Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Em Março comprei uma nova caldeira a gas de condensação, e na altura, pedi para me instalarem um termostato por wifi, e desde essa altura foram desculpas atras de desculpas e termostasto nada.
    Como me fartei, tratei do termostato através de uma outra firma, e nesta firma disseram me que a caldeira trazia um termostato de origem.
    Dirigi me hoje onde comprei a caldeira para que me dessem o termostato que deveria vir com a caldeira, e disseram me que as caldeiras nao trazem termostato, e que é um acessorio que tem que se comprar á parte.
    Alguem com experiancia identica?
  2.  # 2

As caldeiras tem termostactos no circuito da água, o que provavelmente precisa é de um termostactos ambiente, nenhuma caldeira o trás de origem independentemente de existirem conjuntos que o incluem mas é em pack.
    Concordam com este comentário: hangas, LrLisboa, SrR, eu
    • hangas
    • 11 novembro 2020 editado

# 3

Colocado por: kolchakDirigi me hoje onde comprei a caldeira para que me dessem o termostato que deveria vir com a caldeira, e disseram me que as caldeiras nao trazem termostato, e que é um acessorio que tem que se comprar á parte.
    Alguem com experiancia identica?

Se traz ou não traz, em certa medida é um detalhe comercial.

A minha experiência como consumidor diz-me que não é habitual. Geralmente têm uma interface, que nos casos mais simples são dois contactos que quando (des)ligados um ao outro (des)liga. Um termostato mais simples (de contacto seco) depois gere esse contacto.

Em caldeiras mais tecnológicas podem ter além disso uma interface digital onde se ligam módulos, geralmente vendidos à parte.

Se pediu para lhe instalarem um, a meu ver isso deveria estar descrito no orçamento, ou como incluido, ou como extra.
    Agora à posteriori e depois de ter assinado a folha de instalação como estava conforme, acho que não pode fazer muito.

O termostato de contacto seco, não tem que ser da marca da caldeira, pode ser genérico.

Na minha caldeira já evolui o termostato várias vezes, desde um termostato mecânico que estava instalado na casa, passando por um crono-termostato digital, e mais recentemente um termostato smart wifi e internet (cloud)
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 4

Colocado por: hangasNa minha caldeira já evolui o termostato várias vezes, desde um termostato mecânico que estava instalado na casa, passando por um crono-termostato digital, e mais recentemente um termostato smart wifi e internet (cloud)

Boas, qual é o que tem actualmente? E qual é o feedback?
  4.  # 5

Colocado por: LrLisboaBoas, qual é o que tem actualmente? E qual é o feedback?

Eu só tenho a experiência de um inverno porque não resido habitualmente nesse local. Mas estou satisfeito e estou a considerar em adquirir os módulos dos radiadores quando os encontrar a bom preço.

O termostato é um Netatmo (https://www.netatmo.com/en-eu/energy/thermostat/installation) mas admito que é um produto um bocado overkill para quem apenas quer uma forma cómoda de ajudar a temperatura na divisão onde está.

É claro que este faz isso, mas tem toda uma série de "geekisses" que não interessa à maior parte das pessoas (APIs, Integração Alexa, Siri, Homekit, etc.) algumas são uteis (como por exemplo "aprender" a inercia térmica da casa e ajustar o plano para que atinga a temperatura pretendida à hora pretendida conforme a temperatura exterior)
  5.  # 6

E tem sensor exterior ou funciona pela previsão metereologica online?

Pois, eu perguntei porque também acho que os fabricantes para 'justificar' o preço põe funcionalidades que são overkill para a grande maioria dos utilizadores.
    Obrigado pelo feedback
  6.  # 7

Além disso, na divisão onde está se o emissor de calor tiver válvula termostática entram em conflito. Daí que dizem para abrir a válvula no máximo.
    Adiante, poderia ser uma solução interessante se se tivesse um dispositivo em todas as divisões e uma gestão centralizada na App. Mas aí o preço não é competitivo nem de perto nem longe com as vulgares válvulas termóstaticas
    • SrR
    • 11 novembro 2020

# 8

Colocado por: LrLisboaAdiante, poderia ser uma solução interessante se se tivesse um dispositivo em todas as divisões e uma gestão centralizada na App
    isso existe
  7.  # 9

Colocado por: LrLisboaE tem sensor exterior ou funciona pela previsão metereologica online?

As duas coisas.
    Eu como tenho um outro produto desta marca (estação meteorológica) mede a temperatura exterior no local, quando não existe ele usa um fonte online que possivelmente até recebe outro cliente deles que partilhe os dados exteriores, visto que há milhares pelo mundo fora a fazer isso.

Quanto às funcionalidades para mim era exatamente o que eu queria e um bocado por carolice. Mas também não paguei o preço de tabela por ele, ficou em cerca de metade num black friday da Amazon.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  8.  # 10

Colocado por: SrRisso existe

Pois existe, o problema é o preço...
    Quanto tempo demora a pagar-se o equipamento face às poupanças reais de consumo?
    • SrR
    • 11 novembro 2020

# 11

Pra isso nao se poe nada entao, basta colocar um relogio e cabeças termostacticas, e ja poupa uns trocos valentes
    • SrR
    • 11 novembro 2020

# 12

Ai o ROI
  9.  # 13

Colocado por: LrLisboaPois existe, o problema é o preço...
    Quanto tempo demora a pagar-se o equipamento face às poupanças reais de consumo?

A solução para onde quero caminhar é essa mesmo quando encomendar as válvulas termoestáticas um inverno destes.
    Para que a caldeira só ligue quando um equipamento pedir.

Colocado por: LrLisboaQuanto tempo demora a pagar-se o equipamento face às poupanças reais de consumo?

Da minha experiência.

Primeiro passo: ter um termostato qq por basico que seja, o consumo chega a reduzir mais de 50% comparando com a gestão interna da temperatura de retorno.

Segundo passo: função crono, para climatizar apenas nos horarios em que está em casa ou prestes a chegar, talvez mais uns 15-20% de eficiencia

Terceiro passo: algo que permita ter varios horarios e varias temperaturas para cada periodo, conforto, noite, etc.
    Os ganhos aqui já não são muito grandes. Já estamos a falar de micro-optimizações.
  10.  # 14

Colocado por: hangas

A solução para onde quero caminhar é essa mesmo quando encomendar as válvulas termoestáticas um inverno destes.
    Para que a caldeira só ligue quando um equipamento pedir.

Da minha experiência.

Primeiro passo: ter um termostato qq por basico que seja, o consumo chega a reduzir mais de 50% comparando com a gestão interna da temperatura de retorno.

Segundo passo: função crono, para climatizar apenas nos horarios em que está em casa ou prestes a chegar, talvez mais uns 15-20% de eficiencia

Terceiro passo: algo que permita ter varios horarios e varias temperaturas para cada periodo, conforto, noite, etc.
    Os ganhos aqui já não são muito grandes. Já estamos a falar de micro-optimizações.

Concordo, o cronotermostato pode ser realmente diferenciador pela questão da programação diária/semanal e alguns já têm funções avançadas como sensores exteriores ou de fonte online, aprendizagem etc etc.

A minha questão é quanto às micro optimizações, nomeadamente controladores por divisão que pelo que tenho visto são caros e duvido que o ROI seja atingido antes que avariem ou se tornem obsoletos
  11.  # 15

Colocado por: SrRAi o ROI

Percebo o que diz.

Tem experiências que queira partilhar que nos permitam analisar e fazer contas?
    • SrR
    • 11 novembro 2020

# 16

Eu sou anti ROI como factor principal fe escolha
  12.  # 17

O ROI é só mais um factor a ter em consideração, não quer dizer que seja O principal. Neste caso até gostava de saber mais sobre o assunto.
  13.  # 18

Ora o ROI :)

É obviamente um factor, nem que seja para me justificar a compra a mim mesmo (e à patroa, se bem que ela já está habituada a eu comprar todo o tipo de gadget e até achou piada quando comprei um FLIR)

Anyway, eu acho que em 2 ou 3 anos (invernos) sou capaz de ter o break-even.

A lógica? Um termostato com calendário custa uns +/- 30Eur como tal o custo real do smart é apenas a diferença para o upgrade.

Isto porque não ter termostato nenhum, mesmo que com cuidado manual e uma gestão criteriosa das torneiras acaba por não funcionar. Seja por preguiça, esquecimento, etc.

Mesmo com um crono, e tentando programar em função da rotina há sempre o problema de gerir as torneiras manualmente, mais uma vez a preguiça e esquecimento levam a que esteja a aquecer areas que não interessam na altura, como os toalheiros, por exemplo.

Ou durante a tarde num fim de semana, estamos na sala não me interessa muito os quartos, mas 1h hora antes de ir para o quarto, se calhar quero inverter (de preferência automaticamente ou manualmente sem me levantar)

Se só precisar de um radiador, mas tiver dois ligados (na divisão de não interessa) não o usar representa menos 50% de energia dissipada (não é assim tão linear, porque as divisões não são estanques, mas anda por ai perto) e a caldeira vai fazer mais ciclos de queima pois a agua de retorno volta mais fria mais rapidamente.

Outra coisa que dá jeito com a ligação internet, é que no crono uma pessoa introduz a rotina, e ele segue cegamente.
    Se por acaso decidimos ir jantar fora numa sexta-feira, ou ir jantar aos sogros a meio da semana aquilo ia estar a queimar sem necessidade. Desta forma tenho a hipótese não só controlar à distancia, mas também configurar de forma a que ele não ligue se pelo menos um de nós não estiver perto de casa, ou diferir o aquecimento para quando pela localização estivermos a chegar.

Mas o ganho em euros depende muito a dinâmica da casa, e da rotina de cada um.

1st world problems, certamente :)

A titulo de exemplo, no primeiro inverno depois de comprar a casa, e os meus vizinhos lá demos uso ao aquecimento pela primeira vez. A meio do inverno já andava pessoal a queixar-se de ter pago 300Eur de gás, certamente por não saber utilizar sequer o termostato mecânico que vinha com a casa.

Eu dei-me ao trabalho de o calibrar, pois como aquilo não é para eles os técnicos metem a rodinha com os graus em qq posição, e induz as pessoas em erro. Eu com um uso razoável para ter conforto pagava em média 50-60 Eur a mais de gás.

Ainda assim era ineficiente, pois ocorriam com frequência picos de sobre-aquecimento e outros de desconforto, quando o ideal e que aquilo esteja sempre a tentar manter a temperatura exacta, fazendo queimas de poucos segundos apenas para repor a temperatura de circulação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa, agatapm
  14.  # 19

Boas, agora com mais tempo.

Refiro-me objectivamente ao ROI de uma solução inteligente individualizada.

Tendo em conta que há muitas ofertas, vou tomar como exemplo as válvulas termóstaticas da netatmo, que me parecem consolidadas e sem risco de se tornarem obsoletas cedo (pelo menos em comparação com marcas menos implementadas).

Tudo preços Amazon.es
    O starter pack custa 199€ (penso não ser necessário se se tiver o termostato)
    Cada cabeça termóstatica 79€,vamos considerar 10 radiadores, 790€
    Termoestato 164€

Comprando termoestato + cabeças = 954€
    Ou
    Starter pack + cabeças = 831€ (este no caso de não haver cronotermostato)

Considerando apenas o preço de um crono-termostato, 200€ a diferença são 631€.

Se a gestão individualizada proporcionar uma poupança de 10% face a um crono e considerando 300€ de gasto em energia por ano(Inverno) demoramos cerca de 20 anos a atingir o ROI.
    15% cerca de 14 anos.

Será que a tecnologia inerente será obsoleta ou descontinuada passado estes anos?

Seria interessante ter casos reais de quem tenha estes produtos para se ter uma perspectiva real.
    • SrR
    • 13 novembro 2020

# 20

Esses equipamentos nunca se irao pagar, se for pelo ROI nunca será opção este tipo de equipamentos, servem sim para dar mais conforto e optimização dos diferentes espaços a climatizar.

0.0233 seg. NEW