Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite

    Gostava de perguntar uma coisa ao forum, para saber a vossa opinião. Sei que não é um tema fácil, e provavelmente cada caso terá uma solução diferente, mas cá vai:

    Se fossem (ou se são) um empreiteiro como reagiriam se um cliente vosso ao qual pediram um adiantamento para iniciar a obra, concordasse... mas com a condição que lhe darem a ele uma garantia bancária nesse montante.

    Ao questionar o gabinete de engenharia, foi-me respondido qualquer coisa do gênero: "ponha isso como condição no caderno de encargos e depois diga-me quantos responderam"

    Bem quanto a mim, assim como um empreiteiro tem o direito de não confiar no cliente (por isso pede o adiantamento), o cliente tem exactamente o mesmo direito de não confiar no empreiteiro. Alem disso uma garantia bancária também permite aferir da "credibilidade" financeira do empreiteiro.

    Mas eu não gostaria só de saber se devo ou não fazê-lo, mas essencialmente se esta é uma prática (ou não) a que os empreiteiros (mais "pequenos") estejam habituados.
    • naar
    • 7 novembro 2009

     # 2

    Colocado por: moraisdd
    Bem quanto a mim, assim como um empreiteiro tem o direito de não confiar no cliente (por isso pede o adiantamento), o cliente tem exactamente o mesmo direito de não confiar no empreiteiro.


    E depois o empreiteiro tem direito de nem responder ao caderno de encargos, :)


    Alem disso uma garantia bancária também permite aferir da "credibilidade" financeira do empreiteiro.


    Sim, mas anda á procura de um empreiteiro rico ou de um bom empreiteiro? :)


    Bem quanto a mim, assim como um empreiteiro tem o direito de não confiar no cliente (por isso pede o adiantamento)


    E ás vezes não chega, há muitos clientes que teem o adiantamento e depois falta o complemento, :)


    Mas eu não gostaria só de saber se devo ou não fazê-lo,


    Se conhece o empreiteiro e se ele é pequeno (tipo pequenino, mas honesto), não peça pois arrisca-se a ele lhe dizer: Oh! Homem nem sei como é que isso se faz!
    Se não conhece e vai "lançar concurso" peça e depois aguarde, pode ser que o seu Gabinete de Engenharia esteja enganado.


    se esta é uma prática (ou não) a que os empreiteiros (mais "pequenos") estejam habituados.


    Se forem pequenos, tipo mesmo pequeninos, não!
    Se forem pequenos, alguns estão (podem é não gostar de pagar as despesas com a garantia.

    Um conselho! que vale o que vale:

    Tente encontrar um empreiteiro que já tenha feito obra para alguém seu familiar ou conhecido e que seja honesto e com provas dadas na construção se calhar bem combinado nem precisa de lhe dar nenhum adiantamento.
  2.  # 3

    moraisdd,
    Suponhamos que o empreiteiro trabalha com as seguintes condições-de-pagamento-tipo:
    20% com adjudicação;
    70% em prestações mensais, conforme os autos (se o auto diz que se produziu 10mil euros, você paga 7mil);
    10% até 30 dias após a conclusão dos trabalhos, com a recepção da obra.

    Suponha que ele "produz" 10mil euros/mês ao longo de 10meses.

    Isto quer dizer que ao fim de 7 meses ele produziu 7x10=70mil euros e você SÓ lhe pagou 20+7x7=69mil euros.
    No 8.º mês ele produziu 80 mil e você pagou 76mil;
    No 9.º mês ele produziu 90 mil e você pagou 83mil;
    No 10.º mês são 100mil contra 90mil, e este saldo de 10mil servem de garantia que os defeitos serão reparados.

    Por outras palavras, o valor adiantado vai DIMINUINDO todos os meses, e a partir do 7.º mês, o "adiantamento" já não existe - e passa a "recuamento". ;-)

    Em alternativa, PARECE-ME BEM pedir uma garantia bancária de boa conclusão da obra igual ao valor do adiantamento, mas não havendo qualquer retenção (os 10% que eu considerei em cima) no final da obra.

    Só há uma coisinha; não se esqueça que é você quem vai "pagar" essa garantia bancária (uns 5% ao ano, creio).
    Mas, se quer que lhe diga, parece-me A MELHOR opção.
    Por um lado, o Dono de Obra não passa os primeiros dias da obra a pensar que vai perder o dinheiro adiantado; por outro o empreiteiro terá a obra devidamente financiada até ao final.

    Para os que dizem que as garantias bancárias são só para ricos, tenho a dizer que o Alvará de construção só é (ou devia ser) atribuído a empresas com a devida capacidade financeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  3.  # 4

    Bem quanto a mim, assim como um empreiteiro tem o direito de não confiar no cliente (por isso pede o adiantamento), o cliente tem exactamente o mesmo direito de não confiar no empreiteiro. Alem disso uma garantia bancária também permite aferir da "credibilidade" financeira do empreiteiro.


    Olhe que muitos empreiteiros pedem dinheiro adiantado, não por falta de confiança no cliente, mas para ir pagar as facturas da obra anterior.... Cuidado, que pode não haver obra a seguir à sua e ele não ter capacidade de terminar a obra.

    Faça antes o seguinte, recuse qualquer tipo de adiantamento e exija Alvará. Só paga quando existir algum trabalho feito. Vai ver que reduz muito empreiteiros meio manhosos....

    Coisas da Casa
    • naar
    • 7 novembro 2009

     # 5

    Colocado por: AdrianoP
    Bem quanto a mim, assim como um empreiteiro tem o direito de não confiar no cliente (por isso pede o adiantamento), o cliente tem exactamente o mesmo direito de não confiar no empreiteiro. Alem disso uma garantia bancária também permite aferir da "credibilidade" financeira do empreiteiro.


    Olhe que muitos empreiteiros pedem dinheiro adiantado, não por falta de confiança no cliente, mas para ir pagar as facturas da obra anterior.... Cuidado, que pode não haver obra a seguir à sua e ele não ter capacidade de terminar a obra.

    Faça antes o seguinte, recuse qualquer tipo de adiantamento e exija Alvará. Só paga quando existir algum trabalho feito. Vai ver que reduz muito empreiteiros meio manhosos....

    Coisas da Casa


    Exactamente.

    Qualquer empreiteiro pequeno, digno desse nome, tem capacidade para iniciar uma obra pequena sem qualquer tipo de adiantamento, pois na pior hipótese só necessita de dinheiro no final do primeiro mês para pagar aos funcionários, subempreiteiros(desaterro, cofragem, ferro) e aos fornecedores(betão, ferro), agora o moraisdd,tambem tem que cumprir a sua parte de Cliente digno desse nome (e é dessa parte que muitos empreiteiros honestos receiam)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  4.  # 6

    Colocado por: naar

    Alem disso uma garantia bancária também permite aferir da "credibilidade" financeira do empreiteiro.


    Sim, mas anda á procura de um empreiteiro rico ou de um bom empreiteiro? :)



    Eu penso mais ao contrário, estou a procura de um empreiteiro que não esteja cheio de dívidas da construção anterior (atenção que pode nem ser culpa dele mas de um cliente desonesto), e como tal um banco só empresta dinheiro a quem tenha efectivamente dado provas de conseguir gerar dinheiro ao longo dos anos.
  5.  # 7

    Colocado por: naarUm conselho! que vale o que vale:

    Tente encontrar um empreiteiro que já tenha feito obra para alguém seu familiar ou conhecido e que seja honesto e com provas dadas na construção se calhar bem combinado nem precisa de lhe dar nenhum adiantamento.


    Não tenho duvidas que é um bom conselho, mas como já perdi "amigos" com histórias de dinheiros, por mais conhecido que seja esta é uma relação profissional, na qual tenho tantos direitos como obrigações.

    Obrigado pela sua opinião ;)
  6.  # 8

    moradiasdd,

    Simplesmente, recuse adiantar dinheiro.

    Os problemas simplesmente não surgem. Não está bem feito? Só paga quando estiver corrigido... não vá em cantigas. Num restaurante só paga, depois de comer....

    Coisas da Casa
  7.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.Só há uma coisinha; não se esqueça que é você quem vai "pagar" essa garantia bancária (uns 5% ao ano, creio).
    Mas, se quer que lhe diga, parece-me A MELHOR opção.

    Para os que dizem que as garantias bancárias são só para ricos, tenho a dizer que o Alvará de construção só é (ou devia ser) atribuído a empresas com a devida capacidade financeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:moraisdd


    Já questionei o banco sobre esses custos. Não tenho duvidas que sou eu que suporto os custos, mas trata-se de um investimento demasiado grande com base numa "simples" relação de confiança.

    Se o alvará tivesse esse pressuposto, era um descanço e um terço das queixas, receios e desconfianças deixava de existir (não só para mim como dono de obra, mas como para os fornecedores). Tenho vários clientes da área dos materiais que acabaram por adquirir acessos a empresas de rating para saber se devem dar (ou não) crédito aos seus clientes... e mesmo assim não se livram dos calotes!
  8.  # 10

    Se o alvará tivesse esse pressuposto,...
    O Alvará TEM esse pressuposto (de capacidade financeira).
    Actualmente a renovação do Alvará passou a ser automático. Já não é preciso enviar novos papéis todos os anos.
    São as FINANÇAS quem envia para o INCI os documentos do IES, do IRC, ou lá o que é. Portanto, os únicos dados que interessam para a renovação de um alvará de construção são os valores contabilístico-financeiro-fiscais.
  9.  # 11

    Colocado por: naarQualquer empreiteiro pequeno, digno desse nome, tem capacidade para iniciar uma obra pequena sem qualquer tipo de adiantamento,...
    Quem é que você pensa que, neste negócio da construção, são as VíTIMAS dos maiores calotes?
    São precisamente os pequenos empreiteiros, que confiam nos caloteiros.

    Os custos de uma obra não começam um mês depois de ela ter começado!!
    Há uma série de custos que têm de ser pagos a pronto, desde o dia - ou antes - de se iniciar uma obra.

    Eu entendo que os clientes queiram que as suas casas sejam construidas E FINANCIADAS pelos empreiteiros.
    Mas, lamento, eu não estou NADA de acordo com isso.
    Para financiar há outras empresas com um alvará específico: os Bancos.
    • naar
    • 7 novembro 2009

     # 12

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: naarQualquer empreiteiro pequeno, digno desse nome, tem capacidade para iniciar uma obra pequena sem qualquer tipo de adiantamento,...
    Os custos de uma obra não começam um mês depois de ela ter começado!!
    Há uma série de custos que têm de ser pagos a pronto, desde o dia - ou antes - de se iniciar uma obra.

    Isso eu entendo, mas mal seria se um pequeno empreiteiro não conseguisse suportar os custos iniciais de uma obra (moradia), então nesse caso devia estar a meio caminho de deixar de o ser; Agora é lógico é que ele, como diz, pode não querer financiar a obra ao cliente, mas aí se calhar existe outro que não se importa de arriscar e ele perde a obra.

    Eu acho que parte muita da confiança que existe (ou não) entre o cliente e o empreiteiro!
  10.  # 13

    naar,
    Um meu colaborador, passa a vida a dizer-me: se não há dinheiro, não há palhaços.

    Prefiro perder a obra, a arriscar-me ficar a ver navios ao fim de um mês de trabalho.
    Eu não brinco com a vida das pessoas (i.e., dos meus empregados).

    E depois, é assim: se o cliente não tem confiança em mim, que ando há mais de 25 anos nisto, é porque ELE (que provavelmente só vai fazer uma obra destas na vida), ELE é que não é de fiar.
    • naar
    • 8 novembro 2009

     # 14

    Colocado por: Luis K. W.naar,
    Um meu colaborador, passa a vida a dizer-me: se não há dinheiro, não há palhaços.

    Prefiro perder a obra, a arriscar-me ficar a ver navios ao fim de um mês de trabalho.
    Eu não brinco com a vida das pessoas (i.e., dos meus empregados).


    Aí é que entra a confiança de que falei, se tiver confiança no cliente (sei que ás vezes é dificíl), e se fôr um pequeno empreiteiro e quando digo pequeno, é pequeno mesmo, tipo: patrão que trabalha mais 3/4 empregados e não tiver mais nenhuma obra o que será preferível? ter os homens parados no estaleiro a olearem extensores e limpar andaimes ou colocá-los numa obra durante 6/7 meses mesmo sem receber adiantamento?
  11.  # 15

    naar,

    São raciocínios como esse, de desenfreada exploração capitalista, que levam, por exemplo, à proliferação da prostituição.
    • naar
    • 8 novembro 2009

     # 16

    Colocado por: Luis K. W.naar,

    São raciocínios como esse, de desenfreada exploração capitalista, que levam, por exemplo, à proliferação da prostituição.


    Lol, estamos mesmo "online"
    • naar
    • 8 novembro 2009

     # 17

    Agora lembrei-me da sua amiga que atravessava a rua enquanto o outro desarmava o andaime com a mulher, lololol
  12.  # 18

    Colocado por: Luis K. W.E depois, é assim: se o cliente não tem confiança em mim, que ando há mais de 25 anos nisto, é porque ELE (que provavelmente só vai fazer uma obra destas na vida), ELE é que não é de fiar.


    Pois eu acho isto da confiança é como o chocolate... de mais ou de menos, não presta! hehehe

    à sério, voçês vão ao banco e entregam-vos dinheiro pelos vossos lindos olhos? não, pois não?
    Eu também acho que não devo entregar 25.000 euros e rezar aos santinhos que tenha escolhido uma pessoa honesta...

    Fico-me pela garantia, a ver o que dá....

    Algum de voçês (empreiteiros ou donos de obra) ja trabalhou e concordou com a existência desta Garantia Bancária.?
    • naar
    • 8 novembro 2009

     # 19

    Colocado por: moraisdd
    Colocado por: Luis K. W.E depois, é assim: se o cliente não tem confiança em mim, que ando há mais de 25 anos nisto, é porque ELE (que provavelmente só vai fazer uma obra destas na vida), ELE é que não é de fiar.


    Pois eu acho isto da confiança é como o chocolate... de mais ou de menos, não presta! hehehe

    à sério, voçês vão ao banco e entregam-vos dinheiro pelos vossos lindos olhos? não, pois não?
    Eu também acho que não devo entregar 25.000 euros e rezar aos santinhos que tenha escolhido uma pessoa honesta...

    Fico-me pela garantia, a ver o que dá....

    Algum de voçês (empreiteiros ou donos de obra) ja trabalhou e concordou com a existência desta Garantia Bancária.?


    Não, nem dum lado nem do outro :)

    Mas eu acho que ás vezes acredito no "Pai Natal", até agora não me tenho dado mal, mas pode haver sempre uma primeira vez e quando ela acontecer só tenho que o ouvir dizer " estão a ver? eu é que tinha razão", e se calhar tem!

    Cump.
  13.  # 20

    Algum de voçês (empreiteiros ou donos de obra) ja trabalhou e concordou com a existência desta Garantia Bancária.?


    Não... acho que não faz muito sentido. Tem custos adicionais que ainda podem ser significativos.

    Prefiro efectuar os pagamentos após o trabalho feito e sempre pago no dia combinado, sem atrasos. Se tiver que pagar alguns materiais/trabalhos antes da execução, são coisas menores e resolvidas na hora.
    Aliás, quando eu disse ao meu empreiteiro que apenas pagava depois de ter alguma coisa feita, ele próprio disse-me que não trabalhava de outra maneira, que não recebia nenhum dinheiro adiantado... (isto já sabíamos de outras pessoas que construíram com ele...)


    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
 
0.0217 seg. NEW