Iniciar sessão ou registar-se
    • jrap
    • 28 novembro 2020

     # 1

    Bom dia! Tenho uma haste de 4m enterrada para a ligação à terra e ando a acertar o terreno no exterior. Posso "enterrar" aquilo tudo (vou subir o terreno uns 50cm) ou é suposto ficar ali alguma caixa com tampa para acesso?
  1.  # 2

    Caixa de acesso para quê? A finalidade da haste é mesmo ficar enterrada o melhor possível.
    Nunca a vai retirar. Se um dia por algum motivo perder eficácia, vai ter de meter uma haste nova e refazer a ligação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrap
  2.  # 3

    So tem uma? Qual o valor de resistência de terra que obteve? Esse eléctrodo deve ficar enterrado pelo menos 80cm


    Colocado por: jrapBom dia! Tenho uma haste de 4m enterrada para a ligação à terra e ando a acertar o terreno no exterior. Posso "enterrar" aquilo tudo (vou subir o terreno uns 50cm) ou é suposto ficar ali alguma caixa com tampa para acesso?
    • jrap
    • 28 novembro 2020

     # 4

    Colocado por: BigmouseSo tem uma? Qual o valor de resistência de terra que obteve? Esse eléctrodo deve ficar enterrado pelo menos 80cm




    São duas de 2m com uma união. Está tudo enterrado, só ficou a ponta de fora onde está a çigação ao fio terra. Valores é com o eletricista. Como ele deixou aquilo assim eu pressupus que seria para enterrar mas antes que fizesse asneira queria certifcar-me. Ainda tentei ligar-lhe mas deve estar de fds prolongado xD vou aproveitar estes dias por casa para ajeitar o jardim e espalhar a terra. De tarde já enterro aquilo
  3.  # 5

    A resistência de terra se não for boa, poderá colocar a segurança das pessoas em causa.

    Para uma corrente diferencial de 300mA e 25V de tensão de contacto devia ter uma resistencia de pêlo menos 83 ohm.

    Colocado por: jrap

    São duas de 2m com uma união. Está tudo enterrado, só ficou a ponta de fora onde está a çigação ao fio terra. Valores é com o eletricista. Como ele deixou aquilo assim eu pressupus que seria para enterrar mas antes que fizesse asneira queria certifcar-me. Ainda tentei ligar-lhe mas deve estar de fds prolongado xD vou aproveitar estes dias por casa para ajeitar o jardim e espalhar a terra. De tarde já enterro aquilo
    • jrap
    • 28 novembro 2020

     # 6

    Colocado por: BigmouseA resistência de terra se não for boa, poderá colocar a segurança das pessoas em causa.

    Para uma corrente diferencial de 300mA e 25V de tensão de contacto devia ter uma resistencia de pêlo menos 83 ohm.



    Não percebo nada disso, mas eles devem ter medido digo eu. Porque me está a dizer isso, acha que a vara de 4m enterrada é pouco?
  4.  # 7

    Depende de que tipo de terreno onde estão enterradas.

    Eu por exemplo no meu quadro de obras tenho um eléctrodo e tem 108 ohm, Mas se tivéssemos a falar de um terreno arenoso nem com 6 ou 7 conseguia.

    Eu preferia colocar mais um ou dois electrodutos. Imagine que a ligação de detriora, fica sem nada

    Colocado por: jrap

    Não percebo nada disso, mas eles devem ter medido digo eu. Porque me está a dizer isso, acha que a vara de 4m enterrada é pouco?
  5.  # 8

    Colocado por: BigmouseEu preferia colocar mais um ou dois electrodutos. Imagine que a ligação de detriora, fica sem nada

    Não invente.
    Se lhe fizeram a instalação não há que colocar nada em causa.
  6.  # 9

    Isso, eu gosto de inventar coisas.

    Colocado por: nielsky
    Não invente.
    Se lhe fizeram a instalação não há que colocar nada em causa.
    •  
      aacc
    • 28 novembro 2020

     # 10

    Colocado por: BigmouseEu por exemplo no meu quadro de obras tenho um eléctrodo e tem 108 ohm, Mas se tivéssemos a falar de um terreno arenoso nem com 6 ou 7 conseguia.


    E acha que 6 ou 7 era pior que 108?
  7.  # 11

    Num terreno de areia muito dificilmente consegui 106 ohm com 6 ou 7 electrodos

    Colocado por: aacc

    E acha que 6 ou 7 era pior que 108?
  8.  # 12

    Óh Jrap, enterre a coisa e siga para bingo!😉😂
  9.  # 13

    Sim, esqueças as questões de segurança... Alguém deve ter pensado nisso por si.
  10.  # 14

    Se for obra nova quando as ligações forem alvo de inspeção fica a saber se está bom ou não se o eletricista não tiver já confirmado, o que muito provavelmente já fez.
  11.  # 15

    Aqui o terreno é de areia e o eletricista só colocou um elétrodo, não sei de que tamanho.
    Entretanto instalei um SPD e coloquei mais um elétrodo e nos anexos meti outro (3 no total).
    Não faço ideia dos valores de resistência, mas presumo que tenha dado OK só com um (provavelmente ajudará o facto do terreno estar sempre molhado (2 dos eletrodos estão no jardim, o 3o é que está debaixo de um piso
  12.  # 16

    Colocado por: BigmouseSim, esqueças as questões de segurança... Alguém deve ter pensado nisso por si.

    Qual é a quebra de segurança?
  13.  # 17

    Possível falha de proteção das pessoas contra contactos indirectos, levando a tensões de contacto superiores a 50 ou 25V.

    Tudo dependerá da resistência de terra e da sensibilidade das proteções diferenciais utilizadas.

    Colocado por: nielsky
    Qual é a quebra de segurança?
  14.  # 18

    Colocado por: BigmousePossível falha de proteção das pessoas contra contactos indirectos, levando a tensões de contacto superiores a 50 ou 25V.

    Tudo dependerá da resistência de terra e da sensibilidade das proteções diferenciais utilizadas.

    Se o user afirmou que foi feito por um eletricista. Porque coloca em causa uma vez que você não é eletricista?
  15.  # 19

    Se todos os trabalhos que fossem feitos por profissionais ficassem bem feitos, 90% dos tópicos deste fórum não existiam.

    Só dei a minha opinião com base na minha experiencia profissional, na qual faço por ano mais de 400 medições de resistência de terra, impedâncias de malha de defeito, teste cronométricos e amperimétricos de proteções diferenciais...

    Por exemplo, à duas semanas tive numa instalação que tinha uma resistência de terra de 173 Ohm, e na realização do teste de disparo diferencial, deu defeito por tensão de contacto superior a 50V. Resultado, não estava garantida a proteção das pessoas, sendo necessário reforçar a terra ou substituir o interrutor diferencial por um de alta sensibilidade.

    Por isso chamei à atenção para a verificação do valor de resistência de terra obtido, sendo que o mesmo deverá ser medido desligado da restante instalação.

    EDIT:
    Valores de terra Minimos:
    25V - Dif 30mA -> 833 ohm
    50V - Dif 30mA -> 1666 ohm
    25V - Dif 300mA -> 83 ohm
    50V - Dif 300mA -> 166 ohm
    25V - Dif 500mA -> 50 ohm
    50V - Dif 500mA -> 100 ohm
    25V - Dif 1000mA -> 25 ohm
    50V - Dif 1000mA -> 50 ohm

    Colocado por: nielskySe o user afirmou que foi feito por um eletricista. Porque coloca em causa uma vez que você não é eletricista?
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nielsky
    •  
      aacc
    • 29 novembro 2020

     # 20

    Para tirar as dúvidas ele que vá ao quadro e veja qual a sensibilidade do disjuntor e assim todos ficamos descansados
 
0.0201 seg. NEW