Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Preciso da vossa ajuda.
    Provavelmente colocarei uma pala de alumínio por cima da porta traseira de entrada em casa. Servirá de proteção ao entrar e à própria porta (de madeira).
    Esta pala terá as medidas de 2500mm*1200mm numa espessura de 4mm. Terá um peso de cerca de 34kg.
    Será fixada por baixo da padieira da porta através de uma calha em U e esta calha estará devidamente fixada à padieira/alvenaria . Na outra extremidade será fixada à casa através de dois cabos de aço ou varão em cada um dos lados, como se tratasse da fixação de um vidro.

A minha dúvida prende-se pelo seguinte:
    Poderá esta pala com as dimensões (2500*1200) com 4mm de espessura com o tempo empenar?

Grato.

EDIT: Não tenho forma de esclarecer através de um técnico/arquiteto.
      F1565431-F29A-4E28-808D-09BAB72798D2.jpeg
  2.  # 2

Tem de de lhe dar rigidez, por exemplo com uma chapa de aço 6mm e uns 60mm de altura em todo o perímetro.Vai ser suportada também por tirantes? presumo, não? tem de se pensar no peso da agua da chuva, no peso proprio, na deformação e ainda da acção do vento. e ainda sendo isso em ETICS, no modo de fixação ao suporte por detras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Óscar Reis
  3.  # 3

tam´bem pode experimentar quinar a chapa de alumínio perimetralmente para lhe dar rigidez. pode necessitar de mais das longarinas/ nervuras, transversais ao lado maior.
  4.  # 4

Pode não, vai ficar tipo chapéu de pobre, tem duas opções ou faz a quinagem virada a baixo e assume os reforços como elemento estético,ou faz quinagem virada a cima e mete elementos de reforço por cima, por cima vai fazer efeito bacia e acomular água e lixo, por baixo vai ter os reforços visíveis.
    A ter em conta que o alumínio é um material com baixa temperatura de fusão, logo com o sol vai trabalhar muito, a prever afastamento de peças fixas para não vir a ter surpresas nas fixaçoes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Obrigado Pedro pela ajuda.
    Gostaria de ver somente a pala! Idealmente sem colocar nenhum suporte a não ser os tirantes (cabo ou maciços).

Segue um esboço...
      CA3384E6-5ED6-4693-B12A-5F6FFEFF557B.jpeg
  6.  # 6

Oscar tem de fazer como eu e o costa dissemos. falta ai a nervura perimettral, áte porueq a vista mais grossa, irá vicar muito melhor, pegando no mote dos aros em redos dos caixilhos, mande quinar perimetralmente de forma a ficar com a aba volta para baixo. mas via ser necesário ter ali umas longarinas... nessas longarinas pode ser o local para fiação dos tirantes, pois essa chapa teria sempre de ser reforçada na zona.
    Não se esueça das escorrencias da agua e da imeprmeabilização da chapa "horizontal" com o ETIS...
    Concordam com este comentário: Costa82
  7.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasOscar tem de fazer como eu e o costa dissemos. falta ai a nervura perimettral, áte porueq a vista mais grossa, irá vicar muito melhor, pegando no mote dos aros em redos dos caixilhos, mande quinar perimetralmente de forma a ficar com a aba volta para baixo. mas via ser necesário ter ali umas longarinas... nessas longarinas pode ser o local para fiação dos tirantes, pois essa chapa teria sempre de ser reforçada na zona.
    Não se esueça das escorrencias da agua e da imeprmeabilização da chapa "horizontal" com o ETIS...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Óscar Reis

Resumindo para ver se entendi.
    Tem que ser quinada a toda à volta.
    Na zona de fixação dos tirantes, na chapa de alumínio, terá de haver um reforço.
    Se subir na espessura todos estes requisitos se mantém?
  8.  # 8

certo.
    Subir na espessuira!? em chapa de aluminio!? esqueça isso, a´te porque esteticamente ficará bem melhor com uma expressão maior que uma lâmina manhosa de aluminio. é que ainda são 1.20m de consola por 2,50m. e a juntar a isso, é de cor escura.
  9.  # 9

Colocado por: Pedro Barradascerto.
    Subir na espessuira!? em chapa de aluminio!? esqueça isso, a´te porque esteticamente ficará bem melhor com uma expressão maior que uma lâmina manhosa de aluminio. é que ainda são 1.20m de consola por 2,50m. e a juntar a isso, é de cor escura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Óscar Reis

Sim. Em vez de 4mm subir para 6mm.
    Os aros que existem nas janelas são de 7mm.

Agora um momento de estupidez:
    E se mudar de “matéria-prima”? Ferro galvanizado 6mm?
    Temos o mesmo problema, acrescido de mais peso?
    Concordam com este comentário: Costa82
  10.  # 10

Então como se portam essas molduras nas janelas superiores. Não originam muitos escorridos?
  11.  # 11

Pode executar me ferro metalizado e pintado.

os problemas mantem-se, deve ser mais barato, pesa muito mais.
    Meta as alhetas. seja que opção for.
  12.  # 12

Já para não falar na força do vento quando pegar nisso.
    Porque não fazer em módulos com a parte de trás a direito, abas de 25/30 mm para cima nas duas laterais e a frente com 15 mm virada a baixo tipo pingadeira?
    As abas laterais já davam para fixar os tirantes, porque isso sem tirantes vai ter problemas.
    Para a chapa ser auto-portante tinha que ir para 8/10 mm e o preço iria ser uma tragédias, e tem sempre o problema das fixaçoes
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Colocado por: RMasilva1980Então como se portam essas molduras nas janelas superiores. Não originam muitos escorridos?
    não é fácil, pois deixaram pingadeira por baixo, a água não escorre sempre no mesmo sítio, o vento vai mexendo com ela, logo vai demorar muito mais tempo a ver as manchas
    Concordam com este comentário: RMasilva1980
  14.  # 14

Colocado por: RMasilva1980Então como se portam essas molduras nas janelas superiores. Não originam muitos escorridos?

Funcionam bem até ao momento!
    Não tenho escorridos.
    Concordam com este comentário: RMasilva1980
  15.  # 15

Colocado por: Costa82não é fácil, pois deixaram pingadeira por baixo, a água não escorre sempre no mesmo sítio, o vento vai mexendo com ela, logo vai demorar muito mais tempo a ver as manchas

E têm inclinação “contrária”.
  16.  # 16

Colocado por: Costa82Já para não falar na força do vento quando pegar nisso.
    Porque não fazer em módulos com a parte de trás a direito, abas de 25/30 mm para cima nas duas laterais e a frente com 15 mm virada a baixo tipo pingadeira?
    As abas laterais já davam para fixar os tirantes, porque isso sem tirantes vai ter problemas.
    Para a chapa ser auto-portante tinha que ir para 8/10 mm e o preço iria ser uma tragédias, e tem sempre o problema das fixaçoes
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Caro Costa,
    Não entendi. Desculpe!
  17.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasPode executar me ferro metalizado e pintado.

os problemas mantem-se, deve ser mais barato, pesa muito mais.
    Meta as alhetas. seja que opção for.

A diferença de peso, vai dar quase ela por ela no valor final. Creio.
    Esta chapa em alumínio pesa cerca de 34kg. A de ferro, nem sei. Seguramente mais que o dobro!
  18.  # 18

Chapa de ferro tem densidade de 7.84
    Logo em chapa de 6mm vai para cerca de 140kg.
  19.  # 19

A mão anda pedra e não me apeteceu ligar o PC, veja se compreende
      IMG_20201015_132125.jpg
  20.  # 20

Colocado por: Costa82A mão anda pedra e não me apeteceu ligar o PC, veja se compreende
      IMG_20201015_132125.jpg

Perfeitamente.
    Não gosto é do aspeto final...

Temos sempre o vidro...