Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    No ano passado iniciei construção da minha casa ao qual o empreiteiro apresentou orçamento total da obra, descriminado com todas as rubricas, com a respectiva área e preço m2. Foi acordado a adjudicação do levantamento da obra e após esta fase seria acordado rubrica a rubrica de acordo com orçamento.
    Neste momento terminou a colocação do capoto. Houve zonas da casa que não estava previsto a colocação do capoto que solicitámos esse trabalho e que obviamente terá que ser pago esse acréscimo. Hoje fui surpreendida quando o empreiteiro menciona que o valor a pagar é 4 vezes mais superior ao apresentado orçamento, porque se enganou provavelmente nas áreas que contabilizou orçamento. Estou disposta a pagar a área dos trabalhos a mais que solicitei agora 4 vezes mais do valor orçamentado, não me parece correcto. A escolha dos orçamentos e empreiteiros, e as contas fazem se no início, apesar de saber que existem sempre derrapagens. Houve situações que o empreiteiro fez trabalhos a menos e também não descontei esses valores. Gostava de saber se alguém já teve situações semelhantes em que o empreiteiro altera valores do orçamento e se somos obrigados a pagar. Eu tenho que ser responsável por erros de orçamento dele? Muito obrigada
    •  
      RRoxx
    • 24 outubro 2020

     # 2

    Quem fez o caderno de encargos e o mapa de trabalhos?

    Há direito a revisão de precos?

    A zona de aplicação tem alguma dificuldade especial?

    Parece-me pouco correcto por parte do empreiteiro, mas são necessários pormenores.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pipoca2001
  2.  # 3

    Bom dia RRoxx
    Trata-se de uma moradia geminada sem qualquer dificuldade acrescida. Não há cadernos de encargos e mapa de obras. O empreeiteiro fez o orçamento de acordo com o projecto, à semelhança de outros empreeiteiros. No contrato menciona que caso haja alterações ao projecto há lugar a contabilização de custos a mais ou a menos. Não houve alterações ao projecto, foi-lhe pedido é que colocasse capoto em áreas que não estavam contempladas e essas sim não fujo às minhas responsabilidades de ter que lhe pagar, são trabalhos a mais por nós solicitados. Para ter noção no orçamento contempla 85m2 e ele agora está a solicitar-me pagamento de 4 vezes mais, porque provavelmente se enganou a fazer orçamento. Mas a meio da obra é que se fala em alteração de valores?! Com esta diferença poderia ter optado por outros empreiteiros e não por ele. A adjudicação da minha obra foi feita de acordo com os orçamentos que tinha e feitas as contas no inicio não a meio. Até porque se trata de uma rubrica ao qual o valor por m2 é elevado. Eu terei que assumir os enganos do empreeiteiro? Assim parece-me relativamente fácil ganhar obras...
  3.  # 4

    Presumo que cada empreiteiro é que fazia o suas medições, não existia mapa de quantidades, começou mal.

    Só tem que pagar os m2 que não estavam previstos, mas vai criar uma guerra com o empreiteiro, ele vai já começar a ver onde é que há-de ir buscar esse prejuízo

    85m2 obviamente é pouco para uma moradia, mas o empreiteiro tem que assumir o erro. Se tivesse um profissional a ajudar na seleção do empreiteiro o erro tinha sido detetado antes da adjudicação.

    Os outros empreiteiros não apresentaram medições? Você não comparou as medições dos empreiteiros?
  4.  # 5

    Colocado por: pipoca2001no orçamento contempla 85m2 e ele agora está a solicitar-me pagamento de 4 vezes mais, porque provavelmente se enganou

    Esse é um problema dele. Os 85m2 paga ao preço que está no orçamento, já os m2 a mais que mandou executar paga ao preço que ele quiser.
  5.  # 6

    Quanto é que é 4x mais já agora de 30 para 120? Por exemplo?
    •  
      RRoxx
    • 24 outubro 2020 editado

     # 7

    mas esta a área mal medida e esta a rectificar quantidades ou é o preço que está a alterar?
  6.  # 8

    Colocado por: zedasilvaEsse é um problema dele. Os 85m2 paga ao preço que está no orçamento, já os m2 a mais que mandou executar paga ao preço que ele quiser.

    Quando existem preços unitários, os trabalhos a mais com preços contratuais, são pagos ao mesmo preço que está no contrato, a não ser que tenham alguma dificuldade adicional, que terá que ser justificada.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Kduvidas
  7.  # 9

    O que parece é que ele se enganou a medir os m2 e agora quer retificar isso
    •  
      RRoxx
    • 24 outubro 2020

     # 10

    Colocado por: DR1982O que parece é que ele se enganou a medir os m2 e agora quer retificar isso


    eu estou com essa duvida tambem.

    Se for area mal contabilizada, nao havendo MQ e logo levantamento de erros e omissões, o D.O. vai ter de pagar, ou entao o empreiteiro pode so fazer a area contabilizada.

    O D.O devia de ter visto o erro (propositado ou nao)
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  8.  # 11

    Colocado por: PicaretaQuando existem preços unitários, os trabalhos a mais com preços contratuais, são pagos ao mesmo preço que está no contrato

    Se assim estiver contratado, como no caso não temos CE nem qualquer outro documento, posso sempre alegar que isso não foi contratado
  9.  # 12

    Colocado por: RRoxxO D.O devia de ter visto o erro (propositado ou nao)

    O DO tem que ver os erros do empreiteiro?!!
    Concordam com este comentário: DR1982
  10.  # 13

    Colocado por: PicaretaO DO tem que ver os erros do empreiteiro?!!

    Não!
    Mas deve desconfiar ...
  11.  # 14

    Colocado por: zedasilvaNão!
    Mas deve desconfiar ...

    é como eu já disse, eu tinha detetado esse erro antes de adjudicar.
    •  
      RRoxx
    • 24 outubro 2020 editado

     # 15

    Colocado por: PicaretaO DO tem que ver os erros do empreiteiro?!!


    Voce percebeu perfeitamente o que disse. Aposto que nem um mapa comparativo fizeram.

    Se tinham varias propostas concerteza as medicoes estavam todas diferentes, uma diferença destas (se é que estamos a falar de quantidades, que ainda nao tenho a certeza que seja) devia saltar a vista.

    Voce se fosse D.O. e nao tivesse nada não ia ver ponto por ponto e tentar detectar erros?

    Colocado por: Picaretaé como eu já disse, eu tinha detetado esse erro antes de adjudicar.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  12.  # 16

    Colocado por: Picareta
    O DO tem que ver os erros do empreiteiro?!!
    Concordam com este comentário:DR1982
    Eu como DO (várias vezes) acho que sim. Ou então não peço vários orçamentos, porque a finalidade de o fazer é comprar preços de execução seja à peça ou a metro e também dos materiais envolvidos.
    Ter preço a metro, olhar para a rubrica vêr que são só 85m2 e ir direto para o total para adjudicar, é burrice e/ou ciganice do DO.
    Não sei quem é que está a ser menos correto?!
    Se os dados são exatamente estes, deveria haver conversação e acordo entre as partes.
    Edit: Desculpem a menção “várias vezes”. Não é vaidade, é apenas para realçar que não é experiência isolada.
  13.  # 17

    Acabamos muitas vezes por assistir ao mesmo, com vários exemplos aqui no fórum.
    Poupa-se "1000,00 euros" num arquitecto/engenheiro/técnico/fiscal... mas depois fica-se algo entregue "ao destino", sejam os erros inadvertidos ou intencionais...

    Não raro, esta "economia", traduz-se em muitas mais despesas em obra, que poderiam ser evitadas com relativa facilidade.
  14.  # 18

    Colocado por: ADROateliercom relativa facilidade


    Só se for mesmo relativa... uma revisão de projeto (que "por cá" nem em grandes obras é habitual) bem feita, não pode ficar a menos de, digamos, 40% do valor do projeto.

    De qualquer modo, neste caso nem havia mapa de quantidades...

    Eu concordo com o kduvidas. Uma mediação simples como a àrea das fachadas para capoto, com erro de uma diferença de grandeza na ordem de 400%, e o DO também não reparou? Ou só notou que o preço era muito mais baixo que nos outros orçamentos?
  15.  # 19

    Desculpem, se me disserem que é falta de experiência porque é a primeira vez que estou a construir posso aceitar e confesso que não tinha noção de áreas. Nada foi intencional para benefício próprio.
    Optei por este empreiteiro porque tinha o orçamento mais detalhado com valores de quantidades e preço por m2, o que me pareceu mais fiável, enquanto outros só tinham preço total de cada rubrica. No que diz respeito ao capoto poderia ter rubrica mais baixa mas noutras rubricas tinha valores mais elevados. Como referenciei não era o orçamento mais baixo que tinha mas aquele que me transmitiu mais segurança e confiança, pensava eu...
    O empreiteiro não está a aumentar o preço por m2 mas sim a área.
    Reforço também que já não é o primeiro “engano” da parte dele relativamente ao orçamento apresentado. Já no reboco no orçamento contemplava 650 m2 e depois de feito disse que afinal era 868m2 e acabei por entrar em acordo e pagar mais 100 m2, mas parece me agora que já são enganos a mais e numa rubrica de valor considerável.
  16.  # 20

    Colocado por: pipoca2001arece me agora que já são enganos a mais


    Ok, percebo que não tem experiência, mas agora também não vale a pena amuar. Tente fazer como fizeram nisso do reboco: o empreiteiro também tem culpa, por isso dividam o prejuízo entre os dois.

    Eu penso que empreiteiro também podia ter avisado do erro antes da aplicação do etics. Quando encomendou o material já tinha rectificado as medições, senão não haveria placas e cola para cobrir as paredes todas...
 
0.0219 seg. NEW