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  1.  # 21

    Caro Rogu,

    Encontro-me na mesma situação e vou aplicar 10cm de tout-venant bem regado e compactado para criar os acessos, tendo sempre consciência que é a duração dependerá da boa compactação. Uma boa solução também é o areão com saibro, ou brita n2 com pó de pedra. Quando tiver a solução que vai aplicar partilhe.
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  2.  # 22

    Colocado por: RoguAlguem sabe a quem posso recorrer?

    Um engenheiro de estradas e caminhos, uma empresa profissional de caminhos?

    Aqui na zona de Tavira há pouca coisa... :(


    Um gabinete de projetos de vias de comunicação e um bom laboratório de análise de solos.

    Fale com a geoma a ver se têm algum parceiro aí para baixo.

    O teor de cimento ronda os 4÷ em peso seco do tour venant que deve ser um do tipo age próprio para caixas de pavimentos.

    Depois faz uma quadrícula com os sacos de cimento e abre tudo estimando os 4% por baixo.

    Depois precisa de uma máquina de revirar solos muito semelhante a trator agrícola.

    Depois uma moto niveladora e cilindro de alta potência vibratório de umas 10 ou 20 toneladas e umas 10 passagens com água com fartura

    E após isto deixar o piso sem uso por 1 a 2 semanas para curar o cimento
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    • Rogu
    • 24 Novembro 2020

     # 23

    Colocado por: AGomes85Caro Rogu,

    Encontro-me na mesma situação e vou aplicar 10cm de tout-venant bem regado e compactado para criar os acessos, tendo sempre consciência que é a duração dependerá da boa compactação. Uma boa solução também é o areão com saibro, ou brita n2 com pó de pedra. Quando tiver a solução que vai aplicar partilhe.
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    Caro AGomes,
    Sim claro quando chegar a uma solução vou partilhar aqui.
    Tenho estado a investigar mais e encontrei varios tipos de pavimentos permeáveis. Puz no google "pavimentos permeáveis automóveis" e aparecem bastantes coisas. Betão permeável, britas estabilizadas com resina, grelhas de enrelvamento em betão, até emulsões betominosas permeáveis." Agora tenho de comparar preços" Liguei também para a CCDR Algarve e eles disserem que basta usar um pavimento semi-permeável. Para ligar para lá quando encontra a solução, para eles darem o ok à solução.

    No fundo o que é necessário é encontrar um material que não derrape, tipo tout-venant e encontrar um estabilizador que permita que o todo fique semi-permeável.

    Penso que a solução mais económica seja tout venant establisado com uma emulsão betuminosa que permita a semi-permeabilidade. A emulsão betominosa custa cerca de 1€/m2
  3.  # 24

    É uma rega de colagem
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    • Rogu
    • 24 Novembro 2020 editado

     # 25

    Colocado por: AGomes85Caro Rogu,

    Encontro-me na mesma situação e vou aplicar 10cm de tout-venant bem regado e compactado para criar os acessos, tendo sempre consciência que é a duração dependerá da boa compactação. Uma boa solução também é o areão com saibro, ou brita n2 com pó de pedra. Quando tiver a solução que vai aplicar partilhe.
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    As suas soluções parecem-me boas se o caminho não tiver muita pendente. No meu caso como a pendente é de cerca de 12 graus o tout venant tem de ser, alem de compactado, estabilizado com algum ligante, betão como sugere o Ricardo Porto, ou talvez com uma emulsão betuminosa. Isto para que as chuvas não arrastem o tout venant pelo caminho abaixo....
    • Rogu
    • 25 Novembro 2020 editado

     # 26

    Colocado por: RicardoPortogeoma


    Ricardo Porto,
    Qual acha então a melhor solução qualidade/preço, o tout venant estabilizado com cimento, como descreveu acima, ou com a rega de colagem?
    Tendo em conta os 12graus de inclinação e que tem de ser semi-permeável ...
      20201102_120623.jpg
    • Rogu
    • 25 Novembro 2020

     # 27

    Colocado por: Pedro Barradasprocure por empresas de terraplenagens/ terraplanagens... dÊ um avolta nas redondezas e veja se há pessoal com máquinas?
    Na Junta de freguesia... há sempre contactos.
    Numa casa de materiais de construção, pergunte contactos de pessoal que faça movimentações de terras e terraplenagens...
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    Obrigado Pedro
    É o que tenho andado a fazer...
  4.  # 28

    Tour venant e cimento.

    A rega de colagem pode sempre dar mais tarde a fazer a manutenção do caminho com um reforço de tout venant fino.

    Mas se falar com uma empresa habituada a fazer caminhos e estradas explicam-lhe tudo
    • Rogu
    • 26 Novembro 2020

     # 29

    Colocado por: RicardoPortoTour venant e cimento.

    A rega de colagem pode sempre dar mais tarde a fazer a manutenção do caminho com um reforço de tout venant fino.

    Mas se falar com uma empresa habituada a fazer caminhos e estradas explicam-lhe tudo


    Ok, Obrigado Ricardo.
    Pois dar a rega de colagem mais tarde é óptima ideia...

    E tout venant com cimento é semi-permeavél???
  5.  # 30

    É permeável.
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    • Rogu
    • 27 Novembro 2020

     # 31

    Obrigado Ricardo,
    Grande ajuda....
    Tem uma ideia do preço m2 ou m3 dessa solução? assim por alto...
    • Rogu
    • 6 Dezembro 2020 editado

     # 32

    Continuo aqui as voltas com este maldito caminho. Já falei com 3 empresas de terraplanagens, e 2 de estradas, um engenheiro civil, e ninguém ainda me consegui dar um orçamento e/ou uma solução. Isto aqui no Algarve é complicado. As de terra planagens só tem 2 soluções tout-venant compactado ou betão armado. Nenhuma destas serve para um caminho inclinado, semi-permeável. As de estradas falam de asfalto ou betuminoso, grelhas de enrelvamento, pavé drenante ou betão poroso. Tudo soluções caras e difíceis de realizar..


    Ainda não encontrei ninguém que saiba fazer a solução sugerida pelo Eng.° Ricardo Porto (tout-venant estabilizado com cimento) que me parece bastante eficiente e económica. É mesmo preciso alguem do Norte para resolver estes problemas de Engenharia, carago...
    • Rogu
    • 6 Dezembro 2020 editado

     # 33

    Eng.° Ricardo Porto, não me quer enviar o seu contacto telefónico por mail para que possamos falar um pouco sobre este assunto. Precisava mesmo de um Eng.° para resolver este problema. O meu mail é pedrorogado@gmail.com. obrigado...
    .
  6.  # 34

    mais para o algarve interior ou mesmo baixo Alentejo lembro-me de ver muito caminho assim

    tente perguntar aqui ao user Pedro Barradas que é do Alentejo pode ser que ele lhe dê uma indicação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogu
    • Rogu
    • 6 Dezembro 2020

     # 35

    Colocado por: marco1mais para o algarve interior ou mesmo baixo Alentejo lembro-me de ver muito caminho assim

    tente perguntar aqui ao user Pedro Barradas que é do Alentejo pode ser que ele lhe dê uma indicação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rogu


    obrigado Marco1...
    • Rogu
    • 6 Dezembro 2020

     # 36

    Esta parece-me ser realmente a melhor solução.

    Link para fotografias do caminho:
    https://photos.app.goo.gl/xLCYa9a5VERuthAN7

    Resumindo a solução do Eng. Ricardo Porto seria:
    (Engenheiro pode por favor confirmar se está tudo ok? E responder às minhas dúvidas? Obrigado pela atenção dispensada)

    Solo cimento - misturar in situ tout-venant próprio para caixas de pavimento com cimento em pó e água (20 ou 30 mil litros de água)

    Proporções:
    -Teor de cimento ronda os 4% em peso seco do tout venant
    -1m3 de tout-venant pesa 653kg. 4% de cimento são 26kg de cimento = 26kg de cimento por cada m3 de tout-venant
    -Qual seria aqui a proporção de água por m3 de tout-venant??

    Execução:
    -Espalhar o tout-venant no caminho (suponho que 10cm de espessura sejam suficientes??);
    -Fazer uma quadrícula com as sacas de cimento, para o espalhar homogeneamente o cimento sobre o tout-venant;
    -Misturar o cimento com o tout-venant com uma máquina de revirar solos semelhante a um tractor agrícola;
    -Passar uma motoniveladora para nivelar o caminho, tendo atenção a fazer correctamente as pendentes para evacuar bem as águas do caminho;
    -Passar um cilindro de alta potência vibratório de umas 10 ou 20 toneladas para compactar bem o caminho;
    -Fazer 10 passagens de rega com água com fartura. Qual a proporção de água?
    -Deixar o piso sem utilização durante 1 a 2 semanas para curar o cimento;
      20201102_121019.jpg
    • Rogu
    • 6 Dezembro 2020

     # 37

    Colocado por: RicardoPortoEng.° Ricardo Porto, não me quer enviar o seu contacto telefónico por mail para que possamos falar um pouco sobre este assunto. Precisava mesmo de um Eng.° para resolver este problema. O meu mail é pedrorogado@gmail.com. obrigado...


    Eng.° Ricardo Porto, não me quer enviar o seu contacto telefónico por mail para que possamos falar um pouco sobre este assunto. Precisava mesmo de um Eng.° para resolver este problema. O meu mail é pedrorogado@gmail.com. obrigado...
  7.  # 38

    sem querer retirar trabalho ao RicardoPorto e uma vez que continua a procurar contactos, conheço este grupo. são grandes, mas creio que também fazem a particulares. como são nacionais e internacionais, também creio que chegam aos algarves :p conheço algumas estradas que eles fizeram e continuam sem buracos, anos depois!
    ao ver as fotos, parece-me que também vai precisar de segurar os solos para não haver deslizamentos, não sou perita nem lhe quero dar mais dores de cabeça, apenas que fique seguro :)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogu
    • Rogu
    • 6 Dezembro 2020

     # 39

    Colocado por: m.aur.eirasem querer retirar trabalho ao RicardoPorto e uma vez que continua a procurar contactos, conheçoeste grupo. são grandes, mas creio que também fazem a particulares. como são nacionais e internacionais, também creio que chegam aos algarves :p conheço algumas estradas que eles fizeram e continuam sem buracos, anos depois!
    ao ver as fotos, parece-me que também vai precisar de segurar os solos para não haver deslizamentos, não sou perita nem lhe quero dar mais dores de cabeça, apenas que fique seguro :)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rogu

    Muito obrigada M.Aur.Eira...
    • Rogu
    • 8 Dezembro 2020 editado

     # 40

    Viva o Eng.° Ricardo Porto, Viva o Pedro Barradas, entre outros que deram o seu contributo, como a m.aur.eira! viva o forum casa! graças a estes consegui finalmente arranjar um orçamento muito económico para o caminho. O método constructivo é o descrito acima. A diferença é que a mistura do tout venant com cimento vai ter de ser feita fora do caminho (isto porque o tractor com a fresa não consegue aceder ao caminho). A mistura é feita no topo do caminho, e depois rapidamente espalhada pelo caminho com uma camioneta basculante, nivelada e depois cilindrada.
    Espero que resulte.
    Eng. Ricardo acha que desta forma também funciona?
    Entretanto já enviei mail para a Geoma e grupo ACA a solicitar apoio técnico suplementar para os detalhas do projecto...
    Obrigado a todos pelo vosso apoio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, m.aur.eira