Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Sou um participante recente do fórum ( a curto prazo com certeza serei mais activo, vcs vão ter que aturar as minhas duvidas e questões ;-) ) e tenho uma duvida, que penso eu, vcs conseguirão esclarecer-me. Segundo o PDM do município de Gondomar e paço a citar:
    Artigo 17ª
    3 - Só serão licenciadas construções em prédio autónomo desde que a frente do lote confrontante com a via de acesso seja igual ou superior à dimensão da fachada da construção principal correspondente, não sendo aceitáveis situações de interioridade, alinhamentos e afastamentos de fachadas dissonantes dos existentes ou dos previsíveis por força da configuração do terreno.
    A minha duvida é a seguinte: é possível construir uma casa em que o comprimento seja superior à frente do lote? É isto que eu entendo, mas por outro lado, em Gondomar abundam exemplos do contrario ...
    Alguém me sabe esclarecer?
  2.  # 2

iz...

isso não tem a ver com a profundidade, é uma condicionante para garantir que voçê por exemplo tem um lote com uma frente em contacto com a via publica de apenas 6 m e depois faz um zig zag para dentro, e ai a uns 5m por exemplo, alarga para 15 m e voçê faz uma casa apartir desse ponto com uma fachada principal de 12 m, ou seja essa sua casa vai apresentar uma situação de interioridade.
    Isto porque os prédios (terrenos) tem formas muito escantilhados (recortados) em certas zonas.
  3.  # 3

Colocado por: marco1iz...

isso não tem a ver com a profundidade, é uma condicionante para garantir que voçê por exemplo tem um lote com uma frente em contacto com a via publica de apenas 6 m e depois faz um zig zag para dentro, e ai a uns 5m por exemplo, alarga para 15 m e voçê faz uma casa apartir desse ponto com uma fachada principal de 12 m, ou seja essa sua casa vai apresentar uma situação de interioridade.
    Isto porque os prédios (terrenos) tem formas muito escantilhados (recortados) em certas zonas.

então vejamos, eu tenho um lote com 16 metros de frente e muitos metros de comprido, mas a construção pode, ou não pode exceder os 16 metros em profundidade ( a direito e sem fazer recortes)?
  4.  # 4

segundo o artigo que apresenta, nada o impede disso, agora pode é haver outros artigos do PDM que limitem a profundidade.

e repito esse artigo não está a falar das profundidades.
  5.  # 5

ok, então a casa pode ter por exemplo, 10 metros de frente e vinte ou 30 de comprimento, certo?
    marco1, desculpe a minha ignorância e não perceber isto a primeira :-)
  6.  # 6

olhe isso não sei porque não tenho aqui á mão o PDM de Gondomar, mas pelo artigo que referiu, não diz nada sobre isso.
    Geralmente quando as casas se integram numa frente urbana consolidada essa profundidade é limitada consoante a camara pode ser até 15 m ou menos e noutras zonas por vezes não há limite para a profundidade até aos 50 m desde que cumpra o regulamento geral das edificações.
    Acho que devia marcar uma simples reunião na camara e ficar a saber rapidamente as principais condicionantes para esse terreno ou então um gabinete rotinado nessa zona.
  7.  # 7

os pdms no geral contemplam mais a largura/comprimento face à rua, isso que referiu como ja foi dito pelo marco1 tem a ver com a fachada de entrada

Colocado por: iznogud88ok, então a casa pode ter por exemplo, 10 metros de frente e vinte ou 30 de comprimento, certo?

tem de ver o que diz o pdm sobre isso, mas em geral funciona por alinhamentos existentes.
    a referência são as casas/lotes ao lado.
  8.  # 8

já dei uma data de voltas ao PDM e não encontro referencia directo sobre isso, mas como disse antes, sou um completo ignorante nesses assuntos. De um dos lados existe efectivamente uma habitação, do outro existe uma habitação, mas esta a mais de mil metros, sendo que esses mil metros são campos agrícolas.
  9.  # 9

iz...

procure talvez não no PDM mas no regulamento municipal da urbanização e da edificação.
  10.  # 10

procure no regulamento municipal como diz o marco1 se não falar nada sobre isso, será mesmo pelo factor alinhamento com a casa ao lado
  11.  # 11

Dei uma vista de olhos rapida, e não encontrei nenhuma referencia, de qualquer forma, já encontrei no município em questão, varias situações dispares em relação ao comprimento/profundidade da construção e a relação com as casas dos lados.
    Situações em que por exemplo, determinada construção tem o dobro de profundidade/ comprimentos que a(s) casa(s) dos lados.
    Terei possivelmente que ver isso directamente na Câmara Municipal
  12.  # 12

Colocado por: iznogud88Dei uma vista de olhos rapida, e não encontrei nenhuma referencia, de qualquer forma, já encontrei no município em questão, varias situações dispares em relação ao comprimento/profundidade da construção e a relação com as casas dos lados.
    Situações em que por exemplo, determinada construção tem o dobro de profundidade/ comprimentos que a(s) casa(s) dos lados.
    Terei possivelmente que ver isso directamente na Câmara Municipal

se conseguir provar"", mostrar que precisa de espaço interior, podem existir excepções, isto em bom senso de ambas as partes.
    agora como disse no geral será mesmo a regra de alinhamento, deve existir algo sobre isso no pdm ou no regulamento, sobre a prevalência de alinhamentos nestas situações que não existe regra.
    cumps
  13.  # 13

Boas

ok, então a casa pode ter por exemplo, 10 metros de frente e vinte ou 30 de comprimento, certo?

Em Gondomar a Câmara estabelece a profundidade máxima de 14 m para novas construções. Se pretender construir anexos (garagem, etc) estes devem ficar afastados 6 m da construção e com a área equivalente a 10% da área do terreno mas com um máximo de 50 m2.

cumps
    José Cardoso
  14.  # 14

Colocado por: j cardosoEm Gondomar a Câmara estabelece a profundidade máxima de 14 m para novas construções

14m? parece-me pouco, mas de certeza que há excepções, por conjugação de área/terreno
  15.  # 15

Boas

14m? parece-me pouco, mas de certeza que há excepções, por conjugação de área/terreno

Aqui toda a gente acha pouco, mas é o que temos. Excepções? Não acredito a não ser que (por exemplo) o seu nome seja Fernando Gabriel Loureiro se é que me faço entender :-)

cumps
    José Cardoso
  16.  # 16

Colocado por: j cardosoBoas

Aqui toda a gente acha pouco, mas é o que temos. Excepções? Não acredito a não ser que (por exemplo) o seu nome seja Fernando GabrielLoureirose é que me faço entender :-)

cumps
    José Cardoso

sem falar em excepções dessas, não acredito que não haja excepções por forma do terreno, 14m é mesmo pouco.
    ainda tenho uma placa perto de casa a dizer gondomar não pára.
  17.  # 17

Boas

ainda tenho uma placa perto de casa a dizer gondomar não pára

É verdade que não para. Parafraseando uma piada antiga, Gondomar estava à beira do abismo mas com estes autarcas deu um grande passo em frente.
    Quanto às excepções, até podia haver abertura por parte dos técnicos (o que não acredito), mas quando chega à assessora jurídica - Drª Carla Loureiro - da vereadora do urbanismo - Daniela Loureiro - as coisas já não serão bem assim.

cumps
    José Cardoso
  18.  # 18

as câmaras têm muitas paredes, têm.
    j cardoso é melhor ter cuidado"" que "eles andem ai", é um grande big brother :)
  19.  # 19

Boas

j cardoso é melhor ter cuidado"" que "eles andem ai", é um grande big brother :)

Sempre fui muito cioso dos meus direitos e sempre reclamei quando achei necessário, pelo que já me conhecem e posso até dizer que não tenho razão de queixa já que os processos têm seguido os trâmites normais dentro de prazos aceitáveis (devem evitar ter de me aturar). A bem da verdade nem sequer tenho razão de queixa da maioria dos técnicos que ali trabalham.
    Além disso " a sorte protege os audazes "
    Mama sumae

cumps
    José Cardoso
  20.  # 20

também é a minha postura sempre foi e sempre será, não estou a ver mudar mesmo, "mas que eles andem ai andem"
    cumprimentos

0.0143 seg. NEW