Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: pguilherme
    Então pq não equacionar pérgolas sem laminas orientáveis/recolhíveis?
    Com a devida orientação, fazem sombra (quebram os raios directos de sol) mas reflectem e deixam passar muita luz. Para a chuva teria de ser prevista outra camada, vidros fixos ou painéis opacos amovíveis, talvez...

    Claro que com orientáveis, conseguiria ir ajustando para reflectir melhor a luz e, quando fechadas, proteger da chuva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RicardoFDuarte



    Nem tinha pensado em painéis removíveis!!! Isso pode ser uma grande ideia mesmo!!! Que maravilha, vou procurar isso!!
  2.  # 22

    Olá RicardoFDuarte,
    Tenho uma pérgula bioclimática (marca Brustor)e aqui vai o meu testemunho: foi um dos melhores investimentos que fiz. Criei um novo espaço adicional, versátil e muito confortável. Tem a dimensão de 5x4m, com as ditas lâminas orientáveis eletronicamente, fitas led incorporadas e como está encostada a uma parede, possui telas nas restantes "faces" - essas telas recolhem nas próprias traves da pérgula. Assim deste modo consigo criar no interior da pérgula um ambiente controlado, com mais ou menos sombra, e resguardado de ventos, ou mosquitos à noite.
    A empresa que me a instalou foi a Caixiterm de Pombal. Foram impecáveis em todo o processo de escolha/sugestões, montagem e assistência. Pode ver o site deles que tem muita informação.
    Concordam com este comentário: NLuz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PoisÉ, RicardoFDuarte
      Pergula 2.jpg
      IMG_20190804_095616.jpg
  3.  # 23

    capiso

    e o preço?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 24

    Colocado por: CapisoOlá RicardoFDuarte,
    Tenho uma pérgula bioclimática (marca Brustor)e aqui vai o meu testemunho: foi um dos melhores investimentos que fiz. Criei um novo espaço adicional, versátil e muito confortável. Tem a dimensão de 5x4m, com as ditas lâminas orientáveis eletronicamente, fitas led incorporadas e como está encostada a uma parede, possui telas nas restantes "faces" - essas telas recolhem nas próprias traves da pérgula. Assim deste modo consigo criar no interior da pérgula um ambiente controlado, com mais ou menos sombra, e resguardado de ventos, ou mosquitos à noite.
    A empresa que me a instalou foi a Caixiterm de Pombal. Foram impecáveis em todo o processo de escolha/sugestões, montagem e assistência. Pode ver o site deles que tem muita informação.
      Pergula 2.jpg
      IMG_20190804_095616.jpg


    Capiso precisou de alguma autorização pra colocar isto? E quanto foi mais ao menos se nao for ndiscrição... Obrigada desde já.
  5.  # 25

    Tem cara de ter custado uns 8 a 10 k...
  6.  # 26

    Não precisei de autorização. Quanto ao preço, perto dos valores avançados pelo Pedro Barradas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro, NLuz
  7.  # 27

    Colocado por: CapisoOlá RicardoFDuarte,
    Tenho uma pérgula bioclimática (marca Brustor)e aqui vai o meu testemunho: foi um dos melhores investimentos que fiz. Criei um novo espaço adicional, versátil e muito confortável. Tem a dimensão de 5x4m, com as ditas lâminas orientáveis eletronicamente, fitas led incorporadas e como está encostada a uma parede, possui telas nas restantes "faces" - essas telas recolhem nas próprias traves da pérgula. Assim deste modo consigo criar no interior da pérgula um ambiente controlado, com mais ou menos sombra, e resguardado de ventos, ou mosquitos à noite.
    A empresa que me a instalou foi a Caixiterm de Pombal. Foram impecáveis em todo o processo de escolha/sugestões, montagem e assistência. Pode ver o site deles que tem muita informação.
    Concordam com este comentário:NLuz
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RicardoFDuarte
      Pergula 2.jpg
      IMG_20190804_095616.jpg


    Caro Capiso, um muito obrigado pela informação. É tanto isso...mas os preços não ajudam...no meu caso tenho uma area de 9m por 4m, o que significa, na maioria dos casos, 2 pergolas. Os orçamentos são na ordem dos 19000, o que, neste momento está fora do meu alcance devido a todas as obras de remodelação que estou a projetar. Ainda não está fora do baralho, mas sinto que vai ser dificil. Já agora gostava de lhe perguntar algumas coisas:

    1) A chuva intensa faz muito barulho nas lâminas?
    2) Quando quer ter luz (do sol) na pergola (e especialmente na assoalhada) e abre as laminas, sente que rouba muita luz? (digo isto porque se optar por um sistema com toldo, este pode ser totalmente aberto)
    3) Viu a montagem? Caso tenha visto, ela veio quase toda montada ou foi ai montada? Pareceu difícil / morosa? (digo isto porque vi um sitio que as vende com quase 45 % desconto mas sem montagem e irei ter empreiteiro durante 6 meses que pode perfeitamente montar isso desde que não seja algo muito especifico).

    Desculpe a quantidade de perguntas, forte abraço
  8.  # 28

    Também estou curioso para a pergunta 1).

    Quanto à luz, é pouco provável que roube demasiada. Até acredito que seja uma luz mais agradável, por vir de cima (reflectida nas lâminas em vez de nas paredes e chão) e ser difusa.

    Mesmo dentro de casa, com o efeito da luz e sombra no chão, deve passar boa luz e dá um ambiente muito giro.
  9.  # 29

    Nice, tenho que mostrar isto ao meu pai. Queríamos fazer um telheiro mas o telheiro carece de autorização, assim isto podiamos colocar sem arranjar problemas!!
  10.  # 30

    Sim, é um investimento avultado...mas a qualidade, aliada à estética e funcionalidade tem o seu preço...

    Respondendo às questões:
    1. - O barulho nas lâminas quando chove não me incomoda nada; mas também quando chove muito estou dentro de casa:) só chamo à atenção que este tipo de pérgulas não é 100% estanque - especialmente nas faces que tem telas. Para isso existem outras opções.
    2. Quanto ao "roubo de luz"; para mim esse problema não se põe, pois as lâminas podem ser orientadas de acordo com a incidência da luz do sol; rodam 180º; por oposição, um dos objetivos de ter colocado a pérgula foi ter uma sombrinha para poder "comer cá fora", sem andar com guarda-sois, e protegido do vento, quando ele existe
    3. Quanto à montagem, sim assisti...e foi 1 dia de trabalho (3 pessoas); ela vem toda em peças. Exige conhecimentos de montagem das peças e eletrónica/programação (motorização das lâminas e telas)...para um "bricoleiro" acho dificil a empreitada
  11.  # 31

    É uma solução muito interessante, o resultado ficou muito bom. :)

    Sem desprimor, e compreendendo que todos os casos são únicos - quer-me parecer que o RicardoFDuarte deve ter alguém fotossensível na família; considerando que haverá também quem não tenha tempo ou paciência para podas, limpezas e outras chatices - para quem nos lê e pode, continuo a insistir na pérgula biológica sempre que possível.

    É barata e em termos estéticos fica sempre bem.
    Pode não ser muito prática mas dá outro calor e conforto visual.

    Pessoalmente, sei que ninguém me pediu a opinião, acho que as casas actuais são um pouco estéreis/assépticas demais no geral.
    Mas como disse acima, compreendo que haja quem não possa, não tenha tempo ou paciência para isso.
    Com isto quero só tentar incentivar todos a tentarem pelo menos ponderar outras soluções mais orgânicas. :)
  12.  # 32

    Colocado por: PoisÉPessoalmente, sei que ninguém me pediu a opinião, acho que as casas actuais são um pouco estéreis/assépticas demais no geral.

    è verdade.. desprovidas de qq tipo de alma, desumanizadas, para não dizer outra coisa... é uma tendencia que ainda não entendi. a plastificação do meio. a ideia do estéril.... mas há estéril e estéril.
  13.  # 33

    PoisÉ

    concordo consigo, no entanto o fator da chuva é um aspeto a considerar e em soluções mais "naturais" talvez não seja tão eficaz é um facto, mas lá está depende do que se quer em termos funcionais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 34

    Não me parece que o objetivo deste tipo de proteções seja a proteção à chuva, se vivêssemos num clima tropical em que estão 30 graus e ao mesmo tempo chove, ainda concordava.. agora no nosso caso quando chove não apetece estar lá fora a fazer churrascadas (pelo menos falo por mim)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro
  15.  # 35

    Tenho este projecto para o Algarve.




    Temos previsto na pergola metálica, uma esteira de caniço/ junco (que deverá ser substituida a cada 2 anos). Mas para a chuva e durante o inverno em que se pretende manter a luminosidade e ao memso tempo proteger da (pouca) chuva que caí no algarve, é proposto também usar placas em policarbonato alveolar.
    Opções...
    Concordam com este comentário: rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  16.  # 36

    rjmpires

    até percebo o que diz no entanto por um lado há casos em que tem mesmo que ser tipo pergula, não dá para tapar por cima por razões de condicionantes urbanisticas por outro há utilizações que dá jeito estar ali de apoio á cozinha e mesmo que caia alguma chuva poder na mesma usufruir ou preparar alguma comida no grelhador sem levar com chuva, enfim cada caso será um caso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pguilherme, rjmpires
  17.  # 37

    Colocado por: CapisoSim, é um investimento avultado...mas a qualidade, aliada à estética e funcionalidade tem o seu preço...

    Respondendo às questões:
    1. - O barulho nas lâminas quando chove não me incomoda nada; mas também quando chove muito estou dentro de casa:) só chamo à atenção que este tipo de pérgulas não é 100% estanque - especialmente nas faces que tem telas. Para isso existem outras opções.
    2. Quanto ao "roubo de luz"; para mim esse problema não se põe, pois as lâminas podem ser orientadas de acordo com a incidência da luz do sol; rodam 180º; por oposição, um dos objetivos de ter colocado a pérgula foi ter uma sombrinha para poder "comer cá fora", sem andar com guarda-sois, e protegido do vento, quando ele existe
    3. Quanto à montagem, sim assisti...e foi 1 dia de trabalho (3 pessoas); ela vem toda em peças. Exige conhecimentos de montagem das peças e eletrónica/programação (motorização das lâminas e telas)...para um "bricoleiro" acho dificil a empreitada


    Excelente resposta, tudo muito claro, obrigado. Esta pergola (também respondendo a algumas mensagem posteriores) irá ser colocada numa "parede de vidro" que vai de um lado ao outro da casa e por isso espero usar também de inverno privilegiando o in/out, somos pessoas que adoramos o ar da rua, e é nesse sentido que precisamos de algo mais robusto como parece que é esta solução. Claro que não é para usufruir no meio de uma tempestade. Também agradeço a honestidade da montagem, há um site que as vende com quase 50% de desconto (de 19k para 10k) mas não inclui montagem e pensei se os empreiteiros da obra não poderiam fazer isso, mas assim talvez seja arriscado.

    Muito obrigado.

    ps: 1) sim, a minha mulher não pode apanhar raios de sol diretamente na pele;
    2) adorava ter uma pergola mais amiga do ambiente e mesmo esta terá trepadeiras e muitas flores, mas a estrutura, como referi acima, terá que ser mesmo resistente.

    Obrigado a todos!
  18.  # 38

    Colocado por: PoisÉPessoalmente, sei que ninguém me pediu a opinião, acho que as casas actuais são um pouco estéreis/assépticas demais no geral.
    Mas como disse acima, compreendo que haja quem não possa, não tenha tempo ou paciência para isso.
    Com isto quero só tentar incentivar todos a tentarem pelo menos ponderar outras soluções mais orgânicas. :)

    O valor está precisamente em partilharmos opiniões! É impossível que todos estejam de acordo e/ou gostem do mesmo, mas muitas vezes um ponto de vista diferente pode abrir alguns horizontes...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 39

    Colocado por: marco1rjmpires

    até percebo o que diz no entanto por um lado há casos em que tem mesmo que ser tipo pergula, não dá para tapar por cima por razões de condicionantes urbanisticas por outro há utilizações que dá jeito estar ali de apoio á cozinha e mesmo que caia alguma chuva poder na mesma usufruir ou preparar alguma comida no grelhador sem levar com chuva, enfim cada caso será um caso.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,pguilherme,rjmpires

    Também concordo, há mil e uma condicionantes para se optar por uma ou outra solução, há quem não tenha tempo para cuidar de plantas, outros que não têm dinheiro para automatizações, condicionantes de saúde, razões urbanísticas.. etc etc.
    É sempre bom haver diferentes opiniões, quanto mais informação se possa ter sobre o assunto, mais informada vai ser a decisão.
    Concordam com este comentário: marco1
  20.  # 40

    Gostava de pegar neste tópico de novo.

    Pretendia saber se conhecem ou se há as ditas coberturas e protecções laterais à venda independemente da pérgola?

    Tenho um familiar, que é carpinteiro que se ofereceu para me fazer a pérgola - Estrutura base.

    Agora, a parte de laminas retráteis, rotativas, orientáveis ou as protecções laterais, já são outra aventura.
    Pretendia saber se existem para venda, não teria grandes problemas em montar. Ou se há empresas que façam só esta parte do serviço.
    Concordam com este comentário: hugomsousa
 
0.0241 seg. NEW