Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Pretendo dar inicio a um tecto de Pladur mas tenho uma dúvida na colocação das placas.

    Coloco as buchas nas bigotas, varões ao tecto, pivots e respectivo perfil até aqui tudo bem. Agora surge a questão, se as placas devem ser colocadas perpendiculares à orientação dos perfis, e se as placas que estou a usar são de 2600mm, isto quer dizer que a emenda entre placas pode calhar numa zona sem perfil. Nenhuma das modulações 400/500/600 me permite que a emenda entre placas se faça sob a estrutura.

    Cumprimentos,

    Ricardo Rocha
  2.  # 2

    Nunca apliquei tecto em pladur, mas na parede mete-se no sentido do perfil, para que as extremidades de ambas as placas fiquei apoiadas (aparafusadas).
  3.  # 3

    sim nas paredes também sei que é no sentido do perfil, porque quer se escolha 400 ou 600 entre perfis apanha sempre a emenda longitudinal das placas.
  4.  # 4

    O que não falta é tutos no youtube
  5.  # 5

    Pois... acredito.... mas ainda não apanhei um tutorial no youtube que tenha por exemplo uma área de 10m x 10m para placar.

    Ver tutos de quartos e salas pequenos com espaçamentos entre perfis de 600 mm em que o encontro das placas é por exemplo feito ao meio de uma regua de tecto e os sobrantes são retirados no perfil perimetral é fácil.
  6.  # 6

    https://youtu.be/SO7DKqwQfh8
    Minuto 2.30
    Mas o melhor é mesmo consultar as fichas do seu sistema em específico
  7.  # 7

    Aplicar sempre no senti do contrario do perfil. Se as placas fazem 2.60 perfil todos os 52cm.
  8.  # 8

    Colocado por: LrLisboahttps://youtu.be/SO7DKqwQfh8
    Minuto 2.30
    Mas o melhor é mesmo consultar as fichas do seu sistema em específico


    mas ai nesse vídeo a emenda transversal entre as duas placas está desapoiada... isso é aconselhado?



    Colocado por: megamenAplicar sempre no senti do contrario do perfil. Se as placas fazem 2.60 perfil todos os 52cm.


    pensava que a modelação tivesse que obedecer às medidas comuns 400/500/600
    •  
      jorgand
    • 6 outubro 2020 editado

     # 9

    Compre placas de 2,50m ou entao corta 10cm as placas.nos tectos o normal e 50 cm de espaçamento.
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  9.  # 10

    Veja o sistema m system que faz o que pretende
  10.  # 11

    Colocado por: jorgandCompre placas de 2,50m ou entao corta 10cm as placas.nos tectos o normal e 50 cm de espaçamento.
    Concordam com este comentário:LrLisboa


    E depois n há stress em ficar as emendas com junta cortada em ambas as placas?
  11.  # 12

    Se tiver mãozinha não
  12.  # 13

    O gesso cartonado é dos materiais mais versáteis que existem, por isso nada o impede de adaptar ligeiramente o espaçamento das réguas às dimensões da placa que vai usar ou vice versa.
    Se já aplicou a estrutura de suporte, agora deve adequar o comprimento da placa ao espaçamento cortando-a😉
    A questão das emendas dos topos cortados não é problemática, contudo convém regularizar a aresta com uma grosa.
    Já no tocante à colocação das placas, no sentido longitudinal é aconselhável (regra) que os encontros sejam desfasados/desencontrados (tipo assentamento de tijolo) pois confere melhor travamento a toda a estrutura e homogeneiza o tratamento final das juntas.
    O vídeo que postou com juntas de encontro de 4 placas em cruz ❌ é um péssimo exemplo.
 
0.0176 seg. NEW