Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou a penssar reconstruir a cobertura de um palheiro, na Beira Baixa, naturalmente será feito cálculo estrutural, mas gostava de ter opinião de quem tiver experiência em coberturas de madeira, para começar a ter uma primeira ideia de como resolver isso.

    O palheiro tem paredes de 70cm de xisto e um pilar central elíptico com +/- 1,2m x 0.6m, que gostava de manter. Será feita uma cinta em betão armado no coroamento das paredes que depois vai receber a carga da cobertura.

    Não gostava muito de ter asnas, por que o teto é relativamente baixo, mas claro também não quero cargas horizontais nas paredes... Junto um PDF com uma primeira ideia em que usei uma regra rudimentar de pre-cálculo (1/30 do vão para altura das vigas)

    Palheiro: 14,5mx6,85m

    -Vigas da cumeira: 300mm x 180mm por 7,8m de comprimento (será exequível ou é muito pouco?)
    -"Barrotes" 150mmx75mm por 3,8m de cumprimento ( 50 em 50cm)
    -Foro de 18.5mm mais devidos esolamento térmicos e telas etc ou então painel Sandwich (casquinha+8cm de isolamento)
    -ripas e telha de aba e canudo.

    Ideias e criticas são bem vindas!

    Obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: viveiroscordeiroJunto um PDF
    ?
  3.  # 3

    Não sei porque as imagens não seguiram no primeiro post vou tentar de novo.
      planta.jpg
  4.  # 4

    e uma foto do existente:
      palheiro.jpg
  5.  # 5

    segue mais esta imagem:
      palheiro2.jpg
  6.  # 6

    parece tranquilo fazer estrtura como a que tinha
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viveiroscordeiro
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemosparece tranquilo fazer estrtura como a que tinha
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:viveiroscordeiro


    Refere-se á que desenhei, certo?

    A minha dúvida era mais se necessitaria uma viga (terça) a meio de cada água para os "barrotes" não terem um vão tão grande, mas isso implicaria ter um apoio entre o pilar e a parede ou então substituir o pilar por uma asna.

    Já agora, se conhecerem carpinteiros na zona de Castelo Branco, Idanha...
  8.  # 8

    Assim como está. que é o esquema estrutural origianl, e´sta bom. agora falta dimensionar o madeiramento ( atenção á carga de neve, ao vento), efetuar as ligações como deve ser, e se calhar, o migo deveria prever um lintel em betão armado, ali uma coisa bem bolada por forma a ficar dissimulado na alvenaria de pedra, ou então assumir o betão aparente pelo lado interior. não esquecer de complementos de impermeabilização dos madeiramentos e eventuais medidas de correção de pontes térmicas.

    De resto, mais detalhes, só se quiser que eu lhe resolva o conceito em detalhe/ pormenor... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viveiroscordeiro
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasAssim como está. que é o esquema estrutural origianl, e´sta bom. agora falta dimensionar o madeiramento ( atenção á carga de neve, ao vento), efetuar as ligações como deve ser, e se calhar, o migo deveria prever um lintel em betão armado, ali uma coisa bem bolada por forma a ficar dissimulado na alvenaria de pedra, ou então assumir o betão aparente pelo lado interior. não esquecer de complementos de impermeabilização dos madeiramentos e eventuais medidas de correção de pontes térmicas.

    De resto, mais detalhes, só se quiser que eu lhe resolva o conceito em detalhe/ pormenor... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:viveiroscordeiro


    Obrigado Pedro Barradas! A ideia é mesmo esta, por um lintel de betão... Talvez até assumi-lo.

    Desculpe insistir numa dúvida, mas é que não intendi muito bem, quando se refere a esquema original seria também para manter uma viga entre o pilar e as paredes onde assenta a terça e a própria terça? Ou só os "barrotes" (calculados para o efeito) entre a viga da cumeeira e a parede?
      terca.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: viveiroscordeiro
    Desculpe insistir numa dúvida, mas é que não intendi muito bem, quando se refere a esquema original seria também para manter uma viga entre o pilar e as paredes onde assenta a terça e a própria terça? Ou só os "barrotes" (calculados para o efeito) entre a viga da cumeeira e a parede?
    sim, manter a estrutura original.. ao retirar peças vai diminuir à capacidade da estrutura
 
0.0142 seg. NEW