Colocado por: enf.magalhaes
Isso dos recibos verdes é moda entre os empresários . E existe em muito lado ! Até nos trabalhos diferenciados . Aí a culpa não é dos jovens .
Colocado por: hangasPor vezes ha uma encomenda/projecto maior, ou mesmo uma aposta de investimento para tentar ganhar um outro mercado ou crescer mais um bocado. E ha obviamente um grande risco ai envolvido, nem sempre corre bem.
E preciso mais mao de obra, certo. Mas e se corre mal depois como se faz o downsizing?
A protecao laboral e excessiva e despedir e quase como despejar alguem que nao paga a renda; um processo moroso e custoso.
Se aposta de investimento correr mal em cima e for preciso pagar indeminizacoes por despedimento so acrescenta ao risco.
Colocado por: pguilherme
Investimento para crescimento só faz sentido com empregados, nesse caso contratados a termo.
Recibos verdes são para serviços "one-off".
Agora se a razão é poupar nos descontos, a conversa é outra e em nada está relacionada com o risco do empreendimento.
Colocado por: JoelMpode fazer contratos a prazo que podem inclusive ser renovados ate 2 vezes se nao estou em erro.
Colocado por: GambinoMas os contratos ainda que a prazo não impõem obrigações acessórias e custos comobpagamentos de subsídios de férias e natal e eventuais caducidades?
Colocado por: pguilherme
E em que medida essas condições estão em conflito com o risco de negócio?
Colocado por: PoisÉUma das maiores palhaçadas dos últimos tempos foi o caso da trabalhadora na fábrica de cortiça lá para o norte.
Qual é, expliquem-me por favor, qual é a racionalidade de obrigar um empregador a manter um empregado que não é bem vindo ali?
Colocado por: PoisÉDê-se uma indemnização e que vá à sua vida.
Colocado por: PoisÉ
E depois queixam-se da precariedade...
Ainda não perceberam que não podem escolher o melhor de dois mundos.
Ou escolhem a precariedade garantida ou escolhem poder ser despedidos.
Claro que também é um pouco precário poder ser despedido a qualquer momento mas, desde que haja uma almofada (indemnização + subsídio de desemprego), é um incentivo a que patrões possam contratar e não ter medo disso.
Por outro lado, evita os maus actores nas empresas - toda a gente conhece o colega que não faz ponta dum corno e que não pode ser despedido.
Uma das maiores palhaçadas dos últimos tempos foi o caso da trabalhadora na fábrica de cortiça lá para o norte.
Qual é, expliquem-me por favor, qual é a racionalidade de obrigar um empregador a manter um empregado que não é bem vindo ali?
Dê-se uma indemnização e que vá à sua vida.
Colocado por: hangasMas olhe que o PCP que foi dos partidos que mais "ladrou" por essa causa, provou agora do proprio veneno.
Colocado por: QuilleuteEste tipo de empregos ( remax’s; era’s e call centers ) vivem desse aspecto .... da iliteracia de uma sociedade para vingar no mercado actual.
Colocado por: rjmsilvaA SIC anda a passar umas peças com jovens dos 15 aos 25 anos, a ideia geral deles é que "não é justo" não terem "o emprego que merecem" após tantos anos de "trabalho e estudo."
Colocado por: MVAA geração actual é a maisliteradalitrada da história da humanidade.
Colocado por: MVA
Não concordo. A geração actual é a mais literada da história da humanidade.
Está a distorcer um bocado o que vai na cabeça desses jovens.
O que se passa é que os pais deles, com a 6ª classe, facilmente enriqueceram. Quem ia para empresário nos anos 80, ao fim de 10 anos estava rico, mesmo sem ter quaisqueres habilitações (tenho o exemplo dos meus pais e muitos amigos deles, muitos dos quais com a 4ª classe, que abriam um negócio nos anos 80 e em meados dos anos 90 já estavam riquíssimos). Os meus pais por exemplo, aos 40 anos de idade já tinham 3 casas pagas (pediam crédito à CGD e ao fim de 5 anos conseguiam abater a totalidade do crédito, só com os rendimentos empresariais que tinham).
Tempos em que ninguém sabia o que era uma factura ou uma declaração de IRS, onde a ASAE não existia, onde as câmaras municipais fechavam os olhos a tudo, tempos em que os empresários nem segurança social pagavam. Hoje em dia é impossível ser-se empresário. A burocracia é tremenda e os impostos, taxas e taxinhas comem todo o possivel lucro.
Esses jovens queixam-se de que estudaram e esforçaram-se muito mais que os pais deles, mas nunca vão conseguir ter o nível de vida dos pais.
Colocado por: JoelMé algo que também já pensei, por aqui não existe indemnização
Colocado por: MVAO que se passa é que os pais deles, com a 6ª classe, facilmente enriqueceram. Quem ia para empresário nos anos 80, ao fim de 10 anos estava rico, mesmo sem ter quaisqueres habilitações (tenho o exemplo dos meus pais e muitos amigos deles, muitos dos quais com a 4ª classe, que abriam um negócio nos anos 80 e em meados dos anos 90 já estavam riquíssimos). Os meus pais por exemplo, aos 40 anos de idade já tinham 3 casas pagas (pediam crédito à CGD e ao fim de 5 anos conseguiam abater a totalidade do crédito, só com os rendimentos empresariais que tinham).
Colocado por: PoisÉA geração actual é a mais literada da história da humanidade.
Colocado por: pauloagsantosdepois temos cursos na area das engenharias às moscas com emprego praticamente garantido.
Colocado por: pauloagsantos
e mesmo assim é a geração com menos competencias. Uma coisa é a literacia outra coisa são as competencias.
temos uma geração muito literada, mas com competencias para fazer muito pouco.
de certa forma a culpa não é deles, são o produto de uma sociedade que vê num curso superior a saída para uma vida mais fácil, mas a massificação do ensino superior na decada de 90 mandou abaixo essa visão. Temos cursos na area das humanidades cheios de alunos que não tem emprego quando terminam e depois temos cursos na area das engenharias às moscas com emprego praticamente garantido. Abriu-se cursos porque sim e não com uma visão estratégica das areas onde faria sentido abrir cursos novos.
desvalorizou-se de tal forma o ensino superior, que temos em algumas areas, pessoas formadas com ordenados iniciais pouco acima do ordenado minimo.
acusar a ganacia dos patrões, que tb existe, como a causa da precaridade laboral actual é apenas metade da verdade, a outra metade é que andamos a gastar recuros a formar uma geração para nada.