Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Ligo a luz no interruptor A, desliga no interrutor B (OK)
    ligo no B e desligo no A (OK)

    Ligo no A, desligo no B, e depois volto ao A para ligar e manda-me às couves..

    Ajuda please.. no foto abaixo identifiquei os cabos para perceberem

    Insiro a Fase onde se vê (L) e uso o A ou o B para levar corrente ao outro interrruptor.. mas depois esta coisa baralha-me todo.
    Ja estive para fazer um chant mas antes que dê barraca fala-se com quem sabe.

    Abraços a todos
      Slide1.JPG
  2.  # 2

  3.  # 3

    Sr. Vitor,
    Obrigado vou ler com atenção.
    • zeto
    • 19 outubro 2020

     # 4

    Que confusão de a b e c, como é que está numerado nos interruptores? Manda foto mais focada dos polos,
    Em cada interrup. colocas trés condutores num interruptor L Fase no outro N neutro (vai direto a lâmpada),
    por fim ligas os outros dois em Paralelo
  4.  # 5

    Bom dia Zeto,
    Obrigado desde já pela ajuda.

    Espero que com estas fotografias seja mais facil então. Para meu bem claro.. porque ando aqui arrasca com isto.
    O interruptor ao lado do intercomunicador liga a lampada exterior da porta de entrada e a do hall que se vê na foto.

    O outro interruptor liga apenas as lampadas do hall e é aí que não atino com isto.

    Tenho uma fase neste interruptor ao lado do intercomunicador e no outro nada.

    Já estive a ler o link que o sr. vitor enviou mas não cheguei lá.. vou reler e tentar
    Vai na volta estes interruptores não servem.. não sei.
    Obrigado por toda a ajuda.
      1a.jpg
  5.  # 6

    Interruptor ao lado do intercomunicador
      25.jpg
  6.  # 7

    Hall
      34.jpg
  7.  # 8

    Chame o eletricista.
  8.  # 9

    Colocado por: BigmouseChame o eletricista.


    Sim chamarei sim senhor. Mas o saber não ocupa lugar. :)

    Pode ser que um dia destes me cruze com algum BIGMOUSE a precisar de ajuda num qualquer destes muuitos foruns da web e calhe a ser da minha area de especialização e lá estarei ;)
  9.  # 10

    Ambos os interruptores só têm uma tecla?
  10.  # 11

    Colocado por: GhelderAmbos os interruptores só têm uma tecla?


    Bom dia Ghelder.
    O que está ao pé do intercomunicador tem dois botões pois liga a luz exterior da porta e a do hall.
    O outro é simples pois só liga a luz do hall.

    Eu ligo isto e dá para ligar e desligar.
    Só falha nesta situaçao:
    Entro em casa e ligo a luz do hall no interruptor duplo ao pé do intercomunicador. Depois vou para o quarto e desligo a luz do hall no interuptor simples. Até aqui tudo bem. E se desligar no interruptor simples quando vier do quarto tambem desliga.

    Ate aqui tudo bem.
    A questão é: Ligo a luz no duplo, desligo no simples ou Vice versa. Ate aqui tudo porreiro. ( e a luz exterior funciona independenrte na perfeição no outro botão do duplo)

    Mas se acender a luz no duplo, apagar no simples, e depois voltar ao duplo para voltar a acender não acende.
    É esta parte da comutação que não consigo alinhar.

    Já virei e revirei as ligações, meto a fase em todos os sitios no "L" e nos neutros troco os fios todos e sopa...
    Nem desligo o quadro. Vou metendo e tirando os fios e testando e nada.

    Meto o L num dos neutros ou mesmo no L e levo a fase até ao botão simples. Até nesse já inverti tudo e mais alguma coisa e nada..
    Raios parta isto.
    Será que este interruptores serão os correctos?
    À partida devia dare para ligar um comutador duplo a um simples. Só não fiz ainda um chant no fase...


    Depois é tudo castanhos.. azul nem ve-lo.. anda um gajo com o busca polos a ver da fase. ..
  11.  # 12

    O interruptor do hall tem que ser um comutador de escada duplo.
    Pela foto não me parece que seja!
  12.  # 13

    Tem todo o direito em procurar saber mais, por isso recomendo-lhe a leitura atenta da Portaria n.º 949-A/2006.
    Tambem pode consultar uns catalogos que possuem lá informação tecnica. https://www.efapel.pt/pt/catalogos

    Deve compreender que existem situações/problemas que devemos deixar para quem realmente entende. Por mais que saiba como isso se faz, por questões de segurança não lhe vou disser como resolver.

    Quem me diz que irá trabalhar em segurança! Se a sua instação tem proceção conta contactos indirectos, se essa protecção e de alta sensibilidade, se o valor de resistência de terra da sua instalação é suficiente para ter uma tensão de contacto inferior a 50V...


    depois acontecem destas coisas. https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/alerta-cm--homem-de-44-anos-morre-eletrocutado-dentro-de-casa-em-aveiro.

    EDIT: Em relação aos toalheiros, se me souber indicar alguma marca ou modelo, ficaria grato... porque as ligações será o eletricista a fazer esteja descansado ;)

    Colocado por: Paulo Soares

    Sim chamarei sim senhor. Mas o saber não ocupa lugar. :)

    Pode ser que um dia destes me cruze com algum BIGMOUSE a precisar de ajuda num qualquer destes muuitos foruns da web e calhe a ser da minha area de especialização e lá estarei ;)
  13.  # 14

    O mecanismo de comutação é muito simples:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Multiway_switching#Traveler_system

    Esse interruptor duplo alguma vez funcionou? Parece que uma das ligações está errada (está a comutar para uma pista que não está a uso) ou simplesmente está partido.

    Bigmouse: o fórum não é os pais de ninguém e vedar o conhecimento por uma questão de segurança é ridículo. Uma notícia do CM também não abona a favor.
  14.  # 15

    Claro que não é... até lhe dei link para documentação se quiser aprofundar o conhecimento. O catalogo da efapel até tem lá o esquema de como deverá ser feito.

    Agora se quiser continuar a jogar o jogo do rato e do gato, e tentar descobrir quais são os condutores de fase, os de retorno e o que liga as luminárias é com ele. Não sou eu aqui a ver os castanhos e pretos que se vai lá chegar.

    Por mais conhecimento que tenhamos senão tivermos atenção à segurança necessária de nada valerá.


    Colocado por: pguilhermeBigmouse: o fórum não é os pais de ninguém e vedar o conhecimento por uma questão de segurança é ridículo.
  15.  # 16

    Colocado por: Paulo SoaresNem desligo o quadro. Vou metendo e tirando os fios e testando e nada.

    Colocado por: BigmouseQuem me diz que irá trabalhar em segurança!
  16.  # 17

    Alertar para o perigo de uma actividade/operação também mostra responsabilidade, sensatez e consideração pelo próximo.

    Mas em última instância cada um sabe de si e aos riscos que está disposto a correr.

    Posto isto, assim à primeira vista, se desligar o quadro sempre que for expor os condutores, não estou a ver como possa correr tão mal.
  17.  # 18

    Colocado por: ktm333


    Ups!
  18.  # 19

    Colocado por: Paulo SoaresBoa tarde,

    Ligo a luz no interruptor A, desliga no interrutor B (OK)
    ligo no B e desligo no A (OK)

    Ligo no A, desligo no B, e depois volto ao A para ligar e manda-me às couves..

    Ajuda please.. no foto abaixo identifiquei os cabos para perceberem

    Insiro a Fase onde se vê (L) e uso o A ou o B para levar corrente ao outro interrruptor.. mas depois esta coisa baralha-me todo.
    Ja estive para fazer um chant mas antes que dê barraca fala-se com quem sabe.

    Abraços a todos
      Slide1.JPG


    O do lado esquerdo, parece um lustre e não um escada duplo.

    Se é um lustre, nunca vai funcionar.
  19.  # 20

    Colocado por: GhelderO interruptor do hall tem que ser um comutador de escada duplo.
    Pela foto não me parece que seja!


    Não é de certeza, portanto para funcionar vai ter que trocar o interruptor de lustre por comutador duplo, como diz.
    Concordam com este comentário: Paulo Soares
 
0.0225 seg. NEW