Colocado por: SirruperQuantos casos encontra aqui que pedem uma casa para 180k e depois o desenho sai para 250k ou 275k? Muitos.
O preço da construção anda ao preço do ouro.
Encontrar profissionais competentes é como encontrar uma agulha mo palheiro.
Apesar de tudo ainda tive sorte na altura que construi. Se fosse a comecar agora, estava quieto.
Colocado por: marco1a geração que está agora a construir não tem muito a noção dos tempos antes do euro.
nas decadas de 80 / 90 qualquer moradiazeca nova andava entre 180K a 300K fácilmente, e sem grande parte dos requisitos que hoje em dia os DOs pretendem.
hoje em dia imensas pessoas pensam que com 150 k conseguem ter tudo e mais um par de botas desde que não metam piscina e azulejos caros, mas não dá.
os empreiteiros "honestos" que dão os preços corretos perdem constantemente trabalhos.
Colocado por: marco1tem a certeza do que está a dizer? não me parece
Colocado por: marco1a geração que está agora a construir não tem muito a noção dos tempos antes do euro.
nas decadas de 80 / 90 qualquer moradiazeca nova andava entre 180K a 300K fácilmente, e sem grande parte dos requisitos que hoje em dia os DOs pretendem.
hoje em dia imensas pessoas pensam que com 150 k conseguem ter tudo e mais um par de botas desde que não metam piscina e azulejos caros, mas não dá.
os empreiteiros "honestos" que dão os preços corretos perdem constantemente trabalhos.
Colocado por: Sirruper
Sabe quanto representam 300k em 1990?
Quase 700k.
Sabe quanto representam 180k em 1985?
Quase 700k.
Colocado por: builderspassive
Produzimos pouco cá dentro esse é outro problema os produtos são produzidos no exterior para outros mercados e quem quer têm de pagar .
Colocado por: marco1
olhe para já não estou a falar das moradias de classe média baixa que se fazim aos pontapes com meia duzia de tijolos e mão de obra ali da esquina, e sim uma moradia normal de classe média ficava entre 30.000 a 60.000 mil contos mais ou menos 180mil € e300 mil €
tambem não estou a perceber muito bem as suas avaliações ao preço do dinheiro mas presumo até que acaba por corroborar a minha "tese" ou seja para construir algo ao nivel dos anos 80 de 300K hoje precisaria de 700K já reparou?
Colocado por: marco1sabe o sirruper pelos vistos
Colocado por: SirruperSó acho que está muito difícil construir em Portugal.
Colocado por: builderspassiveEu concordo consigo num ponto os gabinetes e os projectistas mentem, no custo da construção para terem trabalho.
Colocado por: Ajnt1985os 1000€ é um bom ponto de partida, depois muita malta vai na ideia dos 600€ e apanham desilusões com os orçamentos dos empreiteiros, é que repare muitas vezes até os próprios projetos são pretensiosos com piscinas, pisos radiantes, grandes janelas etc...
Colocado por: builderspassive
Os materiais vêm de onde ? deveria ter mais atenção ao que descarregam na sua zona .
Colocado por: rjmpiresNão temos fabricas de
Colocado por: Sirruper
É o eterno problema dos arquitectos e DO. Ninguem sabe quanto custa construir.
Colocado por: marco1cada caso é um caso e há muito caso que a culpa é dos arquitetos e tambem muito caso em que a culpa é dos DO
Colocado por: N Miguel Oliveira
Mas essas não aparecem no Pinterest, nem nas primeiras páginas do google :)