Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Espero que isto também caiba nesta categoria.... Estando eu empregada mas à procura de outro emprego, se me surgir uma entrevista marcada em horário laboral, o meu "patrão" é legalmente obrigado a dispensar-me para efectuar essa entrevista ou sou obrigada a meter o dia de férias para que a possa fazer?

    qualquer ajuda é bem-vinda, é muito complicado para mim ir ao Tribunal de Trabalho....
  2.  # 2

    marciamelo,

    E porque é que o seu actual «patrão» a haveria de a dispensar para ir a uma entrevista para concorrer a outro emprego?
    • naar
    • 9 novembro 2009

     # 3

    Por ser uma mais valia? :)

    marciamelo,

    Eu se fosse a si, "metia" um dia de férias e se calhar não diria nada ao "patrão", é só uma ideia!

    A não ser que para ele a marciamelo seja uma mais-valia, nesse caso ele até lhe daria o dia e uma carta de recomendação, :)

    Cump.
  3.  # 4

    Colocado por: marciameloBoas

    se me surgir uma entrevista marcada em horário laboral, o meu "patrão" é legalmente obrigado a dispensar-me para efectuar essa entrevista?

    Não. Aliás, até acho contraproducente que ele saiba.
  4.  # 5

    Com os dados que pos, a meu ver é das coisas mais disparatadas que por aqui vi.
  5.  # 6

    Se foi despedida, sim, tem direito.
  6.  # 7

    não acho que seja disparatado. Marco1, é patrão? Caso contrário, como pode um funcionário procurar outro trabalho sem ser por estar desempregado?
  7.  # 8

    não misture as coisas, uma pessoa é livre de procurar outro trabalho agora legalmente uma empresa ter que "dar" horas de trabalho para o seu empregado ir a uma entrevista para outro emprego, é completamente disparatado.

    ps: Apenas sou patrão de mim, não tenho empregados.
  8.  # 9

    posto isto de outra maneira: sou contratada a termo certo, sendo que o final do contrato é 31 de Dezembro. Se me vão renovar o contrato ou não, não dizem. Quanto a férias, são decididas pelo patrão no iníco do ano, sendo que o ultimo periodo de ferias para todos os funcionarios é na semana de Natal.

    Agora, se eu tenho um convite de uma outra empresa para entrevista de trabalho e se as férias são impostas pelo meu patrão, como é que eu posso fazer para ir a essa entrevista na próxima seguda-feira? Não posso? Não há nada na legislação que me permite fazer isto? É frustrante, porque quase de certeza que vou estar desempregada em Janeiro e tendo já a oportunidade de trabalhar noutra empresa, não a vou poder aproveitar....
  9.  # 10

    Olá.

    Quanto a esta questão, não sendo muito ético, será que não pode dizer ao seu patrão que precisa de tirar uma tarde porque tem um problema pessoal a resolver? Se ele não compreender, nesse dia, invente uma indisposição, uma febre repentina... Sei que não é muito ético, mas entre esta hipótese e faltar à entrevista, eu optaria por isto. Outra hipótese é pedir apenas meio dia de férias.
  10.  # 11

    Colocado por: marciameloposto isto de outra maneira: sou contratada a termo certo, sendo que o final do contrato é 31 de Dezembro. Se me vão renovar o contrato ou não, não dizem. Quanto a férias, são decididas pelo patrão no iníco do ano, sendo que o ultimo periodo de ferias para todos os funcionarios é na semana de Natal.

    Agora, se eu tenho um convite de uma outra empresa para entrevista de trabalho e se as férias são impostas pelo meu patrão, como é que eu posso fazer para ir a essa entrevista na próxima seguda-feira? Não posso? Não há nada na legislação que me permite fazer isto? É frustrante, porque quase de certeza que vou estar desempregada em Janeiro e tendo já a oportunidade de trabalhar noutra empresa, não a vou poder aproveitar....


    Por lei voce tem direito a marcar 10 dias de férias... logo o seu patrão não lhe pode marcar todas as férias.
    Peça um dia para tratar de assuntos pessoais a descontar nas férias, as pessoas costumam ser compreensivas. Se ele não lhe der, falte, pura e simplesmente. Um dia de falta não dá direito legal à abertura de processo disciplinar para despedimento com justa causa.
    Mas não se esqueça que entrar nesta "guerra" implica condenar à morte a sua renovação de contrato
  11.  # 12

    Colocado por: PBarataPor lei voce tem direito a marcar 10 dias de férias... logo o seu patrão não lhe pode marcar todas as férias.


    há direitos e há deveres... o seu dever enquanto empregada é prestar um serviço durante 8 horas diárias, nos horários contratados. (nem vale a pena comentar pois bem sei muitos de nós se estendem bem para lá dessas horas).
    O seu direito está acima descrito.

    é justo? não! mas de contrário os abusos que se criariam eram absurdos! e depois pediamos uma justificação na empresa A para dar na empresa C (actual empregadora)?
    • naar
    • 10 novembro 2009 editado

     # 13

    Colocado por: marciameloposto isto de outra maneira: sou contratada a termo certo, sendo que o final do contrato é 31 de Dezembro. Se me vão renovar o contrato ou não, não dizem. Quanto a férias, são decididas pelo patrão no iníco do ano, sendo que o ultimo periodo de ferias para todos os funcionarios é na semana de Natal.

    Agora, se eu tenho um convite de uma outra empresa para entrevista de trabalho e se as férias são impostas pelo meu patrão, como é que eu posso fazer para ir a essa entrevista na próxima seguda-feira? Não posso? Não há nada na legislação que me permite fazer isto? É frustrante, porque quase de certeza que vou estar desempregada em Janeiro e tendo já a oportunidade de trabalhar noutra empresa, não a vou poder aproveitar....


    Visto deste prisma porque não faz o seguinte:

    Vai falar com o seu "patrão" diz que adora trabalhar onde trabalha, gosta do ambiente, gosta dele, gosta dos colegas, sente-se realizada profissionalmente, MAS, anda stressada porque não sabe se vai ser despedida:

    Várias hipóteses, no caso do "patrão" ser uma pessoa honesta e cumprir o acordado verbalmente (o que nem sempre acontece)

    Hipóte A - O patrão responde: oh! Marcia, francamente, não esteja preocupada que nós vamos querer que continue conosco durante muitos anos pois estamos muito satisfeitos com o seu trabalho! Fica já a saber, fica descansada e não precisa de faltar para procurar outro emprego.

    Hipótese B - O patrão responde: oh! Marcia, tenho muita pena, já ando para lhe dizer isto a alguns dias, mas não vai ser possível continuar conosco devido á crise que a empresa atravessa, bla,bla,bla! Fica já a saber, infelizmente o que não queria e aí já lhe pode dizer que então precisa de uma manhã/tarde/dia por troca das férias para ir a uma entrevista porque a vida não está fácil e precisa de continuar a trabalhar.

    Hipótese C - O patrão não lhe diz nada! Uma má disposição, uma enxaqueca, (são mentirinhas que não fazem mal a ninguém desde que usadas com moderação) e desde , claro que não afecte a laboração da sua empresa (pq por exemplo se fôr telefonista e única não vai deixar o patrão a atender telefones um dia inteiro (ou vai, não sei):)

    Desculpe os sorrisos , que não teem a ver como é óbvio com a situação grave em que se encontra e que eu espero se resolva da melhor maneira!

    Cump.
  12.  # 14

    :) é grave, mas cómico ao mesmo tempo. Do ponto de vista do patrão é injusto "perder" um trabalhador por horas para ele ver outro emprego. Do pnto de vista do trabalhador é injusto não se prever este tipo de situações, há leis para tanta coisa sem sentido a nível laboral.... Tinha esperança que esta fosse mas uma.
    De qualquer das formas, na próxima segunda o carro vai ter uma avaria....
  13.  # 15

    E espero que lhe corra muito bem essa entrevista!
  14.  # 16

    A resposta da naar é perfeita.

    Mas se disser ao seu patrão que o carro avariou esteja prevenida se ele lhe perguntar porquê, nós homens gostamos de saber detalhes em tudo o que se trata de carros. Aqui vão algumas hipoteses:

    1. Dei à chave e nada: bateria em baixo
    2. Pneu em baixo, abro o porta bagagens e surpresa: sobresselente em baixo tambem
    3. fuga de óleo no carter: acendeu a luz vermelha e cheirava a queimado

    alguem ajuda c\ outras hipoteses?
  15.  # 17

    Colocado por: ParamonteA resposta da naar é perfeita.

    Mas se disser ao seu patão que o carro avariou esteja prevenida se ele lhe perguntar porquê, nós homens gostamos de saber detalhes em tudo o que se trata de carros. Aqui vão algumas hipoteses:

    1. Dei à chave e nada: bateria em baixo
    2. Pneu em baixo, abro o porta bagagens e surpresa: sobresselente em baixo tambem
    3. fuga de óleo no carter: acendeu a luz vermelha e cheirava a queimado

    alguem ajuda c\ outras hipoteses?


    lol, como sou mulher tava a pensar na hipotese de o motor ter aquecido por falta de água no radiador.... e como eu supostamente não sei onde ele é ;)
  16.  # 18

    Cuidado, deve dizer por falta de líquido de arrefecimento, não água. E lembre-se que os carros modernos já não levam água periodicamente para arrefecer o motor. Agora há o liquido de arrefecimento que pode durar anos... Não vá dizer q se esqueceu de por água no radiador e que este aqueceu, a menos que o seru carro ainda seja da década de 60 ou assim...
    • naar
    • 11 novembro 2009

     # 19

    Colocado por: ParamonteCuidado, deve dizer por falta de líquido de arrefecimento, não água. E lembre-se que os carros modernos já não levam água periodicamente para arrefecer o motor. Agora há o liquido de arrefecimento que pode durar anos... Não vá dizer q se esqueceu de por água no radiador e que este aqueceu, a menos que o seru carro ainda seja da década de 60 ou assim...


    Boas,

    "DO naar" :)

    Pode sempre dizer o que me aconteceu a mim.

    Olha iá tão descansadinha a conduzir e ouvi o motor a fazer um #&%&/%(//)=, e parou, quando saí começou a deitar fumo por debaixo do capô, nem sequer o abri! (não gosto de nevoeiro).

    Chamei a assistência em viagem, veio o reboque, era coisa pouca, o radiador tinha furado, a agua desapareceu e o motor "agarrou" ( e depois como sou senhora e não percebo de termos de mecânica até perguntei ao senhor onde é que ele (o motor) se tinha agarrado, lol. Ele disse-me para ficar descansada(isto é a Marcia a falar, ok? eu sou um ele, lool) porque esses motores são bons "incham mas depois desincham" sobre esta, diz que támbem não percebeu! e para rematar diz ao seu patrão: E veja lá que quando cheguei á oficina de táxi (sim, porque agora toda a gente anda de taxi "á conta" das seguradoras, mesmo que não precisem) o senhor mecânico disse-me, agora só abrindo para ver, (porque os mecânicos são como o pessoal das obras, só abrindo ou partindo) mas axo que o motor está partido, assim por alto são 5.000,00€ se encontrar um motor usado para substituir esse. (Fonte: Mitsubishi L200 Strakar).

    Depois disto, remata: Veja lá a minha desgraça logo agora que o senhor me vai despedir!

    Ao que ele responde: Oh! Marcia, não seja tonta, estava a brincar, tome lá as chaves do meu bmw535 para ir para casa enquando manda reparar o seu!

    Happy End!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Karura, marciamelo
  17.  # 20

    LoL. Até me ri sózinha com os comentários dos senhores. Márcia, boa sorte para a entrevista.
 
0.0158 seg. NEW