Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: BuzyNão sei se leu desde o início mas eu estou me a chorar por não querer empatar 15/20 em plena pandemia num carro e você fala me dum de 50k....muiiiiiiiito acima das possibilidades

Só consultei o OP antes de falar em valores. Não reparei que tinha comentado posteriormente. My bad.

Ainda assim, o que fará toda a diferença é o tipo de pessoa: singular ou colectiva. Para singular, veja o comentário do Pedro Barradas.
  2.  # 22

Colocado por: NostradamusUm aluguer de longa duraçaoNUNCAé um bom negocio para um particular.

Mais vale comprar um seminovo à crédito e no final se quiserem sempre podem vender o carro.

Ja num ALD, andaram a pagar durante anos um aluguer e no final nao tem nem carro nem dinheiro.

Depois eles tem clausulas contratuais muito engraçadas ao nivel do estado do veiculo. Basta o carro no final do aluguer ser entregue com uns risquinhos e la se vai um rim.

E eu falo nos carros novos que nunca dao problemas. Nos carros usados nem vale a pena mesmo.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Buzy

Bastante ao lado isto.

Quando compras uma semi novo tens as obrigações do seguro, dos pneus, da manutenção, da desvalorização que ainda é grande, e da posse. Para todos os efeitos o carro é teu mesmo que o tenciones vender mais tarde.

Num ALD/renting pagas um valor fixo por mês, metes combustível e o resto das preocupações não existem. Além do mais, podes deduzir esse valor dos custos operacionais da empresa.

Eu acho a segunda bastante engraçado para quem não gosta de ver o carro como objecto de posse. Confesso que quando tenho um bom carro meu ou de um familiar sinto que tenho de ter demasiado cuidado e acaba por ser o carro a usar-me a mim e não eu a usar o carro.
    Talvez seja um problema meu, que tendo a estimar tudo muitíssimo bem.
  3.  # 23

Colocado por: TicMicAlém do mais, podes deduzir esse valor dos custos operacionais da empresa.

O IVA não é dedutivel... só se for uma viatura comercial... calma aí!!!
  4.  # 24

Colocado por: Pedro Barradas
    O IVA não é dedutivel... só se for uma viatura comercial... calma aí!!!

Não disse isso Pedro, falei da mensalidade que a empresa paga sobre o ADL, é dedutível sobre o resultado líquido, e é sobre este que pagas imposto. Nem entra para aqui o caso da Tributação autónoma, penso.

Estes casos devem ser estudados com uma folha de Excel, tendo em conta os custos e o tempo que se pretende ter o carro, juntamente com a vantagem fiscal que se pretende obter a despesa do carro.

Eu tenho um familiar que está a pensar fazer um ALD num segmento D. A mulher quer comprar um carro novo, ele quer mais um APT para investir. Acho que vai colocar todos os investimentos numa empresa de gestão de imóveis, e com a renda do novo apt, paga a mensalidade foi ADL. A mulher fica feliz e ele consegue mais um apartamento.

Ter carro próprio a longo prazo cada vez vai ser menos usual, salvo as excepções de um jipe TT, um cabrio para o FDS, etc.
  5.  # 25

Colocado por: TicMicsalvo as excepções de um jipe TT,

o meu já conta 21 ano....

Colocado por: TicMicTer carro próprio a longo prazo cada vez vai ser menos usual,

Depende da tua vida e do local onde te encontras... Mas concordo que se´ra a tendencia.. a ver vamos.
    • Nelhas
    • 23 novembro 2020 editado

# 26

Só posso dar a minha experiência pessoal e do que tenho visto dos que me rodeiam.

Comprar novo cada vez é um negócio pior a menos que estejamos a falar de gama alta e de marcas com desvalorização mais branda.

De resto basta irem ver a seguinte situação.
    Marcas normais, Ford, Renault, Citroen, Peugeot, Seat, etc .
    Vão aos Stands e certos modelos novos, 23 000 , 24 000 , 26 000 , 28 000, etc. Versões a Gasolina.
    Falo principalmente dos mais vendidos do momento, Captur, Focus Carrinhas, 2008, 3008, C4, etc.

Agora vão online , aos Concessionários das marcas, e vejam carros iguais, as vezes comprados novos com full extras, com 1 ano , ano e meio, com 15 000 , 20 000 , 30 000. km.

E vejam como se perde 3000 4000 ou as vezes mais num carro que continua novo. Até se consegue comprar o mesmo carro que se quer novo, com os extras todos , procurando bem, sem os "pagar".

Ald e Renting já tive de empresa ambos os casos durante bastantes anos.
    Para negócio de um particular continuo a achar dinheiro a mais em ambos os casos, seja nos pagamentos mensais ou depois para ficar com o mesmo carro.
    Apesar de existirem opções de renting, com tudo , pneus, seguros, etc até bastante interessantes.
    No entanto penso que podem ser boas, para pessoas com algum poder de comprar que assim podem trocar de carro todos os anos ou de 2 em 2.
  6.  # 27

Colocado por: NelhasNo entanto penso que podem ser boas, para pessoas com algum poder de comprar que assim podem trocar de carro todos os anos ou de 2 em 2

Exacto!!!
  7.  # 28

Colocado por: NelhasAgora vão online , aosConcessionários das marcas, e vejam carros iguais, as vezes comprados novos com full extras, com 1 ano , ano e meio, com 15 000 , 20 000 , 30 000. km.

Estas opções são muito mais atractiva dos que novos. E pode incluir marcas premium nesse lote.

Colocado por: TicMicAcho que vai colocar todos os investimentos numa empresa de gestão de imóveis, e com a renda do novo apt, paga a mensalidade foi ADL. A mulher fica feliz e ele consegue mais um apartamento.

Paga o apartamento a pronto e o carro em ald?
    Concordam com este comentário: TicMic
  8.  # 29

Colocado por: NelhasDe resto basta irem ver a seguinte situação.
    Marcas normais, Ford, Renault, Citroen, Peugeot, Seat, etc .
    Vão aos Stands e certos modelos novos, 23 000 , 24 000 , 26 000 , 28 000, etc. Versões a Gasolina.
    Falo principalmente dos mais vendidos do momento, Captur, Focus Carrinhas, 2008, 3008, C4, etc.

Agora vão online , aosConcessionários das marcas, e vejam carros iguais, as vezes comprados novos com full extras, com 1 ano , ano e meio, com 15 000 , 20 000 , 30 000. km.

E vejam como se perde 3000 4000 ou as vezes mais num carro que continua novo. Até se consegue comprar o mesmo carro que se quer novo, com os extras todos , procurando bem, sem os "pagar".

acho que sempre foi assim
    Concordam com este comentário: pguilherme
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
    • Nelhas
    • 23 novembro 2020 editado

# 30

Colocado por: pauloagsantosacho que sempre foi assim

Talvez Paulo.
    Não tinha tanto conhecimento sobre o mercado em questão.
    Só recentemente ando a procura de trocar de carro e portanto é que me deparei com isso.

E tambem porque um amigo comprou um novo por 22k e passado um ano encontro o mesmo modelo com 30km full extras por menos quase 5000 euros.
    • Buzy
    • 23 novembro 2020

# 31

Carro novo só mm para quem tem poder de compra grande e compra premium pq desvaloriza mais devagar...marcas ditas normais um novo ainda sem sair do stand mas já com a assinatura feita (logo já tem um dono) já perde logo uns 3/4 mil euros
  9.  # 32

Na altura de entregar o carro tentam sempre arranjar algum problema tive problemas com a Peugeot e o carro estava impecável com os extras todos ainda selados nunca mexidos jurei que nunca mais
    • RCF
    • 23 novembro 2020

# 33

Colocado por: pguilhermeSe for rápido, ainda pode equacionar um plug-in, onde tb pode reaver o IVA e a TA é metade de um veículo convencional

para empresa. Não para particulares.
  10.  # 34

Colocado por: Pedro Barradas
    o meu já conta 21 ano....

Depende da tua vida e do local onde te encontras... Mas concordo que se´ra a tendencia.. a ver vamos.

Sim Pedro, é mesmo isso que dizes. Eu vou gostar sempre de ter a pick-up para levar as bikes nas trips ao fim de semana, mas o carro para a "daily life" será cada vez mais em regime de ALD.
    E quem diz a pick-up, diz um futuro descapotável ou cabrio!
  11.  # 35

Colocado por: pguilherme
    Estas opções são muito mais atractiva dos que novos. E pode incluir marcas premium nesse lote.

Paga o apartamento a pronto e o carro em ald?
    Concordam com este comentário:TicMic

Sim, essa foi a estratégia, mas ele já tem um património de apts grande, ainda que a renda desse apt seja mais do que suficiente para o carro que tem.
  12.  # 36

Colocado por: TicMicSim, essa foi a estratégia, mas ele já tem um património de apts grande, ainda que a renda desse apt seja mais do que suficiente para o carro que tem.

Quais as vantagns do ALD face a uma aquisição sem crédito?
  13.  # 37

Colocado por: pguilherme
    Quais as vantagns do ALD face a uma aquisição sem crédito?

O ADL é uma renda que pagas sobre um carro que não é teu, uma aquisição é uma compra de um carro que será teu. São coisas completamente diferentes.
    Quais as vantagens da compra de um carro?
  14.  # 38

Colocado por: pguilhermeEm renting pode deduzir a totalidade em sede de IRC

Olhe que não é bem assim.
  15.  # 39

Colocado por: Pedro BarradasO IVA não é dedutivel... só se for uma viatura comercial... calma aí!!!

Nos elétricos, salvo erro, é.
  16.  # 40

Colocado por: TicMicNem entra para aqui o caso da Tributação autónoma, penso.

Claro que entra...

0.0233 seg. NEW