Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite malta, gostava de uma opinião/ajuda a respeito da instalação de luzes.
    Vou colocar teto falso numa sala com 33 metros quadrados, e a sala vai ter duas zonas. Uma zona de estar com sofá, poltrona e tv, e outra zona de refeição. A minha ideia é colocar led em toda a volta da sala e depois uns focos pela sala. Gostava que me indicassem ideias da disposição dos focos, de maneira a ficar o mais harmonizado possível.
    Deixo um anexo com a planta da sala e da disposição futura dos móveis.

    Obrigado e cumprimentos!
      118AE6D3-F88C-4803-94DF-BDB67373190B.jpeg
    •  
      CMartin
    • 5 novembro 2020 editado

     # 2

    Muito boa noite João,
    Quando refere o mais possível harmonizado, o que está o João a pensar em concreto ?
    O que significa, para si, o "harmonizado" no espaço, o que o preocupa (iluminação suficiente, a própria disposição dos focos no espaço por questões estéticas, é isso ? Ou há mais ?) Pretende usar os focos para luz geral, e o led das sancas para luz ambiente/decorativo, é isso ?
    Vai usar outros pontos de luz na sala (candeeiros de pé, de suspensão, apliques de parede, por exemplo) também ?
    Cumprimentos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoInazio
  2.  # 3

    Bom dia CMartin. Quando falo em harmonia será mesmo o haver luz suficiente/ disposição dos focos esteticamente no tecto. Não vai haver mais pontos de luz, decidimos não utilizar candeeiros. E sim, a ideia seria utilizar o led como luz ambiente, e os focos, divididos em dois setores ( estava a pensar dividir em espaço de sala, e espaço de refeição). Já agora, aconselharia utilizar o branco frio no led e nos focos? Pergunto pois não gosto de branco quente, pois dá aquela sensação de amarelo, e por vezes o branco neutro também me parece muito “amarelado”. Mas ao mesmo tempo tenho medo de ser muito forte.
    Desde já muito obrigado, e os melhores cumprimentos.
  3.  # 4

    Se não gosta de amarelo, meta tudo à 4000k de temperatura de cor. Mais elevado que isto não aconselho nada,

    E não misturar temperaturas de cor num mesmo espaço.
  4.  # 5

    Meta o led indirecto somente na parede do cortinado embutido. Suficiente para iluminação ambiente de todo o espaço, e criar um ponto focal para o cortinado contínuo que preencherá essa parede.
    Depois meteria 3 focos sobre a mesa de refeições, ou solução suspensa. Tem de pensar que é a zona de "recepção" à sala.

    4 focos a balizar a área de estar. Para iluminação geral/leitura.


    São 45€ 😇

    Falta ainda escolher o tipo de luminarias. Mas não meta bolachas...
    •  
      CMartin
    • 9 novembro 2020 editado

     # 6

    Colocado por: JoaoInazioJá agora, aconselharia utilizar o branco frio no led e nos focos? Pergunto pois não gosto de branco quente, pois dá aquela sensação de amarelo, e por vezes o branco neutro também me parece muito “amarelado”. Mas ao mesmo tempo tenho medo de ser muito forte.

    Olá João, pessoalmente não aconselho realmente luz branca nas residências. A cor da luz deve ser, na minha opinião, o mais idêntico possível à luz do dia. As luzes brancas são luzes mais indicadas para espaços comerciais, pois sendo luzes mais agressivas mantêm-nos em estado de atenção e alerta.
    Penso que, e como disse o Pedro Barradas, a utilizar nas casas será os 3000k, quanto muito os 4000k na cozinha e casas de banho.
    Noto alguma tendência em as pessoas terem uma ideia de que a luz branca confere modernidade, não sei se é o caso, mas a ideia, talvez promovida por catálogos comerciais das grandes superfícies por exemplo, não está correcta. A luz do dia, que é realmente mais quente, é a que usamos nas casas, permite-nos um ambiente de intimidade e de relaxe nos nossos lares.
    Sobre o esquema de luz, parece-me bem o que diz, e, mantendo a luz indirecta na sanca do tecto falso, usaria tal como diz o Pedro, 4 focos quanto baste a balizar a sala de estar e 3 focos alinhados por cima da mesa de refeições.
    De qualquer forma, na minha opinião, um candeeiro de mesa, de pé ou de tecto, também ajudam na criação de ambiente, pois candeeiros ou pontos de luz a diferentes alturas acrescem interesse visual e estético ao espaço.
    Boas iluminações ! 💡 :o)
  5.  # 7

    Cor de luz
      a195c79843d8ac2ffe79746ffe6a4baf.png
      temperatura-de-cor.png
  6.  # 8

    Eu nas salas de aula é sempre 4000k. Senão é muita excitação 😇
  7.  # 9

    Numa cozinha com open space com sala... o que aconselham? tudo branco quente? ou é possivel os focos de cima da cozinha serem branco neutro e a sala branco quente?

    Ou tudo branco neutro?
  8.  # 10

    Colocado por: CMartinCor de luz
      a195c79843d8ac2ffe79746ffe6a4baf.png
      temperatura-de-cor.png


    Tenho de mostrar esta imagem à minha mãe, que insiste em colocar branco frio nos quartos.

    -_-
  9.  # 11

    Colocado por: GomesFamilyNuma cozinha com open space com sala... o que aconselham? tudo branco quente? ou é possivel os focos de cima da cozinha serem branco neutro e a sala branco quente?

    Ou tudo branco neutro?


    Eu tenho exactamente a mesma dúvida !!! A renovação do meu espaço vai criar um open space no qual a nível de iluminação tem me criado muita dor de cabeça pois não sei se poderei colocar temperatura diferentes ???
  10.  # 12

    Se alguem nos puder ilucidar acerca deste tema !!!
  11.  # 13

    Colocado por: GomesFamilyNuma cozinha com open space com sala... o que aconselham? tudo branco quente? ou é possivel os focos de cima da cozinha serem branco neutro e a sala branco quente?

    Ou tudo branco neutro?


    Colocado por: Marta silvestreEu tenho exactamente a mesma dúvida !!! A renovação do meu espaço vai criar um open space no qual a nível de iluminação tem me criado muita dor de cabeça pois não sei se poderei colocar temperatura diferentes ???

    Pessoalmente, não vejo razão para, numa mesma divisão (espaço comum) diferenciar cor (temperatura) de luz. Ainda, faço-vos a pergunta de qual seria o ganho nisso a vosso ver (uma vez que a perda em termos de estética seria imenso)?
    Assim, eu diria que tudo a 3000k. Aliás, mesmo sem cozinha em plano aberto com a sala, a cor 3000k é a que se usa na cozinha e 2700k nas restantes divisões.
    No entanto, alguma tendência (moda), trouxe-nos a cor branca para os interiores (nomeadamente cozinhas e casas de banho).
    Por essa razão, que muita confusão tem gerado, mas que também integra a questão de gosto, ainda compreendo uma cor 4000k na cozinha.
    No entanto, regra geral, a luz de cor branca não é para residencial. A cor para residencial é a que mais se assemelha a cor da luz do dia, os 3000k.
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasSe não gosta de amarelo, meta tudo à 4000k de temperatura de cor. Mais elevado que isto não aconselho nada,

    E não misturar temperaturas de cor num mesmo espaço.

    O Pedro já tinha respondido à vossa questão, mesmo antes de ter sido colocada.
    E, na figura que eu tinha colocado, também temos qual a cor indicada para iluminação de ambiente ou design de interiores de carácter residencial.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 15

    A cor que mais se assemelha a à luz do dia é entre 5000k e 5500k.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, F.Santos
  14.  # 16

    E a noite quer luz do dia?
  15.  # 17

    Colocado por: VarejoteA cor que mais se assemelha a à luz do dia é entre 5000k e 5500k.

    Que eu tenha conhecimento é os 3000k, que mais se assemelha à cor da luz do sol.
    É esta a cor que nos é mais natural, e que (talvez por isso) nos traz mais conforto nos nossos interiores.
  16.  # 18

    Colocado por: CMartin
    Que eu tenha conhecimento é os 3000k, que mais se assemelha à cor da luz do sol.
    É esta a cor que nos é mais natural, e que (talvez por isso) nos traz mais conforto nos nossos interiores.


    Tal como o Varejote disse e bem, a temperatura da luz solar ronda os 5000K (mais Kelvin menos Kelvin, consoante o período do dia)

    Sem duvida que 3000K é uma cor mais confortável para salas e quartos, mas no que toca a casas de banho e cozinhas, nao ha nada como um espectro próximo dos +/- 5000K - verdadeira cor solar.

    E porque? Porque a cor dos alimentos é realçada, consegue-se controlar certos pontos de cozedura, por exemplo a transparencia da cebola ou os pontos de um bife. Detalhes que para quem é aficionado por cozinha faz toda a diferença.

    E nao é por acaso que as maquilhadoras XPTO usam lampadas a rondar os 5000K. Porque é a cor que melhor simula a temperatura do espectro solar. E isto é valido para todas as actividades de higiene pessoal que se faz na casa de banho.

    Mais uma curiosidade, o próprio flash das camaras fotográficas roda os 5000-5500K. E porque? Porque se quer simular novamente a temperatura da luz solar. Antigamente até se usavam flashes de ligas à base de magnésio porque queimam a uma temperatura branca próxima do espectro solar.
    Concordam com este comentário: F.Santos, Ana_Dado
  17.  # 19

    alem da temperatura de cor... mais importante ainda é o índice de reprodução de cor... o CRI/ IRC. Deverá ser sempre acima dos 85%.
    A maior parte das lâmpadas 5000k, tem um péssimo IRC.
    Mas quanto à temperatura de cor, eu já respondi acima. Temp de cor >4000k/ 4200k, em ambientes residenciais, é um disparate.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, CMartin
  18.  # 20

    Os 5000k é a cor da luz ao meio dia, no seu ponto mais alto, e, dificilmente, a meu ver, a cor de luz do dia que nos é naturalmente mais confortável (sequer à vista).

    A casa é um espaço residencial em que se distingue do meio de trabalho, industrial ou comercial. Ou seja, a luz residencial tem um propósito diferente e bastante mais abrangente do que as tarefas de cozinhar, maquilhar, e outras. No entanto, a luz deve ser tal que permita realizar todas essas tarefas mas num contexto residencial, em que acima de tudo o bem estar proprocionado por uma luz que nos é mais confortável e mais natural, nos faz por de lado as luzes agressivas que nos excitam os sentidos, nos deixam em estado de alerta e que são as mais brancas ou mais frias dos ambientes não residenciais.
    No fundo, a cor da luz é como a arquitectura residencial, é específica e considera o todo, a funcionalidade e a estética, e o objectivo do todo.
    Tal como não fazemos uma arquitectura apropriada a uma escola quando projectamos a nossa casa, também não consideramos uma luz apropriada para a escola para usarmos na nossa casa, embora também leiamos e estudemos em casa, a casa não passa a ter o mesmo ambiente da escola. E por aí adiante, no que concerne cozinhar, maquilhar, etc. Não deixam de ser tarefas exercidas num ambiente particular que é o residencial, e que, por ser residencial tem outra função.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, gonzaga
 
0.0224 seg. NEW