Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Caro GMQC, o que tem de fazer é arrancar isso tudo e dar na cabeça do sapateiro que o fez.
    Depois, abre os cordões à bolsa, ouve o que lhe dizem e contrata um verdadeiro eletricista para lhe instalar um quadro novo devidamente dimensionado e protegido.
    Metendo uma nova caixa e maior pode perfeitamente puxá-la acima e já fica com espaço para arrumação, bem como os fios dos ramais ficam com folga suficiente para serem manuseados e arrumados corretamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 23 janeiro 2021

     # 102

    Colocado por: nielsky
    Todas as saídas. Que vai do disjuntor até até a primeira caixa ou tomada.
    O objetivo é ter cabo suficiente para organizar.
    Isso para um eletricista são no máximo 50 euros em material e um dia de trabalho.


    Deixe lá ver se entendo o q me está a dizer. Todos os cabos que saem dos disjuntores teriam que ser maiores é isso? Quando fala em substituir, está a falar em passar novamente os cabos pelos respetivos tubos?
      IMG_20210123_222038.jpg
  2.  # 103

    Colocado por: GMCQ

    Deixe lá ver se entendo o q me está a dizer. Todos os cabos que saem dos disjuntores teriam que ser maiores é isso? Quando fala em substituir, está a falar em passar novamente os cabos pelos respetivos tubos?
      IMG_20210123_222038.jpg


    Tire foto à parte de cima do quadro, onde tem os tubos VD16.


    Esse quadro foi instalado há pouco tempo.
  3.  # 104

    O que não falta é cabo e espaço para fazer uma coisa em condições.
  4.  # 105

    Colocado por: GMCQTodos os cabos que saem dos disjuntores teriam que ser maiores é isso? Quando fala em substituir, está a falar em passar novamente os cabos pelos respetivos tubos?

    Correto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
  5.  # 106

    Colocado por: Varejote

    Tire foto à parte de cima do quadro, onde tem os tubos VD16.


    Esse quadro foi instalado há pouco tempo.
    Veja o post #5. Tem 2 meses e já lá estava “a cria”. Melhorias, zero!
  6.  # 107

    Colocado por: KduvidasVeja o post #5. Tem 2 meses e já lá estava “a cria”. Melhorias, zero!


    Quero ver é do quadro novo, pelo menos no antigo entravam dentro do quadro.

    Só quero confirmar com melhor foto que os tubos estão fora do quadro e nem o furo bate certo, parece-me que os cabos estão a fazer uma perna de galo.
  7.  # 108

    Colocado por: KduvidasVeja o post #5. Tem 2 meses e já lá estava “a cria”. Melhorias, zero!
    substituiram os disjuntores e a caixa.
    Custo material não chega a 50 euros (sem desconto)
  8.  # 109

    Falo nisto...
      fc.png
  9.  # 110

    devia ter feito tipo isto:
    https://youtu.be/u4qc3yNKGwg
    Concordam com este comentário: LD_PT
    •  
      GMCQ
    • 24 janeiro 2021

     # 111

    Colocado por: Varejote

    Quero ver é do quadro novo, pelo menos no antigo entravam dentro do quadro.

    Só quero confirmar com melhor foto que os tubos estão fora do quadro e nem o furo bate certo, parece-me que os cabos estão a fazer uma perna de galo.


    Quadro antigo... Estava tudo mais ou menos encaixado na caixa velha.
      Screenshot_20210123_225610_com.android.chrome.jpg
    •  
      GMCQ
    • 24 janeiro 2021 editado

     # 112

    Colocado por: KduvidasVeja o post #5. Tem 2 meses e já lá estava “a cria”. Melhorias, zero!
    Já tenho um diferencial! Este quadro deve ter estado um par de décadas sem 1! Portanto! Isso é uma melhoria! Claro, até chegar ao quadro ideal ainda falta um pouco.
    •  
      GMCQ
    • 24 janeiro 2021 editado

     # 113

    Colocado por: Varejote

    Quero ver é do quadro novo, pelo menos no antigo entravam dentro do quadro.

    Só quero confirmar com melhor foto que os tubos estão fora do quadro e nem o furo bate certo, parece-me que os cabos estão a fazer uma perna de galo.


    Depois coloco foto da parte de cima.

    Edit: postada.
      IMG_20210123_233742.jpg
  10.  # 114

    Certo, por isso é que eu digo que a caixa tem de subir ou ser maior.
    O que o gajo fez foi meter uma caixa nova no mesmo sítio da outra, substituiu os disjuntores, acrescentou um ID e voltou a apertar tudo como estava antes.
    A mesma caixa se for subida (porque tem espaço e folga do cabo principal de alimentação + terra), pode perfeitamente acomodar os tubos que agora ficaram “curtos”, and so on...

    Mesmo assim o quadro continua mal dimensionado e inseguro, por isso digo que “a cria” se mantém (na minha opinião)😎
    Concordam com este comentário: GMCQ
    • lmcaet
    • 24 janeiro 2021 editado

     # 115

    Ui ui ui...
    Ao ler este tópico do amigo GMCQ, o qual também está a remodelar uma moradia antiga (+20 anos) e a participar nos mesmos tópicos do que eu (isolamentos, portas exteriores, etc), pergunto-me se no meu caso o eletricista fez um bom trabalho ou não. Aparentemente pelo aspeto visual do resultado final parece-me tudo organizadinho, mas NÃO PERCEBO ABSOLUTAMENTE NADA de eletricidade. ☹️
    Foi o primeiro trabalho que mandei fazer cá em casa, tal é o medo que tenho à coisa. Sei que colocou fio terra em toda a casa pois não tinha, trocou muitos e muitos metros de fios pela moradia fora (acho que devido ao diâmetro não ser o adequado atualmente), colocou tomadas com proteção para crianças e IP44 nos WC, compôs alguns curtos-circuitos que existiam em algumas divisões, criou uma ligação independente ao anexo com quadro próprio (que antes estava ligado ao quadro principal da casa), identificou todos os circuitos, falou-me em "n" alterações que teve de realizar devido às leis actuais, mas a maioria delas não as percebi, porque para mim o que ele me dizia era chinês... 😅
    Foi-me recomendado por familiares, gostei muito da simplicidade e humildade do sujeito, ficamos amigos, tanto que de volta e meia passa cá para beber umas minis (e eu aproveito para lhe dar mais uns trabalhitos aqui e acolá).
    Pelas fotos do quadro que apresento (quadro original / durante o trabalho / resultado final) ficou um trabalho digno de um profissional, ou também devo pensar em arranjar um isqueiro e queimar isto tudo???
    😬
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
      IMG_20181114_151849.jpg
      IMG_20181115_145054.jpg
      thumbnail_IMG_20210123_225023.jpg
    •  
      GMCQ
    • 24 janeiro 2021

     # 116

    Colocado por: KduvidasCerto, por isso é que eu digo que a caixa tem de subir ou ser maior.
    O que o gajo fez foi meter uma caixa nova no mesmo sítio da outra, substituiu os disjuntores, acrescentou um ID e voltou a apertar tudo como estava antes.
    A mesma caixa se for subida (porque tem espaço e folga do cabo principal de alimentação + terra), pode perfeitamente acomodar os tubos que agora ficaram “curtos”, and so on...

    Mesmo assim o quadro continua mal dimensionado e inseguro, por isso digo que “a cria” se mantém (na minha opinião)😎


    Mas vai melhorar, vai levar tempo... Pq preciso de fazer alguns ajustes que tb n dependem de mim. Mas lá chegaremos! 👍
    •  
      GMCQ
    • 24 janeiro 2021 editado

     # 117

    Colocado por: lmcaetUi ui ui...
    Ao ler este tópico do amigo GMCQ, o qual também está a remodelar uma moradia antiga (+20 anos) e a participar nos mesmos tópicos do que eu (isolamentos, portas exteriores, etc), pergunto-me se no meu caso o eletricista fez um bom trabalho ou não. Aparentemente pelo aspeto visual do resultado final parece-me tudo organizadinho, mas NÃO PERCEBO ABSOLUTAMENTE NADA de eletricidade. ☹️
    Foi o primeiro trabalho que mandei fazer cá em casa, tal é o medo que tenho à coisa. Sei que colocou fio terra em toda a casa pois não tinha, trocou muitos e muitos metros de fios pela moradia fora (acho que devido ao diâmetro não ser o adequado atualmente), colocou tomadas com proteção para crianças e IP44 nos WC, compôs alguns curtos-circuitos que existiam em algumas divisões, criou uma ligação independente ao anexo com quadro próprio (que antes estava ligado ao quadro principal da casa), identificou todos os circuitos, falou-me em "n" alterações que teve de realizar devido às leis actuais, mas a maioria delas não as percebi, porque para mim o que ele me dizia era chinês... 😅
    Foi-me recomendado por familiares, gostei muito da simplicidade e humildade do sujeito, ficamos amigos, tanto que de volta e meia passa cá para beber umas minis (e eu aproveito para lhe dar mais uns trabalhitos aqui e acolá).
    Pelas fotos do quadro que apresento (quadro original / durante o trabalho / resultado final) ficou um trabalho digno de um profissional, ou também devo pensar em arranjar um isqueiro e queimar isto tudo???
    😬
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GMCQ
      IMG_20181114_151849.jpg
      IMG_20181115_145054.jpg
      thumbnail_IMG_20210123_225023.jpg


    Parece que ficou alguma coisa bem feita. Não postou a alteração das tomadas. Mas à partida devo dizer que no seu caso o eletrecista teve menos trabalho a refazer o QE do q eu teria no meu caso. Além de que o seu quadro mesmo o antigo, era mais recente que o meu. Eu quero deixar o meu à face tb. Mas só não o fiz agora pq estamos num dilema... Que será a colocação de pladur mais isolamento pela sala ou não, que é onde tenho o quadro principal.

    Edit: os seus disjuntores também são da mesma marca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  11.  # 118

    Pois, só que o ID do Imcaet tem uma sensibilidade de 30ma e o seu de 300ma. Não é bem a mesma coisa.
    Mesmo assim continuam ambos com falhas.
    DS não há (provavelmente porque é caro) e sub partição com mais ID ou um QE secundário idem.
    Mas o do Imcaet, está uns bons furos acima👍
  12.  # 119

    Colocado por: KduvidasPois, só que o ID do Imcaet tem uma sensibilidade de 30ma e o seu de 300ma. Não é bem a mesma coisa.
    Mesmo assim continuam ambos com falhas.
    DS não há (provavelmente porque é caro) e sub partição com mais ID ou um QE secundário idem.

    Pode traduzir para português sff?
    😂
    •  
      GMCQ
    • 24 janeiro 2021 editado

     # 120

    Colocado por: KduvidasPois, só que o ID do Imcaet tem uma sensibilidade de 30ma e o seu de 300ma.

    Se vir nuns posts mais acima, vai ver que falei nisso e já contactei o autor da injúria. Mas possivelmente vou deixar esse de 300mA ligado como está, e adicionar o tal 30mA em falta. Acho que mal não faz.

    Colocado por: Kduvidas
    Mesmo assim continuam ambos com falhas.
    DS não há (provavelmente porque é caro)...
    Sabe o que o técnico me respondeu qdo solicitei essa peça? "a sua zona não é susceptível a picos elétricos...".
 
0.0349 seg. NEW