Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: filiposa mim parece me que a medida dos empalmes foi mal dimensionada nao?! ou é mesmo assim? ou é da foto?! ou é da fita do armador de ferro?!


    o que são empalmes?
  2.  # 42

    Colocado por: j cardosoBoas

    1 - Falta aí a armadura negativa das lajes (terá ido passear juntamente com as medidas do plano de segurança?)

    cumps
    José Cardoso


    Alguém poderia explicar o que é "armadura negativa" das lajes? Penso eu que sei, mas já agora tiro as dúvidas!
  3.  # 43

    empalmes são as pontas de ferro (neste caso para os pilares) que são deixadas para depois amarrar os ferros para a continuação dos pilares para o piso superior.
    A medida a deixar para os empalmas é 50 vezes o diametro do ferro, ou seja se os ferros dos pilares é ferro de 12mm deveria ficar um empalme de 60 mm
    12 * 50 = 600 mm
    De facto pela foto não pareçe que estes tenham as medidas regulamentares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SRPP - Arquitectura, electrao
  4.  # 44

    Colocado por: zedasilvaA medida a deixar para os empalmas é 50 vezes o diametro do ferro
    Esta regra é de bom senso, concensual ou está descrito em alguma "lei"/norma de construção?
    Que argumentos temos para que se cumpra os 50x?
    E porque não 40 ou 60 x?
  5.  # 45

    Não sendo licenciado em engenharia civil não lhe posso afirmar qual a norma mas que existe existe.
    Engenheirosssss cadê oçês quando precisamos?
  6.  # 46

    tb acho que existe... nao sei é aonde!!!!
  7.  # 47

    Normalmente e expeditamente em obra, quando não vem especificado no projecto de estabilidade utiliza-se os 50x diâmetros em empalmes. Mas isso pode e deve ser calculado ( Aprendi... mas já não me lembro como.. nem quero já saber, pois para isso servem os Eng.º civis)
    A armadura negativa em lajes aligeiradas, segue em imagem com isso, visto em planta.
    ( mas quase ninguem coloca isso... e os projectos... quase nenhum trás isso... e as medições... idem...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
      CYPE_ArmNeg.jpg
  8.  # 48

    Quais as vantagens e desvantagens da armadura negativa?
  9.  # 49

    Estamos a trabuquiiiiir! :-)

    É Regulamentar, é.
    As «emendas por sobreposição» dos varões têm de ter NO MÍNIMO um determinado comprimento (pode ter mais), consoante os tipos de aço e de betão.
    Para os aço e betão mais correntes, o mínimo é mesmo 50xdiâmetro do varão (cf. zedasilva dixit).

    Como em muitas leis na construção civil / betão armado, deriva da experimentação (/ensaios).

    O velhinho Regulamento de Estruturas de Betão Armado (de '67), previa que as emendas ficassem preferencialmente nas zonas de tensão baixa.
    Ora, nos esforços horizontais (tremores de terra), a base de um pilar não é propriamente das zonas menos afectadas.
    Por isso, quando eu vejo aqueles 4 ferrinhos (de 12mm, não é?) na base dos pilares...
  10.  # 50

    Boas

    Segue esquema da armadura negativa em laje aligeirada pré-esforçada.
    A armadura negativa deve-se ao facto de na zona dos apoios se desenvolverem esforços de tracção na camada superior da laje (como nas peças em consola, varandas p.ex.). A quantidade e comprimento é definida em cálculo e varia de laje para laje.

    O tamanho dos empalmes tem a ver com o comprimento de amarração dos varões e serve para garantir uma boa aderência dos varões ao betão. O comprimento de amarração é definido no art.º 82º do Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-esforçado - Dec. - Lei nº 349 de 30 de Julho) e depende do tipo de aço, do tipo de betão, das condições de aderência e do terminal do varão (recto ou com gancho). Pode variar entre 25 e 85 diâmetros do varão.


    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, mafgod
  11.  # 51

    Em resumo, a armadura negativa deveria de ser obrigatória, certo?
  12.  # 52

    Boas

    Se virem o desenho colocado por Pedro Barradass há uma diferença em relação ao meu: as vigotas de um e outro pano da viga estão desalinhadas (no desenho de Pedro Barradas) e alinhadas no que eu coloquei. O correcto é ficarem mesmo desalinhadas (apenas as coloquei assim porque o objectivo era falar da armadura de distribuição).

    Quais as vantagens e desvantagens da armadura negativa?

    Ao absorver certos esforços vai dificultar ou impedir deformações na laje que podem conduzir ao aparecimento de fissuras quer na laje quer nas paredes que suporta.

    Em resumo, a armadura negativa deveria de ser obrigatória, certo?

    Certo

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  13.  # 53

    Patricia
    Não se assuste que a sua obra está igual a milhentas que por aí se fazem.
    Mas já agora diga-nos, quem é o director técnico? Ele vistoriou a lage antes de esta ser betonada?
  14.  # 54

    Aqui está mais uma...
      Cofragem perdida.jpg
  15.  # 55

    Patricia
    Desculpe o reparo mas aquelas vigas assentes em cima do terreno e ladeadas de uma cofragem em tijolo estão mesmo a pedir que qualquer tipo de humidade que exista no terreno começe a fazer escalada por ali acima.
    Mas como as sapatas dos pilares não pareçem ter sido isoladas tb não seria isto que iria fazer grande diferença pois se a zona for uma zona humida se a água não subir pelas vigas subirá ainda mais depressa pelos pilares.
  16.  # 56

    O problema da Patricia é o mesmo de tantas outras Patricias e Patricios que há neste país.
    Com não percebe (nem tem que perceber) acredita sempre que lhe dizem que fazendo assim é a melhor forma.
    A coragem da Patricia em mostrar a sua obra serve para que com os comentários aquilo que poderá estár menos mal outros que ainda vão a tempo possam fazer correções na suas obras.
    Quero contudo voltar a relembrar a Patricia que pelas fotos que apresenta a obra dela é uma obra onde os metodos construtivos pareçem ser os correntes.
    Por tal não se assuste nem corra já com o empreiteiro ou com o Director técnico.
    Os nossos reparos são apenas para que outros que ainda vão a tempo possam optar por fazer (ou não) correções nas suas obras.
  17.  # 57

    Já agora, para que saibamos quando chegar a nossa vez, de que maneira se devem isolar as sapatas e vigas de fundação para evitar humidades ascendentes?
    Obrigado,
  18.  # 58

    Não consigo pôr agora aqui o PDF com algumas fotos do método que costumo tentar que se faça nas minhas obras mas pode consultar em:
    https://forumdacasa.com/discussion/7664/hidrofugante-para-betao/#Item_1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mitrix123
  19.  # 59

    zedasilva,

    Gostei do «costumo tentar que se faça». :-))
  20.  # 60

    Sim pk isto de lidar com o "pessoal das obras" é como lidar com os meninos casmurros.
    Se for a bem ainda vai agora por imposição é muito dificil que nos obedeçam

    : )))
 
0.0273 seg. NEW