Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: HAL_9000Nada disso, experiência de quem viveu numa casa assim em pedra. É um gelo no Inverno, é preciso ter um recuperador bem potente. Mas é fresquíssima no verão :)
    Como é que isso é possível?
    Se nao isola de inverno nao isola de verao
  2.  # 42

    Colocado por: DR1982Se nao isola de inverno nao isola de verao
    Experimente lá aquecer uma parede de 50 a 60 cm de pedra só com a luz do sol. O meu pai tem uma casa dessas, e nunca no verão ela esteve quente, tem antes uma frescura agradável.

    Suponho que no algarve até seja possível aquecer essas paredes, mas lá também não há casas dessas :).
  3.  # 43

    Confirmo. A minha casa do Porto tem construção original de 1890 toda em pedra. Foi reconstruída integralmente em 1988 sem isolamento térmico.
    Quando chego a casa no pico do verão, a nível do r/c parece que estou a entrar numa sala climatizada. Tenho máximo 22/23graus.
    Na cave (totalmente subterrânea) tenho 21 todo o ano verão ou inverno.
    No 1. Andar a coisa sobe para os 25
    No inverno tinha temperaturas de 16/17.
    Recentemente Instalei Bomba de calor com radiadores e substitui a caixilharia por pvc com.
    Sem aquecimento passei a ter entre 19,5/21
    A Bomba quase não trabalha e quando está ligada mantém os 23graus.
    Ou seja, não só as amplitudes são menos vincadas, mas também a variação é lenta e isso não tenho dúvidas deve-se à pedra.
  4.  # 44

    Olá. Também há quem não se importe de isolar por dentro e minimizar a utilização de sistemas de aquecimento/arrefecimento artificial, relacionando o estilo rústico exterior ao desenho interior mais moderno e contemporâneo. Há muitos modos de ver a coisa, assim como a espessura das paredes, caixilharias e exposição solar também são importantes.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  5.  # 45

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá. Também há quem não se importe de isolar por dentro e minimizar a utilização de sistemas de aquecimento/arrefecimento artificial, relacionando o estilo rústico exterior ao desenho interior mais moderno e contemporâneo. Há muitos modos de ver a coisa, assim como a espessura das paredes, caixilharias e exposição solar também são importantes.


    Por dentro as casas de pedra ou tem a própria pedra ou aplicam apenas gesso e cal.

    Nas remodelações já há gente a ceder um pouco do espaço enorme das divisões para colocar pladur com isolamento antes ou umas placas que eu não sei bem o nome!

    Eu não gosto muito da textura do pladur quando toco, mas acredito que seja eficente.
  6.  # 46

    Colocado por: DR1982Sem isolamento nenhum a casa é um gelo de inverno e forno de verao
    ?!
  7.  # 47

    Colocado por: TicMicplacas que eu não sei bem o nome!

    Eu não gosto muito da textura do pladur


    Há muitas opções, como em qualquer casa nova. Acho engraçado manter a pedra à vista, mas muitas vezes é pouco prático também, e as pessoas preferem ter uma parede direita, sem o pó a acumular nas pedras ou frinchas grandes entre parede e movéis... Acho que há certos espaços em que fica bem ver a pedra, noutros acho pesado. Também depende da textura da própria parede, por vezes um mesmo pano tem partes "diferentes" que poderão ser encondidas ou realçadas.
    Concordam com este comentário: TicMic
  8.  # 48

    Colocado por: DR1982Como é que isso é possível?
    Se nao isola de inverno nao isola de verao


    Inercia termica muito forte.

    Podeis vivenciar o fenomeno em qualquer igreja.
  9.  # 49

    Colocado por: KduvidasConfirmo. A minha casa do Porto tem construção original de 1890 toda em pedra. Foi reconstruída integralmente em 1988 sem isolamento térmico.
    Quando chego a casa no pico do verão, a nível do r/c parece que estou a entrar numa sala climatizada. Tenho máximo 22/23graus.
    Na cave (totalmente subterrânea) tenho 21 todo o ano verão ou inverno.
    No 1. Andar a coisa sobe para os 25
    No inverno tinha temperaturas de 16/17.
    Recentemente Instalei Bomba de calor com radiadores e substitui a caixilharia por pvc com.
    Sem aquecimento passei a ter entre 19,5/21
    A Bomba quase não trabalha e quando está ligada mantém os 23graus.
    Ou seja, não só as amplitudes são menos vincadas, mas também a variação é lenta e isso não tenho dúvidas deve-se à pedra.


    Uau e conseguiu aumentar 4 graus em casa apenas com a mudança das janelas!? nunca pensei que as janelas fizessem tanta diferença.
  10.  # 50

    e ainda mais se aplicar o isolamento termico na cobertura, é onde estão as perdas maiores!!!
    cuidado com a introdução de janelas super estanques em edificios antigos, normalmente dá barraca, pela falta de ventilação/ renovação do ar dos espaços, condensações várias, etc..
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  11.  # 51

    Tem de se ter o cuidado de abrir as janelas com mais frequência, mas havendo grelhas de ventilação na cozinha e wc esse problema deve diminuir não?!
  12.  # 52

    No entanto não consegui subir tantos graus em casa com a mudança de janelas e teto falso com lã mineral, mas a casa também não é de pedra :D
  13.  # 53

    Colocado por: Nostradamus

    Inercia termica muito forte.

    Podeis vivenciar o fenomeno em qualquer igreja.
    Xiça, do que me lembro as igrejas eram frias de norrer, nao ha inércia que lhes valha :)
  14.  # 54

    Colocado por: Ana_Dado

    Uau e conseguiu aumentar 4 graus em casa apenas com a mudança das janelas!? nunca pensei que as janelas fizessem tanta diferença.
    Nem eu. E o mais engraçado é que o que me levou a mudar a caixilharia foi o ruído😂😉 Esse então reduziu de forma abismal.
    A introdução do aquecimento foi lançada em simultâneo, caso contrário pode crer que suspendia, pois custou um pipa e a necessidade é mínima.
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  15.  # 55

    O ruído era de esperar, às tantas ainda tinha janelas antigas de madeira, com frinchas de 2 cm! 😂
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  16.  # 56

    Eu tenho uma coisa parecida parecida para restaurar, acontece que não está tão degradada e por incrível que pareça é uma desvantagem para mim, porque a minha mãe acha que está razoável então vai aproveitando o que tem, total gasta o dinheiro em obras e aquilo nunca fica muito bom, já o sei caso pode ser bem diferente uma vez que não está habitável é quase como uma construção nova, e pode ficar muito bonito, boa sorte nesse projeto!!
      F328619D-ECCE-454C-82F5-8A62582BF9C7.jpeg
  17.  # 57

    Bom dia, depois de um limpeza ao interior da casa, onde fiz uma separação da madeira, telha e outros materiais (plástico), gostaria de saber qual a melhor reutilização para a telha.
      IMG_20210303_093720.jpg
  18.  # 58

    O primeiro esboço.
      IMG_20210312_131223.jpg
      IMG_20210312_131233.jpg
  19.  # 59

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, sousa80
      IMG_20210917_185004.jpg
  20.  # 60

    .
 
0.0260 seg. NEW