Iniciar sessão ou registar-se
    • jmca
    • 19 novembro 2009 editado

     # 1

    gostava de saber se existem grandes beneficios na aplicação de hidrfofugante no betao nas fundações da obra. qual o prço por m3?

    obrigado e cump
  1.  # 2

    Existe betão já com hidrofugo , não tenho a certeza mas acho que paguei à volta de 55€
  2.  # 3

    Boas

    gostava de saber se existem grandes beneficios na aplicação de hidrfofugante no betao nas fundações da obra

    Na minha opinião devia ser sempre usado em peças de betão armado enterradas ou em contacto com o terreno.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 4

    Na minha opinião em zonas bastante humidas não adiantará grande coisa...
    O ideal é que as peças de betão nunca estivessem enterradas.
  4.  # 5

    Boas

    Na minha opinião em zonas bastante humidas não adiantará grande coisa...
    O ideal é que as peças de betão nunca estivessem enterradas.

    É sempre uma precaução extra, e já tenho visto algumas membranas drenantes rasgadas ao colocar a brita e/ou os aterros de muros de suporte.

    PS: tenho um cliente (construtor/vendedor) que faz questão de apoiar as sapatas sobre tela asfáltica que em seguida dobra e sobe o pilar até ao nível do 1º pavimento

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 6

    Nas minhas obras tenho optado pela seguinte sequência:
  6.  # 7

    Colocado por: j cardosoPS: tenho um cliente (construtor/vendedor) que faz questão de apoiar as sapatas sobre tela asfáltica que em seguida dobra e sobe o pilar até ao nível do 1º pavimento


    a mim parece-me a melhor maneira, e vale a pena na minha opinião
  7.  # 8

    Boas

    Nas minhas obras tenho optado pela seguinte sequência:
    * Isolsapatas.pdf


    "Subscrevia" essa obra".

    a mim parece-me a melhor maneira, e vale a pena na minha opinião

    O problema é que muitas das vezes (principalmente quando é construção para venda) o dono da obra não aceita para reduzir aos custos, e não podemos obriga-los.
    Felizmente não são todos, mas a maioria ...

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 9

    Sim de facto quando a construção é para venda o que interessa é o que se vê e digamos que este tipo de trabalho não vende porque não está á vista.
    È bem preferivel gastar dinheiro numas "pias do porco" (nome carinhoso dos lavatórios quadrados) pois enche muito mais o olho.
  9.  # 10

    Colocado por: j cardosoO problema é que muitas das vezes (principalmente quando é construção para venda) o dono da obra não aceita para reduzir aos custos, e não podemos obriga-los.
    Felizmente não são todos, mas a maioria ...


    pois...sempre a reduzir custos
    desde que façam um dreno já é muito bom,
    eu aconselho sempre tela asfastica/betuminoso, e se fizer/quando fizer a minha casa vai ser assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrematias
  10.  # 11

    @zedasilva

    A aplicação que propôs, é a sugerida pelo José Cardoso?
    1. Cofragem de madeira sobre tela
    2. Execução da sapata
    3. Aplicação de tela nas laterais da sapata
    4. Aplicação de telas nas vigas

    PS: tenho um cliente (construtor/vendedor) que faz questão de apoiar as sapatas sobre tela asfáltica que em seguida dobra e sobe o pilar até ao nível do 1º pavimento
  11.  # 12

    @electrão
    Eu não vou tão longe como o jcardoso
    Já fico contente se as sapatas forem assentes em "tela pitonada"
    Sapatas e vigas impermeabilizadas com pintura asfaltica.
    No caso de laje de emsoleiramento estas são protegidas por "tela pitonada" antes da execução da caixa de brita e dos drenos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  12.  # 13

    Estava a ler uma memória descritiva e deparei-me com o seguinte texto (Construção/Pormenores construtivos):
    Fundações: terão uma profundidade de acordo com a natureza do terreno e serão cheias em betão ciclópico. Os sobreleitos serão impermeabilizados com duas demãos de flintkot, estancol ou material semelhante, sobre uma camada de argamassa de cimento e areia ao traço 1/3, queimado à costa de colher.

    Na net não aparecem muitas referências de flintkot. Será que é a tal pintura asfáltica? E que porque raio tem de queimado à costa de colher???

    Foram dados bons exemplos de impermeabilização/execução de fundações. Alguém tem uma descrição desse procedimento para incluí-lo na memória descritiva ou caderno de encargos (onde for mais adequado)?

    Obrigado
  13.  # 14

    electrão
    O que se pretende com esse método é que todos os elementos de betão sejam cerzitados ou seja revestido com um reboco que é "queimado" ou seja apertado com as costa da colher de forma a termos uma camada protectora mais ou menos regular.
    Este reboco é depois impermeabilizado com Flintkot que não é mais que uma pintura asfaltica.
    Aqui eu preferia ter 3 demão cruzadas de forma a garantir uma correcta impermeabilização.
    Neste método só falta impermeabilizar a zona de betão que está em contacto com o terreno. Para tal é que eu utilizo as "telas pitonadas"
  14.  # 15

    Colocado por: electraoflintkot

    É uma marca comercial. O nome correcto disso é emulsão betuminosa de aderência que se usa para melhorar a aderência das telas asfálticas ao suporte

    Colocado por: zedasilvaEste reboco é depois impermeabilizado com Flintkot que não é mais que uma pintura asfaltica.

    Ó zé, o meu amigo a ler muitos PSS, não?

    O flintkote não impermeabiliza nada e o reboco queimado às costa da colher ainda menos. Era uma forma de ser obter uma superfície lisa nos exteriores, actualmente substituída pelo betão à vista
    • naar
    • 8 dezembro 2009

     # 16

    O flintkote impermeabiliza muros de suporte e fundações em betão desde que se tenha feito uma caleira de drenagem, agora se fôr em paredes onde a água fique parada, mais tarde ou mais cedo acaba por repassar.

    E acho que o reboco queimado á costa da colher de que falam é para regularizar as superfícies das sapatas e vigas de fundação, normalmente cofradas com paíneis mais velhos e mesmo taipais ficando a superfície depois de descofrada muito irregular e cheia de borbotos, sendo mais dificil a correcta aplicação da emulsão betuminosa.
  15.  # 17

    E para substituir essas telas todas, colocando um porduto no betão que o vai impermeabilizar não será melhor?
  16.  # 18

    Colocado por: vasco tomeE para substituir essas telas todas, colocando um porduto no betão que o vai impermeabilizar não será melhor?

    Pois
  17.  # 19

    e posteriormente colocar na placa:

    toutvenet
    brita
    manta geotextil
    tela drenante
    malhasol
    betão
  18.  # 20

    Vou tentar consolidar as ideias:

    O que se pretende com esse método é que todos os elementos de betão sejam cerzitados ou seja revestido com um reboco que é "queimado" ou seja apertado com as costa da colher de forma a termos uma camada protectora mais ou menos regular.


    reboco queimado é então apenas um figura de expressão que define um reboco regularizado/ceresitado. é isso?

    Aqui eu preferia ter 3 demão cruzadas de forma a garantir uma correcta impermeabilização.
    Neste método só falta impermeabilizar a zona de betão que está em contacto com o terreno. Para tal é que eu utilizo as "telas pitonadas"


    para reconfirmar: as 3 demão cruzadas serviriam apenas para melhor aderência das telas. As telas é que farão a impermeabilização. Correcto?

    Era uma forma de ser obter uma superfície lisa nos exteriores, actualmente substituída pelo betão à vista


    betão à vista, quer dizer que agora não é feito nada, ou o betão por defeito para essas áreas é hidrófugo?

    Outra questão: como é que o dono de obra constata que o empreiteiro está de facto a usar betão hidrófugo ou normal?

    e posteriormente colocar na placa:

    toutvenet
    brita
    manta geotextil
    tela drenante
    malhasol
    betão


    existe algum desenho pormenor que possa fazer upload?

    Obrigado a todos
 
0.0151 seg. NEW