Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 9 novembro 2020

     # 1

    Faça o seguinte va ao seu vizinho da frente e pergunte qual a solução que eles aplicaram, se vao colocar bombagem ou fossa, a correr bem ate dividem os custos entre os 2
  1.  # 2

    Colocado por: SrRFaça o seguinte va ao seu vizinho da frente e pergunte qual a solução que eles aplicaram, se vao colocar bombagem ou fossa, a correr bem ate dividem os custos entre os 2


    É uma boa ideia mas não sei quem é o vizinho da frente, pois nem ele nem eu vivemos em Portugal... Há forma de saber quem é o dono de uma moradia (que ainda não está terminada) em Portugal?

    Mas um outro vizinho disse-me que eles passaram pelo mesmo e que sempre que uma nova casa é construída, a Câmara abre de novo uma vala com várias dezenas de metros... assumo que é assim que se fazem as coisas em Portugal... Não consigo obter mais informações deste vizinho pois eles compraram a casa deles já toda construída...
  2.  # 3

    Tem de expor a situação à camara, ou aos SMAS.
    Meta o tecnico ao barulho, ele que ligue para os serviço s e fale com o eng. responsavel.
  3.  # 4

    Colocado por: callinas
    Já agora , pelo que vejo, e preferível você fazer uma elevatória só para si, que fazer uma elevatória em combinação com os vizinho. É que quando dá M#rd@, limpar a m#rd@ nunca e responsabilidade de ninguém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hesskhe

    Em relação a dividir a elevatória por dois , a minha opinião está em cima.
    Tem problema de dividir custo da energia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  4.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasTem de expor a situação à camara, ou aos SMAS.
    Meta o tecnico ao barulho, ele que ligue para os serviço s e fale com o eng. responsavel.


    Foi assim que o tecnico soube onde era a caixa de esgotos publica... e nem o tecnico, nem o arquitecto, nem o responsavel pelo projecto das especialidades, nem eu demos por isto antes - todos pensamos que a caixa que estava em frente à casa do vizinho era a qual tinhamos de nos ligar... não sei de quem é o erro mas penso que isso agora não é importante - penso não haver maneira de fugir a estes custos extra... amanhã saberei os custos mas temo que não seja menos de 10,000 €...
  5.  # 6

    O que eu não percebi é...
    isto são lotes numa rua com desnivel certo?
    Nao apanhei quantos lotes são, mas imaginando por exemplo 10 lotes nesta rua, a camara vai abrir 10 valas diferentes e passar 10 tubos numa rua para no topo irem ligar todos à mesma caixa de esgotos publicos?
    Concordam com este comentário: hesskhe
  6.  # 7

    Colocado por: master_chiefO que eu não percebi é...
    isto são lotes numa rua com desnivel certo?
    Nao apanhei quantos lotes são, mas imaginando por exemplo 10 lotes nesta rua, a camara vai abrir 10 valas diferentes e passar 10 tubos numa rua para no topo irem ligar todos à mesma caixa de esgotos publicos?
    Concordam com este comentário:hesskhe


    pois, é isso mesmo que eu também não percebo... aquilo a que eu chamo de lote é o mesmo de terreno ou propriedade... é uma rua com vários terrenos/propriedade/moradias/lotes... e pelo que consegui saber até agora é que sempre que alguém constroi uma moradia (como eu o estou a fazer), a Câmara abre e fecha valas... se houver 10 moradias feitas por exemplo em 5 anos, a Câmara, vai lá 10 vezes, abre e fecha valas 10 vezes e passa tubos 10 vezes (uns em cima dos outros?)... para mim não faz sentido nenhum mas parece ser como se faz em Portugal... ao lado do meu terreno há um outro terreno que poderá ter uma moradia a ser construida dentro de x tempo e outros quantos terrenos opostos, que poderão ter também moradias... e sempre que houver uma moradia, lá vai a Câmara abrir valas e colocar tubos e fechar valas e cobrar a cada dono da moradia por este trabalho... parece-me um verdadeiro desperdício de recursos e uma gestão muito pouco eficaz... mas eu não sei nada deste assunto...
  7.  # 8

    A mim não em faz sentido nenhum

    aliás eu sem ter experiencia nenhuma na area diria que...
    se isso foi loteado e vendido, não deveria a camara ter obrigado ao dono original a apresentar o saneamento e essas burocracias todas?
    Também tens que puxar a electricidade do **** de judas?
    E o ramal da água?
  8.  # 9

    Colocado por: master_chiefA mim não em faz sentido nenhum

    aliás eu sem ter experiencia nenhuma na area diria que...
    se isso foi loteado e vendido, não deveria a camara ter obrigado ao dono original a apresentar o saneamento e essas burocracias todas?
    Também tens que puxar a electricidade do **** de judas?
    E o ramal da água?


    São terrenos, de diversos donos, comprados a diversos donos... Nunca houve um só dono de todos os terrenos nessa rua (que tem possivelmente 80 lotes/terrenos/moradias/outro nome que lhe chamem)

    Eu comecei as obras da minha casa há um mês e esta situação que descrevi foi-me dita hoje...
  9.  # 10

    Já vi um filme desses, mas não tão confuso.
    Não será que o saneamento básico chegou depois de muitas contruções estarem feitas ou até projectos aprovados mas com fossa? Isto é, ser relativamente recente...
    Eu perguntaria se era obrigado a fazer a ligação, se não, optava pela fossa. Ainda mais com a casa abaixo da ligação. Depois da zona estar consolidada em construção, logo ponderava a ligação ao esgoto
  10.  # 11

    Colocado por: leonorbJá vi um filme desses, mas não tão confuso.
    Não será que o saneamento básico chegou depois de muitas contruções estarem feitas ou até projectos aprovados mas com fossa? Isto é, ser relativamente recente...
    Eu perguntaria se era obrigado a fazer a ligação, se não, optava pela fossa. Ainda mais com a casa abaixo da ligação. Depois da zona estar consolidada em construção, logo ponderava a ligação ao esgoto


    A rua está quase toda ela construida (Rua Nobre, Nadadouro, Caldas da Rainha se quiserem ver no Google Maps)... os terrenos teem todos eles, penso eu, por volta de 1600m2 e as construções são relativamente recentes (todas com menos de 20 anos e várias em construção presentemente) Construir uma fossa é uma solução mais eficaz e mais barata?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zafa
  11.  # 12

    Uma fossa bem feita também não é baratinha. Agora, eu não corria o risco de haver um problema na bomba ou na manutenção dos esgotos e receber água de esgoto e não só na minha casa
    No meu caso o saneamento chegou muito depois da casa e optei por manter a fossa. A minha, que não tem ajuda da gravidade, ficou fora da obrigatoriedade
  12.  # 13

    Conheço essa zona. E fui cuscar à net. Se calhar tenho razão... pesquise por saneamento básico Nadadouro
    • SrR
    • 9 novembro 2020

     # 14

    Colocado por: callinas
    Em relação a dividir a elevatória por dois , a minha opinião está em cima.
    Tem problema de dividir custo da energia
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hesskhe
    dividir

    Colocado por: callinas
    Em relação a dividir a elevatória por dois , a minha opinião está em cima.
    Tem problema de dividir custo da energia
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hesskhe
    dividir o custo da vala
  13.  # 15

    Colocado por: hesskhe

    Não entendo a sua questão mas o problema da minha é o motivo do meu post inicial. Os lotes/terrenos têem todos donos diferentes, vendidos por donos diferentes, construidos em tempos diferentes. Eu iria supor que a Câmara tivesse construido uma vala inicialmente na dimensão da rua e depois, quando uma moradia fosse construida, que bastaria fazer a ligação dessa moradia à vala central... mas pelos vistos, sempre que há uma nova moradia construida na rua, a Câmara faz todo o trabalho de novo, abrindo uma vala na rua, tubagem, etc. Não me parece o modo mais eficaz (pois têem de abrir n valas/vezes de cada vez que há uma nova moradia) mas... eu não percebo nada do assunto e dai o meu post inicial...



    Penso que fotos neste caso não vão ajudar em nada. Eu perguntei se a situação que eu descrevi era normal ou não, se há alguma alternativa, quais os custos envolvidos (falamos de centenas, milhares ou dezenas de milhares)...



    Pois, fui informado hoje que teria que construir essa estação elevatória e colocar uma bomba e teria que pagar por isto assim como o trabalho da abertura e tubagem da vala feito pela Câmara... e não tinha previsto isto antes...



    Qual é a melhor solução? E quais os valores envolvidos em cada uma das soluções?



    O Engenheiro do saneamento é o da Câmara, certo? É preciso marcar um encontro com os dois no local para resolver esta situação?



    esse ofício foi feito por quem? Pela Câmara? Acho que não recebi nenhum ofício de aprovação dos projetos de águas...


    Agora que disse qual a rua facilmente se vêm várias caixas de saneamento à saída das casa que aparentam ser mais recentes.
    Se está fora de Portugal, não sei se o fiscal da obra existe (?) se é alguém da sua plena confiança, mas averigue bem o assunto pois podem estar a querer ganhar uns euros largos à sua custa.
    Concordam com este comentário: ACPCastro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ACPCastro
  14.  # 16

    Colocado por: RicardoPorto

    Agora que disse qual a rua facilmente se vêm várias caixas de saneamento à saída das casa que aparentam ser mais recentes.
    Se está fora de Portugal, não sei se o fiscal da obra existe (?) se é alguém da sua plena confiança, mas averigue bem o assunto pois podem estar a querer ganhar uns euros largos à sua custa.


    Sim, vivo em Inglaterra. E temos um fiscal de obra, que é o arquitecto, mas que raramente lá vai. Penso que o melhor será escrever ou falar com alguém da Câmara (Saneamento? Esgotos?). É possível pedir-lhes um mapa de esgotos, com a localização das caixas de esgotos? Isso iria tirar as dúvidas, acho eu...
  15.  # 17

    O melhor conselho que lhe dou é contratar um fiscal por sua conta, que não conheça ninguem da sua obra, mas que tenha referencias de alguém e acompanhe a obra semanalmente e lhe faça uma revisão/compatibilização aos projetos caso necessário

    A 1ª coisa é ir marcar uma reunião com os serviços técnicos das águas da sua zona, e consultar o cadastro e ver o que foi aprovado em projeto.

    A melhor pessoa para isso era um fiscal engenheiro (!) ou o proprio projetista.

    Infelizmente estando longe só consegue "controlar" minimamente a obra aguentado os pagamentos do seu lado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hesskhe
  16.  # 18

    hesskhe

    já agora sabe que é o coordenador de projeto do seu processo?
    ou seja algum dos técnicos que contratou deve ter conduzido o processo e por lei teve que apresentar um termo de responsabilidade pela coordenação de projeto.
    esse coordenador deveria ter assegurado que o eng. que fez o projeto de águas e esgotos teria que pedir á camara uma planta informada que é uma planta que tem lá as caixas de saneamento publico e a sua cota. e por consequência o projeto teria logo acautelado esta questão da ligação á rede publica e até como já aqui foi referido certos casos a solução é mesmo a fossa que não é um bicho de sete cabeças como pintam.
    portanto se os projetos tivessem um minimo de qualidade não tinha chegado a isto agora nesta fase. é triste e depois ainda aqui se vê por aqui muita gente que acha que bons projetos e mais caros não valem a pena.
  17.  # 19

    Colocado por: marco1hesskhe

    já agora sabe que é o coordenador de projeto do seu processo?
    ou seja algum dos técnicos que contratou deve ter conduzido o processo e por lei teve que apresentar um termo de responsabilidade pela coordenação de projeto.
    esse coordenador deveria ter assegurado que o eng. que fez o projeto de águas e esgotos teria que pedir á camara uma planta informada que é uma planta que tem lá as caixas de saneamento publico e a sua cota. e por consequência o projeto teria logo acautelado esta questão da ligação á rede publica e até como já aqui foi referido certos casos a solução é mesmo a fossa que não é um bicho de sete cabeças como pintam.
    portanto se os projetos tivessem um minimo de qualidade não tinha chegado a isto agora nesta fase. é triste e depois ainda aqui se vê por aqui muita gente que acha que bons projetos e mais caros não valem a pena.


    As únicas pessoas que contratei foram: 1) o arquitecto (que por sua vez, se encarregou de pedir os projectos das especialidades e 2) o empreiteiro. O arquitecto é oficialmente o fiscal da obra e penso que um dos empregados (aquele com quem lido com frequência) do empreiteiro é o responsável técnico da obra. For precisamente este responsável técnico da obra que me ligou hoje a informar desta situação...
  18.  # 20

    Haver caixas de esgotos pode não significar uma rede de saneamento já consolidada... abrangente e obrigatória. Nestas antigas zonas de ruralidade acontece. E a construção por ali ficou um pouco em stand by
    Também não é dificil saber... basta alguém ir à câmara. Não tem quem o possa fazer? Amigo, familiar...
 
0.0262 seg. NEW