Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Anonimo12122020Resposta simples €€€€€€, é aí que esbarram para muitos os seus princípios.


    Eu vivo disto também. Senão depois como é. Para recusar fazer ( que já o fiz nalgumas situações), o Estado teria de criar as condições para tal, ou regular isto de outra forma. não sei, nem faço idea de como.. quanto mais se regula, pior fica...

    Se todos tivessemos um pouco mais de cultura, como povo.. talvez isto não se verificasse tanto e neõ levasse o caminho, que e´sta a levar, não tenham dúvidas.

    tenho clientes estrangeiros com mais sensibilidade do que o "tuga" que foi falado atrás... um respeito e sensibilidade pelo que é nosso, pela arquitectura, pelos materiais, pela essência do local... e é pena.
    Concordam com este comentário: CMartin
  2.  # 42

    Colocado por: CMartinPenso que nos esquecemos que os arquitectos fazem trabalho público, no sentido, que é responsabilidade deles também zelar pelo património (País) e pela arquitectura, paisagem nacional.
    Sei que dizer isto pode dar azo a contestação, pelos exemplos que vemos em contrário. O arquitecto muitas vezes encontra-se em posição de conflito de interesses, e até moral, perante alguns pedidos.
    Não podem levar a mal isto, estão a defender o património que é de todos nós, apenas isso.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Muitos nem fazem ideia disso... É um dos principios/ dever do Arquitecto ( daqueles inscritos na Ordem dos arqutiectos, não do s que fazem de conta que são arquitectos).

    Aliás outro dia fique muit triste com um afras de um companehhiro de pdaladas, um moço com 25 anos... Estavamos a passar por uma aldeia e comentei, epa mais um aobra ilegal, mais um mamarracho, semqq tipo de respeito pelo local e pelo enquadramento urbanístico, etc.. e tal.. Vem-me ele com a conversa que eu estav a pensar em dinheiro, que a conversa era toda, porque aquilo eraria projectos.. Epá, fiquei com uma mágoa por dentro... ;( Esta gente atualmente só pensa na Massa, do profit!? o resto que se lixe...
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 14 outubro 2020 editado

     # 43

    Colocado por: Pedro BarradasVem-me ele com a conversa que eu estav a pensar em dinheiro, que a conversa era toda, porque aquilo eraria projectos.. Epá, fiquei com uma mágoa por dentro... ;(

    :o)
    Quem tem amor, tem mágoas. As pessoas não percebem o bem comum.
    •  
      CMartin
    • 14 outubro 2020 editado

     # 44

    Colocado por: Anonimo12122020é nesse sentido que tenho vindo a escrever, isso é quase como a situação dos professores, que estão sempre descontentes por serem colocados longe de casa, só vão para onde concorrem, se todos concorrerem para a sua área de residência que remédio tem o governo em colocá-los lá.
    Os arquitectos é igual, se nenhum fizesse fora do padrão da região, os parâmetros eram mentiroso.
    Desculpem os arquitectos aqui presentes mas é assim mesmo.

    Claro Costa, mas apenas há sempre quem faça, podendo, e sem pensar duas vezes. O mundo é uma economia. Na China por exemplo (vou buscar um exemplo ao outro lado do mundo...) disseram ao povo que, por enquanto, primeiro vem o dinheiro, e depois é que vêm as coisas secundárias, como os direitos do povo, os valores, e necessidades de espírito. Aqui em Portugal, ainda temos gente que é contrária a isto, não há que criticar esses valores pelos quais estas pessoas e profissionais se guiam e se pautam, muito pelo contrário. Devemos colaborar, pois são pessoas que tentam valorizar o nosso país partilhando as suas posturas, muitas vezes, em prejuízo próprio (chegando a perder trabalhos). Concordo que a OA poderia definir melhor muitas coisas, mas sinceramente não estou contextualizada o suficiente para poder dizer mais do que isto. Sei que há algumas regras, mas o ideal seria as pessoas sentirem elas próprias esta necessidade de preservar Portugal, o que não significa não evoluir mas apenas evoluír de forma ordenada, respeitando a nossa linguagem. Valorizar, é o que o Barradas está a pedir.
    •  
      CMartin
    • 14 outubro 2020 editado

     # 45

    Eu, pelo contrário, tenho clientes Americanos, de origem, que me pediram uma casa portuguesa. Fiquei enternecida, e grata.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
    •  
      CMartin
    • 14 outubro 2020 editado

     # 46

    Afinal, Portugal chega longe, mais longe do que por vezes nos pode parecer visto daqui de dentro, e por nós próprios :o)
  3.  # 47

    Colocado por: Pedro Barradase porque carga de agua quer uma casa que nada tem a haver com o clima, a história, a tradição, os materiais de Portugal? Essa seria a 1ª questão.
    Ou sendo de uma linguagem contemporânea (que não é o caso), que utlize os cânones da arquitetura vernácula e popular portuguesa, assente em centenas de anos de evolução e tradição e de ocupação/ influencia dos povos que por aqui passaram, um aarqutiectura ligada ao local, ao sitio... Linguagens que valorizam o património construído, a paisagem, a nossa paisagem.

    É Portugal, não é a paisagem da America do Norte... Tenha orgulho no que é nosso, não seja mais um a destruir.

    Regras, em Portugal temos muitas.. e a mior parte delas não permite azer tal e qual como vê as casinhas dos filmes no EUA.
    além de que são completamente desadequadas ao clima. Já agora quer meter isso em que região do país?~
    Concordam com este comentário:CMartin



    Não gosto particularmente daquele estilo de casa, mas as casas (moradias neste caso) em Portugal também deixam muito a desejar. Pelo menos até ao aparecimento de legislação eficiente, eram termicamente desconfortáveis e a base da construção é o tijolo e o betão, com divisões excessivas e de pouco uso (quem não tem alguem na família com casa em que pelo menos uma sala apenas e usada pelo natal ?)
  4.  # 48

    Colocado por: tviegas


    Não gosto particularmente daquele estilo de casa, mas as casas (moradias neste caso) em Portugal também deixam muito a desejar. Pelo menos até ao aparecimento de legislação eficiente, eram termicamente desconfortáveis e a base da construção é o tijolo e o betão, com divisões excessivas e de pouco uso (quem não tem alguem na família com casa em que pelo menos uma sala apenas e usada pelo natal ?)
    Com divisoes que nao sao usadas conheço varias casas, grande parte com divisões divisões duplicadas ou mesmo triplicadas :)
    No entanto tudo divisões pequenas
    •  
      RRoxx
    • 14 outubro 2020

     # 49

    Colocado por: rmptE o meu comentário era a meter-me consigo, pois no meio de tanto idiota o senhor(a) ainda me parece ter alguma abertura de mente.
    E sim, há caixotes. Sim há obras vergonhosas. Mas não são só caixotes ou casas de madeira ou "diferentes" que dão problemas, ou são? Estamos agora aqui a santificar as casas de betão e tijolo? Santa paciência.


    quem é que santificou casas de betão e alvenaria? isso nem sequer é o tradicional portugues. Para alguem que se diz evoluido peca pela ignorancia. A construção sempre foi influenciada pelo clima e pela geografia, no norte da europa o abundante e tradicional sempre foi a madeira, no sul sempre foram a pedra o pinho e as ceramicas.

    o betão só começa a aparecer em portugal nos anos 30, e desenvolve-se exponencialmente nos pós guerra, de tradicional não tem nada, era barato e rápido para a época. Hoje em dia começa a ficar ultrapassado, mas como é o corrente e o mais legislado continua em amplo uso.

    Quando se fala em respeitar a tradição ninguem fala em betão, fala-se em paisagem, enquadramento e funcionalidade de acordo com o existente em termos de materiais locais e adaptação dos mesmos ao clima que possuimos.

    Quanto a construçao de mamarrachos, infelizmente continuamos num pais sem rei nem roque, é fazer á vontade, mas por aqui, no fdc e na restante internet, ainda podemos ser criticos e dizer mal ou bem conforme nos aprouver, não gosta, meta na bordinha do prato. Agora vou fumar o meu cigarro de neandertal.

    só por curiosidade: Estilo americano? o que é isso? é o da carolina, de nova york ou do novo méxico?
    Concordam com este comentário: ricat, ricardo.rodrigues, CSimoes84
  5.  # 50

    Colocado por: RRoxx

    quem é que santificou casas de betão e alvenaria? isso nem sequer é o tradicional portugues. Para alguem que se diz evoluido peca pela ignorancia. A construção sempre foi influenciada pelo clima e pela geografia, no norte da europa o abundante e tradicional sempre foi a madeira, no sul sempre foram a pedra o pinho e as ceramicas.

    o betão só começa a aparecer em portugal nos anos 30, e desenvolve-se exponencialmente nos pós guerra, de tradicional não tem nada, era barato e rápido para a época. Hoje em dia começa a ficar ultrapassado, mas como é o corrente e o mais legislado continua em amplo uso.

    Quando se fala em respeitar a tradição ninguem fala em betão, fala-se em paisagem, enquadramento e funcionalidade de acordo com o existente em termos de materiais locais e adaptação dos mesmos ao clima que possuimos.

    Quanto a construçao de mamarrachos, infelizmente continuamos num pais sem rei nem roque, é fazer á vontade, mas por aqui, no fdc e na restante internet, ainda podemos ser criticos e dizer mal ou bem conforme nos aprouver, não gosta, meta na bordinha do prato. Agora vou fumar o meu cigarro de neandertal.

    só por curiosidade: Estilo americano? o que é isso? é o da carolina, de nova york ou do novo méxico?


    Peço desculpa, mas casas de betão ainda são de pior gosto e horríveis e essas sim nada tem haver com a nossa tradição.

    Nunca percebi e sou completamente contra casas sem luz e casas de betão para mim são casas sem vida, sem alma, sem cor. Para mim parece sempre uma obra inacabada.

    Gosto muito das casas estilo americano, mas não se enquadra na nossa tradição, tal como casas estilo francês.

    O que devia ser copiado da América é o enquadramento que eles fazem com o natural, nisso são bons.
    Agora construção, aquilo não vale nada.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  6.  # 51

    Colocado por: Anonimo12122020é nesse sentido que tenho vindo a escrever, isso é quase como a situação dos professores, que estão sempre descontentes por serem colocados longe de casa, só vão para onde concorrem, se todos concorrerem para a sua área de residência que remédio tem o governo em colocá-los lá.
    Os arquitectos é igual, se nenhum fizesse fora do padrão da região, os parâmetros eram mentiroso.
    Desculpem os arquitectos aqui presentes mas é assim mesmo.


    Sr Costa tudo se trata de dinheiro, você paga, o Arquiteto faz o que você quer.
  7.  # 52

    Os projectos mais elogiados do fórum, pouco ou nada têm de "casas portuguesas".
    Concordam com este comentário: ricat
  8.  # 53

    Colocado por: RMasilva1980Peço desculpa, mas casas de betão ainda são de pior gosto e horríveis e essas sim nada tem haver com a nossa tradição.

    Depeend.. imagian mimetizar com o betão as edificações de terra... da taipa... a pureza do inerte cru. das possibilidades trazidas
    pela pedra liquida... O betão, começa nos Romanos... já agora para irmos buscar um pouco da historia das tecnicas construtivas...

    Tanto pode ter de belo como de horrvel... é como tudo. tanto pode ficar enquadrado, como não...
    Concordam com este comentário: RMasilva1980, antonylemos
  9.  # 54

    Colocado por: rjmsilvaOs projectos mais elogiados do fórum, pouco ou nada têm de "casas portuguesas".


    Que projetos são esses?
  10.  # 55

    não é para entrar em conflito pois entendo as razões de todos
    mas penso que o rmpt tem direito a fazer a casa que gosta sendo que apenas o arquiteto terá que enquadra-la dentro das condicionantes regulamentares do país.
    de resto apenas acho que aquele estilo não se poderá dizer especificamente que é americano pois vê-se disso em muitos outros sítios.
    Em suma é preciso mente aberta de todos os lados para que efetivamente as coisas nasçam com pes e cabeça e com razão de ser tanto ao nivel técnico, dos gostos e esteticos.
    Concordam com este comentário: RMasilva1980, mafgod, ACPCastro, rmpt, Olim, ricat
  11.  # 56

    Colocado por: rjmsilvaOs projectos mais elogiados do fórum, pouco ou nada têm de "casas portuguesas".
    hahaha, vai ter de dissecar o que é exactamente uma casa portuguesa para poder fazer essa afirmação.. ;)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RMasilva1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMasilva1980
  12.  # 57

    Colocado por: antonylemoshahaha, vai ter de dissecar o que é exactamente uma casa portuguesa para poder fazer essa afirmação.. ;)
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,RMasilva1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RMasilva1980


    Há para aí um tópico com centenas de posts sobre esse assunto. Penso que não se chegou a nenhuma conclusão.

    Mas esse comentário deveria ter colocado em resposta à crítica que o seu colega Pedro fez ao post inicial.
    Concordam com este comentário: antonylemos, ricat
  13.  # 58

    Casa Portuguesa!?... xiii.. há tantas... de vários tempos, de varias regiões, do pobre, do rico, etc... ;)
    Concordam com este comentário: rjmsilva, antonylemos
  14.  # 59

    Colocado por: Pedro Barradasde varias regiões
    se nao for por mais nada só por isto torna-se um tema complicado.. ou simples... hehehehe

    mas para mim uma casa portuguesa é aquela que se enquadra na paisagem e que seja adequada ao local e clima onde está inserida...

    não se resume simplesmente aos materiais escolhidos para a fachada, sistema construtivo ou ter ou não telhado de quatro, três ou duas águas
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 60

    Colocado por: antonylemosmas para mim uma casa portuguesa é aquela que se enquadra na paisagem e que seja adequada ao local e clima onde está inserida...


    ...e concerteza muitos mais predicados...
 
0.0270 seg. NEW