Colocado por: callinasRecebem dinheiro vivo, logo não há problema
Colocado por: PalhavaHá agentes imobiliários que fazem esse serviço.
Julgo que não é legal receber comissão de um comprador e de um vendedor no mesmo negócio..
Colocado por: Palhava
É nisso que consiste a "partilha" da comissão nesta situação? Quando um agente leva o cliente a outro agente?
Colocado por: joseduro
Apenas existe uma única comissão, daí apenas haver contrato de mediação imobiliária e não de compradores.
A partilha (isso estou a preparar umas belas estatísticas sobre isso), regra geral é 50/50. Se a comissão são 5%, cada agência "leva" 2.5%
Claro que depois há os 60/40; 70/30 mas isso cabe a cada consultor aceitar esses termos ou não e, em especial, se a marca aceita esses termos. A decisão nem sempre cabe ao consultor em aceitar isso, o franchising tem regras muito especificas.
Colocado por: rjmsilva
E há algum requisito para ser consultor imobiliário, aqueles que apoiam o comprador na compra de um imóvel?
Colocado por: joseduro
Não percebi, requisito para ser Consultor Imobiliário? Como assim? Cursos? Competências?
Eu, neste momento, o meu maior foco são os clientes compradores. Claro que também trabalho com alguns proprietários mas o foco são os compradores.
Colocado por: J.Fernandes
Serviços de consultoria imobiliária.
O profissional presta um serviço de assessoria e aconselhamento a um cliente interessado em comprar um imóvel e faz-se cobrar por esse serviço. Não é mediação.
Sendo Consultor, a única forma de cobrar ao Comprador pelos serviços é se o imóvel não tiver qualquer tipo de Contrato de Mediação Imobiliária. Assim, é possível gerar um contrato para Comprador (nunca vi um assinado atenção). O normal é ser do lado do proprietário.
Colocado por: J.Fernandes
Serviços de consultoria imobiliária.
O profissional presta um serviço de assessoria e aconselhamento a um cliente interessado em comprar um imóvel e faz-se cobrar por esse serviço. Não é mediação.
ou o mais usual, representando o cliente junto dos mediadores.
O exercício das actividades de mediação imobiliária e de angariação imobiliária em território nacional fica sujeito ao regime estabelecido no presente diploma
Colocado por: Damiana MariaProfissionais de que área da ciência, por assim dizer ? O que quer dizer "representando" em termos factuais ? Para representar tem que ter um contracto. De mandato, conforme explica o CC ?
Este trabalho de consultoria é pago como qualquer outro, é um contrato entre cliente e consultor, não tem nada a ver com comissões de venda.
Sendo Consultor, a única forma de cobrar ao Comprador pelos serviços é se o imóvel não tiver qualquer tipo de Contrato de Mediação Imobiliária. Assim, é possível gerar um contrato para Comprador (nunca vi um assinado atenção). O normal é ser do lado do proprietário.
Se você tem um imovem à venda e não tem contrato de mediação não tem de pagar comissão alguma.
Sendo Consultor, a única forma de cobrar ao Comprador pelos serviços é se o imóvel não tiver qualquer tipo de Contrato de Mediação Imobiliária.
Colocado por: Damiana MariaSe eu quiser ir ver uma casa que me interessa - eventualmente - comprar terei de pagar QUAL serviço ? Transporte ? E se for no meu carro?