Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pretendo isolar uma parede que dá para o lado do vizinho para ver se consigo eliminar o som da música vindo do outro lado.

Para isso estou a pensar colocar perfis omega na parede (com algo tipo aluface ou parecido entre as mesmas e a parede para não encostarem diretamente à parede) e depois aparafusar pladur com placas de aglomerado de cortiça coladas.

As minhas questões:

- Será melhor as omegas na parede ou fazer com calhas e montantes sem encostar a essa parede, fazendo um aro digamos?
    - Se optar pelas omegas o aluface será bom para colocar entre elas e a parede ou terei de arranjar algo melhor?

Qualquer sugestão que possam dar agradeço.
    • size
    • 20 outubro 2020 editado

# 2

Colocado por: lagoss
    Isolar som do vizinho

Para isso terá que, forçosamente, solicitar colaboração, participação, do vizinho. .

Não conseguirá isolar esse nível de ruído incomodativo através do isolamento de uma só parede. Apenas poderá atenuar.
    É que o som propaga-se através das restantes estruturas do prédio, como outras paredes, placas do do chão e tectos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 3

Sim, mas se conseguir atenuar penso que já será o suficiente.

Quero é fazer o melhor possível para obter o melhor resultado.
  3.  # 4

Veja o site da danosa tem soluções próprias para paredes meeiras

Mas se colocar lá Rocha 70kg 50mm placa gesso, lá Rocha 90kg 50mm e placa gesso atenua muito o som! E gastou uns 12 ou 13cm

Depois não abra é tomadas e interruptores e pontos de luz..

E atenção às bandas para desligar o contacto com o tecto e chão da parede falsa
  4.  # 5

Colocado por: lagossPretendo isolar uma parede que dá para o lado do vizinho para ver se consigo eliminar o som da música vindo do outro lado.

Para isso estou a pensar colocar perfis omega na parede (com algo tipo aluface ou parecido entre as mesmas e a parede para não encostarem diretamente à parede) e depois aparafusar pladur com placas de aglomerado de cortiça coladas.

As minhas questões:

- Será melhor as omegas na parede ou fazer com calhas e montantes sem encostar a essa parede, fazendo um aro digamos?
    - Se optar pelas omegas o aluface será bom para colocar entre elas e a parede ou terei de arranjar algo melhor?

Esqueça o aluface, isso é para embrulhar frangos.
    Também não use calha omega, pois não privilegia o corte de contacto com a parede transmissora do som.
    Perceba que o melhor resultado possível não terá o preço mais agradável😉
    Faça como diz uma instalação normal e isole bem com banda acústica a calha perimetral. Meta isolamento com a mais elevada densidade e aplique placa de gesso cartonado Silentboard da Knauf. Para maior resistência pode até aplicar 2 placas sobrepostas descentradas.
    Muito importante. Não deixe qualquer vão/caixa de ar entre a parede existente e o que vai instalar.
  5.  # 6

Colocado por: lagossPretendo isolar uma parede que dá para o lado do vizinho para ver se consigo eliminar o som da música vindo do outro lado.

As minhas questões:

A melhor forma de isolar o ruido é do lado da fonte. Já falou com o vizinho sobre isso?
    • lagoss
    • 22 outubro 2020 editado

# 7

Colocado por: KduvidasEsqueça o aluface, isso é para embrulhar frangos.
    Também não use calha omega, pois não privilegia o corte de contacto com a parede transmissora do som.
    Perceba que o melhor resultado possível não terá o preço mais agradável😉
    Faça como diz uma instalação normal e isole bem com banda acústica a calha perimetral. Meta isolamento com a mais elevada densidade e aplique placa de gesso cartonado Silentboard da Knauf. Para maior resistência pode até aplicar 2 placas sobrepostas descentradas.
    Muito importante. Não deixe qualquer vão/caixa de ar entre a parede existente e o que vai instalar.

Quando refere para não deixar qualquer caixa de ar entre a parede existente e a que vou instalar, recomenda que encoste a raia do chão e do teto à parede em questão? Mas se eu colocar a raia e os montantes e depois as placas de gesso cartonado com cortiça vai ficar a caixa de ar no espaço dos montantes (48mm)?!

Pensei noutra solução, colar as placas de gesso cartonado diretamente na parede existente com linhas verticais de espuma PU para absorver logo o som junto à parede, será boa ideia ou nem por isso?
  6.  # 8

Lagoss, tem de fazer mais TPC sobre a matéria se se vai meter a fazer a obra.
    1-Por muita qualidade que tenha o gesso, tem de haver isolamento. Esse isolamento tem de ter performance acústica e deve preencher todo o vão que fica entre as 2 paredes.
    2-A estrutura (calhas e montantes) devem ficar afastadas alguns cm/s da parede velha, não devem encostar.
    3-Não haver vão sem isolamento, quer dizer que tem de meter uma camada entre a parede e os montantes e outra sobreposta só entre os montantes.
    4-A calha perimetral deve ser isolada com banda acústica
    5-Só depois aplica o gesso.
    Qual é a dificuldade?!

Se quiser fazer mais simples, mas menos eficaz e provavelmente mais caro, aplique a placa de gesso da Knauf que já agrega revestimento em EPS (não me recorda o nome, está no site) Essas podem ser coladas diretamente à parede existente sem necessidade de estrutura.
    Tem de as fixar com PU específica NÃO expansiva.
    O seu preço é considerávelmente superior e a eficácia não está ao nível do conjunto que antes sugeri.

Se quer obter o melhor resultado possível, não invente. E tenha a noção de que qq que seja a solução acústica adoptada essas não são baratas.
  7.  # 9

Lagoss, peço desculpa, induzi-o em erro quanto ao material agregado à placa.
    Não é EPS, mas sim manta de alta densidade.
    O nome do produto é Woolplac
  8.  # 10

Kduvidas, quando referi colar as placas com adesivo PU referia-me a placas de gesso cartonado com aglomerado de cortiça de 3cm, não apenas a placa de gesso cartonado.
  9.  # 11

Colocado por: lagossKduvidas, quando referi colar as placas com adesivo PU referia-me a placas de gesso cartonado com aglomerado de cortiça de 3cm, não apenas a placa de gesso cartonado.
    E o aglomerado já vem com a placa? Ou cola aglomerado e depois cola a placa ao aglomerado?
    Se já é conjunto pode indicar a marca?

Dependendo da densidade da placa de cortiça, essa solução até poderá funcionar. Desconheço performances e custos, mas...
    Garanta é que a aplicação não vai comprometer a qualidade do acabamento.
  10.  # 12

É preferível uma solução com 100mm de lá Rocha que essas placas com 3 ou 4cm
  11.  # 13

Colocado por: KduvidasE o aglomerado já vem com a placa? Ou cola aglomerado e depois cola a placa ao aglomerado?
    Se já é conjunto pode indicar a marca?

Dependendo da densidade da placa de cortiça, essa solução até poderá funcionar. Desconheço performances e custos, mas...
    Garanta é que a aplicação não vai comprometer a qualidade do acabamento.

São separados. Aglomerado da Amorim em placas 100x50 e tencionava colar o mesmo em placas de gesso natural da Escayescos e só depois colava diretamente na parede com adesivo PU, para conseguir um acabamento mais perfeito.
  12.  # 14

Ó Lagoss, eu não sei se isso irá resultar assim tão bem. Até pode resultar e como é uma aplicação caseira espero que fique bem e seja eficaz. Mas essa não é a solução tecnicamente mais adequada.
    Eu aconselho a solução tradicional que lhe referi de início. Se fosse para mim seria assim que fazia.
    E a nível de custos já viu bem? Tenho ideia que essas placas da Amorim não são nada baratas...
    Concordam com este comentário: nunos7
  13.  # 15

Também estou a ficar com algumas dúvidas...

Entretanto falando com um colega mais ligado à área e analisando o custo e espaço que ocupa, estou a pensar em:

Armação com calha e montante e banda acústica

Placa gesso cartonado
    ViscoLAM 65
    Placa gesso cartonado

Dá uns 8/9cm que é o máximo que se pode “roubar” de espaço e deve ser bem mais eficaz.
  14.  # 16

Colocado por: KduvidasFaça como diz uma instalação normal e isole bem com banda acústica a calha perimetral. Meta isolamento com a mais elevada densidade e aplique placa de gesso cartonado Silentboard da Knauf. Para maior resistência pode até aplicar 2 placas sobrepostas descentradas.

Porque não segue a recomendação do Kduvidas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kduvidas
  15.  # 17

Basicamente vai ser isso, mas em vez da placa da Knauf que não tenho acesso tão facilmente vou colocar o ViscoLAM no meio de 2 placas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zaspiado
  16.  # 18

Colocado por: lagossTambém estou a ficar com algumas dúvidas...

Entretanto falando com um colega mais ligado à área e analisando o custo e espaço que ocupa, estou a pensar em:

Armação com calha e montante e banda acústica

Placa gesso cartonado
    ViscoLAM 65
    Placa gesso cartonado

Dá uns 8/9cm que é o máximo que se pode “roubar” de espaço e deve ser bem mais eficaz.
    Não conheço o resultado prático do Viscolam pois nunca usei, mas admito que reforce a solução.
    Se não quer sacrificar mais do q 9cms, ok percebo.
    Só não encoste a estrutura de montantes e calhas à parede. Se desencostar 1cm que seja preencha esse espaço com banda acustica nem que seja sobreposta em várias camadas e faça o mesmo com os laterais das calhas perimetrais que ficam viradas para a parede. Meta banda acústica nas faces das calhas perimetrais que façam contacto com paredes, teto e chão.
    Com calha de 4,8 isto gasta-lhe +- 6cms
    Assim pode preencher o espaço entre montantes com isolamento de 60mm sem que fique qualquer espaço oco. Neste isolamento (seja manta ou seja placa) use a maior densidade possível 👍
    Se fechar com gesso, viscolam, gesso (1,2+0,65+1,2), deve ficar no limite dos 9cms que pretende.
    Melhor do que isto, seria usar placa de gesso da Knauf Silentboard. Era top😉
    Para o que pretende, não deve encontrar melhor conjugação.

Vai ter aí um bocado de trabalho, mas se fizer tudo certinho e com cuidado, estou convencido que vai ficar satisfeito.
    Espero ter ajudado. Boas obras.

Quando tiver concluído, faça-nos o favor de vir dizer aqui ao pessoal se resultou. O seu caso pode servir para ajudar outros.

0.0144 seg. NEW