Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Apenas para execução de moradia, ou seja, sem terreno, licenças ou projetos. 190000€+iva

Colocado por: builderspassiveMarco qual o orçamento total para a execução da moradia ?
  2.  # 2

Colocado por: Marcoveri87Então na sua opinião em termos de sala prefere com a disposição que falou ao invés da planta do lado direito?

Em princípio, prefiro, mas...o resultado vai depender muito de como consegue fazer a decoração e a disposição dos seus elementos da sala de estar.
    Neste seu caso, da planta da sua casa, não gosto particularmente de ver o seu sofá de costas (, por conseguinte, o ambiente criado às volta disso). É-me antipático.
      Planta Sem Título M123.png
  3.  # 3

Colocado por: Marcoveri87O móvel só poderia era ter cerca de dois metros de forma a dar abertura para escritório. A não ser que fosse como planta da direita em que largura do escritório já seria maior.

Sim. Adicionalmente, poderia, na planta da direita, deixar de ter o arquivo alí (?) e o arquivo poderia passar a estar integrado no seu móvel divisória

Mas já que o refere, a entrada, da planta da esquerda e da planta da direita (...) porque foi alterada na sua planta da direita, ou vice versa ?
    Gosto da forma como, na planta à esquerda (que tem a sala rodada como eu sugeri) as escadas e a entrada/hall de entrada acabam por criar um espaço para a minha sala de estar, delimitando-a, parece até que foi intencional.
      opções4.png
  4.  # 4

À entrada alterou-se de forma à sala e Hall não ficar tão retalhada e existir um maior fluir.

E sim arquivo poderia sair dali e sala ser nos moldes que falou em termos de móvel TV e orientação do sofá.

Colocado por: CMartin
    Sim. Adicionalmente, poderia, na planta da direita, deixar de ter o arquivo alí (?) e o arquivo poderia passar a estar integrado no seu móvel divisória

Mas já que o refere, a entrada, da planta da esquerda e da planta da direita (...) porque foi alterada na sua planta da direita ?
    Gosto da forma como, na pl
      opções4.png
  5.  # 5

A planta de origem
      CV e RC2.jpg
  6.  # 6

Colocado por: Marcoveri87Não conseguiu perceber o que escreveu penso que mensagem ficou cortada.

Geralmente, escrevo e vou editando, preciso assim de mais tempo, para escrever, volte atrás para ler de novo o comentário que já entretanto completei, marco.
  7.  # 7

Colocado por: Marcoveri87Sim, será a rondar os 13000 euros, contudo podia arranjar muito mais barata e muito mais cara. Depende das escolhas feitas nos pontos que lhe falei. Se quiser saber especificações da caixilharia faz mais sentido para ligar ao preço.

Agradeço a partilha, lá está, seria preciso, saber a série, o tipo de janelas, marca e características das janelas. Não estou dentro dos preços das janelas, só leio que grandes vãos encarecem sempre a construção, não sei se o valor de 13 k€ para 50 m2 de janelas será adequado, mas se merecer a atenção de alguém, naturalmente irá ser apreciado e comentado por alguém mais entendido, só desejo que tudo corra como pretende.
  8.  # 8

Colocado por: Marcoveri87À entrada alterou-se de forma à sala e Hall não ficar tão retalhada e existir um maior fluir.

Porque tem móveis armário na parede da sua casa de banho social, na sua planta à esquerda ? Sugeria deixar de haver isso, e esses móveis armário podiam passar a ser os seus armários técnicos, libertando, assim, por sua vez, o seu hall de entrada.
      opções32.png
  9.  # 9

Em contrapartida, Marcov., e apesar do que eu disse anteriormente sobre o vão da cozinha, a luz natural e a airosidade desta no design de interiores, penso que tem mais vantagem na balança com a cozinha em península, da planta da direita.
  10.  # 10

Colocado por: CMartinA planta da cozinha alterada, tendo-se dimuido o vão, ganhou-se península vez de ilha. Ganhou-se isso, e não só, mas perderam-se outras coisas, que as coisas são sempre assim, uma relação de compromissos, em que, ora se ganha ora se perde, e, com base nisso, se fazem as nossas escolhas.
      opções3.png
  11.  # 11

Colocado por: CMartinpenso que tem mais vantagem na balança com a cozinha em península, da planta da direita.

Mas...um grande mas ;o) não precisa de ter península em vez de ilha.
    Pode perfeitamente manter os móveis altos na escada, o vão de ponta a ponta, e a ilha. Isso seria, a meu ver o ideal, marcoveri. Seria conseguir o melhor dos dois mundos (utilidade e estética).
      opções33.png
  12.  # 12

Colocado por: builderspassive

O que acha do Lava-loiças estar na ilha e a placa na outra bancada ?

Acho mal.
    A não ser que o dono de obra tenha essa preferência por alguma razão, que eu não esteja a ver, de facto.
    Marcov, tem alguma razão ou preferência pessoal que o leve a ter a placa e a pia assim frente a frente, versus como estavam, no correr da mesma bancada de trabalho ?
    Concordam com este comentário: builderspassive
  13.  # 13

Colocado por: CMartinExactamente. Divisória/móvel TV/estante com abertos e fechados, para várias utilidades.

Colocado por: Marcoveri87Pelo que percebi sugere que além do móvel de TV dividir escritório, colocaria recuperador de calor no canto ou seja encostado à parede e por sua vez fazendo L com o móvel.

Penso que não é bem o que o Marcoveri está a entender. O próprio móvel fazia canto, seria em "L". Isto porque, na minha opinião, uma parede divisória/móvel TV/estante deste estilo só faz sentido, tendo alguma expressividade (dimensão) que os 2m ou 2m e picos de parede de escritório por si só não permitiriam, essa expressividade. Daí eu estar a dar a ideia também para que seja em "L", para ser maior.
    O feitio, formato e materiais e cores, estética do móvel parede tem muito por onde escolher.
      04f16c8b77d534401006d72e3f926e1c.jpg
      6a2a5d892c470b6ca6a0ed1812568bf1.jpg
      modern-wood-room-divider-shelving-tv-bookshelf-080520-1111-03 (1)2.jpg
  14.  # 14

Chave na mão. Embora vá querer retirar algumas especialidades e fazer administração direta de forma a poupar mais.

Administração directa ? Agora resta saber o que esta incluido nesses 190 mil .

Qual a orientação cardeal do alçado tardoz ?
  15.  # 15

Sim. É possível se diminuir espaço de passagem entre Ilha e vão. Que será pouco utilizado. Aliás quem deu a ideia da planta da direita fez exatamente da forma como disse, encurtando ilha de 2,40 para 1,80.Eu é que alterei mesmo assim

Mas...um grande mas ;o) não precisa de ter península em vez de ilha.
    Pode perfeitamente manter os móveis altos na escada, o vão de ponta a ponta, e a ilha. Isso seria, a meu ver o ideal, marcoveri. Seria conseguir o melhor dos dois mundos (utilidade e estética).
      opções33.png
  16.  # 16

Tem razão. Apenas pus armários para não ter WC tão grande, mas a sua observação tem muita lógica. Até porque ganho espaço para um móvel de Hall de entrada que não tinha muito espaço onde o pôr.

Porque tem móveis armário na parede da sua casa de banho social, na sua planta à esquerda ? Sugeria deixar de haver isso, e esses móveis armário podiam passar a ser os seus armários técnicos, libertando, assim, por sua vez, o seu hall de entrada.
      opções32.png
    Concordam com este comentário: CMartin
  17.  # 17

Não coloquei placa na ilha para evitar custo acrescido de um exaustor capaz de evitar ida de fumos para a sala, ficando assim mais distante e evitando encarecer custo do exaustor.

Se puser tudo na bancada ao invés da ilha, grande parte do tempo ia ser passado de costas para a sala. Objetivo seria maior parte do tempo poder estar na cozinha e ver toda a sala para vigiar o filhote.

Acho mal.
    A não ser que o dono de obra tenha essa preferência por alguma razão, que eu não esteja a ver, de facto.
    Marcov, tem alguma razão ou preferência pessoal que o leve a ter a placa e a pia assim frente a frente, versus como estavam, no correr da mesma bancada de trabalho ?
    Concordam com este comentário:builderspassive

Não entendi este comentário.

Um lago é o que vai fazer quando cozinhar.
  18.  # 18

A questão é como integrar um recuperador a lenha nesta sala, tendo em conta que profundidade seria maior que a do móvel que sugere e também gosto

Penso que não é bem o que o Marcoveri está a entender. O próprio móvel fazia canto, seria em "L". Isto porque, na minha opinião, uma parede divisória/móvel TV/estante deste estilo só faz sentido, tendo alguma expressividade (dimensão) que os 2m ou 2m e picos de parede de escritório por si só não permitiriam, essa expressividade. Daí eu estar a dar a ideia também para que seja em "L", para ser maior.
    O feitio, formato e materiais e cores, estética do móvel parede tem muito por onde escolher.
      04f16c8b77d534401006d72e3f926e1c.jpg
      6a2a5d892c470b6ca6a0ed1812568bf1.jpg
      modern-wood-room-divider-shelving-tv-bookshelf-080520-1111-03 (1)2.jpg
  19.  # 19

Cmartin, obrigado por toda a ajuda até ao momento. Tentei colocar tanto a planta da esquerda e da direita com os inputs que deu até ao momento. Tendo em conta as diferencas de profunidade e integração na sala, o recuperador de calor continua a ser um problema que questiono agora se realmente o irei colocar ou não.

Anexo duas plantas para obter seu feedback. Foi isto que descreveu certo?

opções32.png
      opções5.png
  20.  # 20

Se me permitem.. O pilar perfil H, faz parte da arquitetura? Porque em ferro?

0.0362 seg. NEW