Iniciar sessão ou registar-se
    • jma
    • 25 novembro 2009

# 81

aahhh... mas então os tijolos ficam escondidos sob a laje? a sustentá-la??... confesso que não percebi bem a sua pergunta mas correndo o risco de não o estar a interpretar bem, não me parece correcto interromper a betonagem de uma viga a meio....
  1.  # 82

Boas

então os tijolos ficam escondidos sob a laje? a sustentá-la??

Ficam sob a laje mas não a sustentá-la; o que vai sustentar as lajes são as vigas: se reparar as vigotas entram na viga.

PS: ainda não percebi o propósito daquelas duas vigas paralelas às vigotas (post nº 57)

cumps
    José Cardoso
  2.  # 83

os tijolos estão lá escondidos, as vigotas apoiam neles e entram na viga. foi tudo cheio ao mesmo tempo. primeiro todas as vigas depois a laje.
      vigas.jpg
    • jma
    • 25 novembro 2009

# 84

claro que as vigotas estão encastradas nas vigas.. o sustentar era um exagero da minha parte...mas servem de calço para a betonagem, não?
  3.  # 85

E eu pergunto...será necessário fazer uma caixa de ar, e uma lage aligeirada a 30 cms do solo? a mim não me parece mas "my opinion". se for um lameiro ou pântano"" maybe
    • naar
    • 26 novembro 2009

# 86

Colocado por: Fernando GabrielE eu pergunto...será necessário fazer uma caixa de ar, e uma lage aligeirada a 30 cms do solo? a mim não me parece mas "my opinion". se for um lameiro ou pântano"" maybe

Poupa no enroncamento, gasta nas vigas e abobadilhas, fica mais caro mas também não é um exagero e sempre fica com o pavimento térreo mais isolado, agora depois deste trabalho, espero que não se esqueçam de colocar uns tubos de respiro para circular o ar por debaixo da laje e acho que o zedasilva devia voltar a postar neste tópico aquela bela fotografia do isolamento e drenagem de muros/muralhas, que aqui vai fazer muita falta pois parece-me que o terreno vai todo para a casa.
  4.  # 87

Bom dia,

A zona mais baixa da caixa-de-ar tem 30cm a restante tem mais, e junto à parede exerior (do lado de dentro) não foi colocado terra, tem +/-1m.

Quanto aos tubos, foram colocados á volta e também no meio, entre as lajes de piso..
  5.  # 88

A diferença entre uma laje aligeirada e um piso em enrocamento devidamente executado não é muito significativa no valor global da obra.
    Os tubos (drenos) que a Patricia tem a meio das lajes é uma boa opcção pois em caso de haver águas naquela zona elas serão encaminhadas para longe das vigas e sapatas.
    Deixo aqui novamente o PDF que já coloquei noutra discução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
    • naar
    • 26 novembro 2009

# 89

Colocado por: zedasilvaA diferença entre uma laje aligeirada e um piso em enrocamento devidamente executado não é muito significativa no valor global da obra.
    Os tubos (drenos) que a Patricia tem a meio das lajes é uma boa opcção pois em caso de haver águas naquela zona elas serão encaminhadas para longe das vigas e sapatas.
    Deixo aqui novamente o PDF que já coloquei noutra discução.

Estas pessoas agradeceram este comentário:naar

Patricia,

Veja se o que fica na sua casa, pelo menos fica como na foto do zedasilva! é tãoooo importante!
  6.  # 90

Há vários métodos de isolar piso térreo, há um interessante em que se reduzem os pontos de Contacto com o terreno isto com alvéolos, pelo que ouvi resulta muito bem, não lembro nome de produto
    • naar
    • 27 novembro 2009

# 91

Colocado por: Fernando GabrielHá vários métodos de isolar piso térreo, há um interessante em que se reduzem os pontos de Contacto com o terreno isto com alvéolos, pelo que ouvi resulta muito bem, não lembro nome de produto

Está a falar dos "pisos sanitários" cupolex?
  7.  # 92

Boa tarde...

Preciso de uma ajuda... Orçamentação.

Quando fizemos contrato com o empreiteiro so ficou estipulado o valor global e em que fases iria receber, mas não estipulamos valor que iriamos dar em cada fase.

Assim, queria saber mais ou menos um valor. Neste momento estao efectuadas as fundações e a primeira lage. Lage aligeirada e 4 camiões de betão, um mês de trabalho.

Preciso apenas de um valor orientativo.
    Desde já agradeço toda a atenção.
  8.  # 93

Ó Patrííííííciiia!
    Nem parece que anda por aqui há mais de um ano! Isto é imperdoável.

Andamos nós (sobretudo o PauloCorreia) para aqui com orçamentos em folhas de cálculo, a explicar como, baseados nos preços de todos os trabalhinhos, se fazem autos de medição mensais, etc. etc., e você dá início a uma obra sem uma previsão de cronograma financeiro, e sem fazer ideia de como se irão efectuar os pagamentos?

Bom... está bem! Lembre-nos lá:
    - há alguma previsão (do empreiteiro) de quantos meses vai durar a obra?
    - já fez algum pagamento (adiantamento)?
  9.  # 94

Colocado por: naar
    Colocado por: Fernando GabrielHá vários métodos de isolar piso térreo, há um interessante em que se reduzem os pontos de Contacto com o terreno isto com alvéolos, pelo que ouvi resulta muito bem, não lembro nome de produto

Está a falar dos "pisos sanitários" cupolex?

sim, e penso que há outras marcas
  10.  # 95

Pois, tem toda a razão...

Não houve nenhum adiantamento, no contrato ficou 18 meses (e o empreiteiro disse que dava bem), e os pagamento repartidos em 4. 1º final da 1ª placa, 2º final da estrutura, 3º casa fechada, 4º final da obra. Os revestimentos não são por conta dele (gesso/reboco/pintura/tectos falsos/capoto). E a placa tem 280m2.
  11.  # 96

Só 4 pagamentos numa obra que vai levar mais de um ano? Esse seu empreiteiro é um valente!

Se SÓ esses revestimentos (fornecimento e aplicação) não são por conta do empreiteiro, suponho que tudio o restante (carpintarias, louças e torneiras, armários, azulejos e mosaicos...) é.

Como a estrutura de betão armado, incluindo fundações etc., deve valer uns 35% do valor da casa concluída (INCLUINDO revestimentos), creio que na 1ª fase deveria pagar cerca de metade do correspondente a esta percentagem.

Note que há uma grande diferença de valores entre a 3ª (cerca de 50-60% do valor TOTAL, incluindo cantarias e caixilhos) e a 4ª fase.
    Como uma parte do que faltará nessa altura não será feita por este empreiteiro, convinha irem acertando esse valor com antecedência - para não haver surpresas para ninguém quando lá chegarem.
    • Mac
    • 7 janeiro 2010

# 97

Colocado por: mafgodQuais as vantagens e desvantagens da armadura negativa?

Não sabia que se chamava assim mas consola-me saber que levou a tal armadura negativa.
      armadura negativa.jpg
  12.  # 98

Boas

Já executaram todas as lajes?

cumps
    José cardoso
  13.  # 99

reconheço que não conhecia, reforça a laje aligeirada a ligação, é bem visto sim senhor.
  14.  # 100

Boas

Mas não é feita desta forma: poucos varões, muito espaçados. O normal é espaçamentos de 20 cm (em média) com armaduras de 6, 8 ou 10 mm.

PS: Aquela malhassol para a laje de vigota dupla? Quase de certeza não está correcto.

cumps
    José Cardoso

0.0290 seg. NEW