...mas sim melhor ter calma e aguardar
  10.  # 10

    Colocado por: Anonimo15122020O mercado vai sofrer reajustamentos e os preços tenderão a baixar.
    ia mandar uma piada sobre bolas de cristal mas vou me conter... hehehehe
  11.  # 11

    a minha duvida também e se realizar a cave possa ficar muito mais caro...mas o meu medo é não fazer e um amanha não poder voltar atrás. Provavelmente irei poupar mas gostava de poder aproveitar esse espaço
  12.  # 12

    E se for da zona, vá passeando por lá.
    Quem sabe encontra alguma coisa em venda directa pelo proprietário ! Nem tudo está nas agências.
    • NPRP
    • 7 outubro 2020

     # 13

    Eu conheço bem Canidelo pois é onde conto iniciar a minha construção no próximo ano.
    Pelo que percebi só ler o tópico, o autor do mesmo ainda está numa fase muito embrionária do processo e sem saber ainda bem o que fazer.
    As minhas dicas:
    1) saber QUANTO tem para gastar em terreno e construção. Você tem que ter a noção exata ou aproximada do valor total que tem e SÓ DEPOIS avaliar tudo o resto;
    2) dependendo do ponto 1, aí sim, escolhe terreno, localização e pede à CMGAIA informação sobre a capacidade construtiva do mesmo; Nesta fase, já pode estar assessorado por Arquitecto. Lembre-se, é o projecto que tem de se adaptar ao terreno, não o terreno ao projecto (se quiser poupar na carteira).
    E leia muito sobre o assunto (o FDC) é boa fonte de informação mas não é a única.. fale com gente, técnicos, projectistas, procure saber, escarafunche... não se deixe afogar logo nas primeiras ondas da praia de salgueiros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fil92can
  13.  # 14

    Colocado por: NPRPEu conheço bem Canidelo pois é onde conto iniciar a minha construção no próximo ano.
    Pelo que percebi só ler o tópico, o autor do mesmo ainda está numa fase muito embrionária do processo e sem saber ainda bem o que fazer.
    As minhas dicas:
    1) saber QUANTO tem para gastar em terreno e construção. Você tem que ter a noção exata ou aproximada do valor total que tem e SÓ DEPOIS avaliar tudo o resto;
    2) dependendo do ponto 1, aí sim, escolhe terreno, localização e pede à CMGAIA informação sobre a capacidade construtiva do mesmo; Nesta fase, já pode estar assessorado por Arquitecto. Lembre-se, é o projecto que tem de se adaptar ao terreno, não o terreno ao projecto (se quiser poupar na carteira).
    E leia muito sobre o assunto (o FDC) é boa fonte de informação mas não é a única.. fale com gente, técnicos, projectistas, procure saber, escarafunche... não se deixe afogar logo nas primeiras ondas da praia de salgueiros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fil92can


    obrigado pelas dicas, entretanto já estou a ser seguido por um arquiteto que me tem ajudado bastante.

    o valor que queria gastar é de 300.000€ para tudo (terreno+projetos+construção...)

    em termos de projecto quero que seja a casa que se adapte ao terreno conforme o possível em termos de m2 e divisões portanto non haverá problema

    A minha duvida é quanto posso gastar para comprar o terreno...mas acho que seria melhor não ultrapassar os 80.000€

    em termos de valores, os terrenos são negociáveis? houve quem me dissesse que sim devido a dificuldade de os vender

    Aceito dicas, obrigado a todos
    • NPRP
    • 7 outubro 2020

     # 15

    Moradia em Canidelo, tipologia T3, terreno inclusive, por 300.000 com Iva? 🧐
    Vai ter de fazer cedências... ou cortar bastante nos acabamentos...
    Negociação de terrenos nesta zona?!? Hummmm, à margem é curta, mas boa sorte!
  14.  # 16

    Eu comprei terreno por 45mil€ e os 300mil não me vão chegar para concluir a casa...

    Tire pelo menos 15mil€ para projeto e taxas e faça as contas a mil€m2 de construção (se for poupadinho talvez consiga incluir o iva neste valor).

    Facilmente chega aos 250mil€ e ainda não tem o valor do terreno incluído...

    Faça bem as contas porque se gastar 80mil no terreno só fica com 220 para projeto, licenças e construção o que na minha opinião inviabiliza a construção.
  15.  # 17

    Colocado por: NPRPMoradia em Canidelo, tipologia T3, terreno inclusive, por 300.000 com Iva? 🧐
    Vai ter de fazer cedências... ou cortar bastante nos acabamentos...
    Negociação de terrenos nesta zona?!? Hummmm, à margem é curta, mas boa sorte!


    Provavelmente interpretei mal, mas acho que o fil92can não disse que incluia o IVA nesse valor. Até porque o Iva, dependendo do construtor e da negociação, pode ou não ser facturado (quer seja na sua totalidade ou não).
    Concordam com este comentário: fil92can
  16.  # 18

    Colocado por: econom.pedro

    Provavelmente interpretei mal, mas acho que o fil92can não disse que incluia o IVA nesse valor. Até porque o Iva, dependendo do construtor e da negociação, pode ou não ser facturado (quer seja na sua totalidade ou não).
    Concordam com este comentário:fil92can


    sim exacto estava a falar sem IVA, mas acho que 1000€/m2+IVA seja um valor bastante alto para poder estar descansado ou não? se a moradia for de 200m2 ficaria em 200.000€+IVA
    • NPRP
    • 7 outubro 2020

     # 19

    Colocado por: fil92can

    sim exacto estava a falar sem IVA, mas acho que 1000€/m2+IVA seja um valor bastante alto para poder estar descansado ou não? se a moradia for de 200m2 ficaria em 200.000€+IVA

    Depende das suas opções em acabamentos. 4 coisas que fazem logo disparar a contenda:
    - tamanho dos vãos e caixilharias
    - climatização com PRH
    - soalho
    - garagens em -1
    É sempre a somar...
    • NPRP
    • 7 outubro 2020

     # 20

    Ahhh... e WCs... autênticos sorvedouros de €€€
 
0.0188 seg. NEW