Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva. Tenho um sotao que tem projecto aprovado para fazer um quarto com casa de banho tipo open space.

    Caracteristicas:
    -Telhado inclinado
    -Telha tradicional
    -Telhado revisto e corrigidas fugas
    -Vigas de madeira (substituídas as vigas com problemas por novas vigas de madeira)
    - Chão com vigas de madeira e lã de rocha entre vigas
    - Projecto prevê colocação de 3 janelas tipo vellux

    Duvidas nos materiais a utilizar para fechar termica e acusticamente o espaço:
    1- Chão - colocar um osb de 18mm em cima das vigas de madeira + aplicar um flutuante ? Como faço com zonas humidas? (chão da casa de banho)
    2-Chão - colocar outro material? Posso aplicar ceramica nas zonas humidas (chão da casa de banho?)
    3- Tecto - Gostaria de aplicar "placas de Aglomerado de Cortiça Expandida" negra para ficar à vista. Que coloco por baixo? OSB 9mm para nivelar todo o tecto e depois a cortiça expandida em cima?
    4 - Prefiro o look e as propriedas da cortiça. La de rocha, se tiver alguma fuga futura no telhado fica podre e com cheiro. Alguma sugestao?

    Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Ninguém?
    • RMPG
    • 23 novembro 2020

     # 3

    Boas.
    Relativamente a sua duvida para o chao, hoje encontra flutuante para usar no WC.
  3.  # 4

    Porque vai isolar o chão?
    Se gosta de cortiça, o osb+cortiça é boa solução.
  4.  # 5

    Colocado por: euruinunes1- Chão - colocar um osb de 18mm em cima das vigas de madeira + aplicar um flutuante ? Como faço com zonas humidas? (chão da casa de banho)


    terá de aplicar um material resistente à agua preferencialmente (especialmente se levar zona de duche).



    Colocado por: euruinunes2-Chão - colocar outro material? Posso aplicar ceramica nas zonas humidas (chão da casa de banho?)


    terá de colocar uma base em betonilha, a estrutura de madeira aguenta?



    Colocado por: euruinunes3- Tecto - Gostaria de aplicar \"placas de Aglomerado de Cortiça Expandida\" negra para ficar à vista. Que coloco por baixo? OSB 9mm para nivelar todo o tecto e depois a cortiça expandida em cima?


    depende da constituição da estrutura do telhado. o que que tem neste momento? consegue ver as telhas por dentro?



    Colocado por: euruinunesLa de rocha, se tiver alguma fuga futura no telhado fica podre e com cheiro.


    não não fica, a lã de rocha não é hidrófila.
  5.  # 6

    Colocado por: euruinunesViva. Tenho um sotao que tem projecto aprovado para fazer um quarto com casa de banho tipo open space.

    Caracteristicas:
    -Telhado inclinado
    -Telha tradicional
    -Telhado revisto e corrigidas fugas
    -Vigas de madeira (substituídas as vigas com problemas por novas vigas de madeira)
    - Chão com vigas de madeira e lã de rocha entre vigas
    - Projecto prevê colocação de 3 janelas tipo vellux

    Duvidas nos materiais a utilizar para fechar termica e acusticamente o espaço:
    1- Chão - colocar um osb de 18mm em cima das vigas de madeira + aplicar um flutuante ? Como faço com zonas humidas? (chão da casa de banho)
    2-Chão - colocar outro material? Posso aplicar ceramica nas zonas humidas (chão da casa de banho?)
    3- Tecto - Gostaria de aplicar "placas de Aglomerado de Cortiça Expandida" negra para ficar à vista. Que coloco por baixo? OSB 9mm para nivelar todo o tecto e depois a cortiça expandida em cima?
    4 - Prefiro o look e as propriedas da cortiça. La de rocha, se tiver alguma fuga futura no telhado fica podre e com cheiro. Alguma sugestao?

    Obrigado a todos.
    E quem lhe tratou da aprovação/legalização desse sótão habitável não aponta soluções?!
    1-Isola todo o piso do wc com tela impermeabilizante. Pode aplicar sobre o OBS
    2-Sobre o piso impermeabilizado pode aplicar cerâmica ou qualquer outro revestimento.
    3-Além da parte estética, Depende das necessidades de isolamento que tiver
    4-Errado. A lã de rocha não apodrece ou “apodrece” tanto como a cortiça.... A lã de rocha ou mineral mesmo em placa de alta densidade não tem aspeto visual comparável à cortiça, por isso é uma questão de gosto. Se já tem a sua ideia formada, nada a fazer!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 7

    Sugestão de acabamentos interiores.
    Tectos-aglomerado negro de cortiça ( na IS, devido ao vapor dos banhos, via isso bem.
    Pavimentos. sendo que tem laje em madeira, que revestimento de piso tem agora? olhe não tendo nada eu meteria placas de OSB3 macheadas, com 15mm no mínimo. e dar-lhe com um verniz de PU. serve para o quarto e serve para a IS. tudo igual.
    Esqueça ceramica no pavimento, nem faz falta. simplifique, economize e mantenha tudo mais compatível.
  7.  # 8

    Colocado por: March

    terá de aplicar um material resistente à agua preferencialmente (especialmente se levar zona de duche).





    terá de colocar uma base em betonilha, a estrutura de madeira aguenta?





    depende da constituição da estrutura do telhado. o que que tem neste momento? consegue ver as telhas por dentro?





    não não fica, a lã de rocha não é hidrófila.


    Obrigado pela sua reposta. Respondendo às suas duvidas:
    - betonilha ? o chão tem vigas de madeira e la rocha. A ideia é passar por uma material tipo osb e depois um flutuante que dê para WC tambem... Penso ser melhor nao?
    - Sim, consigo ver as telhas, e as vigas de madeira
    - A la de rocha nao fica podre? Leio tantos relatos que sim...
  8.  # 9

    Colocado por: KduvidasE quem lhe tratou da aprovação/legalização desse sótão habitável não aponta soluções?!
    1-Isola todo o piso do wc com tela impermeabilizante. Pode aplicar sobre o OBS
    2-Sobre o piso impermeabilizado pode aplicar cerâmica ou qualquer outro revestimento.
    3-Além da parte estética, Depende das necessidades de isolamento que tiver
    4-Errado. A lã de rocha não apodrece ou “apodrece” tanto como a cortiça.... A lã de rocha ou mineral mesmo em placa de alta densidade não tem aspeto visual comparável à cortiça, por isso é uma questão de gosto. Se já tem a sua ideia formada, nada a fazer!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    1- A tela ponho no piso todo ou so na area do wc? Pode dar um exemplo dessa tela?
    3 - Quero isolar bem porque vai ser um quarto e wc em open space. De momento vejo a telha e as vigas de madeira
    4 - nao tenho ideia formada. Gosto do visual. Mas quero acima de tudo fazer as coisas bem...
    Obrigado
  9.  # 10

    Colocado por: euruinunesA ideia é passar por uma material tipo osb e depois um flutuante que dê para WC tambem... Penso ser melhor nao?

    pode deixar em OSB, não gosta de ver, é que ainda poupa uns cobres bem valentes... ( tal como eu comentei lá mais atrás)
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasSugestão de acabamentos interiores.
    Tectos-aglomerado negro de cortiça ( na IS, devido ao vapor dos banhos, via isso bem.
    Pavimentos. sendo que tem laje em madeira, que revestimento de piso tem agora? olhe não tendo nada eu meteria placas de OSB3 macheadas, com 15mm no mínimo. e dar-lhe com um verniz de PU. serve para o quarto e serve para a IS. tudo igual.
    Esqueça ceramica no pavimento, nem faz falta. simplifique, economize e mantenha tudo mais compatível.


    o sotao (44m2) vai ter 3 janelas veluz e irei colocar um respiro de casa de banho. Acha que a cortiça pode nao se dar bem? A cortiça que estou a falar (de 60) é para aplicar no exterior das casas (tipo capoto) por isso deve aguentar bem vapor de agua. Achoi...
  11.  # 12

    Eu não meteria cortiça no tecto, repare que por si só já terá um pé direito limitado, meter um tecto escuro vai prejudicar o espaço ainda mais.
  12.  # 13

    pode ganhar fungos/ bolor nos poros.. por isso a chamada de atenção.

    Colocado por: euruinunescha que a cortiça pode nao se dar bem? A cortiça que estou a falar (de 60) é para aplicar no exterior das casas (tipo capoto) por isso deve aguentar bem vapor de agua.
  13.  # 14

    Eu invistiria mais na subtelha, para evitar a possibilidade de infiltrações.
  14.  # 15

    Colocado por: euruinunesA tela ponho no piso todo ou so na area do wc? Pode dar um exemplo dessa tela?

    Coloque a ditra e fica bem servido
      ditra.PNG
  15.  # 16

    Rui, (penso que será o seu nome), que grande confusão aqui vai. Recomece pelo início:
    Tem projeto aprovado para o sótão exatamente em que moldes? O que quer dizer com isso? É que, o responsável por esse projeto/licenciamento deve ter previsto alguma coisa a nível de revestimentos, um desenho, etc...
    Habituado a fazer obras sem qualquer tipo de licenciamento e/ou projeto estou eu, mas são remodelações que a isso não obrigam. Agora, projetos aprovados têm obrigatoriamente bastante mais substância!?

    Se está a ver o vigamento e as telhas, isso quer dizer que o telhado está virgem em termos de isolamento/intervenção. É isto?
    Diz que o chão tem vigas de madeira e lã de rocha. A lã está aplicada como nesse chão?
    Na minha opinião, desde já lhe digo, é bom que ainda não tenha ideia formada sobre a utilização ou não da cortiça. É um material muito comprometedor (à vista) e em termos financeiros não é dos mais económicos, além de não me parecer adequado às suas necessidades.
    E para finalizar, perante estas dúvidas e imprecisões, o ideal seria o Rui postar aqui meia dúzia de fotos do local, para poder obter mais e melhores aconselhamentos, porque está visto que o seu projeto está muito “verde” e como tal tem imensa margem de intervenção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 17

    No chão pode optar também por vinil. Mais confortável que cerâmica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pavimadeira
  17.  # 18

    Se aplicar uma barreira para vapor entre tecto e a cortiça,acham que está vai ter problemas com vapor do WC?
 
0.0199 seg. NEW