Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Colocado por: SirruperQuantos casos encontra aqui que pedem uma casa para 180k e depois o desenho sai para 250k ou 275k? Muitos.
    O preço da construção anda ao preço do ouro.
    Encontrar profissionais competentes é como encontrar uma agulha mo palheiro.
    Apesar de tudo ainda tive sorte na altura que construi. Se fosse a comecar agora, estava quieto.

Percebo o que diz mas também basta pesquisar o fórum para perceber que o preço está elevado e que os 1000€ é um bom ponto de partida, depois muita malta vai na ideia dos 600€ e apanham desilusões com os orçamentos dos empreiteiros, é que repare muitas vezes até os próprios projetos são pretensiosos com piscinas, pisos radiantes, grandes janelas etc...

Eu ainda esta semana em conversa com o meu empreiteiro ele estava a contar que tinha dado um orçamento a uma pessoa que achou muito caro e que segundo ele tinha pedido ao arquiteto 1 projeto low cost, mas depois tinha todos os quartos com suites, AC, recuperador de calor, cave, piscina, rc e cave com revestimento a imitar pedra...

A sério que era preciso o arquiteto dizer ao cliente que aquilo de low cost não tem nada?!
  2.  # 482

Colocado por: marco1a geração que está agora a construir não tem muito a noção dos tempos antes do euro.

nas decadas de 80 / 90 qualquer moradiazeca nova andava entre 180K a 300K fácilmente, e sem grande parte dos requisitos que hoje em dia os DOs pretendem.

hoje em dia imensas pessoas pensam que com 150 k conseguem ter tudo e mais um par de botas desde que não metam piscina e azulejos caros, mas não dá.

os empreiteiros "honestos" que dão os preços corretos perdem constantemente trabalhos.

Só se fossem casas tipo palacios.
    Concordam com este comentário: Vilacova
  3.  # 483

tem a certeza do que está a dizer? não me parece
  4.  # 484

Colocado por: marco1tem a certeza do que está a dizer? não me parece

Sabe quanto representam 300k em 1990?
    Quase 700k.
    Sabe quanto representam 180k em 1985?
    Quase 700k.
  5.  # 485

Colocado por: marco1a geração que está agora a construir não tem muito a noção dos tempos antes do euro.

nas decadas de 80 / 90 qualquer moradiazeca nova andava entre 180K a 300K fácilmente, e sem grande parte dos requisitos que hoje em dia os DOs pretendem.

hoje em dia imensas pessoas pensam que com 150 k conseguem ter tudo e mais um par de botas desde que não metam piscina e azulejos caros, mas não dá.

os empreiteiros "honestos" que dão os preços corretos perdem constantemente trabalhos.

moradias na década de 80/90 de 180k a 300k? não tenho ideia certa dos preços nessa altura, era ainda um puto, mas o meu pai fez casa nessa altura e acho que não ficou por esses preços nem nada que se pareça.

agora concordo com a ultima frase, acho que as pessoas querem construir casas de classe média, mas depois tem rendimentos de classe baixa. Por outro lado tenha a ideia que a construção levou uma volta a nível de exigências legais que inviabilizam à classe baixa construir casa.
    Concordam com este comentário: builderspassive
    •  
      marco1
    • 29 novembro 2020 editado

# 486

Colocado por: Sirruper
    Sabe quanto representam 300k em 1990?
    Quase 700k.
    Sabe quanto representam 180k em 1985?
    Quase 700k.

olhe para já não estou a falar das moradias de classe média baixa que se fazim aos pontapes com meia duzia de tijolos e mão de obra ali da esquina, e sim uma moradia normal de classe média ficava entre 30.000 a 60.000 mil contos mais ou menos 180mil € e300 mil €

tambem não estou a perceber muito bem as suas avaliações ao preço do dinheiro mas presumo até que acaba por corroborar a minha "tese" ou seja para construir algo ao nivel dos anos 80 de 300K hoje precisaria de 700K já reparou?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  6.  # 487

Colocado por: builderspassive

Produzimos pouco cá dentro esse é outro problema os produtos são produzidos no exterior para outros mercados e quem quer têm de pagar .

Facilmente faz uma casa com materiais nacionais, não é devido a isso que as casas estão mais caras.
  7.  # 488

Colocado por: marco1

olhe para já não estou a falar das moradias de classe média baixa que se fazim aos pontapes com meia duzia de tijolos e mão de obra ali da esquina, e sim uma moradia normal de classe média ficava entre 30.000 a 60.000 mil contos mais ou menos 180mil € e300 mil €

tambem não estou a perceber muito bem as suas avaliações ao preço do dinheiro mas presumo até que acaba por corroborar a minha "tese" ou seja para construir algo ao nivel dos anos 80 de 300K hoje precisaria de 700K já reparou?

É o eterno problema dos arquitectos e DO. Ninguem sabe quanto custa construir.
  8.  # 489

sabe o sirruper pelos vistos
  9.  # 490

Colocado por: marco1sabe o sirruper pelos vistos

Eu nao sei nada.
  10.  # 491

sabe sim, pelo menos sabe que os DO e os arquitetos não sabem :)
  11.  # 492

Colocado por: SirruperSó acho que está muito difícil construir em Portugal.

Depende de com que país compara naturalmente.

Mas concordo consigo, construir cá está difícil, não se consegue construir o que se quer, as casas são pequenas, os filhos todos num quarto só, um WC para todos e para as visitas, está sempre a chover, e quando não chove está a nevar... fora as intempéries e os terramotos, erguemos a casa com meia dúzia de canas e umas tábuas... vidro simples e já não encontramos mão de obra escrava como antigamente... é uma chatice, certamente a culpa é da Alemanha. A juntar aos técnicos e construtores que são todos uns lambões, esses e os da Câmara que só querem é €...

Ainda nos queixamos, em Portugal fazemos à grande e por meia dúzia de tostões.
    A construção cá é baratíssima para o que se faz, e permite que qualquer família consiga fazer a casita, por muito modesta que seja...
    Concordam com este comentário: builderspassive
  12.  # 493

Colocado por: builderspassiveEu concordo consigo num ponto os gabinetes e os projectistas mentem, no custo da construção para terem trabalho.

Ainda hei-de perceber este argumento algum dia.

Qual é o interesse de um Arquitecto desenhar algo demasiado grande?
    É para ter o "trabalho" de fazer um segundo projecto, é isso? Ou seja, perder mais tempo numa segunda versão quando podia fazê-la logo à primeira?
    Ou é o de criar um problema logo de início para depois "andar aos papeis" a ver se encaixa a coisa na orçamento, cortando nos materiais?
    Ou será que é ter maior dificuldade em respeitar distâncias limites, rácios de área de construção, de impermeabilização, etc... porque a casa ocupa mais? Fazer mais desenhos, desenhos maiores? Perder mais tempo?
    Poder cobrar mais, porque dá o preço em função da área?
    Qual é a lógica disso?

Quem é que fornece um mau serviço de propósito? Qual seria a lógica?
    Ganhar a fama de que "este não acerta uma"... realmente há-de ser uma excelente ideia de negócio.
  13.  # 494

Colocado por: Ajnt1985os 1000€ é um bom ponto de partida, depois muita malta vai na ideia dos 600€ e apanham desilusões com os orçamentos dos empreiteiros, é que repare muitas vezes até os próprios projetos são pretensiosos com piscinas, pisos radiantes, grandes janelas etc...

Certamente foi o Arquitecto que por iniciativa propôs a piscina, o piso radiante e as grandes janelas, o wc em cada quarto...
    Ou se foi o DO, este está ilibado, visto que como não é da área, não sabia que construir piscina sai mais caro que não construí-la.
    A culpa foi do técnico que não o avisou... ehehe :)
  14.  # 495

Colocado por: builderspassive

Os materiais vêm de onde ? deveria ter mais atenção ao que descarregam na sua zona .

Não temos fabricas de tijolos, isolamento, cimento, telha, ceramica, loiças, portas, janelas !?!?
    Ou com isso não se faz uma casa?
  15.  # 496

Colocado por: rjmpiresNão temos fabricas de

Mas essas não aparecem no Pinterest, nem nas primeiras páginas do google :)
  16.  # 497

Miguel

cada caso é um caso e há muito caso que a culpa é dos arquitetos e tambem muito caso em que a culpa é dos DO

dá para perceber isso por aqui.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  17.  # 498

Colocado por: Sirruper
    É o eterno problema dos arquitectos e DO. Ninguem sabe quanto custa construir.

Se pensa que construir uma casa é como ir ao stand comprar um carro... Experimente mandar (re)construir um (carro ou outro objecto complexo que englobe vários e diferentes intervenientes) de raiz e depois venha cá dizer se conseguiu saber o preço de antemão. As pessoas acham que projectar peças únicas (escadas, cozinhas, WC, etc) em algo único (a casa) é o mesmo que ir ao preço certo adivinhar quanto custa.
    Quem quer saber exactamente quanto lhe vai custar a casa antes de a fazer é comprar um modelo tipo, de preferência pré fabricado que seja só colocar num terreno plano. Será que alguém quer uma casa assim com preço fixo ainda antes de a ter? Não faltam onde comprar, e com qualidade.
  18.  # 499

Colocado por: marco1cada caso é um caso e há muito caso que a culpa é dos arquitetos e tambem muito caso em que a culpa é dos DO

Ora nem mais.
    Porque é tão gratuito generalizar a incapacidade dos técnicos... que não custa nada fazer o mesmo com os DO.

O grande mal das discussões aqui é que compara-se sempre o melhor de exemplos externos, com o pior dos próprios casos, ocultando, na maioria dos casos, pormenores que vendo bem, são pormaiores e fazem toda a diferença.
  19.  # 500

Colocado por: N Miguel Oliveira

Mas essas não aparecem no Pinterest, nem nas primeiras páginas do google :)

Eu se poder comprar cá não vou comprar fora.
    E para além de termos cá, temos com qualidade!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

0.1211 seg. NEW